Este post é sobre como regular a boia, ou sensor de nível de combustível. Mas vários outros defeitos podem ocorrer em um marcador de combustível. (veja aqui)

Sim, em alguns modelos não basta apenas trocar essa peça quando está defeituosa. Em alguns carros se faz necessário regular, ou “sincronizar” o sensor de  nível com o marcador do painel. Seria como se o marcador tivesse uma memória que precisa ser refeita, pois um sensor novo vai enviar informações novas, mais precisas.  Mesmo que seja uma troca apenas por prevenção, este procedimento também tem que ser feito. Os carros franceses (C3 e C4, por exemplo)  são os que mais exigem esta aplicação de reconhecimento.

Como regular o marcador de combustível: duas dicas

  •   Com a bomba montada fora do tanque, e com chave desligada,você tira o fusível shunt da BSI que fica embaixo do painel.
  • Depois de cerca de 5 minutos coloque ele de volta e espere 1 minuto para religar a chave de ignição.
  •  Em seguida coloque o sensor na posição de tanque cheio e ligue a ignição, volte a desligar aguarde uns 30 segundos .
  •  Coloque na posição de meio tanque e ligue a ignição. Espere um pouco e desligue, aguardando 30 segundos.
  •  Em seguida coloque na posição vazio e liga e aguarde.
    Depois é só montar no tanque que estará inicializada.
    Tudo isso com o sensor fora do carro e com chicote da bomba elétrica desconectado para evitar o funcionamento dela sem combustível, ou mesmo acontecer vazamentos inesperados.

Outro possível procedimento

marcadores-de-combustíveis

1- Retire o conjunto da bomba e deixe a boia no nível mínimo (como se marcasse tanque vazio) e ligue a chave para acender o painel e aguarde um pouco. Observe se o marcador está indicando tanque vazio. Então, desligue a chave.
2- Repita o procedimento acima com a boia no meio da escala, ou marcando meio tanque (o marcador também deve marcar meio tanque).
3- Faça o mesmo desta feita com a boia na posição de tanque cheio. O marcador também deve marcar tanque cheio e desligue a chave.
Depois disso reinstale o conjunto e veja se volta a marcar.

Lembre-se de trabalhar sempre em segurança. O tanque deve estar com nível baixo, de preferência na reserva. Não se esqueça desligar os fios da bomba ou ela vai funcionar e jogar combustível para fora. Em caso de dúvida, não faça este serviço. Leve até um profissional.

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