A interessante relação entre um automóvel e a eletricidade
Estranho seria o termo certo para a relação entre um automóvel e a eletricidade. Movido por uma bateria de 12 volts, de corrente contínua, e alimentada por uma usina (alternador) de amperagem respeitável, um automóvel possui fios que convivem próximos demais da lata do carro, a um passo de um curto-circuito.
Explicando: um curto-circuito é o menor caminho percorrido por uma corrente elétrica, onde a resistência entre o pólo negativo e pólo positivo é quase zero (os fios se encontram antes de acender uma lâmpada, por exemplo).
Mas o nível de segurança hoje em dia é ótimo, sem quase nenhuma chance de acontecer algo além de um fusível queimado. O que é mais interessante é a relação entre a eletricidade externa e o seu carro. Raios e cabos de postes que se arrebentam. Como seria se seu carro fosse atingido por um destes acidentes de alta tensão?
Veja também: Raios e automóvel – uma relação única
Imagine esta situação:
Você está conduzindo seu carro em uma rua e, por um acidente qualquer, um fio de alta tensão se rompe e acerta seu veículo, ficando por ali, dando chicotadas na lataria. O que fazer diante de tanta aflição e medo? Veja outra opinião profissional:
“Se um fio de alta tensão se romper e cair sobre seu carro, fique dentro dele, pois ele está isolado do chão pelos pneus. Se você sair, mesmo que não toque no fio, você corre o risco de morrer, pois a eletricidade se propaga no solo e cria uma tensão chamada de tensão de passo, ou seja, se você der um passo muito longo, de cerca de um metro por exemplo você estará sujeito a uma descarga que percorrera seu corpo. Quanto maior a tensão do fio menor será a distância do passo que causará.”
E se você ficar dentro do carro, não haverá possibilidade de levar um choque. São situações assustadoras, mas que merecem um conhecimento prévio que pode salvar a sua vida e as de outros.
Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.
Excelente! Curiosidades que eu não fazia nem ideia…
O problema é que o fio de alta tensão incendeia o veículo. E aí o que fazer?
Olá Erick. É uma possibilidade, embora mais difícil. Mesmo assim, nessa situação de emergência, o lugar mais seguro é dentro do carro visto que sair é morte imediata. Abrçs.
Olá Erick . Postamos um novo vídeo na matéria sobre fios de alta tensão e carros. Ele é bem instrutivo sobre a questão de usar celular e o que fazer se o carro incendiar. Mesmo sendo uma situação arriscada e de alto stress é sempre bom estar mais informado. Abraços.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/03/interessante-relacao-entre-um-automovel-e-eletricidade/
Eu posso fazer uma ligacãodo celular de dentro do carro para pedir socorro?
Olá Daniela. A primeira resposta minha foi um erro.Peço desculpas pois confundi o post. Mas no caso de uma situação como a descrita, melhor esperar tudo se acalmar. Um fio partido logo vai ser desligado, ou pela agencia, ou por um fusível da região.Já quanto aos raios basta esperar mais e seguir dirigindo em segurança. O mais importante é não apavorar e ficar dentro do carro. Eu não usaria o celular, mesmo porque alguém ajudar vai correr mais riscos do que quem está dentro do carro. Tenha em mente que tudo vai passar mais rápido do que esperamos em uma situação de stress.
Ola Daniela. Postamos um vídeo novo na matéria sobre fios de alta tensão e carros. Nele se faz uso do celular.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/03/interessante-relacao-entre-um-automovel-e-eletricidade/
Ok
Obrigada pelas valiosas dicas.
Se eu fazer um ligação dentro do carro energizado levarei choque ou não? Explique melhor por favor.
Olá Leandro. É uma situação limite e portanto muito perigosa. Sair do carro é morte certa. Mas ficar dentro não significa proteção total. O carro pode pegar fogo, por exemplo, devido as fagulhas que podem acontecer (como acertar o carro em cheio no caso de fio de alta tensão) e entrar em contato com algo como a gasolina do carro. Alguns relatos de acidentes assim tem aparecido recentemente na net. Mas se complicar a situação, pedir socorro pelo celular é viável, em último caso e apenas para chamar os bombeiros, por exemplo. Teoricamente não há possibilidade de choque visto que ficar dentro do carro protege exatamente do choque.(mas no caso de raio seria diferente, pois ele também contamina a linha enviando o choque para quem esta usando o celular, mas isto é outro caso pq um raio é bem mais forte, rápido e inesperado, e vem da atmosfera). Como dito em outra resposta: eu ficaria em espera, tendo certeza da situação, inclusive para sair do carro.Recentemente recebemos um vídeo muito bom sobre esta situação e iremos publicar neste mesmo post. Abraços e obrigado por participar.
Brigado ?
Olá Leandro. Já postamos o vídeo na matéria. Nele se faz uso do celular…
https://www.maosaoauto.com.br/2015/03/interessante-relacao-entre-um-automovel-e-eletricidade/
Assista no final do post. Abraços.
Muito interessante o vídeo!
Como faço para assistir o vídeo?? No meu celular não estou conseguindo.
Ola Leandro. Tente o link abaixo. Mas neste está sem legendas. Outra opção é vc acessar a página no face dos bombeiros voluntários (veja no vídeo do post).
https://pse.com/safety/ElectricSafety/Pages/Downed-Power-Lines.aspx
Brigadão…tinha visto esse no curso…mas muito obrigado!!!