Como evitar um incêndio em meu carro?

Um incêndio qualquer é evitado com manutenções constantes e atenção. Existem leis e regras para isso. No caso de evitar um incêndio no seu carro a situação é a mesma. A obrigação do estojo de primeiro socorros foi extinta (ufa!).  A obrigação do extintor também foi eliminada depois de muita polêmica e vendas de extintores novos. Mas,  por causa da antiguidade da nossa frota de veículos, além de novas tecnologias elétricas/eletrônicas, não ter um extintor é um tiro no pé. 

Porém, a nossa falta de treinamento com incêndios pode o transformar o extintor em “mui amigo”. Portanto obedeça todas as instruções sobre o assunto (mantenha seu extintor em dia) e faça uma revisão não muito comum hoje em dia: revisão elétrica do seu carro. Além disso, existem outros itens que devem ser checados e trocados com regularidade. Veja abaixo.

Dicas de revisão contra incêndio no seu carro

  • Revisão de mangueiras. Quase sempre as mangueiras são negligenciadas quanto a manutenção. O perigo está no que passa dentro delas: combustível altamente inflamável. Nos carros antigos elas ressecavam e quase sempre “pingavam” gasolina em partes quentes ou elétricas. Nos carros modernos elas são mais avançadas, mas também ressecam e furam. A diferença é que o combustível dentro delas está com alta pressão vinda da bomba. Daí basta uma fagulha ou centelha e o fogo começa. Mande checar todas as mangueiras de combustíveis e, na dúvida, mande trocar.

Vistorie as mangueiras e filtros do seu carro, seja novo ou antigo

  • Filtros. Nesse caso são os filtros de combustível. Podemos ter um ou mais. Nos carros Flex temos o da bomba e o do reservatório de partida a frio. Ali é muito comum o vazamento. Mande trocar os filtros nas revisões periódicas e anote a quilometragem e época de trocar novamente. Não viaje com filtros e mangueiras velhas.
  • Uma revisão elétrica periódica é de grande ajuda. Fiação, terminais de bateria e a própria fixação da bateria, devem ser verificados. Ela não pode ficar solta no carro. Fios descapados são um perigo. Também cheque as tomadas dos faróis e o negativo das lanternas traseiras. Nesse caso, o risco de incêndio é menor, mas pode esquentar fusíveis e assustar com fumaça dentro do carro. E o susto pode causar acidentes.

  • Alta-tensão. Vale também trocar periodicamente os cabos de velas, pois ali está a alta-tensão do veículo, ou seja, as centelhas. A maioria dos incêndios acontece assim: uma mangueira velha vaza combustível e um cabo de vela, também velho, solta uma centelha em cima do vazamento. O fogo que acontece dessa mistura é igual ao do fogão de sua casa, imediato. 
  • Por fim, o óbvio: proíba cigarros e produtos inflamáveis dentro do seu carro. Não leve gasolina em vasilhas e dentro do seu carro. Melhor manter o tanque cheio ou com mais combustível. Cigarros podem causar acidentes, além de incêndio dentro da cabine do veículo.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.