Relé de farol duplo. O que é isso?

É muito comum um motorista reclamar da ruindade do farol do seu carro e um eletricista recomendar a instalação de um relé de farol duplo. O que é isso?

Foto: planetabuggy.forumeiros.com
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O conselho é correto, mas a ideia é antiga. Tão antiga que não recomendamos mais a sua instalação em carros modernos. Por que?

Foto: www.opaleirosdoparana.com
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De fato os carros mais antigos pecavam pelo farol fraco, quase uma lamparina se comparados com os faróis de hoje.

Foto: www.tolcarros.com
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O que evoluiu foi exatamente o que vemos na foto acima: hoje temos mais do que um farol, temos o que é chamado de conjunto ótico do veículo. Recentemente uma BWM foi lançada com um farol que custa mais caro do que um carro zero Quilômetros da Fiat, por exemplo, mas que tem um alcance 10 vezes maior.

Mas o relé de farol foi introduzido para melhorar os faróis antigos, embora ele sozinho não resolva nada. Também é preciso uma lâmpada robusta no farol, as famosas 100 por 90, que simplesmente tinham o dobro da potência das lâmpadas da época e superando até algumas de hoje.

O dobro da potência significa o dobro de consumo, e também o dobro de calor produzido no vidro da lâmpada. Aliás, é por isso que as caixas de lâmpadas recomendam não pegar no vidro com os dedos da mão. Queimaduras podem ocorrer e não danos a lâmpada. Isso é um mito antigo.

O estrago, porém , é real. e pode derreter tomadas e até o espelho e componentes plásticos do farol. E esta é exatamente a função do relé de farol duplo: limitar a caloria aos locais perto da lâmpada. Mas o leitor pode estar perguntando: Então qual é finalidade deste relé tendo visto que a lâmpada continua derretendo tomadas e o farol? Simples. O derretimento é real, mas demora um pouco. Além disso é o preço de quem quer dobrar a potência do seu farol. No mais, o relé absorve a caloria e evita que ela passe do ponto em que foi instalado preservando a fiação, a chave de farol e até os fusíveis internos do carro. Lembrando que o relé tem o seu próprio fusível , como o da foto abaixo

relé de farol duplo com fusíveis

Em carros mais antigos é algo fácil de ser instalado desde que o instalador tenha alguma experiência ou estude antes como deve ser feito o serviço . Na dúvida procure uma loja especializada.

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This article has 8 Comments

  1. Muito boa a sua explicação sou eletricista de auto tenho uma oficina elétrica de auto já troquei muitos comando de farol e até mesmo o farol de plastico que derreteu

  2. Meus caros,

    Bom dia. Instalei o par Lâmpada hoje pela manhã, no início estava funcionando porém depois de uns 15 min, não acendia o lado direito do farol baixo.

    OBS: As laterais pegam nos dois e no alto somente pega o farol esquerdo

    O que fazer? Lembrando que no meu carro tem relê…

    1. Olá Adilson. Primeiro tem que retirar as lâmpadas novas e testar> mesmo novas podem ter queimado. Uma maneira mais fácil de fazer é trocar as lâmpadas de lugar. Se o defeito mudar de lado então é defeito é lâmpada. Mas se nada mudar, então tem que verificar a tomada e os fusíveis. Se o relé é duplo tem que olhar o fusível dele também.

  3. Bom dia. Verifiquei no carro agora pouco o seguinte:

    Ao ligar os faróis, constatei que tanto o farol no baixo e no alto ele fica como se fosse farol lateral. Ou seja quando eu sigo a sequência do farol lateral depois farol baixo e depois farol alto não se alteram nos dois lados.

  4. boa tarde !!
    o meu rele duplo q fica do lado de fora que conta com 2 fusiveis um para o alto e outro para o baixo .. so esta acionando o alto .. o baixo eu acionei ele manualmente com a mao ai ele acendeu o baixo o problema pode ser o rele /? chave de farol ?

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