Existe um procedimento muito longe da aceitação dos motoristas brasileiros: a relevância que temos com relação a poluição, suas causas, e prevenções obrigatórias. Vivemos em um mundo que se destaca pelo desejo do avanço de civilidade pessoal. Mas é muito comum um cidadão se ofender quando confrontado com sua falta de civilidade, principalmente quando suas atitudes são contraditórias e rotineiras. Nesse pos apresentamos o assunto: O carro e a poluição – 6 dicas para diminuir

O carro e a poluição - 6 dicas para diminuir

Continua após a publicidade..

Uma das omissões que fazemos é com relação a poluição que nosso carro emite. Quem polui são outros, jamais o nosso. Como a poluição é algo invisível de dentro do carro, só a percebemos quando se transforma em um conjunto de gases poluidores afetando até o ar que respiramos.

É nesse momento que culpamos um conjunto de situações, fábricas, inseticidas, e até mesmo os automóveis do mundo. Mas nos esquecemos do nosso carro e da obrigação que temos em fazê-lo o menos poluidor possível.

A frota brasileira de automóveis teve um crescimento recorde nos últimos anos. Se antes nossos automóveis já poluíam bastante é obvio que hoje a situação é bem pior, mesmo que eles sejam mais modernos e menos poluentes. Esse crescimento absurdo atingiu nossa sociedade em vários sentidos, principalmente no bolso e assim reduzindo as manutenções obrigatórias que todo automóvel pede. O mesmo acontece mundialmente.

O carro e a poluição. O que podemos fazer? 

Continua após a publicidade..

No Brasil, apesar do baixo poder aquisitivo da população, algumas medidas práticas e não muito caras podem ser tomadas por nossos motoristas. Listamos abaixo algumas sugestões que no conjunto podem ajudar no combate a poluição.

1 – Escolha um bom posto de combustíveis sempre se informando com amigos e até com seu mecânico.

2 – Use com sabedoria o Álcool combustível seguindo as instruções do manual do seu carro. E sempre opte pelo combustível menos poluente.

Continua após a publicidade..

3- Mantenha as manutenções básicas do seu automóvel em dia.

4- Cuide bem do seu carro mais antigo. (são muitos na frota brasileira)

5- Preserve o catalizador  que é o maior retentor de poluentes do seu carro.

6 – Dirija bem o seu automóvel evitando acelerações excessivas e as famosas “esticadas” de marcha. Respeitando seu motor, a central de injeção vai sempre regular adequadamente a mistura de combustível. Pratique sempre a direção defensiva. Isso sempre emite menos poluentes. Comprar um veículo com novas tecnologias também é estar um passo a frente para poluir menos. O investimento pode surpreender. Também existe a direção ecológica. Sim, podemos aplicar táticas ecológicas ao dirigir que vão ajudar muito nessa questão. Nossa consciência ecológica agradece. E a natureza também agradece. Ela sempre retribui nossas ações, sejam de displicência, ou de bons cuidados.

  • O carro e a poluição - 6 dicas para diminuir

    Imagem: vestibular.uol.com.br