Mãos ao Auto https://www.maosaoauto.com.br Thu, 21 Mar 2019 16:52:23 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.1.1 111956987 Pane súbita no seu Fiat – Causas e soluções https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/pane-subita-no-seu-fiat-causas-e-solucoes/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/pane-subita-no-seu-fiat-causas-e-solucoes/#respond Thu, 21 Mar 2019 16:52:23 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12735 Pane súbita no seu Fiat Uma pane súbita no seu Fiat pode acontecer e enganar a muitos. Isso por que uma pane assim pode ter vários motivos como bomba queimada, combustível ruim, entre outros. Mas nesse post explicaremos uma  pane onde uma luz acende no painel e o seu Fiat simplesmente apaga não funcionando mais. […]

O post Pane súbita no seu Fiat – Causas e soluções apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Pane súbita no seu Fiat

Uma pane súbita no seu Fiat pode acontecer e enganar a muitos. Isso por que uma pane assim pode ter vários motivos como bomba queimada, combustível ruim, entre outros. Mas nesse post explicaremos uma  pane onde uma luz acende no painel e o seu Fiat simplesmente apaga não funcionando mais. Em caso de emergência existe uma solução ao seu alcance, bastando seguir instruções bem lógicas.

É um defeito que pode ocorrer no Fiat 500 ou Punto, mas também  em outros que possuem o sistema “Fire Prevention System”, o FPS ou Sistema de prevenção contra incêndio. Esse sistema pode ser ativado até por uma pequena colisão ou freada brusca. Basicamente, essa pane súbita no seu Fiat, é um corte de combustível que mantém o sistema vazio, com o combustível somente dentro do tanque. É assim, pois é no motor que temos fagulhas que podem causar incêndios. 

Sinais de pane no Fiat

  • Procure pelo módulo do FPS. Isso vai economizar tempo e despesas. A princípio acende uma sigla de FPS no painel e as setas ficam piscando como se o pisca alerta estivesse acionado. Isso confirma o defeito.
  • Também acende uma luz de uma bomba com um risco no meio e outra amarela com um triângulo. A luz do Airbag também pode acender dependendo do modelo ( Palio novo ).
  • As travas das portas abrem e – se o carro estiver em movimento – acontece uma desaceleração forte (tipo uma freada) e pode ocorrer um ruído forte nas rodas. Uma pancda na roda pode acionar o FPS.
pane súbita no seu fiat

Imagem: theimmagine.eu (Fiat Ducato)

O que fazer?

Depende do modelo e do tipo de sistema usado para interromper o combustível do carro. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Modelos com interruptor simples, sem interferência eletrônica; basta apertar ou acionar o botão do módulo. Nos modelos da Fiat, quase sempre esse módulo é de cor preta e fica a esquerda do motorista perto do pedal de embreagem. Também pode ficar na coluna esquerda, lado passageiro, bem no fundo.
  • Alguns modelos não tem esse interruptor, como o Uno Mille e o Novo Palio. Nesse caso basta desligar a chave e religar novamente.
  • Nos modelos com FPS eletrônico podemos desativar através de algumas manobras no comando de seta. Coloque a chave do carro na posição conhecida como MAR – acione a seta para a direita e em seguida para a esquerda. Repita a operação e desligue a ignição do carro.

No caso de dúvidas ou de não dar certo as dicas acima, não insista. Procure uma oficina de confiança e especilizada. Jamais dê um tranco no carro. Use reboque ou um profissional deve ir no local onde a pane aconteceu.

O post Pane súbita no seu Fiat – Causas e soluções apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/pane-subita-no-seu-fiat-causas-e-solucoes/feed/ 0 12735
Qual é a bateria do Siena? https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/qual-e-a-bateria-do-siena/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/qual-e-a-bateria-do-siena/#respond Mon, 18 Mar 2019 15:04:34 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12726 Qual é a bateria do Siena Qual é a bateria do Siena? Essa é uma pergunta muito comum quando a bateria do nosso carro pifa. Vale para todos os modelos de veículos. É assim porque existe uma grande variedade de baterias equipando nossos carros, inclusive do mesmo modelo, como o Palio e o Siena. São […]

O post Qual é a bateria do Siena? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Qual é a bateria do Siena

Qual é a bateria do Siena? Essa é uma pergunta muito comum quando a bateria do nosso carro pifa. Vale para todos os modelos de veículos. É assim porque existe uma grande variedade de baterias equipando nossos carros, inclusive do mesmo modelo, como o Palio e o Siena. São basicamente uma família onde acessórios, como a bateria, são repetidos.

Podemos dizer que o modelo de bateria para o Siena é universal de 60ah para baixo. O espaço onde fica a bateria suporta o tamanho dela. Eletricamente pouco muda. Uma bateria de 60ah vai ter mais ganho de partida e reserva de energia, e os alternadores de hoje são bem projetados em potência. A voltagem permanece a mesma, pois é do carro: 12 Volts. Não temos Siena de 24 volts no Brasil.

 

Modelos mais comuns

Algumas baterias de Siena saem de fábrica com 40ah, 50ah, e 60 ah. Quase sempre a presença de ar-condicionado é que faz esse número aumentar. É um acessório que exige muita energia. Embora existam carros com ar e bateria de 40 de fábrica, a lógica elétrica diz que vai durar menos. Isso vale para as baterias atuais. Outras, bem mais resistentes, estão entrando no mercado brasileiro como as que equipam carros com Star-stop.

qual é a bateria do Siena

Tamanho da bateria do Siena

O tamanho é a principal influência ao trocar a bateria do Siena ou Palio. Observe se a original é tipo caixa alta. Isso significa que uma bateria de caixa baixa vai funcionar. Mas existe uma cinta que passa por cima dela que vai ficar frouxa (imagem acima). Isso por parecer ter pouca influência. Mas é de fábrica e faz parte dos resultados de testes e até simulações de acidentes. O conselho é respeitar a norma da fábrica.

Já uma bateria de 70ah não vai caber no Siena ou Palio devido ao comprimento dela. É bem maior e pode esbarrar em acessórios como o reservatório de água do radiador. Muitas vezes ela nem entra no lugar. Leia o manual do seu carro. Ali temos todas as especificações inclusive qual é a bateria de fábrica. As marcas originais são Moura e Heliar, mas existem outras de boa reputação como a Tudor. Vale a pesquisa de preços. Qualquer dúvida sobre a marca faça uma pergunta nos comentários que avaliamos a bateria.

O post Qual é a bateria do Siena? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/qual-e-a-bateria-do-siena/feed/ 0 12726
Tanque de combustível do Fusca e suas características https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/tanque-de-combustivel-do-fusca/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/tanque-de-combustivel-do-fusca/#respond Thu, 14 Mar 2019 17:55:35 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12710 Tanque de combustível do Fusca É pequeno, mas existem menores. É durável e fácil de manejar. Afinal, é uma invenção alemã para tempos de carestia e guerra: funcional e barato. O tanque de combustível do Fusca é o mais conhecido dos modelos antigos da Volks. Feito de aço, suporta anos de uso, talvez décadas, como […]

O post Tanque de combustível do Fusca e suas características apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Tanque de combustível do Fusca

É pequeno, mas existem menores. É durável e fácil de manejar. Afinal, é uma invenção alemã para tempos de carestia e guerra: funcional e barato. O tanque de combustível do Fusca é o mais conhecido dos modelos antigos da Volks. Feito de aço, suporta anos de uso, talvez décadas, como já descobrimos em alguns Fuscas.

O tanque do Fusca possui boia indicadora de nível que pode ser elétrica ou até de cabo. Embora seja de funcionamento bem simples, é o defeito mais comum que acontece nesse conjunto de tanque: marcar errado ou simplesmente não marcar. (VEJA MAIS AQUI)

Características e defeitos do tanque de gasolina do Fusca

  • Fica no “porta-malas” do Fusca, debaixo do capô dianteiro. Embora seja perto do coração elétrico do carro, existe pouco perigo de curto. A engenharia é boa. O Abastecimento pode ser externo, como outros carros, mas existem alguns modelos que são abastecidos abrindo o capô.

tanque de comustível

  • Em média tem capacidade de 40 litros. É uma boa litragem, mesmo para a época atual. Os carros antigos sempre são grandes consumidores de combustível, mas na época do Fusca a gasolina era muito mais cara. Tem uma autonomia de cerca de 400 quilômetros na estrada, pé em baixo, acelerando muito.
  • A corrosão é sinal de fim da vida útil do tanque de combustível do Fusca. Já durou muito. Hoje em dia o álcool e outros aditivos da gasolina diminuem a vida útil dele. Mesmo assim é muito resistente.
  • Tem bom preço se comparado com outros e por ser considerado um carro antigo com peças fora de linha. Ainda encontramos tanques originais usados ou ainda em embalagens originais. São vendidos pela internet na faixa entre 120 a 250 reais, dependo da marca.
  • fácil de trocar. São apenas alguns parafusos e chapas bem evidentes. Uma chave em L é suficiente para a retirada. Também existem mangueiras em cima e por baixo, além da maior que serve para abastecer o tanque. Mas tudo segue a lógica simples citada acima.

É um serviço que qualquer um pode fazer. Mas o tanque tem que estar vazio para ser retirado. A bateria deve ser desligada pelo negativo  e devemos prestar atenção em vazamentos quando instalamos o tanque novo. Mangueiras devem ser novas e adequadas, além de apertar bem as abraçadeiras. 

O post Tanque de combustível do Fusca e suas características apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/tanque-de-combustivel-do-fusca/feed/ 0 12710
Farol embaçado por água – Como resolver? https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/farol-embacado-por-agua-como-resolver/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/farol-embacado-por-agua-como-resolver/#respond Mon, 11 Mar 2019 14:34:44 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12693 Então o farol do seu carro embaçou, como se uma nuvem se formasse dentro dele? Pode parecer complicado uma situação assim. E é. Desmontar uma farol embaçado por água pode comprometer o mesmo, principalmente na remontagem.  O que fazer ? Será necessário desmontar todo o farol para secar? Fique tranquilo.  Nesse post damos uma ótima […]

O post Farol embaçado por água – Como resolver? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Então o farol do seu carro embaçou, como se uma nuvem se formasse dentro dele? Pode parecer complicado uma situação assim. E é. Desmontar uma farol embaçado por água pode comprometer o mesmo, principalmente na remontagem.  O que fazer ? Será necessário desmontar todo o farol para secar? Fique tranquilo.  Nesse post damos uma ótima dica para resolver sem desmontar peças importantes.

Farol embaçado pode ser perigoso

Um farol embaçado por água pode diminuir sua eficiência. Ao fazermos regulagem de farol com equipamento apropriado, em farol embaçado, reparamos que acontece modificações no foco e luminosidade. Isso vale tanto para o farol baixo como o alto. Esse fato não tem nada a ver com farol sujo ou opaco. Nesse caso o recomendado é troca do farol ou polimento, que é uma solução para curto/médio prazo.

farol embaçadpo

Notem como pode atrapalhar a luminosidade do farol

Um farol embaçado por água também pode queimar lâmpadas. Assim, todas as que ficam em contado com a umidade podem queimar com facilidade. Isso é outro risco para nossa segurança, pois apenas um farol pode apresentar esse problema e assim a luminosidade diminui muito. Imagine isso no caso de dois faróis embaçados e lâmpadas queimando a noite.

Farol embaçado e uma boa dica para resolver!

Pois um leitor do Mãos ao Auto repassou uma boa dica para casos de farol embaçado. Através dos comentários de um post, ele respondeu a outra leitora. Vejam a dica já testada por nós e com bons resultados.

“Cara Denise Fernandes!

É possível que a água existente dentro do farol do seu carro tenha entrado pela má vedação da borracha traseira, que veda a escotilha por onde é colocado as lâmpadas no farol. Ok! Nesse caso, sugiro que possa tentar uma solução simples e de custo praticamente zero. Coloque o seu veículo numa posição em que o sol possa atingir todo o farol em questão, deixando o capô do motor aberto. Deve ser também removido a tampa traseira do farol, por onde se instala as lâmpadas.”

“Se quiser poderá também removê-las também, não importa. Durante a exposição do farol ao sol, haverá um aquecimento suficiente , fazendo com que a água existente saia em forma de vapor; pelo mesmo local onde possa ter entrado. Ao término, não esqueça de fechar a tampa traseira do farol novamente! Esse processo pode ser repetido mais vezes, caso ainda não tenha saído toda a agua que estava presente dentro do farol.
NOTA: Esse processo pode ser executado em uma única etapa utilizando um secador. É bem mais rápido, mas requer cuidado ao fazê-lo.”

O post Farol embaçado por água – Como resolver? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/farol-embacado-por-agua-como-resolver/feed/ 0 12693
Veículo 24 volts – Como funciona? https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/veiculo-24-volts-como-funciona/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/veiculo-24-volts-como-funciona/#respond Thu, 07 Mar 2019 21:21:28 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12680 Mencionamos veículo porque dificilmente temos um carro 24 volts no Brasil. Mas veículos 24 volts, tipo ônibus, caminhões e tratores é mais comum de encontrar. As perguntas mais comuns sobre o assunto são: um veículo 24 volts tem mais potência elétrica? Como funciona a bateria e os seus componentes elétricos?  Nesse post vamos responder essas […]

O post Veículo 24 volts – Como funciona? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Mencionamos veículo porque dificilmente temos um carro 24 volts no Brasil. Mas veículos 24 volts, tipo ônibus, caminhões e tratores é mais comum de encontrar. As perguntas mais comuns sobre o assunto são: um veículo 24 volts tem mais potência elétrica? Como funciona a bateria e os seus componentes elétricos?  Nesse post vamos responder essas perguntas.

Veículo 24 Volts e sua bateria

Em alguns ônibus (principalmente), pode haver apenas uma bateria de 24 Volts. Mas a maioria usa duas baterias de 12 volts ligadas em série no veículo. Temos a somatória da voltagem, mas a amperagem não aumenta. Assim acontece quando ligamos duas ou mais baterias em série. Nos carros e outros veículos “normais”, a bateria é de 12 podendo ser ligada em paralelo, como no caso de algumas camionetes antigas (D20). Já nos EUA, temos uma variedade maior de carros com voltagens diferentes.

No caso do alternador – que carrega a bateria – ele tem que ser modificado para 24 volts ou simplesmente vai queimar ou não vai carregar, principalmente nos alternadores eletrônicos. O regulador de voltagem, por exemplo, tem que ser de 24 volts. A voltagem medida nas baterias deverá ser – com o motor ligado – perto dos 28 volts.

veículo de 24 volts

Os acessórios mudam em um veículo 24 Volts?

Mudam acompanhando a voltagem, mas a potência acompanha o que manda a lei de trânsito. Não pode ser muito maior do que a potência (Watts) de uma lâmpada de 12 volts – no Brasil. Isso vale para todas as lâmpadas do veículo, internas e externas. Se instalarmos uma lâmpada de 12 ela vai queimar. O mesmo vale para rádios e mídias, buzinas, relés e outros.  A vantagem percebida em anos de experiência, é a durabilidade das peças de 24 volts. É maior, principalmente no caso das lâmpadas. Talvez seja por isso que é usada mais em veículos longos, com mais iluminação. A dificuldade é óbvia: oferta e procura.

O post Veículo 24 volts – Como funciona? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/veiculo-24-volts-como-funciona/feed/ 0 12680
Correia do alternador – Funções e defeitos https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/correia-do-alternador/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/correia-do-alternador/#respond Mon, 04 Mar 2019 14:27:15 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12662 A correia do alternador A correia do alternador do seu carro é de suma importância. Podemos comparar com uma usina de energia: o alternador é uma turbina e a correia seria a água, ou o vento, que faz o alternador gerar energia para a bateria do seu carro. O gerador precisa girar e a sua […]

O post Correia do alternador – Funções e defeitos apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
A correia do alternador

A correia do alternador do seu carro é de suma importância. Podemos comparar com uma usina de energia: o alternador é uma turbina e a correia seria a água, ou o vento, que faz o alternador gerar energia para a bateria do seu carro. O gerador precisa girar e a sua correia  “repassa” o giro do motor para ele. Não confunda essa correia com a correia dentada. O risco para o motor é muito maior no caso da dentada por ser responsável pelo sincronismo interno do motor (VEJA AQUI).

A importância dessa correia é obvia. Sem ela a bateria não vai receber carga e o carro vai simplesmente parar de funcionar em poucas horas. Rodar assim deve se evitado, pois a correia pode passar por outros acessórios, como a bomba de água e o carro vai ferver. Um motor não funciona sem energia e uma bateria sem carga é igual a uma caixa de água vazia.  É um defeito considerado simples – de consertar – mas que pode deixar você e sua família na mão, em lugares perigosos ou em uma viagem.

Principais defeitos da correia do alternador

  • Correia frouxa. Já escutou aquele barulho que parece um grito vindo do motor? Quanto mais acelera, mais aumenta até sumir por um pouco. Quando ligamos um acessório, como o ar, por exemplo, esse barulho surge no mesmo instante. Nesse caso, a correia está sem aperto. Mande apertar e verificar seu estado.
  • Correia sumiu. Sim, a luz da bateria acendeu, a direção ficou dura, e você procura uma oficina. O primeiro passo de um mecânico experiente é verificar se a correia está no seu lugar. Ela pode arrebentar e simplesmente sumir, cair na rua sem que você perceba. A solução é instalar uma correia nova observando se algo , como polias, cortou a correia antiga.
  • Correia do alternador sem dentes ou frisos. isso é sinal de correia muito usada ou velha. Nesse caso ela vai fazer barulho, patinar, como explicado acima. É sinal que a qualquer momento ela vai quebrar.

correia do alternador

 Tamanhos e tipos

Essa correia pode ser somente do alternador. Mas existem carros onde ela também gira a bomba de água, direção hidráulica e até ar-condicionado. É a chamada correia Poly, a correia gigante. É mais larga e possui frisos bem definidos. Normalmente equipa carros mais modernos. No caso de quebra, também significa que muitos outros acessórios não vão funcionar. Nesse caso não dar para rodar com o carro.

No foto acima temos uma correia que atende somente o alternador. Nesse caso teremos mais correias para trocar, mais gastos para o motorista, pois todas são importantes. Um exemplo típico de correia única é a do Fusca. O Opala também, mas ela passa pela hélice do radiador. Os carros mais antigos são quase  todos com correia única para o alternador e bomba de água. Fica evidente que o tamanho pode variar muito. Por isso é importante ter uma amostra para repor a correia. Largura e comprimento, além de frisos internos, devem ser iguais.

 

Correia tipo gigante ou Poly

O post Correia do alternador – Funções e defeitos apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/03/correia-do-alternador/feed/ 0 12662
Palio 2011 – Pane nos faróis e vidros https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/palio-2011-pane-nos-farois-e-vidros/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/palio-2011-pane-nos-farois-e-vidros/#respond Tue, 26 Feb 2019 23:51:14 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12647 Palio 2011 O Palio 2011 Fire é um modelo bem vendido no mercado brasileiro. Podemos dizer que é um Uno Fire melhorado. Mas ele também pode apresentar defeitos elétricos que costumam dar dor de cabeça no reparador. Pode ser um defeito intermitente, onde um acessório apaga – ou vários ao mesmo tempo. Nesse post explicaremos […]

O post Palio 2011 – Pane nos faróis e vidros apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Palio 2011

O Palio 2011 Fire é um modelo bem vendido no mercado brasileiro. Podemos dizer que é um Uno Fire melhorado. Mas ele também pode apresentar defeitos elétricos que costumam dar dor de cabeça no reparador. Pode ser um defeito intermitente, onde um acessório apaga – ou vários ao mesmo tempo. Nesse post explicaremos uma causa comum para esse tipo de  defeito.

Palio 2011 – Defeitos elétricos

Os acessórios citados são separados, com acionamento e fusíveis diferentes. São circuitos que não deveriam depender um do outro. Mas no caso do Palio 2011 e outros anos, dependem de uma única peça: o relé auxiliar.   Esse relé pode ser uma ajuda para vários circuitos elétricos, uma ajuda de suporte de corrente. Assim, somente ele esquenta , evitando danos em chicotes, tomadas e comandos.

Palio 2011

Típico relé auxiliar no seu soquete

Basicamente ele distribui a corrente principal para os acessórios que você percebeu que parou: farol baixo (o alto continua a funcionar), vidros elétricos, ar-condicionado e limpador de para-brisa). Alguns modelos usam esse relé individualmente para a buzina, farol de milha ou neblina, desembaçador traseiro, etc.

Como consertar?

No caso do Palio 2011 a 2013, basta trocar esse relé. Mas é necessário soltar a caixa de fusíveis para ter acesso ao relé. São poucos parafusos e o serviço segue uma lógica de fábrica. Mas antes disso verifique se algum fusível queimou. Todo circuito, inclusive esse relé, tem que ser protegido por um fusível ou um curto pode acontecer e queimar acessórios importantes.

palio 2011

Defeito no limpador na chuva é fria

Ele fica em um suporte com chicote de médio tamanho e, quase sempre, é de cor preta. Pode ter 4 ou 5 pinos, dependendo do modelo do carro. Custa barato (entre 10 e 20 reiais) e é encontrado com facilidade. Basta levar de amostra e conferir a pinagem e os números nele. O defeito mais frequente nesse relé é ele simplesmente queimar por vida útil. Afinal, ele trabalha com corrente média/alta, o que significa caloria constante. Ligou os acessórios, ele esquenta rapidamente.

O post Palio 2011 – Pane nos faróis e vidros apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/palio-2011-pane-nos-farois-e-vidros/feed/ 0 12647
Bateria do Uno – Qual é o modelo? https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/bateria-do-uno-qual-e-o-modelo/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/bateria-do-uno-qual-e-o-modelo/#respond Mon, 25 Feb 2019 16:37:55 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12637 A bateria do Uno Qual é a bateria do Uno? Quais são os modelos de baterias que atendem o Uno?  Podemos trocar por uma maior? Aprenda a trocar a bateria do seu carro com segurança. Veja isso e mais detalhes nesse post. Quase sempre uma bateria de carro não avisa que vai dar defeito. Ela […]

O post Bateria do Uno – Qual é o modelo? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
A bateria do Uno

Qual é a bateria do Uno? Quais são os modelos de baterias que atendem o Uno?  Podemos trocar por uma maior? Aprenda a trocar a bateria do seu carro com segurança. Veja isso e mais detalhes nesse post.

Quase sempre uma bateria de carro não avisa que vai dar defeito. Ela simplesmente arria e nos lugares e situações mais desagradáveis.  Por isso, se ela der um sinal de fraqueza, não espere o segundo sinal. Troque a bateria se ela for antiga, ou mande testar se for mais nova.

A bateria do Uno pode estar localizada no compartimento do motor, lado esquerdo, perto do para-brisa (Uno mais antigo).Também pode ser como a do Palio, a direita do motor olhando o carro de frente. Nesse caso seria a bateria do Uno novo ou Vivace.

alternador

Para trocar a bateria existe uma série de procedimentos óbvios para fazer em segurança. Como em qualquer carro, a bateria do Uno também deve ser trocada seguindo esses procedimentos. Isso evita sérios curtos no carro, e até pode queimar o alternador. Também devemos ter cuidados com o ácido interno que é altamente corrosivo. Proteja as mãos e os olhos, além da roupa.

VEJA AQUI COMO TROCAR A BATERIA DO SEU CARRO

Bateria do Uno – Qual é o modelo?

Podemos afirmar que  o modelo de bateria do Uno é quase universal. Mas, o local de instalação, pode aceitar baterias até de 60ah e caixa baixa. A amperagem de fábrica costuma ser de 45ah ou até 40ah. Os veículos modernos são equipados com alternadores mais completos, que aceitam baterias diferenciadas. Mas, mais uma vez, isso vale para o Novo Uno.

No caso do Uno antigo, o alternador é mais fraco e pode trabalhar forçado dependendo do uso e acessórios do carro. Porém, em todas as situações, é recomendável seguir a orientação do manual do carro. Afinal, fábrica fez exaustivos testes com todas as peças do carro, seu sistema elétrico e bateria. Isso também vale para fixação da bateria no carro. Jamais devemos “cortar” ou eliminar peças de fixação da bateria simplesmente porque é chato trabalhar nela.

A marca original da bateria do Uno costuma ser dividida entre a Heliar e a Moura. Mas  a Ac Delco também é uma boa bateria. Outros marcas que podem ser instaladas: Tudor, Kondor, ou Pioneiro. São boas marcas intermediárias.

 

O post Bateria do Uno – Qual é o modelo? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/bateria-do-uno-qual-e-o-modelo/feed/ 0 12637
A bateria do Onix é diferente de outras? https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/a-bateria-do-onix-e-diferente-de-outras/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/a-bateria-do-onix-e-diferente-de-outras/#respond Thu, 21 Feb 2019 19:02:10 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12619 A Bateria do Onix O Onix é o modelo brasileiro mais vendido. É óbvio que o número deles circulando está aumentando cada vez mais e junto a troca de peças. Isso inclui a bateria do Onix. Nesse post vamos explicar qual é o modelo, se é diferente, e qual a melhor marca de reposição dessa […]

O post A bateria do Onix é diferente de outras? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
A Bateria do Onix

O Onix é o modelo brasileiro mais vendido. É óbvio que o número deles circulando está aumentando cada vez mais e junto a troca de peças. Isso inclui a bateria do Onix. Nesse post vamos explicar qual é o modelo, se é diferente, e qual a melhor marca de reposição dessa bateria. Isso é importante, pois muitos revendedores podem tentar instalar uma bateria diferente, ou mais comum de encontrar no mercado.

Uma troca assim seria improvisação, principalmente com a bateria do Onix e alguns outros modelos da GM. Tudo é uma questão de originalidade de fixação da bateria, e não de amperagem ou potência. Isso pouco influenciaria do ponta de visto elétrico, pois os carros modernos possuem alternadores inteligentes. O que seria errado é diminuir a potência da bateria (amperagem) e sua durabilidade estaria comprometida.

A bateria do Onix não pode ser adaptada

A improvisação mencionada seria de fato uma adaptação, uma gambiarra. A bateria do Onix tem um tamanho diferenciado, até com uso considerável no mercado. O grande problema não é o espaço, como acontece no Honda Fit e Civic, mas somente do suporte, ou fixação da bateria no carro. No caso do Fit, por exemplo, temos uma barra de fixação na transversal. Também é assim no Civic e Eco da Ford.

Mas a bateria do Onix tem uma barra de fixação horizontal, ou seguindo o comprimento dela e não a largura, como acontece nos modelos citados acima. Fica óbvio que, quando instalamos uma bateria mais curta ou mais longa, essa barra vai ficar folgada ou curta. E pasmem: já vimos casos do instalador corta essa barra de ferro. Fica a pergunta: a bateria não fica bamba? Não. O que fixa a bateria do Onix é parte de baixo dessa barra, presa por parafuso no carro.

a bateria do onix

Repare a barra de fixação da bateria (direita da imagem)

Problemas na adaptação da bateria do Onix

Temos a perda a originalidade da fábrica. Com certeza foram feitos testes nessa bateria do Onix e similares. Testes de fixação. Tais testes podem envolver simulações de acidentes onde o carro vira (capota) e a bateria se solta. Por isso a presença da barra, assim como acontece com o famoso “cinto de segurança” da bateria da Fiat (Palio, Uno, etc). Concluímos ser um item de segurança aprovado pelo controle de qualidade da fábrica. Se fizeram essa barra do tamanho para apenas um tipo de bateria, isso é outra questão. Envolve custos da fábrica para os seus  modelos.

a bateria do onix

Bateria de 50ah caixa alta

Qual é a bateria de reposição do Onix?

O modelo da bateria do Onix é uma 50ah caixa alta. Ela tem altura e comprimento diferenciados de outros modelos. É bem específica. O Fox pode usar uma, o Palio e outros modelos da Fiat também. Mas nesses carros o espaço e fixação podem ser classificados de “universais”, aceitando vários tamanhos de baterias. Evidentemente que isso pode mudar de acordo com a montadora. Amanhã podemos ter uma bateria de 60ah normal equipando o Onix, com espaço para qualquer outro modelo de bateria.

A marca recomendada é a da fábrica: Ac Delco. A Moura e Heliar também são boas opções. Lembrando que a fábrica da Ac Delco e Heliar é a mesma.

Confira aqui qual é a bateria do seu carro

O post A bateria do Onix é diferente de outras? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/a-bateria-do-onix-e-diferente-de-outras/feed/ 0 12619
Ecosport da Ford e seus fusíveis https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/ecosport-da-ford-e-seus-fusiveis/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/ecosport-da-ford-e-seus-fusiveis/#respond Mon, 18 Feb 2019 14:54:49 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12603 O Ecosport é um modelo da Ford de grande aceitação do mercado brasileiro. Basicamente segue o padrão Ford de conforto e itens de luxo. A Ford sempre foi famosa por isso. Sua parte elétrica, porém, evoluiu muito com o tempo e equipa a maioria dos modelos da montadora. É o que acontece com a Ecosport. […]

O post Ecosport da Ford e seus fusíveis apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
O Ecosport é um modelo da Ford de grande aceitação do mercado brasileiro. Basicamente segue o padrão Ford de conforto e itens de luxo. A Ford sempre foi famosa por isso. Sua parte elétrica, porém, evoluiu muito com o tempo e equipa a maioria dos modelos da montadora. É o que acontece com a Ecosport.

Os modelos antigos, como a Pampa e Del Rey mais novo, foram um pesadelo para os eletricistas da época. Trocar uma lâmpada de farol, por exemplo, dava um trabalho e tanto. Até o para-choque tinha que ser removido. Atualmente o Fusion ainda oferece essa dificuldade. Mas no caso da Eco temos uma simplicidade maior. Os serviços elétricos ficaram mais óbvios, bem mais fáceis.

Ecosport e seus fusíveis

Nesse post vamos falar um pouco sobre os fusíveis da Ecosport.

Onde ficam?

A localização da caixa de fusíveis é no painel, embaixo, lado do motorista, a esquerda dele. Mas o acesso é óbvio e fácil. Quase sempre não é necessário uso de ferramentas. Basta puxar a capa suavemente com as mãos, conforme a imagem abaixo.

ecosport

Imagem: www.maosaoauto.com.br

Observem a esquerda da capa a figura de um fusível indicando que atrás dela está a caixa de fusíveis da Ecosport. Mas  isso é uma referência rara nos modelos brasileiros. Os importados podem complicar mais, como no caso do Classe A da Mercedes. É complicado porque não segue uma lógica comum em outros carros. Assim, acaba por confundir e toma mais tempo para acostumar. O modelo comum de posição da caixa de fusíveis da frota brasileira é o da foto acima.

Ao Retirar a tampa, encontramos a caixa de fusíveis, como mostra a imagem. Temos ali fusíveis tipo lâmina, bem comuns e fáceis de encontrar no mercado. Cada cor tem uma amperagem que é o número gravado no fusível. Também encontramos nessa caixa quase todos os relés, mas o relé de seta costuma ficar na coluna do volante.

Para testar o fusível primeiro temos que identificá-lo. Também temos uma lógica com números ou símbolos bem evidentes. Assim qualquer um consegue identificar o fusível do acessório que parou de funcionar.

ecosport

Para testar se um fusível está queimado podemos fazer um teste visual observando se o filamento está partido. Mas o teste preciso é o elétrico, feito com uma lâmpada de teste. Pode ser feito com o fusível no seu lugar. (VEJA AQUI) Para saber o fusível exato podemos consultar o manual do carro. Mas na falta deste temos muito tutoriais na internet informando quais são e de vários modelos e ano de fabricação.

O post Ecosport da Ford e seus fusíveis apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/02/ecosport-da-ford-e-seus-fusiveis/feed/ 0 12603