Coberturas de seguro de automóveis

Primeiramente, o que seria uma apólice de seguro de automóveis? Este termo, que vai ser muito ouvido por quem estiver contratando um seguro, é simplesmente o contrato entre as partes envolvidas. É nele que estão registradas as regras do seguro, suas condições,  ou as coberturar de seguro que existem, serviços oferecidos e a validade. Todos os direitos e obrigações das duas partes, segurado e seguradora, estão estabelecidas por escrito ali. Isto significa que, quando houver um acidente com seu carro, esta apólice vai e deve ser consultada para saber as obrigações e deveres de todos os envolvidos. Por isso, é extremamente importante que quem contratou tenha uma cópia da apólice em mãos, para saber quais as coberturas de seguro de automóveis estão incluídas.

Veja também: Como escolher o melhor seguro de carro?

Vantagens de um seguro de automóveis

seguro-911819_640

Continua após a publicidade..

As coberturas de seguro são uma arma que temos contra prejuízos vindos de acidentes ou do furto do nosso carro. Aliás, acidentes de trânsito e roubos de automóveis são bem comuns e vêm crescendo cada vez mais no Brasil. Com um seguro em dia, com certeza os aborrecimentos serão bem menores.

Seguro compreensivo ou cobertura compreensiva

Trata-se de uma modalidade de seguro que garante várias “proteções” em somente um documento. Podem ser desde uma simples colisão, uma derrapagem com danos, capotamentos do veículo, e até a queda de algo sobre o veículo. Também pode incluir avarias quando o veículo estiver sendo transportado, ou por uma carga que ele transportou.

Do mesmo modo, pode cobrir danos causados por terceiros ou alagamentos e enchentes que atinjam o veículo segurado. Também cobre furto, roubo do carro ou de partes dele. Até granizo, que atinja o veículo, pode ser incluído nesta categoria.

flames-1099698_640

Cobertura contra incêndio e roubo

Este seguro é mais básico, e não cobre, por exemplo, um caso de colisão. Mas assegura em caso de incêndio, explosão, ou roubo total do carro, uma indenização ou reparo. É um dos mais baratos do mercado.

Cobertura de acidentes em passageiros

Este é simples: visa cobrir, ou estender o seguro, a passageiros que viajam no veículo segurado em caso de acidentes com danos físicos ou até a morte. Esta cobertura também pode ser paga a parentes ou beneficiários. É um item muito importante para quem quer um seguro completo.

Continua após a publicidade..

Danos a terceiros

Talvez, até sem querer, esta é a cobertura que mais pensamos.  O medo de não ter dinheiro para pagar o dano causado por nosso carro, ou por nossa culpa, em outros, passa sempre pela cabeça de qualquer motorista.

Esta cobertura também é conhecida como RCF-V e cobre danos causados a terceiros. Algumas seguradoras afirmam na apólice que podem ser danos morais e pessoais, além dos danos materiais. Novamente, fique de olho no que está escrito na sua apólice.

Estas são algumas coberturas básicas, mas existem outras que são adicionais ou podem ser contratadas. Obviamente o preço também vai aumentar. Existem muitas coberturas adicionais, por motivos óbvios e comerciais.

coberturas de seguro de automóveis

São elas:

Do veículo

Continua após a publicidade..
  • carroceria.
  • kit gás (se houver).
  • todos os equipamentos.

De serviços

  •  reparo em retrovisores, vidros, faróis e similares.
  •  amparo aos passageiros e a remoção do veículo do local.
  •  carro reserva para o segurado.
  •  reembolso por prejuízos de algum faturamento perdido pela falta do veículo.

Adicionais extraordinários

  • Possibilidade de ampliar a área, como acidente em outro país.
  • Reembolso do valor do carro avaliado como um modelo igual, mas zero, desde que o seguro tenha sido contratado quando o carro sinistrado (acidentado)  fosse também zero quilômetros.

Evidentemente que nem todas as seguradoras oferecem todos estes seguros e adicionais. É uma questão de procura,  de capital disponível do dono do veículo, e de necessidade pessoal e até profissional. O mais importante é sempre ler o contrato, ou a apólice. Ficar atento as novidades do mercado, tanto novos adicionais, como o desaparecimento de outros, também é vital para se fazer um bom negócio.

Faça a cotação com um corretor

É normal não saber exatamente o que você precisa e ter medo na hora de escolher. É por isso que o corretor é um profissional tão importante.

Por meio no blog, disponibilizamos para nossos leitores o contato direto com a SulAmérica, uma das mais tradicionais e confiáveis seguradoras do mercado. Eles vão te ajudar a encontrar o produto com melhor custo/benefício – você vai descobrir qual cobertura precisa, negociar descontos e achar um seguro barato e eficiente.