O Classe A e sua lâmpada de farol

De novo vamos falar do Mercedes Classe A. Embora seja um modelo pouco encontrado, ele é bem pesquisado na internet sobre assuntos técnicos tais como: “onde fica a caixa de fusível do Classe A” ou  “qual é o fusível tal do Classe A”. Desta feita explicaremos como trocar a lâmpada do farol deste modelo da Mercedes. Como este carro tem o compartimento de motor muito pequeno, falta espaço para trabalhar em muitas peças. A lâmpada de farol é uma delas. Numa primeira tentativa, parece que o farol deve ser retirado para realizar o serviço. Seria uma opção. Mas pode ocorrer um acidente, pois determinada parte  de fixação do farol se quebra com facilidade.

headlamp-2940_640

Continua após a publicidade..

Basta um movimento errado, ou mais forte, e o farol fica comprometido, completamente bambo. O acesso pelo compartimento do motor é possível, mas muito custoso, principalmente quando a própria fábrica possibilita um outro método mais prático para a retirada destas lâmpadas. No caso do Classe A, foi instalada uma “janela” por onde podemos realizar o serviço com muito mais facilidade e rapidez.

Como trocar a lâmpada?

Primeiro vire a roda do carro para o lado contrário, ou para fora do seu lugar. Em seguida procure na capa de proteção – ou o “para- barro” que fica acima da roda – pela tal janela que mencionamos acima. A princípio você vai ver duas presilhas estilo borboleta. Basta girá-las que elas saem. Em seguida uma pequena parte do para-barro vai sair, revelando a traseira do farol e o compartimento da lâmpada. Lembre-se de trabalhar com o local iluminado, como a foto abaixo demonstra.

Continua após a publicidade..
classe A

Repare a roda virada para fora e a janela já aberta para realizar o serviço.

A partir deste ponto o serviço fica bem óbvio. Solte a capa preta e oval que protege a lâmpada. Em seguida a tomada da lâmpada H7 aparece com dois fios ( como na foto abaixo).  Retire esta tomada e não se surpreenda se a lâmpada vier junto, pois este farol não tem presilha de fixação de lâmpadas como outros. Ela é fixada no farol por pressão. Mas em alguns casos ela pode ficar presa e será preciso o uso de um alicate para puxá-la. Preste atenção na posição que a lampada está. Sempre instale a peça nova do mesmo jeito que estava a queimada. Caso contrário, o farol ficará bem desregulado.

Continua após a publicidade..
?

Note a tomada da lâmpada H7 em seu lugar.

Para remontar, basta fazer o serviço seguindo os passos ao contrário. Mas trabalhe sempre em segurança, em local plano, e com o farol desligado. Não force muito o local onde a lâmpada fica, pois é frágil e pode quebrar o bojo interno do farol. Com um pouco de paciência e observação, este é um serviço realizável e que vai economizar o seu dinheiro com relação a mão de obra. Também lembre-se de usar lâmpada de marca. Outras queimam facilmente. No caso de trocar a lâmpada do farolete (luz de posição) ou a lâmpada do alto, o serviço pode ser feito pelo compartimento do motor.