Como regular o marcador de combustível

Como regular o marcador de combustível

Este post é sobre como regular a boia, ou sensor de nível de combustível. Mas vários outros defeitos podem ocorrer em um marcador de combustível. (veja aqui)

Sim, em alguns modelos não basta apenas trocar essa peça quando está defeituosa. Em alguns carros se faz necessário regular, ou “sincronizar” o sensor de  nível com o marcador do painel. Seria como se o marcador tivesse uma memória que precisa ser refeita, pois um sensor novo vai enviar informações novas, mais precisas.  Mesmo que seja uma troca apenas por prevenção, este procedimento também tem que ser feito. Os carros franceses (C3 e C4, por exemplo)  são os que mais exigem esta aplicação de reconhecimento.

Duas dicas para fazer esta “regulagem”

Procedimento mais comum

  •   Com a bomba montada fora do tanque, e com chave desligada,você tira o fusível shunt da BSI que fica embaixo do painel.
  • Depois de cerca de 5 minutos coloque ele de volta e espere 1 minuto para religar a chave de ignição.
  •  Em seguida coloque o sensor na posição de tanque cheio e ligue a ignição, volte a desligar aguarde uns 30 segundos .
  •  Coloque na posição de meio tanque e ligue a ignição. Espere um pouco e desligue, aguardando 30 segundos.
  •  Em seguida coloque na posição vazio e liga e aguarde.
    Depois é só montar no tanque que estará inicializada.
    Tudo isso com o sensor fora do carro e com chicote da bomba elétrica desconectado para evitar o funcionamento dela sem combustível, ou mesmo acontecer vazamentos inesperados.

Outro possível procedimento

marcadores-de-combustíveis

1- Retire o conjunto da bomba e deixe a boia no nível mínimo (como se marcasse tanque vazio) e ligue a chave para acender o painel e aguarde um pouco. Observe se o marcador está indicando tanque vazio. Então, desligue a chave.
2- Repita o procedimento acima com a boia no meio da escala, ou marcando meio tanque (o marcador também deve marcar meio tanque).
3- Faça o mesmo desta feita com a boia na posição de tanque cheio. O marcador também deve marcar tanque cheio e desligue a chave.
Depois disso reinstale o conjunto e veja se volta a marcar.

Lembre-se de trabalhar sempre em segurança. O tanque deve estar com nível baixo, de preferência na reserva. Não se esqueça desligar os fios da bomba ou ela vai funcionar e jogar combustível para fora. Em caso de dúvida, não faça este serviço. Leve até um profissional.

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This article has 22 Comments

  1. o fio que alimenta o marcador de combustivel do seu seu carro e negativo se por acaso ele estiver encostado na lata do carro vai marcar tanque cheio. Tambem se o sensor de nivel que esta na boia dentro do taque estiver travado vai marcar tanque cheio.

  2. Olá, boa noite!
    Estou com um problema no meu sensor, tenho um Civic 2003 LX Aut.
    Reparei que é uma doença crônica desse modelo, já troquei o sensor do combustivel e nada adiantou, o que poderia ser, tem algum sensor no mercado que seria bom em trocar?

  3. Boa noite. Tenhoum focus 2011 e quando encho o tanque o ponteiro fica um pouco acima de 3/4 e nao chega ate em cima. O mesmo desce muito rapido. Fiz a troca da boia mas o problema persiste. O que pode estar acontecendo.?
    Obrigado

      1. Bom dia gostaria de saber pra que serve as marquinha do sensor de gasolina na embalagem. Troquei o meu sensor e estar marcando como estivesse cheio de gasolina?

  4. Olá tenho um polo 2003 e o marcador de gasolina só marca cheio já troquei o sensor e nada continua do mesmo jeito!!!ja comprei até um painel pra instalar mais aqui na cidade os eletricista querem cobra três vezes o valor do painel!!o que fazer ???faco o teste fora do tanque e ele enche e esvazia mais quando coloco dentro do tanque aí já era para de esvaziar fik sempre um quarto a baixo de tanque cheio.o que fazer!!!

    1. Olá Alisson. Obrigado por participar no nosso site. Veja bem: se o ponteiro funciona com a boia fora do tanque, subindo e descendo acompanhando o movimento dela com as mãos, então não é problema no painel. Creio que seja ou na tomada dela, que muda de posição quando a boia é instalada (mau contato) ou algo dentro do tanque está mantendo a boia fixa como se o tanque estivesse cheio. Pode ser um fio, ou uma mangueira e até o tanque amassado. Vale a pena averiguar isso.

  5. Bom dia
    Tenho um celta 2010 após retirar o painel para troca das lâmpadas, a partir disso o marcador de combustível não marca mais corretamente, será necessário retirar a bomba do tanque e recalibrar o painel na posição vazio?
    Obrigado

  6. Boa noite Fernando,

    Tenho um celta 2007, fiz a troca da boia do que, pois a mesma não estava funcionando.

    Hoje fiquei na rua sem combustível, pois o marcado estava marcando incorretamente. Nao estava nem na reserva ainda.

    Recordo que ontem o ponteiro marcava mais próximo da reserva do que hoje. Estava em terreno plano. As vezes isso influencia, dependendo do acostamento, subidas ou decidas.

    Preciso fazer a regulagem que voce descreve no post ?

    Estranho o mecânico desconhecer esse procedimento.

    Obrigado.

    1. Olá Fabio. Sempre fazem,os esta regulagem até por prevenção, nem todos os carros precisam dela. Mas os sintomas são bem claros, com o ponteiro completamente desregulado. O marcador do Celta tem esta particularidade de ser lento (principalmente se for digital). Seria interessante tirar a boia e fazer testes com a mão e observar se a resposta é imediata.

  7. Fernando;
    Tenho um Passat Alemão 95, troquei todo o conjunto da bomba e o marcador parou de funcionar. Funcionava perfeitamente anteriormente.
    Devo seguir os passos deste post ou voltar somente com o marcador antigo (original)?

  8. Bom dia meu caro! Tenho um pálio 98 (G1) e percebi que quando fisicamente está na reserva o painel ainda marca 1/4. Já fiquei sem combustível por isso. Esse procedimento ira funcionar para meu carro também?

    Desde já obrigado!

    Claudinei Monteiro

    1. Olá Claudinei. Esse procedimento é mais aplicado quando se troca a boia, ou quando ela vai ser acionada pela primeira vez. Pode ser que aconteça, em outro caso, se alguém desligar a bateria ou a tomada da boia por muito tempo. Mas isso é raro. Tem que fazer um teste no sensor do seu carro que segue quase os mesmo procedimentos da regulagem. Ou seja: com o sensor na mão o técnico mexe no sensor e acompanha o que acontece no painel. Mas tem ser feito com segurança e experiência devido a proximidade de combustível. Normalmente se faz com o tanque na reserva.

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