Comprar carro pela internet pode ser uma ótima opção para economizar tempo. Afinal, com a ajuda da tecnologia, você não precisa visitar várias concessionárias pessoalmente. Porém, é necessário cuidado — especialmente se a compra for por veículos usados.
Na hora de comprar um veículo pela internet, a internet pode ser uma ótima aliada. Com ela, o consumidor pode pesquisar vários modelos de veículos e comparar preços, direto na tela do
computador ou celular. Tudo de forma bastante simples, especialmente considerando que os usuários não precisam visitar as concessionárias pessoalmente.
Ao mesmo tempo que facilita, porém, a internet pode facilitar a aplicação de golpes. Isso porque, o consumidor não tem acesso tão direto ao carro. Além disso, as negociações costumam ser realizadas apenas por mensagens ou telefone, e nada garante que a pessoa do outro lado está agindo de boa fé.

Boas dicas!

Para te ajudar a prevenir problemas, listamos a seguir os principais erros ao comprar um carro pela internet. Antes de tudo, porém, coloque na ponta do lápis o que você pode gastar para do carro. E considere mais do que o que será pago ao vendedor! É preciso considerar, por exemplo, os custos de transferência de propriedade do veículo, feita no Detran
(Departamento Estadual de Trânsito).
Em algumas negociações, o auto também está com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) atrasado, e é preciso quitá-lo. Se houverem pendências tributárias, você pode negociar descontos no valor de compra com o vendedor. Afinal, haverão gastos imediatos com o carro.

Erros mais comuns na hora de comprar um carro pela internet

  • Não conferir a documentação do veículo. Há situações em que um carro vendido pela internet pode ser clonado, ou então estar com seus tributos irregulares. Em ambos os casos, as dores de cabeça são grandes para o comprador, já que ele pode não saber das irregularidades. Por isso, é importante que você sempre confira os dados do automóvel. Uma consulta rápida no site do Detran do seu estado permite verificar a situação do veículo. Confira, ainda, o chassi do carro e se ele não passou por alterações. O melhor é solicitar ao vendedor a realização de inspeção por uma empresa especializada, para comprovação das condições do veículo. Vocês podem dividir os custos, se for o caso.
  • Acreditar em ofertas “boas demais”. Desconfie de oferta do carro na internet com um preço bem abaixo do que os demais. Em situações assim, as chances do automóvel estar danificado ou irregular são grandes. Pode até ser um carro reformado depois de acidente. Afinal, por que o proprietário arriscaria perder dinheiro ao vender seu bem? As ofertas são mais confiáveis quando respeitam as informações da Tabela Fipe.

Não se entusiasme com preços muito baixos

  • Pagar de modo antecipado. Pagar antecipado por um bem é sempre algo problemático, especialmente quando o bem em questão é um carro comprado pela internet. Mesmo que o dono atual diga que os valores serão para a regularização do veículo, pagando seus impostos, se resguarde. Se os valores forem mesmo necessários, combine que você mesmo fará o pagamento, junto ao Detran, no momento da transferência de propriedade.
  • Não fazer o teste drive. É essencial conhecer o carro que você está comprando. Dirija-o, verifique suas condições mecânicas, verifique qualquer defeito presente. Assim, você terá certeza de que o veículo realmente existe, e também de que está em boas condições.

Antes de comprar um carro, seja pela internet ou não, lembre-se de calcular o valor do seguro auto e pesquisar antes de optar pelo melhor custo-benefício. Esse tipo de serviço é fundamental para proteger você e o seu carro contra sinistros, como colisões e roubos. Caso algo do tipo aconteça, o segurado é ressarcido de seu prejuízo. Tendo em vista o valor do seguro e também as dicas dadas acima, fica muito mais fácil você fazer a melhor compra. Além disso, lembre-se de ver se vale a pena fazer um empréstimo para comprar o carro, ou se é melhor financiar. 

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.