Fusíveis do Charger Rt
O Dodge Charger RT fabricado no Brasil, produzido entre 1971 e 1980, não possuía uma caixa de fusíveis tão sofisticada quanto os veículos modernos. Na época, os sistemas elétricos eram mais simples e a quantidade de fusíveis era bem menor. Eles ficavam geralmente localizados sob o painel, próximo à coluna de direção ou do lado esquerdo, acessíveis pela parte inferior do painel. Nos modelos dos anos 70, os fusíveis eram de vidro. Já nos mais modernos podemos encontrar fusíveis de lâmina, poucos, mas bem mais avnçados.
Localização da Caixa de Fusíveis
Sob o painel, lado esquerdo, próximo à coluna de direção. É bem parecido com o local de todos os modelos de carros do Brasil, inclusive os mais modernos. Me parece ser praxe, em relação a parte elétrica brasileira, pelo menos. Veja abaixo uma lista completa destes fusíveis e também uma imagem deles.
Lista de Fusíveis do Dodge Charger RT (Brasil)
1 – 3 A – Iluminação do painel
2 – 5 A – Luz de placa – lanternas traseiras
3 – 7,5 A – Luz de freio
4 – 7,5 A – Luz de ré
5 – 10 A – Limpador de para-brisa
6 – 10 A – Sistema de seta e buzina
7 – 10 A – Acendedor de cigarros
8 –15 A –Ventilador interno
9 – 15 A – Rádio e acessórios
10 – 20 A –Faróis baixos – lado esquerdo e direito
11 – 20 A – Faróis altos – lado esquerdo e direito
Dica
Alguns itens, como faróis e buzina, além de possuírem fusíveis, também eram protegidos por relés que auxiliavam na durabilidade dos interruptores e na distribuição da corrente. Até nos dias de hoje os relés são utilizados. Ao examinar a parte elétrica de carros mais antigos, observei uma evolução, como se eles fossem um laboratório para o que viria mais a frente. Hoje temos centrais modernas, eletrônica embarcada e até Ia. Mas este componentes antigos deixaram suas marcas e alguns são utilizados até hoje.
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