É muito comum um motorista reclamar da ruindade do farol do seu carro e um eletricista recomendar a instalação de um relé de farol duplo. O que é isso?

Foto: planetabuggy.forumeiros.com

Foto: planetabuggy.forumeiros.com

O conselho é correto, mas a ideia é antiga. Tão antiga que não recomendamos mais a sua instalação em carros modernos. Por que?

Foto: www.opaleirosdoparana.com

Foto: www.opaleirosdoparana.com

De fato os carros mais antigos pecavam pelo farol fraco, quase uma lamparina se comparados com os faróis de hoje.

Foto: www.tolcarros.com

Foto: www.tolcarros.com

O que evoluiu foi exatamente o que vemos na foto acima: hoje temos mais do que um farol, temos o que é chamado de conjunto ótico do veículo. Recentemente uma BWM foi lançada com um farol que custa mais caro do que um carro zero Quilômetros da Fiat, por exemplo, mas que tem um alcance 10 vezes maior.

Mas o relé de farol foi introduzido para melhorar os faróis antigos, embora ele sozinho não resolva nada. Também é preciso uma lâmpada robusta no farol, as famosas 100 por 90, que simplesmente tinham o dobro da potência das lâmpadas da época e superando até algumas de hoje.

O dobro da potência significa o dobro de consumo, e também o dobro de calor produzido no vidro da lâmpada. Aliás, é por isso que as caixas de lâmpadas recomendam não pegar no vidro com os dedos da mão. Queimaduras podem ocorrer e não danos a lâmpada. Isso é um mito antigo.

O estrago, porém , é real. e pode derreter tomadas e até o espelho e componentes plásticos do farol. E esta é exatamente a função do relé de farol duplo: limitar a caloria aos locais perto da lâmpada. Mas o leitor pode estar perguntando: Então qual é finalidade deste relé tendo visto que a lâmpada continua derretendo tomadas e o farol? Simples. O derretimento é real, mas demora um pouco. Além disso é o preço de quem quer dobrar a potência do seu farol. No mais, o relé absorve a caloria e evita que ela passe do ponto em que foi instalado preservando a fiação, a chave de farol e até os fusíveis internos do carro. Lembrando que o relé tem o seu próprio fusível , como o da foto abaixo

relé de farol duplo com fusíveis

Em carros mais antigos é algo fácil de ser instalado desde que o instalador tenha alguma experiência ou estude antes como deve ser feito o serviço . Na dúvida procure uma loja especializada.

Please follow and like us: