CALIBRAR_PNEUS_3

 O calibre correto dos pneus significa maior segurança para dirigir e a melhora do consumo de combustível. A cada 20 dias você deve conferir e corrigir se necessário. Como quase todos os postos de gasolina oferecem esse serviço, escolha aquele em que o serviço é cobrado. Por quê? Porque são equipamentos normalmente terceirizados e sofrem constante manutenção. Lembrando que o custo é de no máximo um real para os quatro pneus, mais estepe.

O que é de fato uma calibragem de pneu?

É a quantidade de ar que seu pneu deve ter para uma rodagem correta. Temos então um número. Consulte o manual do seu carro. No índice sobre pneus você encontrará esse número. Ou então procure por pequenas placas presas ao seu carro, como na porta ou perto do radiador.

Alguns modelos têm a calibragem impressa nessas placas. A calibragem também pode variar conforme o peso que será transportado ou mesmo pela estrada ou rua que o motorista tem costume de transitar. Ou seja, calibrar os pneus do seu carro também faz parte, por exemplo, de um planejamento de viagem. Quanto ao peso, os pneus traseiros devem receber até 3 libras a mais que o normal.

Pneus frios

Não é bom calibrar com os pneu quentes. Como assim? Significa que deve estar pouco rodado. Então, o melhor horário para se calibrar o pneu é pela manhã, com uma passagem pelo posto antes de seguir sua rotina diária.

Números

Caso não encontre informações no manual do seu carro, confira o aro de sua roda (normalmente vem gravado no pneu) e confira as libras na lista abaixo.

Calibragem de pneus em condições normais

Pneus aro 13 – de 26 a 27 libras.

Pneus aro 14 – de 28 a 30 libras.

Pneus aro 15 – de 29 a 30 libras.

 A tecnologia também está chegando para facilitar a calibragem de pneus. Existem equipamentos, ainda em testes, que usam um aplicativo para informar o motorista em tempo real o estado do ar dos pneus!

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