Todos os carros, antigos e modernos, possuem um sistema que acende ou apaga a luz de teto. Uma das maneiras é pela porta do carro, abrindo ou fechando ela. Basicamente o interruptor de luz de teto funciona acionando a luz ao abrir ligeiramente a porta ou apagando essa mesma luz ao fechar a porta.
Obviamente é um item de conforto para o motorista e todos os outros que entram ou saem de um carro. Até o Fusca tinha esse acessório e sua lâmpada é usada até hoje. Quase sempre são de 5 watts de potência, mas pode ser um conjunto delas. Dependendo do modelo (tamanho) do carro podemos ter iluminação dianteira e traseira dentro da cabine.

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O interruptor de luz do teto fica na coluna da porta – ou na da frente ou na coluna do meio. Em ambos os casos ele é acionado pela abertura da porta. Normalmente ele interrompe ou liga o negativo da luz do teto. O mesmo acontece nas portas traseiras ou no porta-malas, onde um interruptor fica instalado dentro dele. Outros locais que se usa um interruptor de luz semelhante ao da luz de teto e no porta-luvas e no capô do motor.

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Mas essa luz de teto pode ser acionada sem precisão de abrir a porta. Todas elas têm um interruptor interno, que pode ficar no próprio suporte da lâmpada ou no painel do carro através de um botão separado. Esse mesmo interruptor de porta é usado para acionar o alarme no caso de arrombamento do carro, seja nas portas ou no capô do motor. A porta traseira também é protegida pelo interruptor.
Principais defeitos em todo o circuito

  • Lâmpada queimada. Nesse caso tem que retirar para testar. Muitas vezes um exame visual confirma o defeito. O filamento fica obviamente partido ou o vidro dela escurece.
  • Interruptor com defeito. O principal sintoma é abrir a porta e a luz não acender. Ao mexer no interruptor ela pisca ou acende. Como ele é fácil de retirar do seu local, uma limpeza nele com lixa resolve o problema. Isso por acontecer em qualquer porta do carro.
  • Fusível simplesmente queimado. Esse fusível queima quase sempre por causa do acendedor de cigarros (tomada 12V) quando usamos carregador de celular ou GPS. A corrente dos dois quase sempre é a mesma. Se o fusível novo também queimar, então temos um curto e ele deve ser consertado.