Meu carro ferveu. O que fazer?

Todo cuidado é pouco! Um carro quando ferve assusta o motorista sem conhecimento do funcionamento do motor. Alguns chegam a pensar que um incêndio está acontecendo. Isso é compreensível, pois o “ferver” é realmente isto: ferver a água que circula pelo motor, o que vai produzir muito vapor (que se parece com fumaça).

carro ferveu: o que fazer

A ajuda nesses casos é simples: manutenção preventiva e atenção aos instrumentos do painel quando dirigimos. Ou seja, deve-se evitar que aconteça e não esperar acontecer, pois nesse caso o carro deverá ser rebocado para uma oficina. Se acontecer com você, pare o carro imediatamente, com segurança.

A maioria dos carros tem dois sistemas de alerta para avisar que o motor está quase fervendo. Um deles é o ponteiro de temperatura, com seus números e marcas verdes ou vermelhas. Se aproximar da marca vermelha significa que você deve parar o carro antes que ele ferva. O outro sistema é uma simples luz vermelha com um símbolo parecendo um termômetro. Essa acende quase sempre antes da água do radiador ferver.

A manutenção preventiva é sempre verificar o nível de água do motor, completar se estiver baixo e descobrir por que está diminuindo. Também se acostume a perceber o barulho da ventoinha do radiador quando ela é acionada. Outros motivos para um motor ferver são extremo calor e engarrafamentos longos de trânsito. Nesses casos, desligue o motor pelo tempo necessário.

E lembre-se: jamais abra o reservatório de água do radiador com o motor quente. Isso pode provocar sérias queimaduras!

Aditivo de radiador – Como funciona?

O líquido de arrefecimento é constituído por água e aditivos. Esses aditivos servem para equilibrar o pH da água, evitando que ela fique alcalina ou ácida. O etilenoglicol é o principal componente do aditivo. Esse elemento altera os pontos de ebulição e congelamento da água, fazendo com que a mesma ferva acima de 100oC e congele somente abaixo de 0oC. Outra função do aditivo é a de manter lubrificado todo o sistema e evitar o acúmulo de sujeira no sistema. Mas este produto não impede que a água ferva ou congele.

Atenção:

Antes de fazer qualquer reparo em seu veículo, sempre observe o ambiente a sua volta, se é iluminado, se existe um bom fluxo de carros e pessoas. Se o local for ermo, saia do veículo e se afaste da área rapidamente, procurando ajuda especializada ou de pessoas conhecidas. Nossas dicas são indicadas principalmente para veículos com problemas em garagens ou estacionamentos seguros.

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This article has 106 Comments

  1. Olá Boa Noite! Meu carro passou por um alagamento, passou por reformas e agora a água do motor está fervendo e a ventoinha não funciona. Isso é decorrente de que?

    1. Olá Patrícia. Os defeitos de ventoinha são :um fusível queimado (o mais simples) relé queimado,sensor de ventoinha com defeito e por fim a própria. Somente um exame pessoal por um eletricista vai descobrir a causa. De qualquer maneira vc não deve andar com o carro.É algo barato de resolver mas que pode até fundir o motor se não for consertado.

      1. Olá eu tive um problema no meu carro ele estourou o radiador ferveu e não quer pegar mas o motor gira oque pode ser carro corsa 98

        1. Olá Robson. Veja bem: tem que fazer algumas medidas elétricas para saber se está tudo ok, se a bobina está faiscando, se a bomba está funcionando e com pressão. Pelo ano do seu carro não são muitos os atuadores da injeção para serem medidos. Depois disso feito é que se pode pensar em alguma avaria no motor. Algumas vezes, quando o carro ferve, pode queimar a junta de cabeçote. E por isso ele não pega ou tem muita dificuldade para pegar. Mas, como disse antes, existem muitas possibilidades elétricas que não deixam o carro pegar. Um bom mecânico descobre fácil.

  2. Boa tarde,
    Fui de uma cidade para outra hoje e quando cheguei em casa desliguei o carro e escutei um barulho de água fervendo, abri o capu E quando olhei a água estava fervendo dentro do reservatório, o que pode ser?

    1. Olá Jaqueline. Seu carro parece que ferveu. O que vc tem que fazer é reparar o ponteiro de temperatura, se tiver. Mas não pode acontecer de novo sob o risco de danos sérios ao motor. Eu sugiro que vc leve o carro até o mecânico o mais rápido possível. Ou leva ele de reboque, ou chama um mecânico de confiança até sua casa, ou onde o carro estiver, para que ele possa levar o carro em segurança até a oficina e corrigir o problema. Não arrisque. Obrigado por participar.

  3. Olá, o meu carro, modelo Onix ano 2013, está com um problema, a ventoinha só aciona se o ar condicionado estiver ligado, quando desligo o ar condicionado a água ferve no reservatório e chega a derramar e evaporar… levei o carro em um mecânico eletricista e ele realizou vários testes, verificou os fusíveis, relés, sensor da ventoinha, e estavam ok, segundo o mecânico, também verificou a temperatura do motor e das mangueiras, drenou a água do radiador e fez vários testes, no entanto, o problema persiste. O diagnostico foi o seguinte: primeiro ele achou que poderia ser a bomba dágua ou a válvula termostática, no entanto, quando acionamos o acelerador é possível notar a circulação da água na nas mangueiras. Após isso o mecânico disse que provavelmente o problema está na junta do cabeçote que estaria queimada, mesmo não apresentando sinais de água/espuma no óleo do motor. O mecânico então informou que devo trocar a junta do cabeço o mais rápido possível. Atualmente tenho verificado que a água do radiador está superaquecendo e chegando a ferver quando estou dirigindo após uns vinte minutos, mesmo com o ar condicionado ligado e a ventoinha funcionando.

    1. Olá Jaime. Observe se o carro esquenta em subidas e na reta melhora.Se acontecer isso, a válvula está abrindo pouco e os carros da GM, quase sempre, exigem a troca do corpo inteiro da válvula e não apenas a válvula. A peça também deve ser original. Existe sim a possibilidade de ter queimado a junta de cabeçote se o motor ferveu antes. Mesmo assim deve-se descobrir porque ferveu, senão vai repetir o defeito e queimar a junta nova. Pode acontecer da junta de cabeçote queimar e a água do reservatório do radiador continuar cheio, o que explicaria o mecânico não encontrar água misturada com óleo. Repare se o radiador fica mais quente ou tão quente quanto o motor. Se ele estiver nitidamente mais frio então a água não está circulando adequadamente, ficando mais presa no bloco do motor. Neste caso voltamos a situação de válvula impedindo parte da água passar. Se`a bomba foi trocada, então está descartado problema na nova, seria muito raro. Faça estes testes com o carro parado e em lugar seguro. Mas não abuse da situação. Um carro quando ferve pode exigir retífica de cabeçote e aí fica bem caro.

  4. MEU CARRO HOJE ACENDEU A LUZ DE TEMPERATURA, ANDEI SOMENTE 11 KM EM FAIXA, DAI DESLIGUEI NA HORA E AGUARDEI UM POUCO. ELE NÃO BAIXA NADA DE AGUA E A VENTOINHA ESTAVA LIGADA NA HORA QUE ACUSOU. OQUE PODE TER OCORRIDO?

    1. Olá Vinícius. Se o motor não ferveu, ou seja a luz acendeu e o motor continua parecendo normal, então muito provavelmente o sensor de temperatura está com defeito ou o seu fio está solto raspando em partes metálicas.O correto é um eletricista examinar. Mas não rode com o carro se ele ferve. Abraços.

  5. Boa noite meu carro ferveu só que quem estava dirigindo era outra pessoa chamei
    um mecânico e ele disse que tem que fazer o motor porque
    ele vou óleo com água disse que pode ter queimado a junta ou uma trincá no cabeçote não tenho a mínima ideia do que fazer o motor não fundiu

    1. Olá israel. Se queimou a junta há de ter que fazer uma retifica no cabeçote. Mas isso tem ser confirmado por mecanIco de confiança. Um teste de trinca sera feito porque quando ele ferve pode trincar esta peça. Como é um serviço sério e não barato, sugiro que peça uma segunda opinião.

  6. Bom dia, meu carro ferveu com liquido de arrefecimento normal, fiquei preocupado e parei, notei q estava vazando pela tampa, abri, deixei derramar tampei novamente, mas notei um vazamento de ar, e troquei a tampa, e completei com agua, devo fazer um limpeza no radiador?? Qnt ao óleo do motor preciso trocar?

    1. Olá Paulo. Quanto ao óleo ele tem a quilometragem própria para a troca. Normalmente o trocador coloca uma etiqueta no para-brisa. Basta cumprir o que está escrito lá. O carro ferver não interfere no nível do óleo. Pode ser que tenha dado o que chamamos de “entrada de ar” no radiador. Mas de qualquer forma, quando um carro ferve, ele deve sempre ser examinado por um mecânico de confiança.

  7. boa noite fiz o motor do meu caminhão mercedez 1620 na primeira viagem soltou o alternador e quando via a temperatura tava em 110 graus parei na hora cahmei um eletricista pra ajeitar o alternador e nessse meio tempo o motor esfriou andei cerca de 1200 km e não baixou agua enfim ficou normal mas to preocupado porque o motor e novo e to com receio o motor ta na garantia obg pela atenção.

    1. Olá aroldo. Se a temperatura estiver normal e o nível de água também, então está tudo ok. Apenas acompanhe a temperatura como deve ser feito normalmente e sempre verifique o estado e aperto da correia do alternador. Abraços.

  8. Boa tarde
    Tenho um pálio wekeend 1.6 16v ano 98, ultimamente tem fervido com frequência, já troquei reservatório de água, tampa do reservatório, todas as mangueiras, bomba dágua, cebolão, ventoinha e o radiador, é tudo novo, porém como esteve fervendo frequentemente queimou a junta do cabeçote, porém o cabeçote já foi retificado e hoje o mecânico acabou de trocar a junta e colocou o carro pra testar, o carro ta armando a ventoinha normal na reta, porém na subida a temperatura sobe, meu carro não tem válvula termostática, depois de retificado o motor ficou filé, muito bom, porém na subida ele ferve, oque pode ser? Como eu disse é tudo novo, ventoinha, cebolão, as mangueiras, reservatório de água, tampa do reservatório, bomba dágua, radiador e o motor foi retificado e montado hoje, eu até fiz o teste e coloquei aquele cebolão universal q arma com menas temperatura, mesmo assim na subida a temperatura aumenta e ferve, oque posso fazer?

    1. To na mesma. Ontem mesmo fiquei na estrada. Fiz td novo nela faz pouco tempo. Junta, cabeçote, limpeza de bicos…. td e ontem fiquei na estrada com ela. Ela esquentou de uma hora pra outra, ai parei, tinha água no reservatório e a ventoinha estava funcionando. De inicio pensei que podia ter queimado novamente a junta, porém ela simplesmente não ligou mais, nem sinal, tipo uma pane elétrica. Oque pode ser? Deixei em um mecânico que n conheço, quero informações pra poder argumentar com ele, n quero que ele se provaleça comigo. Alguém pode me ajudar ???

    2. Bom dia. Tenho uma Palio Weekend Adventure 1.6 16 válvulas 2001. Ontem mesmo fiquei na estrada. Fiz td novo nela faz pouco tempo. Junta, cabeçote, limpeza de bicos…. td e ontem fiquei na estrada com ela. Ela esquentou de uma hora pra outra, ai parei, tinha água no reservatório e a ventoinha estava funcionando. De inicio pensei que podia ter queimado novamente a junta, porém ela simplesmente não ligou mais, nem sinal, tipo uma pane elétrica. Oque pode ser? Deixei em um mecânico que n conheço, quero informações pra poder argumentar com ele, n quero que ele se provaleça comigo. Alguém pode me ajudar ???

  9. Tem a possibilidade de mesmo o radiador sendo novo ele veio com defeito, eu notei q antes de trocar o radiador a ventoinha armava bem antes do que este radiador q comprei novo, exemplo: em uma escala de 0 a 20 a ventoinha com o radiador antigo armava no número 5, porém com o radiador novo a ventoinha arma no 10 ou 11, ou seja, arma com o dobro da temperatura do radiador antigo

  10. Bd,meu carro soltou um pouco de fumaça branca pela descarga logo em seguida começou a ferver, parei e aguardei um tempo pra esfriar mas tarde notei que saia a fumaça e um pouca de água na descarga isso é grave

    1. Olá Sílvio. Pode ser algo sério, mas também pode ser apenas condensação na descarga devido ao álcool misturado na gasolina. Mas como o carro ferveu, sugiro que procure um mecânico de confiança para avaliar a situação.

  11. Existem aparelhos para testes na bomba dagua, ventoinha, valvulas e outros componentes do sistema de refrigeraçao do carro? (Se existirem esses testes quais os resultados dentro da normalidade?) Meu carro está vazando agua pelo cavalo dagua, mas queria saber se outro componente esta com defeito. Na minha cidade os mecanicos so trabalham com o olhometro.

    1. Olá Daniel. Além do olhometro podemos testar a ventoinha com lampada de teste medindo sua corrente e velocidade, fusíveis e relés. Um teste mais avançado é usando um equipamento que mede a pressão da água dentro do sistema de refrigeração descobrindo possíveis vazamentos.

  12. Eu fui de uma cidade para outra quando cheguei em casa e desligue o carro vi que estava fervendo muito o meu carro e o que pode ter sido ford ka97

  13. bom dia/tarde

    meu Peugeot 206 1.4 2008 esta baixando água direto…de dois em dois dias tenho que completar, troquei bomba de água, troquei as juntas do cabeçote (carro não ferveu), válvula termostática, enfim , fiz uma revisão geral (carro ficou normal)…mas ocorre que o carro ta baixando a água demais…troquei a tampa do reservatório (comprei original), o que percebo de manha é que quando balanço o carro faz um barulho que esta escapando ar pela tampa do reservatório…sera que o problema é o reservatório ou não….a água esta sem fluido…tem alguma coisa a ver (acredito que não)….obrigado

        1. Seria ar junto com água dentro do radiador. Quando o ar sai, baixa o nível de água e vc tem que completar. O mecânico pode fazer uma sangria deste ar abrindo determinadas válvulas até parar de sair ar e começar a sair água. É uma possibilidade que já vi acontecer.

  14. boa noite minha uno 94 acendeu a luz vermelha de arrefecimento e o carro quase ferveu chegou a sair um pouco de vapor pegou uns 6 litros de agua sera que a junta do cabeçote queimou agradeço resposta?

    1. OLá marcos. Primeiro temos que descobrir porque o motor ferveu. Verifique o fusível da ventoinha (normalmente tem um radiador com hélice desenhado nele). Em seguida vc deve desligar os fios do cebolão que fica no pé do radiador lado direito, vc de frente para o carro. Com cuidado ligue um fio no outro, e perceba se a ventoinha vai ligar com força total (cuidado com a hélice!) . Neste caso ela deve fazer muito vento. Falta de água no radiador também pode fazer o motor ferver, além de vazamentos e defeito na bomba de água e válvula termostática. Para saber se a junta queimou um mecânico vai ter que fazer alguns tetes. Mas o motor fica mais fraco, a água pode baixar rapidamente, e sair grande quantidade pela descarga. Verifique o nível do óleo e veja se ele está meio branco. Isso pode ser sinal de água misturando. Mas se ele ferveu apenas uma vez, e por pouco tempo, acredito que ficará bom. Tenho um uno 92 e sei que ele é bravo e resistente. Abraços.

  15. Olá boa tarde.. hoje nos rodamos por meia hora e quando paramos e desligamos o carro começou sair fumaça, deixei esfriar por duas horas e abri o capô, verifiquei que tinha um pouco ( bem pouco ) de água… coloquei mais agua nele… eu posso usar o carro hoje noite ?? E se eu colocar aqueles lubrificantes será que melhora ??

    1. Olá Patrícia. O correto é vc levar o carro até um mecânico para saber se tudo está normal, se foi apenas falta de água ou se existe um vazamento de água. Sair é arriscado. Sugiro que saia este final de semana com outro carro. Os danos podem ser altos.

  16. Olá . Quando vou sair com meu carro esquento bem o motor pra ventoinha ligar e saio mas msm assim o reservatório de água ferve cheio de água ou ta baixando muito a água do radiador oque significa?
    Acabei de trocar o motor .

  17. Olá, meu corsa wind 94 está sumindo a água do reservatório, eu reabasteci a água é quando forcei o motor pq ia ficar atolada ele começou a soltar respingos de água por cima da tampa do reservatório, parei esperei esfriar e reabasteci novamente o reservatório pois este estava quase seco, a princípio o carro não mudou nada mas coloco agua no reservatório e ela vai sumindo pode ter acontecido alguma coisa séria? Obg

  18. Boa Tarde
    Tenho um Idea Hlx 1.8 , a alguns dias atras meu carro subiu a temperatura e levei para meu mecanico ele disse que era a bomba dagua ai trocou a bomba e trocou tambem a valvula termostatica , no fim depois de tudo ja montade ele disse que estava vazando pelo cabeçote ai foi feito o cabeçote fez retifica e tudo certinho , depois de tudo montado testamos e ficou tudo bem por pouco dias rodei com o carro mas um dia sai e usei o ar condicionado e rodei em uma velocidade de uns 60 km por um bom tempinho utilizando o ar ai o carro voltou a esquentar e quando abri o capo me deparei com um situação horrivel tinha borras de agua misturada com oleo por todo canto e apenas quando puxei a vareta de oleo la o oleo do motor estava puro .. mas em todas partes de agua havia oleo , hoje ele esta refazendo o serviço e ja trocamos diversas peças inclusive teve que limpar o radiador pois estava cheio de oleo , trocamos tambem diversas mangueiras do ar quente pois estava cheias de borras.. e agora mesmo antes dele me entregar o carro estou muito preocupado com isso..

    1. Olá Rennan. Me parece que tudo tem haver com o serviço feito. A não ser que a ventoinha não esteja armando quando se liga o ar e por isso o carro pode ferver. Converse com o mecânico e insista em perguntar se o problema foi resolvido de vez. Não abra mão da sua garantia, mas sempre com conversa boa. Mecânicos são sempre muito sensíveis e entendem a situação. Abraços e sucesso.

  19. Meu carro levou um esquento quando liguei ele depois ele começou fumaça pelo reservatório de agua e jogando água para fora e misturou água no óleo a água some um poço o resto vai para o motor do carro e ficou acendendo luz do óleo e temperatura oque devo fazer agora . .?

    1. Olá Lucas. Você deve levar até um mecânico para que ele observe se o esquento afetou o cabeçote do carro. Pode ter queimado a junta do cabeçote e então água se mistura com o óleo.Por isso ela some. A luz de óleo acesa pode significar falta de lubrificação ou óleo misturado. Neste caso não recomendo ir rodando com o carro até uma oficina. ele deve ir de reboque. Abraços e sucesso por aí.

  20. Olá boa tarde. Meu carro e um Gol G3 1.6 Motor Ap,toda vez que eu subo uma serra pesada que tem aqui na Cidade ele ferve, so ferve la, nesta Serra. Em morros menores ele vai normal. Ja limpo Radiador, tiro a válvula, olho a bomba,troquei a tampa do reservatório e a Ventoinha Arma normal.
    Mesmo assim ele continua a ferve na Serra, O mecanico ja olhou varias possibildades e nao encontro o poblema inclusive ja chegou a queima junta por isto. Alguém sabe o pq isto está acontecendo?

    1. Olá Alexson. Eu já vi esta situação em um Corsa quando troquei o refil da válvula. E ele esquentava somente em subidas, com o ponteiro de temperatura subindo rapidamente. A solução foi trocar a válvula com seu corpo e usar marca original. Talvez seja este o seu problema.

  21. Bom dia,
    Meu Fiesta está perdendo água do reservatório do motor, todos os dias preciso acrescentar, não vejo vazamento algum no chão (garagem). Isso começou a acontecer após a troca do reservatório e mangueiras, conforme sugestão de 1 mecânico. Após estas trocas, com a eliminação de impurezas tive que trocar tbm o sensor.
    Agora meu carro, continua perdendo agua e está com dificuldades para ligar (a bacteria está perfeita)e eu não sei mais o que fazer.
    Pode me ajudar???

    1. Olá Eliane. São duas possibilidades: um vazamento que ocorre apenas com o carro andando, ou a água está misturando-se com o óleo do motor, o que é bem maus raro, mas explicaria a dificuldade do carro pegar. Sugiro que procure uma segunda opinião de outra mecânica para descobrir se é algo simples ou mais sério. Não ande com o carro se ele estiver fervendo.Mas se ele não ferve, então é um bom sinal.

  22. Cheguei em casa a noite e deliguei o carro normal, no outro dia de manhã o carro não liga, verifiquei que a agua do reservatorio estava vazia, vazou no caminho? E agora o carro não liga, acende as luzes tudo normal, mais não liga o motor, o que pode ser?

  23. Boa noite, tenho um palio fire 2009/10, já troquei tudo (mangueiras, radiador, a tampa do reservatório) e o carro quando vai fazer uma subida íngreme a temperatura aumenta, o que pode ser?

    1. Olá Rodrigo. Eu já isto acontecer com a linha Corsa. O problema era válvula termostática. Ela abre somente a metadade impedindo a água de passar totalmente pelo radiador. Seria uma possibilidade no seu caso.

  24. Olá tenho um Peugeot 206 , 07
    Ontem estava andando a 40km mais o menos é liguei o ar depois de 10 metros ferveu o motor , saiu muita fumaça e o carro parou de funcionar , tinha água e fazia uma semana de troca de óleo , vou levar em um mecânico mas queria a opinião de vcs , agora o carro liga mais bate muito . Obg

    1. Ola Lua. Se o carro ferve somente com o ar ligado,então pode ser problema na ventoinha do ar.Mas primeiro peça um serviço em domicílio, pois pode ser perigoso para o motor rodar com o carro com uma suspeita dessa.

  25. Bom dia no engarrafamento e normal o ponteiro da temperatura chegar ate o meio da escala e a ventoinha disparar ai o ponteiro desce ate a segunda marca é um Prisma 2012.

  26. Caro amigo, eu gostaria de saber qual e’ a funçao do sensor de temperatura porque o medidor de temperatura da esta instalado proximo um do outro e’ do gol g3.

  27. o fiat uno esta com temperatura alta e levei ao mecânico ele pediu pra troca a válvula de termostato e agora disse q continua esquentando o q pode ser , motor sera ??

    1. Olá marcelo. Se toda a parte elétrica da ventoinha foi checada, então pode ser a bomba de água ou mesmo defeito no motor, (junta de cabeçote queimada). Isto pode acontecer quando se roda com o carro e ele ferve.

  28. Boa noite!
    Tenho um cobalt 2013 que há 2 meses atrás ferveu. Como esse carro não possui marcador de temperatura, tocou uma sirene dentro do carro como se eu estivesse andando sem sinto de segurança ou com porta aberta. Desta forma continuei andando até estourar uma mangueira e a água espirrar. Parei o carro e fui rebocado para uma oficina de minha confiança.
    Meu mecânico disse que foi apenas a mangueira que estourou, então trocou e ao rodar com o carro uns 80 km , o carro ferveu novamente.,dessa vez a água vazou para dentro do carro. Segundo o meu mecânico foi a mangueira do ar quente que estourou, sugeriu eliminá-la e assim o fez.
    Mais uns 100 km rodados e novamente o carro ferveu. Resolvi então mudar de oficina e nesta nova, me foi dito que o problema chegou no cabeçote que precisaria de um baypass
    e assim foi feito em uma retífica. Mas 100 km rodados , voltou a ferver e aí foi constatado um pequeno empeno no bloco o que também precisou ser retificado. Até aí já tinha gasto R$ 3.000,00 aproximadamente .
    Mais uns 100 kms rodados , ferveu novamente. Não sei mais o que fazer. Não tenho coragem , nem caráter para vender o carro para outra pessoa e assim transferir o problema. Me ajudem se possivel. O que devo fazer?

  29. Olá Fernando, me tire uma dúvida, o cano de agua de meu uno 96 estava vazando agua e tbm os selos. Fiz a troca deles. Quando tinha retirado os coletores(admissão e escape) fui informado que a junta que estava era do palio. ou seja os 2 buraquinhos que passariam agua no coletor de admissão não estava passando. Sendo assim ficou entupido tanto no coletor de admissão e no motor ou é bloco ? kkk não sei, mas estava entupido. Retirei toda a sujeira e comprei a junta certa. Agora passa agua no coletor de admissão. troquei o selo do coletor de admissão tbm. Agora tenho um problema. Sai fumaça branca, mas antes do vazamento não saia. O que pode ter acontecido?

  30. Tenho um Ford Focus 2005.Depois que ando com ele ao pararpercebo
    um barulho de água fervendo próximo ao motor. Alguém têm alguma recomendação para mim.

    1. Olá Ister. Grato por participar no site. Um mecânico vai ter que verificar se este barulho é de fato água do motor fervendo. Quando isto acontece o painel acusa carro com super aquecimento através do ponteiro de temperatura, que vai até a linha vermelha, ou acende uma luz parecendo com um termômetro dentro de água. De qualquer maneira tem que ser vistoriado para evitar danos maiores.

  31. Bom dia, meu vectra não ligou a ventoinha e foi pro vermelho, quando percebi parei o carro, deixei a ignição ligada para ver se ligava a ventoinha ai nessa hora explodiu, vazou toda água, porem estava com o carro desligado, apenas a ignição, apos frio tentei completar a água porem vaza toda água por baixo, liguei o carro sem água apenas para colocar em um local coberto, andei uns 5 metros e o carro estava normal aparentemente, será que foi apenas o rompimento de alguma mangueira ou algo mais serio pode ter acontecido?

    1. Olá Sthéfani. Primeiro tem que saber se o carro está fervendo ou chegando perto disso. Quando a bomba não funciona o carro ferve rapidamente. Um mecânico tem que avaliar. Pode ser também válvula termostática presa, sensor de ventoinha com defeito. O mais importante é não funcionar o motor se ele estiver fervendo. Deixe primeiro um mecânico de confiança avaliar a situação.

  32. Gostaria de saber pq meu carro ta fervendo a agua e não aparece no painel e quando desligo e que percebo o barulho da água fervendo mas o termômetro não saiu dos 90

    1. Olá Mayata. Grato por visitar nosso site e seja bem-vinda. Pode ser entrada de ar no sistema ou até tampa do reservatório com defeito. Mas um mecânico deve ser consultado para confirmar o motivo por causa de possíveis problemas maiores que podem acontecer, se o caro ferver de fato. Procure um mecânico de confiança.

  33. ola boa noite meu vectra esta superaquecendo ja revisei tudo não há escapamento de agua não esta misturando com oleo e agua simplesmente some e vai a 110 de temperatura.o que pode ser?eu já troquei bomba daagua valvula termostatica,troquei oleo e nada resolveu continua evaporando agua toda agua e seca o reservatorio.

    1. Olá ester. Grato por participar. Se a água some, então ela está indo para algum lugar. Normalmente sempre procuramos por vazamentos. Mas ela pode estar passando pela junta do cabeçote sem se misturar com o óleo e saindo na descarga quando o carro roda. Um Mecânico experiente consegue descobrir isto.

  34. Olá primeiro gostaria de te parabenizar pelo ótimo trabalho que vem fazendo nos ajudando aki. Obrigado e parabéns, vamos ao problema, meu uno 95 elx tem aquecido mt, qnd deixo ele parado mt tempo e o motor esfria, percebi que válvula termostatica tem ficado travada, qnd o motor esfria, espero esfriar um pouco, abro a tampa do reservatório sai um monte se água e a válvula abre, completo e vou embora, isso tem acontecido mt, o que acha que pode ser? Boa tarde.

    1. Olá Alezssandro. Grato pelas palavras. Uma maneira de saber se é defeito na válvula é reparar (antes do carro ferver) se o radiador está muito mais frio que o motor e as mangueiras. Neste caso a válvula estaria travada e a água não passa pelo radiador não acionando a ventoinha.Se for assim a válvula tem que ser trocada.

  35. Olá Fernando! Tenho um i30 2010 e estava rodando com ele normalmente com o ar condicionado ligado no máximo quando de repente senti o carro muito fraco e observei no capo saindo fumaça e a luz da temperatura no vermelho. Parei imediatamente e vi que a água do reservatório estava fervendo e saindo para fora depois que abri a tampa, e vi também que não estava passando água pelas mangueiras mas a ventoinha estava sendo acionada normalmente. Esperei esfriar coloquei água tanto no reservatório quanto na saída do radiador , as mangueiras voltaram a passar água e continuei rodando por mais uns 30 km sem apresentar aquecimento. minha pergunta é? isso pode ter ocorrido por eu não ter colocado água antes ou pode ter acontecido um problema maior? obrigado!

  36. ola meu astra 16v 2.0, ele queimou a junta do cabeçote, ai quando levei para retifica nao tinha mais tamanho para plainar, ai levei ele para fazer um enchimento, ele chega amanha para meu mecanico montar, so que ele diz que pode ser que o motor nao aguente a pressao porque o cabeçote e novo, cara ele esta certo ou esta me enganando? porque estou morrendo de medo de fazer o motor dele, e muito caro e eu estou pagando ele ainda

    1. Olá Luiz.Fazer partes do motor pode sim influenciar outras que já estão desgastadas. Mas pelo visto o mecânico não sabe o quanto a parte de baixo tem de desgaste. O que ele quis dizer é que o serviço garantido é o do cabeçote e não algo que possa estragar por melhorias feitas. Converse com ele e pergunte se ele sabe como estão as outras partes do motor, principalmente a de baixo, os casquilhos fixos e móveis, se o motor está serrando, por exemplo. Mas lembre-se de saber porque a junta queimou e se a causa também foi consertada como: vazamento de água, parte elétrica da ventoinha e até a bomba d’água.

  37. ola meu carro foi trocada a junta do cabeçote a mais ou menos uns cinco meses e agora o mecanico disse que queimou de novo ,o carro saiu fumaça e nao tinha agua nenhuma no reservatorio o mecanico disse que a mangueira arrebentou e vazou tudo a agua como posso saber o que devo fazer o mecanico nao quer se responsabilizar sendo que estava na garantia ainda obrigada

    1. Olá flávia. Grato por participar. O que eu posso sugerir é uma segunda vistoria por outra oficina. De fato uma mangueira pode causar isto.Mas como foi depois de 5 meses, então não é um defeito oculto, como rege o Código de defesa do consumidor. Se fosse por erro dele, uma mangueira deixada bamba , por exemplo, isto aconteceria dias depois do reparo. Mas tem que confirmar com outra, ou outras opiniões. Quando reparamos o cabeçote de um carro tudo que se refere a caloria do motor também tem que ser trocado, como mangueiras, válvula termostática, abraçadeiras, cebolão do radiador e até a a bomba de água. O radiador também deve ser limpo.

  38. Olá Fernando, o carro aqui de casa é um astra 1.8, ano 2000 à gás. Ele estava esquentando muito e a ventoinha só entrava quando queria, o resultado da falta de condição $$$ pra fazer as preventivas gerou uma retífica no cabeçote. Fiz o serviço, mas agora percebo que está vazando água pela descarga. O que acha que pode ser? Será que foi a retifica mal feita? Agradeço desde já!

    1. Olá Juliana. Grato por participar. O que você tem que observar é se a a água do reservatório está abaixando. Isso tem que ser feito com o motor totalmente frio, sempre pela manhã antes de ligar o carro. Se o nível de água permanece o mesmo e o carro não ferve, então esta água vem de outro lugar (pode ter acumulado por outro motivo ou defeito anterior). Mas se estiver baixando o nível de água, então pode ser que seja ela saindo pela descarga. A sugestão é pedir que um mecânico avalie o mais rápido possível para não haver danos maiores.

  39. Ola Boa tarde!

    Tenho um Gol G3 2001 16v, e logo apos o mecânico colocar o aditivo e completar com água o carro esta fervendo…tenho que andar com o ventilador ligado td tempo. Quando voltei ao mecânico ele explicou que isso esta acontecendo pq quando foi trocar o adtivo o motor estava quente e ficou ar no radiador. Sabe me dizer se isso procede?
    Disse tbm que eu teria que ficar completando ate que o ar saísse td.

    1. Olá Elionara. de fato pode entrar ar no sistema e a água não circula deixando de passar para o radiador. Mas mesmo ligando direto o ventilador o carro não deveria esfriar visto que ele atua em cima do radiador. minha sugestão é procurar outra oficina e pedir para fazer uma sangria até sair o ar (isto é possível) e observar se normaliza.

  40. Olá Fernando, parabéns pelas informações.
    Me diga uma coisa, meu carro “fox 2005” passou por uma retifica geral (motor feito) no motor a um ano atras e recentemente o carro ferveu pois a válvula termostática Travou. Após feito o Reparo, percebo que o carro sobe mais de 90 graus para a ventoinha acionar “tipo fica 3 riscos acima do 90 graus). A pergunta é, é normal o fox subir tanto assim a temperatura após os 90 graus para acender a ventoinha? Lembrando que o carro não ferve, apenas demora para ligar a ventoinha. E a outra pergunta é porque quando estou andando a uns 40 minutos com a temperatura ambiente bem alta ” sol quente” a luz do óleo acende mais precisamente fica piscando e desliga quando a ventoinha entra. Porém quando começa a passar dos 90 graus novamente pisca de novo voltando a parar somente quando entra a ventoinha. O que tudo isso pode ser.
    Obrigado..

    1. Olá Marcelo. Obrigado por acessar o site. Eu sugiro que mande escanear o carro para ver os dados da central em relação a temperatura.Se estiver normal, troque o sensor de temperatura que pode se danificar quando o carro ferve, e esse sensor de temperatura pode enviar sinal para central para armar a ventoinha. O mesmo pode acontecer com o ponteiro de temperatura, Mas nesse caso você tem controle da situação. O mais importante é saber se a temperatura interna do motor está correta. Quanto ao óleo compare a quilometragem com a viscosidade do óleo que colocaram,. Muitas vezes se faz a troca dele depois de determinada quilometragem, quando se faz uma retifica.

  41. Olá Fernando boa tarde meu carro hoje aqueceu, parei na hora verifiquei a agua, estava no nível normal. A ventuinha ligou, esperei um pouco o nível abaixar, liguei e fui embora, aqueceu novamente. Fiz o mesmo procedimento… O que será? desde já, obrigado.

    1. Olá Marcio. Pode ser válvula termostática travada ou meio travada, bomba de água com defeito. Parte elétrica é o menos provável, mas também deve ser verificada, perincipalmente o estado da ventoinha. O principal conselho é não rodar com o carro assim e levá-lo até um mecânico de confiança para avaliar a situação. Quando o motor ferve pode comprometer o cabeçote do carro.

  42. Ola Cernatd. Fiquei gás no meu carro 5 geração desde então só problema.Ja é a segunda vez q faço a junta do cabeçote. A mangueira estou do radiador e parei de imediato o carro é mesmo assim a junta queimou?

  43. Boa noite! Ao parar com o carro percebi que saiu uma pequena nuvem de fumaça, pois quando abri o capô, o reservatório de água estava com uma pressão muito grande e a água estava borbulhando. Sendo assim aguardei esfriar, abri a tampa do reservatório e estava vazio, coloquei água, so que desceu rapidamente o nivel da agua de forma que o reservatorio ficasse novamente vazio, mas não vi a agua vazar no chão! O que pode ser?

    1. Olá Fabio. Grato por participar. Creio que alguma mangueira furou ou estourou. É o mais comum nesses casos. Mas pode ser também no radiador e outros pontos que passam água do motor. De qualquer maneira um mecânico deve verificar e você não pode rodar com o carro,. Uma sugestão é pedir para o mecânico vistoriar o sistema elétrico da ventoinha. Muitas vezes um vazamento acontece por outros motivos, como a ventoinha que não liga ou a bomba de água com defeito. Até a válvula termostática pode travar. Isto faz o carro ferver e aumenta a pressão no sistema estourando mangueiras.

  44. Bom dia Fernando, ontem 24/12 vinha voltando de uma festa notei que o carro começou a perder potência e falhar, percebi que estava um cheiro estranho, parei o carro pq a minha esposa estava dirigindo e eu peguei, andei uns 500 metros até chegar em casa, quando cheguei no portão ele morreu e sai uma fumaça com cheiro de queimado, abri o capu e vi que só tinha um restinho de água e estava fervendo, coloquei agua mas ficava sumindo e continuei a colocar depois que esfriou eu liguei mas fazia um barulho muito estranho. O que será que aconteceu pode me ajudar?

    1. Olá Julio. Grato por participar. Pode ser que exista um vazamento de água no carro quando ele roda. Mas pode ter sido simplesmente falta de água. Um mecânico tem examinar o carro, pois pode ser outra situação que apenas produziu o cheiro e houve a coincidência de descobrir que o nível de água estava baixo, Normalmente quando o carro ferve acende a luz de temperatura (um termômetro vermelho) ou o ponteiro de temperatura vai até o máximo. de qualquer maneira você não deve rodar com o carro. Também pode ser um problema elétrico de ventoinha de radiador.

  45. Olá Boa Tarde
    Tenho um Fox VW 2009 1.6
    Ao chegar em casa constatei que o carro trepidava demais de uma hora para outra, constatei que o aditivo do radiador estava vazio, quando coloquei 1,5 L de aditivo e sumiu totalmente, e ao colocar água novamente percebi que borbulhava muito, isso indicaria que a água estaria indo para algum lugar, logo pensei que estaria indo para o motor, e já me deparei com o motor ter fervido. Isso viria a ter custos bem altos,….com essa definição dada, seria o fto ocorrido mesmo????

    1. Olá Renan. É uma situação que pode ocorrer, mas é extrema, o defeito máximo que pode acontecer quando o motor ferve. Pode estar acontecendo um vazamento com o carro rodando. Mas um mecânico deve examinar para evitar danos maiores.

  46. bom dia fernando; tenho um vectra 98 manual.,ele ferveu e a magueira do radiador para o motor ficaram duras a ponto de estourar e a ventoinha nao funcionou o que pode ser : a cebolinha ou a valvula termostatica ou a bomba d agua que nao ta funcionado pode me dar uma dica?

    1. Olá Rubens. Grato por participar. Se o radiador fica muito mais frio do que o motor, e acontece o que você narra nas mangueiras e ventoinha, então isso significa que a água está presa no bloco, sendo impedida de circular no radiador e acionar a ventoinha refrigerando assim a água que retorna ao bloco. 99% dos casos é válvula termostática presa, ou travada na posição de bloquear a água no bloco.

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