Transporte de Pets em carros sempre foi algo bem comum no nosso país. A imagem de um Pet, um cão, aproveitando o vento com a cabeça do lado de fora de uma janela de carro é algo muito conhecido. Logo vem a mente quando pensamos na situação. Também foi muito usada em filmes e comerciais, e transmitiam alegria a todos. Mas como será essa situação hoje em dia? É proibido o transporte de animais em veículos? É o que veremos nesse post.

Transporte de pets

Evidentemente que nos referimos a transporte de Pets de médio e pequeno porte, os Pets domésticos. O post será especificamente sobre cães. Animais maiores tem regras bem diferentes, com no caso de cavalos e outros.

É proibido transporte de Pets no carro?

A lei não regulamenta diretamente essa situação, mas não proíbe. O que não pode acontecer é o Pet ir do lado de fora, como na janela, entre as pernas do motorista. Também, deixar o Pet solto dentro do carro inflige a lei por ser algo distraindo o motorista em condução. Mas para bem do animalzinho, ele também não deve ficar muito preso, ou de maneira apertada. Ele pode se machucar em caso de acidente ou de uma simples freada brusca.

VEJA AQUI COMO TRANSPORTAR CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS!

Existem no mercado cintos de segurança próprios para transporte de Pets, principalmente para os cães. É uma coleira especial, de peito,  (imagem abaixo), que requer ajustes apropriados para melhorar a segurança. Coleiras de pescoço não devem ser usadas, pois podem machucar o animal em caso de colisão. Mas até cadeirinhas para os de pequeno porte são fabricadas. Elas são bem seguras para o seu animal de estimação. Caixas de transportes de animais também podem ser usadas se ele for de pequeno porte. Existem modelos bem arejados e o bichinho se acostuma facilmente com elas.

transporte de pets

No caso de viagens, o animal deve ser preparado. Como? Deixe  ele de jejum para não passar mal e faça paradas periódicas para que o animal saia do carro ou da caixa de transporte. Lembre-se que podemos ser punidos por deixar um animal dentro do carro em situações de calor ou frio, além de ambiente abafado. Temos que fazer de tudo para que a viagem seja agradável e feliz para o nosso Pet.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.