Sobre

Olá, muito prazer.

Meu nome é Fernando Ivanenko. Sou o autor do Mãos ao Auto, um blog que dá dicas úteis sobre carros, aquele tipo de informação que todo motorista precisa ter. Sabe quando o carro faz um barulhinho estranho, mas que você não tem ideia do que seja? Estou aqui para te ajudar nisso, de forma simples e clara, para provar que todo motorista pode entender de carros, que são máquinas complexas (e por isso mesmo tão apaixonantes).

Se você é motorista, em algum momento vai enfrentar problemas desafiadores com seu veículo, seja um pneu furado, uma bateria arriada ou outra coisa. Acredito que qualquer pessoa é capaz de resolver esses problemas com as próprias mãos – daí o nome do blog.

Tenho 24 anos de experiência em elétrica e eletrônica de automóveis, além de trabalhar durante o mesmo período como comerciante da área, em Belo Horizonte. Além de carros, minha outra paixão é escrever. Resolvi juntar as duas coisas no Mãos ao Auto. Seja bem-vindo.

This article has 63 Comments

  1. Recebi a resposta da minha dúvida. Fico grato. Eu tenho uma oficina em Bonito-PE e-mail: stockcar2@hotmail.com . Fiz o teste de continuidade dos fios da buzina para caixa de relés e do contato de buzina no volante para caixa de fusíveis e não encontrei. Peço a quem tiver um outro tipo de teste para encontrar o relé da buzina ou para onde vai o fio da buzina e contato. Estou com o veículo dois dias na oficina.

    1. Ola Valter’Se a buzina for de duas saídas verifique se o positivo chega na tomada dela com a chave do carro ligada.Uma buzina de duas saídas normalmente não tem um relé. Se chegar o positivo veja se o negativo chega na mesma tomada tocando a buzina. Eu faço este teste desligando a tomada da buzina e ligando nela uma lampada de teste.Por sinal acabei de ter um carro com este problema e o defeito era na almofada do volante. Espero ter ajudado.Verifique também o contato do comando que encosta no volante.

  2. Realmente o sistema da buzina não tem relé. O problema foi resolvido. Era mal contato na buzina, a mesma foi trocada. Obrigado pelas dicas

  3. Caro Fernando, gostaria de umas dicas importantes para compra de um carro usado. Será meu primeiro carro, estou louco pra comprar, vou ter um filho e vou deixar a moto de lado. Pra ser sincero não entendo muito bem de mecânica e carros, por gentileza me manda algumas dicas?

    1. Olá Glauber. Obrigado por perguntar. O primeiro passo é nunca escolher o carro sozinho. Um mecânico de confiança deve examinar o carro. Também conselhos e a companhia de amigos que obtiveram sucesso em uma compra assim vão ajudar muito. Lembre-se também da criança que vai chegar (parabéns a vocês) e se informe sobre o que é carro família e outros, como carro para trabalhar.Veja a matéria no link abaixo com mais detalhes sobre como escolher um carro usado. Abraços e fique a vontade para perguntar mais.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/11/fim-de-semana-no-maos-ao-auto-como-escolher-um-carro-usado/

  4. Olá Fernando! Gostei muito do seu blog, como mulher não entendo quase nada de mecânica, mas estou com planos de comprar um carro futuramente, é hora de aprender. Vai ser meu primeiro carro, e minha paixão é o New Beetle Volkswagen, gostaria que você me desse uma opinião sobre o carro, pois é um modelo que é difícil encontrar, pois já não é mais fabricado, então terei que comprar usado. Obrigada! 🙂

    1. Olá Thalita. Seja bem vinda ao Mãos ao Auto, uma ideia que surgiu quando meu filho passou aperto com um carro e eu, que trabalho com automóveis a 25 anos, aceitei a ideia dele de fazer este blog para ajudar, ou que seja ao menos orientar, os motoristas, além de trocar ideias e opiniões. Muitos dos nossos leitores também ensinam macetes e contam experiências.
      Parabéns pelo primeiro carro. Com certeza vc nunca vai esquecê-lo. O New Beetle, que significa no Brasil literalmente “Novo Fusca” é uma reedição moderna do nosso querido Fusquinha. Moderna mesmo, pois sua aparência é apenas uma leve lembrança do Fusca em suas linhas curvas e exclusivas. Ele surgiu em 97/98 e tem a plataforma do Golf. Ou seja: é como se retirasse a lataria do golf e colocasse a do New Beetle por cima.O motor é na frente e refrigerado a água. Ao contrário do fusquinha que tinha motor traseiro refrigerado a ar (não precisava de radiador). Mas não era um carro barato, tampouco popular, ou do povo. Mas gosto dele e também terei um um dia. É um carro de mecânica mais cara do que a de um Gol, por exemplo, mas muitos outros também são. Até uma versão conversível foi lançada (minha preferida). Espero que encontre um que te agrade plenamente. Procure no site as matérias sobre como comprar uma carro usado e como escolher a cor. Elas podem te ajudar. Estarei sempre a disposição para orientá-la sobre qualquer problema ou dúvida que tiver. Abraços e obrigado por participar.

  5. Olá Fernando, Parabéns pelo seu Blog gostamos desse tipo de leitura para quem se interessa e busca soluções para resolver os prolemas do cotidiano e especialmente no mundo automotivo.
    Tenho um site que nasceu de uma experiencia que tive com o furto de rodas e estepe e acredito que um dia você possa dar sua opinião à respeito para seu leitor.
    caso tenha interesse no assunto
    http://smartfix.com.br/
    http://smartfix.com.br/noticias/roubo-de-rodas-porque-e-como-se-proteger/
    http://smartfix.com.br/noticias/antifurto-para-rodas-como-fazer-a-melhor-escolha/
    http://smartfix.com.br/noticias/o-que-fazer-se-voce-encontrar-seu-carro-sem-as-rodas/

    Um abraço e continue assim

  6. Bom dia…se eu estiver alinhando uma camionete e essa mesma estiver com um caster degativo de de 3 graus de um lado e menos 4 graus e meio do outro. Isso significa que as rodas estao para frente ou para trás? E o que um caster negativo pode ocorrer?

  7. Tenho um uno2006fayre tava com um problema na da ceta.. Ligava para a direita acendia depois apagava.. Dos dói lados.. Troquei o relé.. Agora quando o piso freio ela apaga.. Tiro o pé do freio ele acende…

  8. Fernando, antes de tudo gostaria de elogiar o seu site, o mesmo conta com informações muito úteis para leigos como eu. A pergunta é a seguinte: vou comprar meu primeiro carro, a faixa de preço que pretendo gastar é de até 16 mil. Porem preciso que seja um carro de mecânica barata e que possa realizar viagens longas, qual model você me indicaria, eu gosto muito do Gol e do Fiat Uno e depois como outras alternativas gosto do KA, Sandero e Logan, porem vi que eles tem um custo de manutenção mais elevado e não sei se são tão duraveis como o Gol ou o Uno. Também pensei no Celta. Obrigado antecipadamente.

    1. Olá Lucas. Obrigado por participar. Em termos de durabilidade e manutenção o Gol é muito bom, desde que não seja de 16 válvulas e 1.0. Ka Sandero e o Logan são mais luxuosos, mas gastam mais em tudo, principalmente na hora da manutenção ou reparo de algum componente. Já o Celta e o Uno não são bons carros para viagens longas.

  9. Tenho um uno 96,que faz um barulho de arranhado ao ligar…as vezes pega, as vezes não…e também as vezes não faz barulho algum…mas as luzes do painel acendem normalmente…o que será?

    1. Olá Lucionei. O primeiro passo é verificar se o arranque não esta bambo no seu lugar. É muito comum ele fazer este barulho por isso. São dois parafusos perto da caixa quase em baixo do sobressalente. Mas se vc não tiver experiência, peça a um mecânico de confiança que verifique o aperto. Fora isso, pode ser bucha ruim por causa do barulho, e outras peças dentro do arranque que somente uma inspeção visual e na bancada vai definir. Abraços.

  10. Boa noite , adorei seu blog e quero parabenizá-lo pelo seu trabalho. Gostaria de saber se existe um curso de mecânica específico para mulheres que vc poderia me indicar. Sei que preciso melhorar muito nos meus conhecimentos e gosto também do assunto. Obrigada.

    1. Olá Edna. Obrigado por participar. Não conheço curso de mecânica apenas para mulheres. O que conheço, e tem dado certo é curso misto. Aqui me Bh tem alguns ótimos. Mas existe a possibilidade de um curso assim pela net.

  11. Bom dia, tenho um celta 2012 e a seis meses coloquei o gnv, tive uma péssima experiencia. Estava na estrada a +- 80 / 100 km/h no gás e ao passar para o álcool meu carro vez um barulho estranho, a rotação foi a zero e permaneceu, o velocímetro fixou em 40 km e o carro não desenvolveu mais do que isso. O carro só voltou a funcionar depois que eu desliguei e religuei, depois disso o carro não foi mais o mesmo. Toda vez que ligo o carro no álcool não funciona bem, parece que esta embolando, demora bastante pra pegar todas as manhãs tenho que religar o carro por 3/4 vezes, porque quando ligo acelero e o carro morre. Quando coloquei o gás só troquei as velas… . Percebo também que o carro não desenvolve, parece que está preso, pesado… Gostaria de usar a gasolina como segunda opção de combustível, mas a loja onde coloquei o gás disse que deveria usar o álcool. Por favor me orienta no que devo fazer de manutenção para meu carro funcionar melhor, pois isso tem me incomodado bastante.

    Obrigada!!

    1. Olá MIchelle. O álcool brasileiro é muito ruim. Muito provavelmente ele está causando este problema, pois acontece o mesmo com carros flex, quando o motorista usa álcool. Eu sugiro ir até a oficina que lhe deu este conselho e esclarecer o motivo para não usar gasolina. Para mim é algo inédito, pois é sabido que o carro funciona muito melhor com gasolina. Obrigado por participar.

  12. Bom dia Fernando .. Tenho um Citroen C3 2008… o mesmo esta dando seta no lado esquerdo so na luz de seta trazeira.. na frente e do lado nao esta funcionando. o lado direito esta tudo ok… na hora de dar seta para o lado que esta com defeito o pisca no painel é acelerado ..ao contrario do lado direto.. troquei as lampadas que não estava acendo mas mesmo assim a lampada não acendeu …oque pode esta ocorrendo ?

  13. Fernando, boa tarde
    Tenho um voyage 1.6 confortline, ano 2011, estou com problema no painel, quando ligo a chave ou mesmo qdo dirigindo, os marcadores das luzes ficam piscando e os ponteiros do velocímetro, combustível, temperatura ficam todos travados. Desligando a chave e ligando novamente retorna ao normal.
    Tenho um vídeo, se quiser olhar, posso te passar.
    Pode me ajudar.
    Obrigado.
    Marcos

    1. Olá Marcos. Inicialmente tente o seguinte: Em cima da bateria existem 3 caixas como se fossem de fusível (lâminas prateadas), pegue um WD e de uma geral nos polos dessas caixas e também no da bateria. Após isso aperte bem as porcas por ali com uma chace ou canhão de 10 milímetros. (nào esbarre em parte metálicas) e veja se problema resolveu para passarmos a outros procedimentos

  14. Boa noite , Fernando. Tenho um fiat stilo 2008 e estou com um probleminha : Quando ligo o ar condicionado ele começa a ventilar e esfriar mas logo depois, uns 2 minutos, vai diminuindo a ventilação e não esfria mais. O que está ocorrendo? Onde localizo o Relé e o Fusível.

    1. Olá paulo Se o vento diminui, então temos um problema no ventilador do ar condicionado. Procure pelo fusível 46 e veja o estado dele e dos relés perto dele. repare se as pontas e pinos não estão derretidos. Outra possibilidade é mau contato na tomado do eletroventilador. Mas se ele venta, e não gela, outros componentes ao ar tem que ser testado, como o compressor.

  15. Tenho um pálio economy ano 2009, agora estou com um problema em que a lâmpada do pisca dianteiro esquerda, não está acendendo, mesmo no pisca alerta também não está acendendo, troquei a lampada e não acendeu. No painel a luz indicativa de sete a esquerda funciona normal. Voce pode me ajudar

  16. Ola boa tarde tenho um astra 95 e quando viro a chave ele só faz tec . Sera que pode ser o automatico pois dei 4 partidas seguida na quarta ele nao pegou mais e ficou com esse tec .

    1. Olá carlos. Se este “tec” for alto, dando para ouvir de dentro do carro e vindo do motor, então pode ser o automático sim. Mas também pode ter travado o arranque. Nos dois casos o arranque tem que ser retirado e testado na bancada. Abraços.

  17. Parabéns pelo seu blog, é muito interessante e cheio de dicas úteis.Venho através deste tentar solucionar o problema com o meu pálio 2008. O mesmo deixou-me na mão 4 vezes . A bateria descarregou e houve a necessidade de fazer uma “chupeta” para recarregá-la. O carro ficou apenas 4 dias sem funcionamento na garagem , já passei no auto elétrico onde constatou que não havia nenhum problema com a bateria (MOURA DE 60 AMPERES). Não sei o que está roubando carga :alarme, travas ou vidros, Porém deixo a frente o som conectado, o pen driver e o display onde mostra apenas as horas.

    1. Olá Washington. Seja bem-vindo ao site. Se ele ficou parado apenas 4 dias , por uma vez apenas, então temos uma fuga de corrente que bem poderia ser a frente do rádio. Mas se você tem o costume de deixar o carro mais parado, desligado, neste caso vai acontecer o acúmulo de descarga e apena uma chupeta não resolve o problema. também, se ela descarregou uma vez, ela deve se carregada em carga lenta de 24 horas para voltar ao normal.

  18. Oi Fernando, bom dia!
    Parabéns a você, pelos ótimos artigos e a própria iniciativa do Blog!
    Você possui/trabalha em alguma mecânica em BH? Não entendi bem se sim…
    Gostaria de levar meu carro. Onde fica?
    Atenciosamente,
    Léo.

    1. Olá Léo. Não. Hoje tenho uma loja de baterias. Mas em breve eu e um amigo da velha guarda vamos reabrir e comunicaremos aqui no site. Serão quase 60 anos de experiência em elétrica, juntas. Aguarde. Mas pode perguntar que lhe ajudo no que for possível. Abraços.

  19. Tenho um Gol 94 AP Gas e preciso trocar o alternador. Gostaria eu mesmo de fazer essa troca. Isso é muito complicado Fernando?

    1. Olá Wilson. Não. É um dos mais fáceis se ele for em cima, a direita do motor. Você tem que desligar o negativo da bateria (obrigatório) desencaixar a tomada ou desligar os fios se for parafuso. Em seguida solte o parafuso superior, que normalmente tem uns dentes , mas se não tiver basta soltar e retirar. E o mais difícil: soltar o parafuso inferior que fica atrás da capa da correia dentada, mais embaixo. Mas costuma ter uma abertura nela justamente para retirar este parafuso. Normalmente tem um borracha redonda tampando ele. Neste parafuso você vai precisar de uma chave alen numero 6. Afrouxe ele e puxe o alternador em direção ao motor. Isto para retirar a correia. Em seguida retire totalmente este parafuso de chave alen (ele é cumprido mesmo) e o alternador estará solto. Para instalar o outro siga os passo ao contrário. Se tiver dúvidas pergunte aqui no fórum. Parece muito, mas durante o serviço você vai perceber a lógica do processo. Abraços.

  20. Fernando!bateram na porta do meu fox 2011,o seguro trocou a porta e o vidro,nada mais no carro foi afetado o alinhamento e as colunas estão ok,minha pergunta!Na venda carro vou ser prejudicado por causa da pintura.
    O carro é preto e a oficina é credenciada e muito boa,tem como igualar a pintura?
    Atenciosamente:
    Fernando Augusto.

    1. Olá Fernando. Se ficar muito diferente voce deve indagar a oficina sobre isto. A cor da porta tem que ficar idêntica ao carro.Eles tem recursos para isto. O seguro não pode entregar seu carro com uma diferença de cor.

  21. Ola Fernando tenho uma strada adventure locker 2011 e a luz da injeção vem acendendo costantimente mas nas vezes q o carro esta sendo forçado na lama q as rodas tendem a patinar, ja levei na fiat e o computador acusou falha na bobina do cilindro 2 mas eles disseram q não tem necessidade de trocar sendo que o carro falha quando a luz acende certo que depois normaliza e para de falhar o que devo fazer.

    1. OLá Aurino. recomendo que procure uma oficina especializada em injeção, em vez da autorizada. Com certeza algo está afetando a bobina e oficinas bem conceituadas não fazem uma simples troca e sim, pelo menos devem, “emprestar” uma bobina para que o defeito seja confirmado e corrigido. Cabos de velas também devem ser checados.

  22. Boa tarde Fernando!
    Tenho um chevette 77 e tem vez que dou partida e só faz o “tec” por umas quatro ou cinco vezes mas após isso ele pega normal.
    Hoje ao sair com ele, ele morreu repentinamente e só pegou no tranco.Desde então ele não quer pegar na chave e não faz nem “tec” mais. Quando viro a chave as luzes do painel se apagam mas a bateria está com 11,8 V. Disseram que tenho que trocar o automático, mas cansei de ser enganado e gastar dinheiro. Poderia me dar uma alternativa ou quem sabe me indicar a sua loja para que possamos resolver outros problemas. Desde já te agradeço.

    1. Olá Alexandre. Se mesmo em uma chupeta, ou com outra bateria, o barulho persiste, então é muito provável que seja realmente o automático. Outro teste é pedir para alguém dar umas batidinhas em cima dele. Se o carro virar é outra prova de automático ruim. Mesmo assim somente com ele na bancada pode se ter certeza do defeito. Quanto a minha loja, hoje eu apenas vendo baterias e faço consultoria técnica para outras oficinas. Abraços.

  23. Boa noite, Fernando! Sempre olho seu blog pra tirar algumas dúvidas e agora tenho uma bem específica…
    Tenho um Palio Atracttive 2015 e, em uma semana, ocorreram muitos problemas. Primeiro de uma hora pra outra, sem aparecer nada no painel, o carro não pegou mais, nem sinal de vida. Levei na concessionária e constataram que as escovas do motor de arranque desgastaram (o carro não tem nem 40 mil rodados) e que por isso a bateria descarregou e não segurou mais carga, ou seja, tive que trocar as escovas e a bateria. Passou 5 dias, os dois farois baixos “queimaram”, ao mesmo tempo. Um dia depois meu painel mudou a data e o horário. Quando levei na concessionária a primeira vez perguntei se estava tudo certo na parte elétrica e me garantiram que sim. Porém, acho que tem algo errado, não pode ser possível tantas coincidências juntas. O que pode ser todos esses problemas?

    1. Olá Mayara. Obrigado por participar no blog. Um arranque não descarrega uma bateria. Ou ele não vira por defeito dele ou a bateria está com defeito e não consegue virar o arranque. O que descarrega uma bateria é o alternador com defeito, pouco uso da carro, ou algo que ficou ligado e esquecido. No caso do alternador com defeito ele para de carregar e a bateria vai enfraquecendo. Mas uma luz (de bateria), na maioria das vezes, acende no painel neste caso. O que aconteceu em seguida pode ser coincidência ou o alternador está sobrecarregando a bateria. Eu sugiro que você leve até um auto elétrica de confiança e peça para medir o alternador. Se tudo estiver ok eu acredito que o único defeito que seu carro teve foi bateria que estragou.

  24. Olá, tenho um Fox 2007 e quando acendo o farol a luz traseira do lado do motorista fica acesa, contudo bem mais fraca que a do lado do passageiro. Troquei a lâmpada de ambos os lados e nada mudou, oque pode ser ?

  25. Olá Fernando! Parabéns pelo seu blog. As suas orientações são muito esclarecedoras.
    Eu tenho um problema com um Honda Fit 2005 e gostaria de pedir a sua ajuda.
    Uma vez dentro da cidade, após rodar uns dez minutos, ele desligou o som e depois piscou as luzes do painel, em seguida o motor desligou e não deu partida novamente. Só ligou com a ajuda de uma bateria auxiliar, foi feita a popular “chupeta”. Em uma auto-elétrica, testaram a bateria e o alternador, mas nada foi constatado.
    Depois de uns seis meses ou mais, o problema voltou após o veículo rodar mais de trinta km em uma rodovia. A bateria foi trocada. Com a nova bateria, após uns dez km o problema voltou. A loja testou veículo e disseram que deveria ser um anti-furto. Foi feita nova chupeta e o veículo funcionou novamente. Decorridos mais uns seis meses, com a mesma bateria nova o carro deu o mesmo problema. Novamente o carro havia rodado 30 km. A bateria ainda está na garantia.
    O Veículo é um Fit EX, 1.5, 2005,tem air bag, abs, vidros e travas elétrica, ar, direção elétrica e um DVD.
    Obs. Após o problema ocorrer, aos poucos a energia volta a acionar o som, os vidros e a bomba de combustível, mas não consegue dar partida no motor. Apenas começa a girá-lo, mas sem força suficiente.
    A bateria é da marca Júpiter, 36 ampéres.
    Desde já, agradeço a sua atenção.

    1. Olá Neuro. Grato pelas palavras. Pode esta acontecendo uma queda de tensão do alternador com o carro em movimento. Eu sugiro verificar o estado e o aperto do fio positivo atrás do alternador. O aterramento principal também tem que ser verificado. Se a bateria descarrega e depois volta ao normal, então ela não está recebendo energia suficiente por um tempo relativamente longo, principalmente quando se usa vários acessórios do carro como o ar.Peça esta revisão dos cabos. Os cabos da bateria também tem que ser bem inspecionados. Eles não podem mexer ou mudar de posição usando a mão, por exemplo.

  26. Boa noite amigo, sou aqui de perto Barão de Cocais e trabalho com Informática; vi seu artigo sobre descarte de baterias, eu tenho muita sucata de bateria de nobreak 12v 7a e algumas 12v 5a, vc compraria ou me indicaria quem vender as minhas sucatas aí em BH? email contato: wcbueno@yahoo.com.br Att. Wenderson

    Parabéns pelos artigos.

  27. Bom dia, meu filho tem um uqadriciclo peg perego T-rex e usa uma bateria 12v 8ah. ele cresceu e o quad esta lento. posso usar uma bateria 12v 10 Ah para melhorar?

  28. Olá que sorte minha encontra esse blog estou a procura do meu primeiro carro e me encantei pelo Ford ka gostaria de referencias suas sobre ele.. Procuro por um carro bom e economico muito bom o blog adorei já salvei nos meus favoritos irá me ajudar muito

    1. Olá Dene. Que bom que gostou do Blog! O Ford Ka é um belo carro. Aliás a Ford prima pelo luxo, o maior mesmo em carros pequenos. O ka é econômico e versátil, bom de cidade e estrada. O que você deve verificar é o estado geral dele, principalmente o mecânico, pois o único porém da Ford é o custo maior das peças. Leia o link abaixo que pode te ajudar mais nesta escolha. E sucesso por aí.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/11/fim-de-semana-no-maos-ao-auto-como-escolher-um-carro-usado/
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/11/fim-de-semana-no-maos-ao-auto-quer-comprar-um-carro-zero/

  29. Bom dia! O meu carro é um palio ELX, ja faz um tempo deixei um pedaço de mangueira de chuveiro cair dentro do tanque. Mas, só uns 6 meses depois comecei a ter problemas com o marcador de combustível. No painel, somente ele apresenta defeito. Ao encher o tanque o marcador não chega até o nivel máximo, isso já era um problema mais antigo. Porem agora quando eu encho o tanque, alem do problema anterior ele não chega até a reserva quado vazio. Chegando mais ou menos na marca dos 65km, ao invés de entrar na reserva o combustivel acaba. Ele não oscila, a vezes marca (falta 100km/L para acaber) outra ( no mesmo dia ou ao ligar e desligar falta 120km/L para acabar. Me ajuda. O que pode ser? Obrigada

    1. Olá Evani. Se a mangueira ainda está dentro do tanque tem que retirar pois ela pode atrapalhar o movimento da boia que manda o sinal de quanto combustível tem no tanque. Mas também pode ser simplesmente defeito no sensor desta boia. Neste caso alguns testes bem específicos tem que ser feitos por um eletricista.

  30. Boa Tarde Fernando!

    Muito bom teu Blog, meus Parabéns!
    Tenho uma Escola que forma Especialistas para a Embraer e Montadoras Automotivas em São Jose dos Campos, SP.

    Gostaria de saber se você DUAS COISAS:

    1 – Se você nos autoriza usar A FOTO do motor V8 que está em teu Blog, no site da nossa escola, pois nossos alunos da turma Automotiva vão modelar em 3D e fabricar um MAVERICK com carroceria de alumínio, como a do JAGUAR XE, já que nossa área é aeronáutica e o avião é REBITADO, então os alunos da turma automotiva também vão conhecer o processo de fabricação de aeronaves. Se tiver mais informações sobre este carro e puder nos enviar agradeceríamos muito !

    2- Sabes me informar onde consigo achar um profissional capaz de reproduzir o chicote (toda parte elétrica) do nosso “protótipo? A ideia é utilizar só peças originais e o que não existe mais vamos fabricar usando como base partes existentes.

    Os “Mavericks” restaurados, além de extremamente caros, têm muitas partes deterioradas pelo tempo e principalmente ferrugem, ocultadas pela pintura, inclusive seu Monobloco e assoalho, assim fabricar o carro em alumínio facilita a prensagem das partes e garante a sua durabilidade .
    Isso é uma coisa muito comum para nós que estamos no ramo há 25 anos., sendo 15 anos com escola.
    Este carro será vendido, depois de fabricado, para equipar a nossa escola.

    Forte Abraço e aguardo resposta !

    Eli Alvares

    Diretor Ativa Engenharia Aeronáutica e Automotiva SJC – SP

    1. Olá Eli. Grato pelas palavras e por participar no site. Quanto a foto ela é de livre uso e está em vários sites internacionais. Foi a mais bonita e detalhada que encontrei. Já quanto ao profissional, como sou de BH não sei informar de um na sua cidade. Mas a sugestão é procurar por um chicote original de algum Maverick desmontado e reformar, trocando o mínimo possível de peças. Relés, fusíveis e outros ainda são encontrados no mercado, embora quando vendem o chicote toda a parte elétrica vem junto, ou deveria ser assim. Reproduzir o chicote é possível desde que o eletricista seja experiente e tenha um esquema ou uma cópia para isso. Procure por uma oficina elétrica mais antiga em sua cidade e com certeza vai também encontrar um eletricista com essa experiência. Posso ajudar a distância esclarecendo alguma dúvida que surgir. E parabéns pelo projeto e pela escola. Abraços.

  31. Olá boa noite Fernando segunda vez que escrevo dessa vez é pra pedir ajuda pra entender um problema num gol bola 96 motor cht. Teve um problema no alternador foi resolvido só que agora quando o ventilador dispara a luz fica fraca até quado bozina oscila a luz a bateria semi nova. Te agradeço pelo contato.

    1. Olá Ivanaldo. Esta luz é do alternador e não da bateria, embora tenha um desenho de bateria nela. Pode ser um retorno de corrente que era muito comum nesse alternador. Eu colocava um diodo forte em linha com o fio dessa luz quando ele sai do alternador (fio fino azul ou verde). Se não resolver, então é defeito na mesa retificadora do alternador. Mas se ele estiver carregando normalmente roda muito.

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