Como colocar água no radiador

Você reparou que o nível de água do radiador está baixo. O que fazer? “Completo ou não?” Sim. Deve. Mas faça isso sempre pela manhã, com o carro completamente frio e desligado. Então tenha certeza que o nível está realmente muito abaixo da marca externa que existe no reservatório. Também verifique a cor da água, pois se estiver muito clara pode significar um possível vazamento no sistema. Isso significa, também, que você tem completado constantemente o nível de água no reservatório, o que não deveria acontecer. Neste caso, a visita a um mecânico é essencial, pois vazamentos de água do motor (arrefecimento) são sutis, a não ser quando é bem evidente, como uma mangueira rachada e outras situações. Nestes casos haverá muita água caindo do seu motor no chão, uma pequena cachoeira de água quente.

como colocar água no radiador do carro

Onde fica o reservatório?

agua-do-radiador

Normalmente ele tem  símbolos bem visíveis na tampa indicando ser para água do radiador, ou que você deve tomar cuidado com a temperatura. Mas tenha certeza que está colocando água no reservatório do radiador. Alguns confundem com o reservatório de gasolina da partida e graves defeitos podem acontecer se água for colocada nele.

Jamais tente abrir o reservatório de água com o motor quente ou fervendo. Espere esfriar muito e peça ajuda. Ao conduzir o seu carro, acompanhe com segurança as luzes vermelhas e/ou o ponteiro de temperatura no painel. Alguns veículos saem de fábrica apenas com uma luz vermelha. Nesse caso, quando ela acender, o carro já estará fervendo.

No caso dos modelos com marcadores com ponteiros você verá uma escala de fácil entendimento que jamais pode chegar na marca vermelha. Em ambos os casos você deve parar o carro imediatamente.

água radiador

Aditivos para radiadores

São os famosos “refrigeradores do radiador” Mas na verdade eles apenas impedem que a água ferva a 100 graus, aumentando para 150 graus. Evidentemente não preservam seu motor de possíveis problemas devido à alta temperatura. Porém, ele é bom para o seu carro, evitando a corrosão e melhorando algumas ligações químicas. Lembramos sempre aos motoristas que respeitem as marcas de reservatórios e luzes de advertência de seu carro.

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This article has 33 Comments

  1. Olá, Fernando!
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo site, é muito sucinto e ao mesmo tempo completo! Descobri através do site do seu filho =D

    Minha pergunta é a seguinte, tenho um FIAT Siena Tetra Fuel 2008/2009, e tenho que completar o nível do radiador quase todo mês. Como é a Gás GNV, eu abasteço pelo capô, ai sempre que abre eu aproveito para dar uma olhada no radiador e vejo que o nível abaixa muito rapidamente. Isso é normal? Lembrando que meu carro era do meu pai, taxista, conta com meros 330mil km rodados… hahahaha
    Abraço.

    1. Caro Felipe. Obrigado pelo interesse! De fato, o sistema GNV costuma reduzir o nível de água do radiador por usá-la para esquentar alguns de seus componentes.Para saber se essa redução é excessiva, passe um tempo usando gasolina e veja se diminui o gasto de água. Nesse caso, se continuar precisando de repor água, leve até um mecânico de confiança que irá procurar um possível vazamento. Lembrando que o GNV é bem eficiente, preserva o motor, mas precisa de manutenção em oficina especializada. Abraços!

  2. Olá Fernando, parabéns pelo site, é muito explicativo.

    Recentemente tive um problema com o superaquecimento do meu carro, o reservatório de água estava sem nada, adicionei água, e no outro dia levei até o mecânico para checar, estava com um vazamento nítidonítido! Troquei muitas peças, porém, depois de 2 dias, chequei o reservatório novamente e estava vazio de novo!! Pelo fato do mecânico ter informado um valor e peças à serem trocadas para resolver o problema, e não tem resolvido. Gostaria de saber se temos algum direito à conserto sem custo nenhum. Obrigado!

    1. Olá Raul. Obrigado por participar.Sim, creio que vc tem o direito de ter o reparo feito visto que foi pago para retirar o vazamento. Mas com certeza o mecânico vai alegar que é outro defeito, talvez até dentro do motor. Mas talvez tenha sido falta de experiencia por existir um vazamento tão evidente, ele achando que o problema seria resolvido. O correto seria ele te deixar de sobreaviso das possíveis consequências do motor ferver, como a queima da junta, o que faz a água baixar (uma possibilidade) Vazamento de água é um dos defeitos com maior número de sequelas que pode deixar no motor. Recomendo paciência e muita conversa. Abraços.

  3. Olá, tenho um focus 2006 e o nível de água dele vive oscilando, frio, fica perfeito e quente, o nível fica muitíssimo abaixo do mínimo. E só para teste, fui abrindo aos poucos quando estava quente e logo o reservatório ficou muito acima do máximo, quase transbordando, é normal isso? Ah, quando eu ligo o carro, ouço sempre um som que parecem de bolhas, é relacionado a algum problema?

    1. Olá Guilherme. Um mecânico deve examinar o estado do sistema de arrefecimento. Pode ser até uma entrada de ar por ali. Nunca abra este reservatório com o motor quente. Isso pode provocar sérias queimaduras no rosto. O barulho de bolhas é bem suspeito. Como somente um mecânico experiente vai poder examinar, evite andar com o carro com o ponteiro de temperatura muito alto e le o mais rápido possível a uma oficina.

  4. Boa tarde, eu tenho um AZERA 3.3 e essa semana levei para um mecânico e ele tirou um vazamento pequeno de óleo, e o carro nunca deu defeito temos o carro ha mais de 4 anos só tem 60 mil km rodado, e depois de feito o serviço pequei o carro fiz uma viagem e após andar 350 km o carro esquentou e quando parei o carro estava a fumaça e a mangueira do mangote estava solta e vazou toda a água. E com o carro desligado eu coloquei água uns 06 litros, o carro não ligou mais e ao ser rebocado saiu água na descarga, o pode ter acontecido com meu carro? preciso levar levar de volta para a oficina que fez o trabalho e deixou a mangueira solta. ele deve arrumar meu carro ou não? tivemos gastos de passagens para chegarmos ao destinos, guinchos e outras despesas mais. ISSO NÃO VEM AO CASO ESTOU MESMO É PREOCUPADO O PODE TER ACONTECIDO COM MEU CARRO.

  5. Caro Fernando,
    Nem todas as águas são iguais, o liquido correto a ser abastecido no radiador do carro é água deionizada com aditivo de boa qualidade. Água com minerais e cloro tipo o de torneira ocasionara corrosão, cavitação e consequentemente ferrugem das partes metálicas ocasionando diversos problemas.
    Isso é uma exigência para não ter futura dores de cabeça.

    abraços…

  6. Olá. Tenho dúvidas na hora de completar a água do reservatório o carro deve estar ligado ou desligado? Devo colocar aditivo?
    Grata por sua resposta.

    1. Olá Sonia. O carro deve estra com o motor ligado, mas com o motor ainda frio ( de manhã antes de usar) O Aditivo sempre ajuda a evitar corrosão da água com a parte de dentro do motor (que é de ferro) e pode ser usado. Mas verifique antes se existe algum vazamento de água nas mangueiras e no radiador.Não é normal ter completar o nível de água constantemente.

  7. Bom dia!
    Fernando Ivanenko tenho uma duvida, me falaram que a melhor água pra se usar no radiador e água de ar-condicionado isso procede ? e tenho um grand siena tetrafuel 2013 mais toda semana ele pega 2 dedos de agua e quando faço viagem longa ele pega quase 5 dedos isso e normal ?

  8. Bom dia, Fernando
    Meu carro é uma caminhonete ssangyong a Diesel, tenho que encher o reservatório do radiador todos os dias, e eu observei que não tem nenhum vazamento aparentemente, eu estou colocando água da torneira, e o funcionamento do carro esta normal, só não sei para onde esta indo esta água, isso é normal ou esta tendo algum problema no sistema de arrefecimento

    1. Olá joedison. Completar a água todo dia tem que ser verificado. Pode ser um vazamento que acontece somente quando o carro está rodando. Um mecânico vai ter avaliar. Ele não ferve porque você completa sempre a água.

  9. Boa noite

    Tenho um Gol G3 power 1.6, recentemente queimou a junta do Cabeçote porque o radiador estava entupido, coloquei um radiador novo e arrumei todo o resto, mas agora percebi que as vezes a agua nao baixa depois que ando no carro, as vezes so apertando a mangueira, o que pode ser?

  10. Boa tarde Fernando,
    Tenho um Honda Civic 2002 que vem baixando o nível da água do radiador, noto que quando o motor esquenta, a água tem saído pela tampa do reservatório. O que pode estar acontecendo no seu entender? Obrigado

    1. Olá Eduardo. O primeiro passo é verificar se existe vazamento na tampa, que é bem comum. Também compare a situação do vazamento com a temperatura do painel. O ponteiro não pode subir quando sai água no reservatório, pois é sinal de carro fervendo. Se a troca da tampa não resolver, então todo o sistema elétrico de ventoinha de radiador tem que ser revisado. Leve o carro até um mecânico de confiança antes que o problema se agrave e cause prejuízos maiores. Se for trocar a tampa, faça com o motor completamente frio. Abraços.

  11. ola!!tenho um Ford k,fui colocar agua pura no limpa vidro,pois tava sem agua para limpar o vidro!!sem querer n vi e coloquei agua pura no radiador!!o que fazer? agora

    1. Olá Monteiro. O correto seria água desmineralizada para completar. Os postos de gasolina vendem esta água. Mas não se preocupe muito. Basta mudar o hábito. Lembrando que água de torneira também não é muito recomendável (a não ser em acaso de muita emergência) pois ela tem cloro e outros elementos que podem ajudar a corroer com o tempo peças no interior do carro. Abraços e obrigado por participar.

  12. Pq tem algumas pessoas que dizem que para se colocar agua no radiador o carro deve estar ligado? e para colocar agua no reservatorio o carro também deve estar ligado?

    1. Olá Vagner. Grato por sua participação. Isto era exigido para carros antigos, quando se colocava água direto no radiador para água circular durante a complementação. Mas hoje em dia existem os reservatórios expansivos que não necessitam mais desse procedimento.E jamais se deve colocar água com o motor quente. Tem que ser feito com o carro completamente frio. Com o motor quente pode acontecer queimaduras graves.

  13. Ola, estou com uma duvida..
    Acabei de ir no posto abastecer e pedi para o cara dar uma olhada na agua..
    Dai ele pegou o balde e jogou agua no reservatorio por fora pra esfriar e saiu mt fumaça.. Depois disso ele abriu o reservatorio e pediu para que eu ligasse o carro pra ele poder por agua, porque ele disse que é melhor pra ver o nível

    Isso ta certo?

    1. Olá Amanda. Ele fez isso para não se queimar e fazer o serviço. O correto é observar o nível com o carro frio, de preferência depois de um repouso. Ou seja: pela manhã é a melhor situação. Mas não haverá consequências maiores se o nível estiver completo e o carro não esquentar, ficar normal.

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