Zafira

A Zafira foi lançada no Brasil em 2001 pela Gm para fazer concorrência com modelos francesas como o Picasso. É um modelo que usa a plataforma do Astra, da mesma montadora. É considerada a primeira Van pequena brasileira com 7 lugares e teve quatro modelos. Sua fabricação foi encerrada em 2012. A Spin tomou seu lugar no mercado.

Por ser do ano 2001, temos uma parte elétrica já com bastantes acessórios instalados de fábrica. Caso não tenha o acessório em si, seus fios, tomadas e fusíveis já podem estar instalados, apenas esperando o acessório. O mesmo acontece com seus relés. Quanto mais acessórios, mas relés são necessários. Sua função é auxiliar o bom funcionamento absorvendo a caloria do circuito. Outra função é inverter a corrente de acionamento, como no caso da buzina.

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Zafira

Relé queimado da Zafira

Assim como no caso dos fusíveis, quando um relé queima o acessório que ele atua deve ser testado. Pode haver um curto nele. Por exemplo: o motor do ventilador da radiador pode estar pesado, antigo, e assim força o relé. Nesse caso, quase sempre o relé novo apresenta defeito em um curto espaço de tempo. O mesmo vale para o relé da buzina (se houver) dos faróis, e até da seta. Não insista na troca do relé se ele queimar de novo.

Como dito acima, o surgimento de novos acessórios aumentou o número de relés. Também foi criada uma caixa para que os relés fiquem juntos, mais acessíveis. Isso facilita a localização, inspeção e troca de um relé. Na Zafira são duas caixas, uma dentro da cabine (na caixa de fusíveis) e a outra no compartimento do motor. A proximidade dos acessórios e/ou comando deles, parece determinar o local onde ficam os relés. Veja abaixo a lista dos relés desse modelo da GM. Se ele não existe no seu carro, é porque o acessório não foi instalado.

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