O carro e a poluição.

Existe um procedimento muito longe da aceitação dos motoristas brasileiros: a relevância que temos com relação a poluição, suas causas, e prevenções obrigatórias. Vivemos em um mundo que se destaca pelo desejo do avanço de civilidade pessoal. Mas é muito comum um cidadão se ofender quando confrontado com sua falta de civilidade, principalmente quando suas atitudes são contraditórias e rotineiras.

carro e a poluição

Uma das omissões que fazemos é com relação a poluição que nosso carro emite. Quem polui são outros, jamais o nosso. Como a poluição é algo invisível de dentro do carro, só a percebemos quando se transforma em um conjunto de gases poluidores afetando até o ar que respiramos.

É nesse momento que culpamos um conjunto de situações, fábricas, inseticidas, e até mesmo os automóveis do mundo. Mas nos esquecemos do nosso carro e da obrigação que temos em fazê-lo o menos poluidor possível.

A frota brasileira de automóveis teve um crescimento recorde nos últimos anos. Se antes nossos automóveis já poluíam bastante é obvio que hoje a situação é bem pior, mesmo que eles sejam mais modernos e menos poluentes. Esse crescimento absurdo atingiu nossa sociedade despreparada em vários sentidos, principalmente no bolso e assim reduzindo as manutenções obrigatórias que todo automóvel pede. O mesmo acontece mundialmente.

O carro e a poluição. O que podemos fazer?

No Brasil, apesar do baixo poder aquisitivo da população, algumas medidas práticas e não muito caras podem ser tomadas por nossos motoristas. Listamos abaixo algumas sugestões que no conjunto podem ajudar no combate a poluição.

  • Escolha um bom posto de combustíveis sempre se informando com amigos e até com seu mecânico.
  • Use com sabedoria o Álcool combustível seguindo as instruções do manual do seu carro. E sempre opte pelo combustível menos poluente.
  • Mantenha as manutenções básicas do seu automóvel em dia.
  • Cuide bem do seu carro mais antigo. (são muitos na frota brasileira)
  • Preserve o catalizador  que é o maior retentor de poluentes do seu carro.
  • Diriga bem o seu automóvel evitando acelerações excessivas e as famosas “esticadas” de marcha. Respeitando seu motor a central de injeção vai sempre regular adequadamente a mistura de combustível.
  • Imagem: vestibular.uol.com.br
                                       Imagem: vestibular.uol.com.br

    E a natureza agradece. Ela sempre retribui nossas ações, sejam de displicência, ou de bons cuidados.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *