Mãos ao Auto https://www.maosaoauto.com.br Mon, 14 Jan 2019 22:29:58 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.0.3 111956987 Ecoturismo de carro – Uma grande aventura! https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/ecoturismo-de-carro/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/ecoturismo-de-carro/#respond Mon, 14 Jan 2019 22:29:03 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12351 Conheça algumas dicas para  fazer ecoturismo de carro Você está de viagem de carro marcada para fazer ecoturismo em algum lugar? Antes de sair de casa você precisa ter alguns cuidados com o seu veículo para garantir uma viagem segura. Não é segredo para ninguém que antes de partir para uma viagem é importante cuidar […]

O post Ecoturismo de carro – Uma grande aventura! apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Conheça algumas dicas para  fazer ecoturismo de carro

Você está de viagem de carro marcada para fazer ecoturismo em algum lugar? Antes de sair de casa você precisa ter alguns cuidados com o seu veículo para garantir uma viagem segura.
Não é segredo para ninguém que antes de partir para uma viagem é importante cuidar de algumas coisas no seu carro.
Porém, quando o assunto é ecoturismo, esses cuidados precisam ser redobrados.
Por isso, confira as nossas dicas.

4 cuidados com o seu carro antes de fazer ecoturismo

Quase sempre viajar para fazer ecoturismo inclui ir para lugares com estrada de terra, buracos, pedras, subidas íngremes e descidas irregulares, entre outras coisas. Uma aventura e tanto!
Para isso, você precisa de cuidados com o seu carro de forma redobrada, mesmo que signifique gastar um pouco mais. Afinal, aventura sem segurança não é uma boa ideia.

Abaixo citamos 4 cuidados com o seu carro que você precisa ter. Confira:

Suspensão
Freios
Itens de segurança
Pneus

Em seguida falamos melhor sobre cada um deles.

ecoturismo

1. Suspensão
A suspensão pode ser considerada o item mais importante dessa lista.
Imagine andar por uma estrada irregular, caindo em buracos com frequência e não ter conferido as condições da suspensão antes? A ideia é exatamente que ela suporte tudo isso.
Agora imagine fazer uma viagem assim com uma suspensão em péssimo estado? Você e seus amigos ali, no meio do nada e sem sinal no celular e o carro quebra a suspensão. Sua ‘ecotrip’ acabou de virar um pesadelo.
Por isso, confira a sua suspensão. Se ela estiver ‘meia boca’ sugerimos trocar. (VEJA MAIS AQUI)

2. Freios
Subidas e descidas em estradas irregulares feitas de terra ou chão batido. Sem dúvidas você encontrará isso na sua viagem.
Então você precisa frear em uma descida ou segurar seu carro para não retornar em uma subida. Uma roda afunda mais do que a outra, porque buracos não tem uma ordem definida.
Mas seus freios não estão segurando nada e seu carro foi parar no meio do mato.
Daí você pensa: “Mas lá na cidade, no asfalto, os freios pareciam bons”.
Pois é, no asfalto e na cidade a conversa pode ser diferente, embora possa ser um teste também.
Sempre revise os freios do seu carro antes de sair em uma viagem dessas. 

ecoturismo

3. Itens de segurança
Confira se todos os itens de segurança estão no carro, e todos são obrigatórios o que significa uma inspeção regular do conjunto básico de segurança. Veja alguns deles:

  • Triângulo
  • Macaco
  • Chave de roda
  • Estepe

Esse é o básico, mas é importante incluir outros itens aí (não esqueça que você estará no ‘meio do nada’), tais como:

Fusíveis extras;
Lâmpadas extras;
Garrafa de água (vai que o motor ‘ferve’);
Cordas (nunca se sabe se não será necessário puxar ou ser puxado por outro carro).

Inclua tudo mais que você ache necessário para o caso de uma emergência.

4. Pneus

Talvez esse seja um item até mais importante do que os freios.
Pneus carecas ou ‘meia vida’, podem se tornar um pequeno ‘inferno’ em locais acidentados e de chão batido.
Por isso, confira o estado dos seus pneus e isso inclui o seu estepe.
Ele precisa estar em ótimas condições e calibrado.

Não adianta os 4 pneus bons e o estepe ruim. Se  você precisar trocar de pneu o carro vai ficar puxando para um lado no dirigir ou frear. Isso compromete a dirigibilidade. Por isso é bom  ter em mente que o estepe é um pneu provisório, para emergências.
Em ‘estrada ruim’ isso pode ser perigoso. Aliás, você sabe trocar um pneu? Pois fique sabendo que é algo desconhecido pela maioria dos motoristas. Treine isso.

Além desses itens, outras coisas que você deve verificar sem falta, são:

  • Nível do Óleo; É uma das manutenções mais importantes de um carro. O óleo é como nosso sangue, mas tem que ser sempre novo e trocado de acordo com as normas da fábrica. Fique atento a isso.
  • Nível da água do motor; Sem água no motor ele ferve e simplesmente funde, como uma panela de arroz que fica sem água.
  • Iluminação externa e interna do carro. É essencial e fácil de conferir. Nosso site dá excelentes dicas sobre isso.

Mas você não pode pensar só no seu carro. Pense também em você.
Você está em condições físicas para fazer trilhas, escaladas, nadar, entre outras coisas?
Independente da sua resposta de uma olhada nesse site, https://www.fitbeat.com.br/.

São excelentes dicas para seu físico e saúde a fim de deixá-las em dia para que a sua ‘ecotrip’ seja maravilhosa e você possa aproveitar todos os momentos únicos da sua viagem. Não deixe de conferir!

Também obedeça as leis e regras de trânsito. Não fique exageradamente empolgado. O meio ambiente também deve ser respeitado e por isso falamos de ecoturismo. Nada de deixar “rastros” por ande fomos. Leve seu lixo para casa e cuidado com fogueiras, que podem até provocar incêndios.

Gostou? Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

O post Ecoturismo de carro – Uma grande aventura! apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/ecoturismo-de-carro/feed/ 0 12351
Viajar de carro alugado e suas vantagens! https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/viajar-de-carro-alugado/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/viajar-de-carro-alugado/#respond Fri, 11 Jan 2019 22:31:27 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12340 Viajar de carro de carro ou outro meio de transporte? É notório o amor que o brasileiro tem por uma carro. Muitas vezes ele é tratado como um membro da família. Obviamente que tudo isso tem um custo: manutenção periódica, manutenção preventiva, e, o que nos interessa nesse post, uma manutenção de viagem. Viajar de […]

O post Viajar de carro alugado e suas vantagens! apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Viajar de carro de carro ou outro meio de transporte?

É notório o amor que o brasileiro tem por uma carro. Muitas vezes ele é tratado como um membro da família. Obviamente que tudo isso tem um custo: manutenção periódica, manutenção preventiva, e, o que nos interessa nesse post, uma manutenção de viagem. Viajar de carro também é uma das paixões do nosso povo. Somos um país tropical com um litoral imenso e cheio de praias como atração turística. Também somos um país de dimensões continentais, o que significa variedade de clima, cidades quentes e cidades frias. Tudo é uma tentação para quem gosta de viajar de carro.

VEJA AQUI COMO PROGRAMAR UMA VIAGEM DE CARRO

Grandes distâncias podem sugerir viajar de ônibus, por exemplo, que é mais barato. Ou de avião que é mais caro, mas muito rápido. Porém, economizar muito pode transformar a viagem em algo mais cansativo. Já aviões são mais para negócios, para quem tem pressa em resolver algo. Mas viajar de carro é uma aventura. Liberdade é o outro termo para quem viaja de carro. Podemos ir e vir sem nos preocupar com a existência de transporte e horários ficam mais flexíveis. Porém, isso tem um custo diferenciado.

viajar de carro

Viajar de carro e seus custos

Não são baixos. Afinal, conforto exige custos a mais. Um deles é a preparação do carro para uma viagem. Uma manutenção assim é bom, mas bem mais minuciosa e cara. Uma solução nesse caso seria manter todas as manutenções do seu carro em dia. Pneus devem ser bem novos, calibrados e rodas alinhadas. O motor deve estar em perfeitas condições de uso. Freios e outros itens de segurança também entram nessa lista de cuidados e tudo tem custo. Outro fator é que o carro vai se desgastar ao fim da viagem, o que implica em uma revisão pós-estrada. Existe alguma alternativa?

Viajar de carro -Vantagens de alugar um veículo

Existem várias sugestões de usar um carro alugado para viajar. Uma delas é ir de avião e alugar um carro no local (tem que ser feito com antecedência). Nesse caso o custo da passagem de avião vai depender da oferta e procura.

  • Viajar de carro com amigos pode ser muito bom. Se o carro for alugado as despesas podem ser divididas, assim como a condução do carro na viagem. Nesse tipo de viagem, o carro pode ser maior, mais confortável também.
  • Porta-malas. Pode parecer estranho, mas alugar um carro possibilita escolher o modelo. Escolher um com porta-malas maior é uma boa ideia, principalmente se o nosso carro não tem um porta-malas grande.

viajar de carro

  • A liberdade de poder escolher o modelo é uma das grandes vantagens de viajar com um carro alugado. Podemos “dimensionar” o modelo conforme a viagem. Um modelo compacto pode ser alugado para viagens solitárias ou curtas. Um carro dos sonhos também pode ser alugado, como uma Van ou um carro mais luxuoso e completo. Viajar de carro alugado pode ser a realização de um sonho, mesmo que temporário.
  • Outros fatores: não precisamos de nos preocupar com manutenção e documentação do carro. Também teremos a mesma liberdade que teríamos viajando com um carro próprio. Pode ser um custo que compensa em tudo: economia e alegria de ter uma viagem de férias tranquila.

Uma dica final é escolher bem a locadora de carros. Ela tem ser conceituada no mercado com boas referências. Um bom site para saber isso é o Reclame aqui. Opiniões e experiências de amigos e familiares podem ajudar muito. Pesquise sempre.

O post Viajar de carro alugado e suas vantagens! apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/viajar-de-carro-alugado/feed/ 0 12340
DPVAT – A importância desse seguro https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/dpvat-a-importancia-desse-seguro/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/dpvat-a-importancia-desse-seguro/#respond Mon, 07 Jan 2019 22:41:50 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12324 DPVAT é um seguro! Por que temos que pagar um seguro obrigatório para nosso veículo? Qual é a importância do DPVAT? Muitos podem achar que é apenas mais um imposto. Mas esse seguro tem um objetivo específico que muitos desconhecem. Também é mais um direito do que uma obrigação. A sigla DPVAT significa Seguro de Danos […]

O post DPVAT – A importância desse seguro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
DPVAT é um seguro!

Por que temos que pagar um seguro obrigatório para nosso veículo? Qual é a importância do DPVAT? Muitos podem achar que é apenas mais um imposto. Mas esse seguro tem um objetivo específico que muitos desconhecem. Também é mais um direito do que uma obrigação. A sigla DPVAT significa Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Tem como função assegurar vitimas de acidentes causados por veículos motorizados. Toda vítima de acidentes tem o direito de ser indenizado por esse seguro obrigatório, podendo ser todos envolvidos em um mesmo acidente. Também ele é uma obrigação, sim, um pagamento anual e obrigatório para todo veículo.

DPVAT

Em quase todos os acidentes de trânsito alguém se machuca

Devemos pagá-lo junto com o IPVA do carro. A importância é óbvia. O número de automóveis, caminhões e motos aumentou e por isso também cresceu o numero de acidentes com vítimas. Afinal, trânsito é de pessoas. Antes da existência do DPVAT elas não recebiam nada e assumiam os custos hospitalares, principalmente os pós-hospitalares, remédios e outros. Ele cobre morte, invalidez permanente ou parcial, até das despesas com médicos e hospitais.

Quando o DPVAT foi criado?

Já em 1966 ele existia, mas com outro nome: Recovat que significava “Responsabilidade Civil Obrigatória de Veículos Automotores Terrestres”. Já em 1974 mudou de nome passando a ser o atual DPVAT. Mas não mudou apenas o nome. Afinal a sigla anterior se referia a uma responsabilidade, ou ser o responsável pelo acidente. Mas o DPVAT passou a cobrir todos os acidentes, independente de que quem foi o responsável ou culpado pela situação. É assim até os dias de hoje. Em 1992 esse seguro evoluiu mais ainda. Também passou a cobrir acidentes onde o veículo não era identificado, como um atropelamento onde o motorista não socorre a vítima, foge, e não é identificado.

DPVAT

DPVAT – Quanto é a indenização?

O DPVAT não cobre danos materiais de acidentes ou roubo de veículo, por exemplo. Esse tipo de seguro deve ser contratado a parte, em seguradoras específicas  (Essa modalidade de seguro também é uma boa ideia). Os valores de indenização do DPVAT são os seguintes: (podem variar com o tempo)

  • Em caso de morte 13 mil e 500 reais por vítima
  • Em caso de invalidez permanente (caso a ser comprovado) também é 13 mil e 500 reais por vítima
  • No caso de reembolso de despesas médicas e hospitalares o valor é de 2 mil e 700 reais. São valores que podem parecer pequenos se comparados com o resultados de um acidente. Mas é um direito adquirido e que deve ser requisitado por todos que sofrem um acidente envolvendo veículos automotores. É pago em moeda nacional através de depósito bancário.
  • O prazo para requerer é de 30 dias, mas vale para acidentes que ocorrem pelo ano inteiro. Requerer esse seguro é muito mais fácil do se fala por aí e não precisa de atravessadores ou representantes. Basta consultar a seguradora responsável pelo DPVAT para saber como proceder. E tudo poder ser acompanhado on-line.

O post DPVAT – A importância desse seguro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/dpvat-a-importancia-desse-seguro/feed/ 0 12324
Fusíveis do Logan 2016 – Esquema numerado https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/fusiveis-do-logan/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/fusiveis-do-logan/#respond Wed, 02 Jan 2019 21:59:09 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12228 Conheça os fusíveis do Logan 2016 Os fusíveis do Logan 2016 podem servir de base para outros anos desse modelo da Renault. Talvez varie o número de acessórios que são protegidos por fusíveis. Os principais – dentro da cabine – são 41. Mas, alguns estão vazios, outros prontos para acessórios ainda não instalados, e alguns […]

O post Fusíveis do Logan 2016 – Esquema numerado apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Conheça os fusíveis do Logan 2016

Os fusíveis do Logan 2016 podem servir de base para outros anos desse modelo da Renault. Talvez varie o número de acessórios que são protegidos por fusíveis. Os principais – dentro da cabine – são 41. Mas, alguns estão vazios, outros prontos para acessórios ainda não instalados, e alguns que simplesmente podem não existir no Brasil. O descongelamento de retrovisores seria um exemplo.

Fusíveis do logan

Foto ilustrativa

Segue abaixo um lista numerada dos fusíveis do Logan 2016. É sempre importante seguir a numeração. Uma foto pode ajudar, mas também pode enganar na hora do teste, principalmente se não for feito por um eletricista.  Não insista em trocar um fusível que está queimando. Respeite a cor e a amperagem dele. Caso contrário, pode provocar sérias avarias elétricas e até “subir fumaça”.

Veja aqui mais sobre fusíveis queimando

Fusíveis do Logan 2016 – Lista

1 – Vidros elétricos lado motorista

2 – Vazio

3 – Vidros elétricos dianteiros

4 – Farol alto esquerdo

5 – Farol alto direito

6 – Farol baixo esquerdo

7 – Farol baixo direito

8 – Farolete esquerdo

9 – Farolete direito

10 – Vidros elétricos traseiros

11 – Vazio

12 – Buzina

13 – Trava automática das portas

14 – ABS

15 – Luz de teto – ar condicionado

16 – ESC

17 – Luz de ré – esguicho de água dos vidros

18 – Limitador de velocidade – Descongelamento de retrovisor – Vidro traseiro – Alerta de cinto de segurança – Multimídia

19 – Sem uso

20 – Luz de freio

21 – Injeção

22 – Airbag

23 – Falha do circuito de combustível (alguns modelos)

24 – Direção assistida

25 – Local reservado para acessórios não instalados de fábrica

26 – Setas

27 – Unidade central da cabine (1)

28 – Unidade Central da cabine (2)

29 – Comando sob volante

30 – O mesmo 25

31 – O mesmo 29

32 – Vazio

33 – Painel de instrumentos

34 – Sistema de som/radio

35 – Motor de partida

36 – Limpador vidro dianteiro

37 – Ventilação da cabine (ventilador interno)

38 – Acendedor de cigarros

39 – Tomada de diagnóstico e rádio (2)

40 – Retrovisor com descongelamento (2)

41- Retrovisor elétrico (todos)

 

O post Fusíveis do Logan 2016 – Esquema numerado apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/01/fusiveis-do-logan/feed/ 0 12228
Oficina de carro – Dicas rápidas de manutenção https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/oficina-de-carro-dicas-rapidas-de-manutencao/ https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/oficina-de-carro-dicas-rapidas-de-manutencao/#respond Sat, 29 Dec 2018 23:41:02 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12294 Oficina de carro e sua importância Oficina mecânica, além de significar o óbvio, deveria fazer parte do pensamento de quem gosta do seu carro. Uma oficina  de carro de confiança é onde devemos fazer as manutenções básicas do nosso carro. Isso é sinônimo de segurança e economia, visto que um bom mecânico tem que ser valorizado […]

O post Oficina de carro – Dicas rápidas de manutenção apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Oficina de carro e sua importância

Oficina mecânica, além de significar o óbvio, deveria fazer parte do pensamento de quem gosta do seu carro. Uma oficina  de carro de confiança é onde devemos fazer as manutenções básicas do nosso carro. Isso é sinônimo de segurança e economia, visto que um bom mecânico tem que ser valorizado pela sua eficiência. É onde vale o que é pago e todos ficam bem e felizes. Por isso, nem sempre uma oficina autorizada é o “primor” de eficácia.

Uma oficina deve ser bem equipada com ferramentas que possibilitem um bom trabalho. Já se foi o tempo que o mecânico improvisava para poder consertar um carro. Hoje em dia cada acessório, ou peça, exige uma ferramenta específica, que facilita o serviço acrescentando segurança. O tempo de resolver na “marreta” acabou. Fique atento a isso e a experiência do profissional. A fama do mecânico também vai longe e é muito importante.

oficina de carro

Dicas rápidas de manutenção em uma oficina mecânica

Mas estar informado sobre o que devemos dar manutenção também é importante. Um bom mecânico valoriza um cliente que sabe o que quer. Eu escrevi “um bom mecânico”. Aquele que desdenha da opinião de outros não pensa como o cliente, quase sempre visa o lucro em vez de um bom serviço. Nos grandes centros isso é comum: o cliente é visto como “transeunte”. Nesse post damos algumas dicas rápidas  de manutenções que você pode lembrar seu mecânico de fazer. Veja a lista abaixo e os links.

  • Suspensão. Sim, podemos conhecer um pouco da suspensão do nosso carro. Informe seu mecânico sobre barulhos bem específicos, indicando o lugar suspeito. Vibrações no volante podem ser sintomas de problemas na suspensão ou até falta de alinhamento. Também anote as trocas e serviços feitos e tenha a quilometragem como referência. (veja mais aqui)
  • Radiador. É o sistema que refrigera o motor do seu carro e não pode falhar. É um dos problemas que mais deixam o motorista na mão. A dica é a oficina mecânica checar o estado geral das mangueiras e abraçadeiras, além de vazamentos e o nível de água do radiador.
  • Bateria. Simplesmente deve ser nova, com menos de 18 meses ou estar dentro do prazo de garantia. Mas mesmo assim deve ser testada com aparelhos apropriados para saber se tem defeitos ocultos.
  • Freios. Precisam de manutenção periódicas, São os acessórios mais importantes de um carro, por motivos óbvios. Discos, lonas e pastilhas devem ser verificados em uma manutenção.

Essas são algumas dicas rápidas e obrigatórias sobre manutenção que uma oficina mecânica deve fazer. Mas existem outras que explicamos no site. Algumas, como troca de lâmpadas podem ser feitas por qualquer um com alguma observação. O Mãos ao Auto tem boas dicas sobre isso. Procure no site as categorias de “manutenção” e lâmpadas automotivas. Também temos informações importantes sobre troca de óleo e verificação dos pneus, o que em uma viagem são fatores essenciais.

O post Oficina de carro – Dicas rápidas de manutenção apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/oficina-de-carro-dicas-rapidas-de-manutencao/feed/ 0 12294
Led automotivo – Como é feita a ligação? https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/led-automotivo-como-e-feita-a-ligacao/ https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/led-automotivo-como-e-feita-a-ligacao/#respond Wed, 26 Dec 2018 16:55:43 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12275 Led automotivo não acende E algo bem comum um led automotivo simplesmente não acender quando o instalamos. Seria defeito da peça? É possível. Mas, na maioria dos casos, é ligação errada por desconhecimento de como funciona um led para carros. Nesse post daremos dicas de como instalar leds de luz de posição e de iluminação […]

O post Led automotivo – Como é feita a ligação? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Led automotivo não acende

E algo bem comum um led automotivo simplesmente não acender quando o instalamos. Seria defeito da peça? É possível. Mas, na maioria dos casos, é ligação errada por desconhecimento de como funciona um led para carros. Nesse post daremos dicas de como instalar leds de luz de posição e de iluminação interna. Esse tipo de serviço é o mais fácil de fazer.

VEJA AQUI UM POUCO MAIS SOBRE LED PARA CARROS

Todo led automotivo imita a base ou o soquete da lâmpada original. É assim porque de outro modo não encaixaria no local – seria necessário uma adaptação o que dificultaria a instalação. É o caso das fitas de LEDs, por exemplo. Então, basicamente a instalação do led é idêntica. Se for de encaixe – como os faroletes dianteiros – então basta retirar uma e colocar a outra prestando atenção no serviço. Existe uma lógica fácil e o mesmo acontece com a luz interna e similares.

led automotivo

Led – Como instalar corretamente?

Coloque os LEDs dos faroletes e ligue normalmente a chave. Observe se todos acenderam, inclusive da luz de placa, se ela também foi trocada. Se alguma não acender, simplesmente inverta o modo como encaixou. Por ser um diodo de luz o led exige uma posição correta para acender. Se possível, peça ao vendedor para testar os LEDs. Isso pode ser feito facilmente se for uma loja especializada. Mas se você estiver disposto a pagar um pouco mais, compre o led em lojas de acessórios. Eles são vendidos já instalados de maneira correta e o preço pode surpreender.

E se o fusível queimar?

Então temos um curto. Ele pode ter acontecido no momento da instalação ou já existir no circuito. No primeiro caso basta trocar o fusível e ter mais cuidado na instalação do led. Mas no outro caso  pode ser a causa do led não acender de jeito nenhum. Não insista em trocar um fusível que queima e jamais troque a cor dele. Isso pode causar sérios danos na parte elétrica. O mesmo acontece no caso de motos. Os leds tem a mesma função e funcionamento. Muitos deles já vem instalados de fábrica, o que é uma garantia a mais de qualidade.

O post Led automotivo – Como é feita a ligação? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/led-automotivo-como-e-feita-a-ligacao/feed/ 0 12275
Variant da Volks – Uma joia esquecida https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/variant-da-volks-uma-joia-esquecida/ https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/variant-da-volks-uma-joia-esquecida/#respond Tue, 18 Dec 2018 19:39:11 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12230 Variant da Volkswagen A Variant da Volks era um carro família de sucesso. Durante anos foi bem vendida no Brasil. Elegante, com bom tamanho e um motor diferente dos outros Volks, era um carro de cidade e de campo. Praia e férias eram destino certo de quem possuía uma Variant. Até hoje, quem é dono […]

O post Variant da Volks – Uma joia esquecida apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Variant da Volkswagen

A Variant da Volks era um carro família de sucesso. Durante anos foi bem vendida no Brasil. Elegante, com bom tamanho e um motor diferente dos outros Volks, era um carro de cidade e de campo. Praia e férias eram destino certo de quem possuía uma Variant. Até hoje, quem é dono de uma, fica fortemente apegado, e dificilmente põe a venda.

Por que afirmamos que esse carro é uma joia esquecida? De todos os clássicos da Volks ela é a menos comentada. Falamos do Fusca e Kombi como maravilhas, que são de fato, principalmente entre os mais jovens. Mas quando perguntamos sobre a Variant outros modelos são lembrados, menos aquele que é tocado pelo motor “boi deitado”, um show, um tesouro de genialidade.

Variant – O que significa?

 Na Volks, significa um modelo que já existe, mas que aumentou o espaço interno. Ou seja: é um modelo modificado, exatamente o significado da palavra VARIANTE. No caso da nossa Variant, ela pode ser uma continuidade do Zé do Caixão ou do TL, outra joia esquecida. Na Alemanha é um termo usado para peruas. Mas, todos esses modelos brasileiros tinham a mesma base, mudando a carroceria e detalhes internos, além do tamanho.

 

De fato, o modelo brasileiro tem um espaço interno, tanto para bagagens como para passageiros, bem maior que os outros modelos Volkswagen da época. As malas eram instaladas perigosamente em cima do compartimento do motor. Esse é dentro do carro, sem nada separando bagagens e objetos de passageiros. Daí o perigo. A Variant também tem um porta-malas externo, dianteiro e mais espaçoso que o do Fusca, por exemplo.

variant

Motor 1600 igual ao do Fusca e outros, mas montado deitado. Repare o alternador à esquerda e sem a ventoinha tradicional.

A Variant e seu motor

Boi deitado. Assim era conhecido o motor 1600 desse modelo da Volkswagen. Boi, não sabemos bem o motivo do nome. Talvez pela força e durabilidade do motor. Mas também é um motor refrigerado a ar, como o do Fusca e da Kombi (SP2 também tinha um motor deitado)porém montado na horizontal, com a ventoinha em cima do virabrequim do motor. Com isso nosso carro do post ganhou espaço interno, como dito mais acima, Além disso, o motor ficou muito mais silencioso, o que é na nossa opinião o grande barato desse modelo sensacional da Volks.

Variações da Variant

Por fim, temos isso: algumas “variações” da Variant. O modelo saiu de fábrica com a cara quadrada, tipo o Zé do Caixão, e depois afinaram. Ganhou até um apelido de cara de peixe. Com o passar dos anos, foi lançado o modelo 2, que nada tem a ver com o modelo desse post. Parecia mais uma Brasília crescida. Não fez muito sucesso como sua antecessora, mas também tem seus admiradores.

variant

Uma variação com cara de Brasília

O post Variant da Volks – Uma joia esquecida apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/variant-da-volks-uma-joia-esquecida/feed/ 0 12230
Fusíveis do Gol G3 – Esquema e localização https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/fusiveis-do-gol-g3-esquema-e-localizacao/ https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/fusiveis-do-gol-g3-esquema-e-localizacao/#respond Fri, 14 Dec 2018 16:27:24 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12219 Os fusíveis do Gol G3 seguem uma padronização de outros modelos da Volks. Mas sempre é bom conferir através das informações da fábrica. E nós encontramos o esquema e localização dos fusíveis desse Gol no seu manual. Aliás, todo dono de carro deveria manter o manual no porta luva e estudá-lo. Tudo fica mais fácil […]

O post Fusíveis do Gol G3 – Esquema e localização apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Os fusíveis do Gol G3 seguem uma padronização de outros modelos da Volks. Mas sempre é bom conferir através das informações da fábrica. E nós encontramos o esquema e localização dos fusíveis desse Gol no seu manual. Aliás, todo dono de carro deveria manter o manual no porta luva e estudá-lo. Tudo fica mais fácil quando surge um problema. Como a intenção do nosso site é incentivar o “faça você mesmo”, fica a dica de ler o manual do seu carro.

VEJA AQUI OS FUSÍVEIS DO GOL QUADRADO

Mas, e quando não temos o manual por um motivo qualquer? No caso dos fusíveis do Gol G3 o que fazer se um queimar? Uma opção é procurar na internet. Mas muitas vezes é difícil. Por isso disponibilizamos a imagem dos fusíveis o que facilita muito. Se você é dono de um Gol G3 ou reparador, guarde essa informação para ter fácil acesso no caso de algum problema elétrico, pois  primeiro passo é procurar por fusíveis queimados.

Lembre-se de não insistir na troca de um fusível que queima novamente. Isso é sinal claro que existe um curto no circuito e deve ser reparado. Também não aumente a potencia dele, tampouco substitua por um de cor diferente. Isso pode danificar um acessório caro do seu carro. Afinal, todos os fusíveis são dimensionados eletricamente para proteger o acessório em questão.

Fusíveis do Gol G3 – Localização da caixa

A caixa de fusíveis do Gol G3 fica dentro da cabine, lado do motorista a esquerda (letra A da imagem acima). O acesso é fácil com uma tampa de encaixe. Basta puxar que a tampa desce. Alguns relés tipo auxiliar também estão nesse local. 

 

É bom ter em mente que os fusíveis e suas posições podem variar de modelo para modelo. Isso depende dos acessórios que seu Gol  G3 pode ter de fábrica ou instalado depois. Por isso encontramos locais sem fusíveis. Veja abaixo a lista de fusíveis do Gol G3.

Fusíveis do Gol G3

Fusíveis do Gol G3

O post Fusíveis do Gol G3 – Esquema e localização apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/fusiveis-do-gol-g3-esquema-e-localizacao/feed/ 0 12219
Entendendo a pressão dos pneus https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/entendendo-a-pressao-dos-pneus/ https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/entendendo-a-pressao-dos-pneus/#comments Mon, 10 Dec 2018 21:31:15 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12204 Pressão de pneus – O que é isso? Como verificar a pressão dos meus pneus? Saber como medir a pressão de pneu é algo importante para quem tem um carro. A manutenção da pressão correta dos pneus proporciona uma condução mais suave e até ajudará a reduzir o consumo de combustível do seu veículo. Veja […]

O post Entendendo a pressão dos pneus apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Pressão de pneus – O que é isso?

Como verificar a pressão dos meus pneus?
Saber como medir a pressão de pneu é algo importante para quem tem um carro. A manutenção da pressão correta dos pneus proporciona uma condução mais suave e até ajudará a reduzir o consumo de combustível do seu veículo. Veja nesse post como verificar a pressão dos pneus e encher (ou murchar) se for necessário.

Pegue um calibrador de pneus
Primeiro, você precisará de acesso a um medidor de pressão de ar. Você pode encontrá-los na maioria dos postos de gasolina, onde eles são geralmente ligados ao compressor de ar (que você vai usar para adicionar ar ao pneu, se necessário). Alternativamente, você também pode comprar seu próprio medidor numa loja de autopeças, é um investimento baixo e que vale a pena.
Existem medidores de vários formatos e tipos, incluindo analógico e digital. Medidores analógicos, mais comuns, são baratos e pequenos, embora às vezes possam ser difíceis de ler. Medidores digitais empregam um display eletrônico, que são muito fáceis de usar. Por outro lado, os medidores digitais são mais suscetíveis a danos causados ​​por impacto, sujeira ou poeira e utilizam baterias que devem ser substituídas de vez em quando.

pressão dos pneus

Confira a pressão de pneus indicada para o seu carro

Antes de fazer a medição, procure as especificações da montadora para a pressão dos pneus, pois elas variam de veículo para veículo. Procure por um adesivo na porta do lado do motorista, indicando o PSI (sigla em inglês que significa libras por polegada quadrada). Se você não encontrar, essa informação também pode estar no porta-luvas ou no manual do proprietário do veículo. Você também pode encontrar uma leitura de pressão no pneu. Seja cauteloso porque esta é a pressão máxima suportada pelo pneu, e não necessariamente a pressão recomendada.

Enchendo os pneus
Antes de medir a pressão e encher ou murchar seus pneus, deixe seus pneus esfriarem por alguns minutos. Se você fizer a leitura enquanto os pneus ainda estiverem quentes, os resultados podem ser imprecisos. Três a cinco minutos de espera são suficientes.
Remova a tampa da válvula de ar do pneu e coloque-a no bolso para não a perder. Empurre o manômetro firmemente sobre a válvula até o aparelho fazer a leitura.
Se a leitura mostrar que o seu pneu precisa de ar, confira se ele não está com algum vazamento na válvula ou com algum furo na estrutura. Se você não encontrar nenhum problema, empurre o bocal do compressor de ar sobre a válvula e adicione ar usando rajadas curtas. A menos que o compressor permita pré-definir a quantidade de ar a adicionar, verifique a pressão novamente (com o medidor) após cada rajada.

Veja aqui as medidas de calibragem de pneus

Certifique-se de parar o compressor quando não ouvir mais o ar sendo liberado no pneu, para não encher demais os pneus. Quando tiver terminado, recoloque a tampa da válvula, girando-a até que ela caiba perfeitamente na válvula. Como regra geral, verifique a pressão dos pneus uma vez por mês. Pneus muito inflados podem piorar as condições de dirigibilidade e frenagem do carro, além de gerar maior desgaste. Já pneus murchos aumentam o consumo de combustível e pioram o tempo de aceleração do carro.

Perigos potenciais de pneus superinflados
Pneus muito inflados não geram o devido atrito com o asfalto, o que resulta em menos tração e direção mais difícil. Isso é ampliado em condições de chuva, tornando a direção mais perigosa. A calibragem inadequada também aumenta o risco de explosão do pneu.

presssão dos pneus

Típico calibrador moderno de pneus

Efeito do calor na pressão dos pneus

Para cada aumento de 10º C na temperatura, a pressão dos pneus mudará cerca de um a dois PSI. Quando a pressão dos pneus recomendada é tipicamente entre 30 a 35 PSI (libras por polegada quadrada), o calor do verão pode certamente diminuir a pressão interna do pneu!

Resumo
Faça a calibragem correta dos pneus periodicamente e principalmente antes de pegar a estrada. Além de garantir segurança e economia de combustível, pneus bem calibrados duram mais e precisam ser substituídos mais tarde. Como trocar os pneus é uma das manutenções mais caras a serem feitas num carro, pneus calibrados te ajudam a economizar um bom dinheiro.

O post Entendendo a pressão dos pneus apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/entendendo-a-pressao-dos-pneus/feed/ 2 12204
Mecânico de confiança – Como encontrar? https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/mecanico-de-confianca/ https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/mecanico-de-confianca/#respond Thu, 06 Dec 2018 15:04:35 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=12181 Mecânico de confiança Quem nunca quis ter uma oficina mecânica de confiança? Quase sempre o desejo de quem entra em uma oficina pela primeira vez é sentir confiança. E deve, afinal, o mecânico do seu carro vai “mexer” no seu bolso e ao mesmo tempo cuidar da sua segurança. Por isso tem se ser um […]

O post Mecânico de confiança – Como encontrar? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Mecânico de confiança

Quem nunca quis ter uma oficina mecânica de confiança? Quase sempre o desejo de quem entra em uma oficina pela primeira vez é sentir confiança. E deve, afinal, o mecânico do seu carro vai “mexer” no seu bolso e ao mesmo tempo cuidar da sua segurança. Por isso tem se ser um reparador de confiança. Aliás, o site Mãos ao Auto surgiu exatamente pela falta de conhecimento básicos dos donos de automóveis. Mas, evidentemente, nem todo conserto está ao nosso alcance.

Seja em uma oficina grande ou pequena, ou mesmo em uma autorizada, um profissional de confiança é essencial. Envolve honestidade, capacitação e experiência. Aliás, muita experiência facilita no diagnóstico, mas não na honestidade. Mas não se preocupe. Nesse post damos algumas dicas para ajudar a você a escolher o seu mecânico de confiança, e um possível grande amigo.

O que faz um mecânico?

Antigamente era uma profissão bem específica: um mecânico conserta carros, todos os defeitos de um carro. Isso durou mais tempo no Brasil, até chegar por aqui outras montadoras além daquelas que fabricavam Fuscas e Opalas. Foi no inesquecível governo Collor, onde o presidente chamou os carros brasileiros de carroças, e liberou a entrada de outras fábricas.

mecãnico

Mecânicos antigos cuidavam de poucas variedades de modelos de carros

Pois então passamos a ter tecnologias diferentes que produziram profissionais especializados. Tudo começou com o crescimento da profissão de eletricista de automóveis. Até então, os mecânicos consertavam motores, suspensão, caixa e outros, além dos problemas elétricos também.

Com o aumento da frota e a diversidade de novos defeitos, a especialização foi aumentando. Hoje um profissional de mecânica pode ter vários conhecimentos e experiências, mas não todas. Isso é muito importante na hora de escolher seu mecânico de confiança.

Dicas para achar seu mecânico de confiança!

  • Consulte amigos. Um boa referência é muito bom, mais de uma é sinal de fama de ser alguém de confiança. Mas lembre-se que também pode ser uma mulher mecânica
  • Repare como o mecânico – ou dono da oficina – trata outros clientes. Mesmo que exista reclamação, observe a reação do mecânico. Um bom profissional vai querer resolver a questão do jeito do cliente
  • Preços. Devem ser justos. Afinal ninguém trabalha de graça. Mas se for um orçamento muito grande pergunte o motivo, os nomes das peças, e valores. É normal um profissional também ter um lucro nas peças. Isso pode levar a um bom desconto sem desonestidade
  • Quase sempre um mecânico de confiança oferece nota com todo o serviço descriminado. Também entrega ao cliente as peças trocadas como sinal de honestidade colocada a prova
  • Converse e conheça um pouco mais da oficina e seus funcionários. Lembre-se que existem vários tipos de reparadores de carros, como especialistas em suspensão, elétrica e eletrônica, acessórios, freios, etc. Mas também existem os mecânicos em geral. Um mecânico honesto admite que o defeito não é da sua área. Isso significa que ele pode indicar alguém de confiança e passar a ser o seu mecânico de confiança

Nunca jogue na cara do profissional que o serviço foi ou é fácil. Isso não é um bom começo de relação. Respeite o conhecimento dele e ganhará sua confiança. Também,  preço alto se discute com boa conversa e ambos podem achar um bom orçamento, justo para todos. É difícil achar um mecânico de confiança? Sim, como qualquer área profissional. Mas achando o seu, o resultado vai ser muito agradável.

mecânico

O post Mecânico de confiança – Como encontrar? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2018/12/mecanico-de-confianca/feed/ 0 12181