A importância do marcador de combustível do Uno

Assim como outros componentes de um automóvel, a tecnologia também chegou  nos marcadores de combustível. O que antes era uma simples resistência de fio fino – um voltímetro arcaico – passou a ter detalhes eletrônicos que aumentaram a eficiência que calcula o volume de combustível dentro do tanque.

Isso é de máxima importância para, por exemplo, repassar para o motorista o consumo médio do carro e quantos quilômetros o carro ainda pode rodar sem acabar o combustível. Isto com uma precisão que melhora cada vez mais.

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No caso do Uno Vivace não é diferente. Em algumas situações algumas luzes, ou letras luminosas, acendem assustando o motorista pelo ineditismo da situação. São luzes, ou um ícone,  que raramente acendem, mas estão ali para indicar algo ao motorista. Neste modelo específico da Fiat estamos nos referindo as letras E e F.

Como funciona o indicador de combustível do Uno Vivace

  • Ao ligar a chave do Uno as barras verticais vão se iluminando gradualmente até chegar no nível de combustível que tem no tanque. São 16 marcas e as duas últimas (de baixo para cima) indicam que o tanque está na sua reserva mínima, o que pode significar no máximo 7 litros restantes de combustível.

Mas isso, para um Uno, é mais do que suficiente para chegar até um posto de gasolina a média distância. Assim que entrar na reserva, uma advertência em inglês aparece no painel:FUEL“, juntamente com uma luz amarela. Isso vai permanecer assim até o combustível sair da reserva, quando for abastecido.

  • A letra “E” também piscará em conjunto com um desenho de uma bomba de gasolina. Uma dica: não abasteça com a chave ligada ou no contato. Por que? Porque pode alterar as medidas do marcador de combustível, o que pode exigir uma regulagem por profissional.

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Mas quando as letras “E” e “F” – que seria a escala toda da reserva a de tanque cheio – (incluindo a de 1/2 tanque como na figura acima) – piscarem juntas, temos um problema. Pode significar possível avaria no sistema de medição de combustível e o carro deve ser levado até uma oficina de sua confiança.

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  • Os fusíveis podem ser: (na caixa externa dentro do compartimento do motor). : F16, F105, mas todos comandam o painel inteiro de instrumentos e não apenas o marcador de combustível. No caso de fusível queimado, procure um profissional. Jamais substitua o fusível queimado por uma mais forte. Isto pode causar sérios problemas elétricos .

Como regular o relógio do Vivace?

Na maioria das vezes que se troca a bateria de um carro, alguns acessórios podem precisar de um ajuste, código (como no caso de um rádio), ou até de uma regulagem inicial que é o que acontece com os vidros elétricos, por exemplo.

Profissionais conscientes sempre trocam a bateria deixando o carro energizado para não perder estas funções já programadas. Em alguns modelos o carro pode até não funcionar temporariamente.

Neste post trataremos especificamente do Uno Vivace e de como regular o seu relógio interno depois de uma troca de bateria. É bom ter em mente que basta desligar a bateria ou ela estar muito fraca para que situações como esta aconteçam.

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Dicas de como regular o relógio do Uno Vivace

No manual do carro encontramos as informações para ajustar as horas do relógio do Uno Vivace. No manual do modelo de 2016 essas informações ficam na pagina A-33 e seguintes. Na foto acima vemos os procedimentos indicados pela montadora

São instruções simples cujo, o sucesso está ao alcance de qualquer motorista. Basta ler com calma, seguindo os passos descritos. Repare que o manual informa sobre dois tipos de relógios que podem estar instalados no Uno Vivace, um analógico – de ponteiros – e um digital que é o mais comum.

Também temos instruções separadas para os dois. As “setas” que devem ser usadas, ou apertadas, para ajustar o relógio podem estar no volante do carro ou em algum outro lugar visível do painel. Todos estes ajustes que precisamos fazer, quando trocamos ou desligamos uma bateria, é prova da grande importância e certa complexidade da parte elétrica dos automóveis modernos.

De fato ele é mais eletrônico do que elétrico, que é uma linguagem técnica mais para fios, fusíveis, relés e outros. Já a eletrônica possui centrais inteligentes equipadas com circuitos integrados que nada ficam devendo a aviões e computadores modernos. Por isso, sempre procure um profissional qualificado para trocar sua bateria.