Mãos ao Auto https://www.maosaoauto.com.br Sat, 13 Jul 2019 04:17:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.2 111956987 Fusíveis da Veraneio D10 e C10 da GM https://www.maosaoauto.com.br/2019/07/fusiveis-da-veraneio-d10-e-c10-da-gm/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/07/fusiveis-da-veraneio-d10-e-c10-da-gm/#respond Sat, 13 Jul 2019 04:17:07 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13253 Veraneio – D10 e C10 A Veraneio é um carro família, tipo SUV. Foi fabricado no Brasil de 1964 a 1994 e foi literalmente um carro “revolucionário” pelo tamanho que transportava até nove passageiros, além da bagagem. Tanto é que o slogan de propaganda era “A prova dos nove”. Até 1969 tinha o nome de […]

O post Fusíveis da Veraneio D10 e C10 da GM apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Veraneio – D10 e C10

A Veraneio é um carro família, tipo SUV. Foi fabricado no Brasil de 1964 a 1994 e foi literalmente um carro “revolucionário” pelo tamanho que transportava até nove passageiros, além da bagagem. Tanto é que o slogan de propaganda era “A prova dos nove”. Até 1969 tinha o nome de C1416. Talvez seja por isso que suas “irmâs” ainda tem o nome de C10 e D10.

Alguns podem associar a Veraneio com a opressão, polícia e bombeiros. Mas era de fato um carro de Veraneio, férias de família e era muito visto nas praias. Chamava muita atenção por onde rodava e podia ser visto como carro de luxo

A Veraneio tem um motor 6 ou 4 cilindros em linha e cambio no volante. Sua parte elétrica era típica dos modelos da Chevrolet da época: fios grossos, alguns relés, uma caixa de fusíveis que também equipou alguns modelos do Opala.

VEJA AQUI OS FUSÍVEIS DO OPALA

Mas o papo aqui é sobre os fusíveis que equipam a Veraneio. Também servem para C10 e D1o. Basicamente a caixa de fusíveis era um suporte para vários fusíveis de vidro com pouca variação de amperagem. São poucos devido a tecnologia da época que era de poucos acessórios.

Veraneio  similares e seus fusíveis

Na foto abaixo vemos a localização da caixa de fusíveis da Veraneio. Também lemos algumas explicaçôes valiosas da fábrica sobre os fusíveis.

Nessa outra imagem temos a lista de fusíveis da Veraneio. Na tampa vem escrito qual são os acessórios. Mas na falta dela é só seguir a lista de cima para baixo.

Veraneio D10 e C10

Para trocar os fusíveis da Veraneio D10 e C10, basta retirar a tampa da caixa de fusíveis. Os fusíveis de vidros também estão encaixados. Para tirar um deles não use ferramenta metálica, pois pode provocar curto. Se não houver outro meio desligue o negativo da bateria. Um fusível de vidro pode queimar seu filamento e isso é bem evidente. Basta uma inspeção visual. Mas ele pode queimar nas pontas com o derretimento da solda. Nesse caso quase sempre o fusível sai quebrado, separado das pontas metálicas. Outra opção é testar com lâmpada de testes.

VEJA AQUI COMO TESTAR UM FUSÍVEL

O post Fusíveis da Veraneio D10 e C10 da GM apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/07/fusiveis-da-veraneio-d10-e-c10-da-gm/feed/ 0 13253
Carregador de bateria caseiro – Como montar https://www.maosaoauto.com.br/2019/07/carregador-de-bateria-caseiro-como-montar/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/07/carregador-de-bateria-caseiro-como-montar/#comments Tue, 09 Jul 2019 02:22:41 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13230 Carregador de bateria caseiro Podemos construir um carregador de bateria caseiro? Sim, com alguns materiais e equipamentos sem uso, conseguimos montar um carregador eficiente. A montagem elétrica é simples, ao alcance de qualquer pessoa com um pouco de boa vontade. Mesmo que não tenha alguns dos materiais, eles podem ser adquiridos a baixo custo ou […]

O post Carregador de bateria caseiro – Como montar apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Carregador de bateria caseiro

Podemos construir um carregador de bateria caseiro? Sim, com alguns materiais e equipamentos sem uso, conseguimos montar um carregador eficiente. A montagem elétrica é simples, ao alcance de qualquer pessoa com um pouco de boa vontade. Mesmo que não tenha alguns dos materiais, eles podem ser adquiridos a baixo custo ou até por doação de um parente ou amigo. 

(Para sua segurança leia o post até o fim antes de usar o carregador)

O que observamos é que esse carregador caseiro de bateria pode “ressuscitar” a dita mesmo que completamente zerada. Portanto, é um carregador de carga rápida, e deve ser usado em emergências. Caso seja um caso de carro parado por muito tempo e repetidamente, podemos usar esse carregador para dar uma levantada na bateria e em seguida ela deve ser levada para uma carga lenta. Veja abaixo a lista de materiais, como montar, e informações importantes de como usar esse carregado caseiro.

Lista de materiais

  • Uma fonte de notebook de 19 Volts
  • Uma lâmpada de farol de carro tipo H4
  • Uma tomada de lâmpada H4
  • Fio de som ou outro (1 metro de cor vermelha e 1 metro de cor preta)
  • Garrinhas tipo jacaré

Ferramentas necessárias

  • Alicate de corte ou outro pra desencapar e cortar fios
  • Cola rápida ou quente
  • Fita isolante
  • Solda – opcional

Como montar o carregador de bateria

A montagem é bem simples, bastando um pouco de observação. Para montar esse carregador de bateria caseiro vamos basicamente trabalhar nos fios finos do carregador de Notebook . O lado que vai na tomada que em 110 ou 220 volts, fica como está.

Corte o plug que encaixa no notebook. Em seguida desencape esse fio e voçe encontrará um fio vermelho – que é o positivo – e um malha em volta dele. Esse será o negativo. Ligue o positivo no negativo da lâmpada h4 (faça isso na tomada que encaixa nela ou com um terminal fêmea).

Em seguida ligue no terminal do farol alto dessa lâmpada um fio de preferência vermelho de um metro de comprimento. Na outra ponta desse conecte a garra jacaré também de cor vermelha. Esse será o cabo positivo do carregador caseiro de bateria. O terminal que vai sobrar na lâmpada não será usado.

Repare na imagem acima a lâmpada H4 em todos seus lados. Olhando a imagem a direita e em cima, vemos os terminais. Para fazer o positivo do carregador vamos usar somente os terminais em paralelo. O de baixo é o negativo da lâmpada e o de cima é o farol alto (na posição da foto).

Para fazer o negativo do CARREGADOR de bateria, usaremos a malha. Basta emendar com outro fio de cor preta, soldar e isolar (o mesmo deve ser feito com o positivo descrito mais acima). Na outra ponta desse fio preto instale a garra negativa que vai ser usado no negativo da bateria.

Acima o carregador pronto.

No nosso modelo colamos o soquete da lâmpada em cima do carregador de notebook. Dessa forma fica mais seguro o manejo e mais fácil de usar. Repare isso na primeira foto do post.

Como ligar o carregador na bateria

Ligue a tomada. Quase sempre o carregador de notebook que usamos é bivolt. Em seguida ligue o cabo vermelho e de garra vermelha no positivo da bateria. Também ligue o cabo preto, mas no negativo da bateria. Repare que a lâmpada acenderá. A medida que a bateria for carregando essa lâmpada vai apagando. Quando apagar totalmente ou ficar bem fraca, significa que a bateria está carregada.

Esse carregador é rápido. Em 110 volts pode carregar uma bateria de 45 ah em cerca de duas horas. Em 220 volts esse tempo pode ser reduzido a metade. Para carregar a bateria no carro, desligue o negativo dela. Não carregue a bateria com ela conectada ao cabos do carro.

Por que escrevemos que é um carregador com peças recicláveis? Porque 90 por cento pode ser montado com peças usadas, até a lâmpada. Uma oficina pode doar, pois usamos o pólo do farol alto. Quase sempre uma lâmpada h4 queima somente o farol baixo por uma simples questão de uso. O farol alto é pouco usado e essas lâmpadas são descartadas assim. Já o carregador de notebook pode estar encostado na sua casa, sem uso. Também pode ser comprado usado em boas condições e muitas vezes é bem barato. O mesmo acontece com fios e garras

 

O post Carregador de bateria caseiro – Como montar apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/07/carregador-de-bateria-caseiro-como-montar/feed/ 4 13230
Bobina do Uno antigo – Como trocar? https://www.maosaoauto.com.br/2019/07/bobina-do-uno-antigo-como-trocar/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/07/bobina-do-uno-antigo-como-trocar/#respond Wed, 03 Jul 2019 00:05:18 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13206 Bobina do Uno Antigo De fato são duas bobinas no Uno, cada uma com duas saídas de cabo de vela. Mas a bobina do uno antigo  (motor injetado, Ie, anos 95 para frente) pode enganar em um teste. Muitos não sabem, mas um defeito nela acende a luz de injeção. No teste com scanner acusa […]

O post Bobina do Uno antigo – Como trocar? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Bobina do Uno Antigo

De fato são duas bobinas no Uno, cada uma com duas saídas de cabo de vela. Mas a bobina do uno antigo  (motor injetado, Ie, anos 95 para frente) pode enganar em um teste. Muitos não sabem, mas um defeito nela acende a luz de injeção. No teste com scanner acusa falha na bobina 1 ou bobina 2 – ou em ambas.

O motor começa a falhar como se fosse vela ou cabo de vela com defeito. É feita a troca da bobina, mas o carro continua falhando. O mais importante é saber que – se a luz de injeção acende – não é defeito de vela ou cabo. Esse recurso não equipa o carro. A vantagem é que o Uno antigo tem poucos atuadores que acendem a luz de injeção. Entre elas as bobinas de ignição com falha.

Por outro lado, a luz de injeção pode acender antes da bobina do Uno antigo apresentar defeito de funcionamento. Se o scanner acusar defeito em uma ou nas duas bobinas, a troca deve ser feita. E o conselho é trocar as duas mesmo que acuse somente uma. No Scanner aparece: “Falha da bobina 1”. ou 2.

bobina do uno antigo

Como trocar a bobina do uno antigo

A troca é um serviço relativamente fácil. Podemos fazer na garagem de nossa casa. Existe uma lógica bem simples de seguir. Como dito, são duas bobinas como da imagem acima, Elas ficam presas em cima da tampa de válvulas do motor. como mostra a imagem abaixo.

Para trocar siga os passo abaixo

  • Faça o serviço com o motor completamente frio.
  • Use uma chave de fenda média.
  • Trabalhe em uma bobina por vez.
  • Solte os dois cabos de vela e marque de qual torre ela saiu. Não pode trocar as posições.
  • Solte a tomada da bobina que fica em baixo da saídas dos cabos de velas.
  • Solte os quatro parafusos da parte de cima da bobina (tem uma chapinha de metal ). Não precisa soltar as porcas para trocar a bobina.
  • Retires a bobina com cuidado e instale a nova seguindo os passos contrários ditos acima (efeito UFO).
  • Repita tudo na outra bobina.

O post Bobina do Uno antigo – Como trocar? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/07/bobina-do-uno-antigo-como-trocar/feed/ 0 13206
Fusíveis do Corsa 2002 – Numeração e localização https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/fusiveis-do-corsa-2002-numeracao-e-localizacao/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/fusiveis-do-corsa-2002-numeracao-e-localizacao/#respond Wed, 26 Jun 2019 00:16:08 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13190 Fusíveis do Corsa 2002 A lista de fusíveis do Corsa 2002 é tão rara quanto do 2001. É preciso comprar o manual do carro pela internet ou baixar arquivos que estão cada vez mais raros. Por isso, fizemos um post exclusivo para os Fusíveis do Corsa modelo 2002. Fusíveis de outros modelos você pode conhecer […]

O post Fusíveis do Corsa 2002 – Numeração e localização apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Fusíveis do Corsa 2002

A lista de fusíveis do Corsa 2002 é tão rara quanto do 2001. É preciso comprar o manual do carro pela internet ou baixar arquivos que estão cada vez mais raros. Por isso, fizemos um post exclusivo para os Fusíveis do Corsa modelo 2002. Fusíveis de outros modelos você pode conhecer acessando AQUI.

Quase sempre quem procura por listas de fusíveis e chega até aqui, é porque algum acessório parou de funcionar e não sabe qual é o fusível. A falta do manual em carros desse ano é muito comum. Assim como todos os modelos de carros, é no manual do proprietário que encontramos a lista dos fusíveis do Corsa 2002.

Fusível do Corsa 2002 queimou – Por que?

É muito importante saber o motivo o fusível queimou. Ele não queima por si só – existe um curto no circuito. Veja abaixo algumas dicas para saber porque acontece um curto e a queima de um fusível.

  • Curto direto. Nesse caso, um fio positivo está em contato direto com o negativo ou com a lata do carro. Um sintoma disso é a queima imediata do fusível após a troca.
  • Curto intermitente. Acontece quando o acessório é acionado (ré sendo engatada, seta acionada, etc), ou quando existem fios em  más condições e o curto acontece com o movimento do carro.
  • Caloria. É quando um acessório de grande potência é usado por muito tempo. O fusível pode até derreter antes de desligar. É o caso de ventoinha do radiador ou ar-condicionado do carro.

Não insista em trocar um fusível que queima constantemente. E jamais aumente a potência do fusível. Isso pode queimar o acessório em vez do fusível. Na dúvida, leve até um eletricista para reparar o curto.

Fusíveis do Corsa 2002

Localização da caixa de fusíveis do Corsa 2002

A caixa de fusíveis do corsa 2002 fica dentro da cabine, lado do motorista e a esquerda do painel. Ela sai puxando a tampa pelo lado de baixo e tem um puxador bem evidente. Puxe devagar. Alguns modelos podem ter um “tira fusíveis” atrás da tampa e fusíveis reservas. Outros podem ter simplesmente os desenhos e números dos fusíveis. Os desenhos são dos acessórios, como por exemplo, do farol baixo com fachos para baixo.

Fusíveis do Corsa 2002 – Numeração e especificações

  • 1 – 20A -Sinalizador de advertência, módulo do antifurto, buzina, indicador de tripla função, antena elétrica (se equipado), rádio/som, luz do compartimento de passageiros, e alimentação do conector de diagnose
  • 2 – 10A – Instrumentos do painel
  • 3 – 30A – desembaçador do vidro traseiro (filetes desembaçadores)
  • 4 – 10A – Partida a frio se carro a álcool ou flex
  • 5 – Não utilizado nesse modelo
  • 6 – 10A – Relé ou bobina da ventoinha do radiador
  • 7 – 30A – Motor da ventoinha do radiador (carros com ar-condicionado)
  • 8 – 10A – Faroletes lado esquerdo
  • 9 – 10A – Bomba da partida a frio
  • 10 – 10A – Farol alto lado esquerdo
  • 11 – Luz de marcha ré e seus componentes
  • 12 – 10A – Farol baixo lado esquerdo (também se houver regulagem de faróis)
  • 13 – 20A – Central das travas elétricas
  • 14 – 20A – Vidros elétricos dianteiros (todo sistema)
  • 15 – 30A – Ventilador interno ou ventoinha do radiador se for equipado com ar-condicionado
  • 16 – 30A – Limpador e água do limpador de para-brisas dianteiro
  • 17 – 10A -Painel de instrumentos, indicador de tripla função, cigarra dos faróis ligados, bobinas dos relés do ar-condicionado e desembaçador do vidro traseiro. Também pode ser de iluminação – do botão das luzes, do interruptor de controle de ventilação interna e desembaçador do vidro traseiro e do controle de aquecimento, interruptores levantadores dos vidros, alimentação dos relés do ar-condicionado se equipado e do ventilador do radiador (idem)
  • 18 – 20 ou 15A – Tomada elétrica (antigo acendedor de cigarros) Ainda: módulo do controle das fechaduras do carro
  • 19 – 15A – ECM ou central eletrônica do carro. É o cérebro eletrônico do carro. Controla a mistura de combustível, ponto de ignição e outros
  • 20 – 30A – Motor da ventoinha do radiador
  • 21 – 15A – Luz de freios, setas, iluminação da tecla do pisca alerta e da brake light (terceira luz de freio)
  • 22 – 10A – Sensor de oxigênio (sonda lambda) e sistema de partida a frio para o Corsa Flex
  • 23 – 10A – Faroletes lado direito e luz de placa. Também é da iluminação do interruptor do ar-condicionado
  • 24 – 10A – Velocímetro. Vidros elétricos traseiros
  • 25 – 10A – Farol alto direito e luz de farol alto no painel (luz azul)
  • 26 – 20A – Bomba de combustível do tanque e possível ECM
  • 27 – 10A – Farol baixo lado direito
  • 28 – 5A – ECM (central) do motor VHC e VHC Flexpower
  • 38 – 10A – Fica no compartimento do motor e protege a buzina do alarme

O post Fusíveis do Corsa 2002 – Numeração e localização apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/fusiveis-do-corsa-2002-numeracao-e-localizacao/feed/ 0 13190
Fusíveis Do Honda Fit – Numeração e localização https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/fusiveis-do-honda-fit-numeracao-e-localizacao/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/fusiveis-do-honda-fit-numeracao-e-localizacao/#respond Thu, 20 Jun 2019 16:59:20 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13173 Fusíveis do Honda Fit Os fusíveis do Honda Fit tem a mesma função de outros carros: proteção elétrica. Embora seja difícil acontecer um curto nos carros  mais modernos, a simples possibilidade de acontecer exige fusíveis de proteção. Isso é um acessório básico na eletricidade em geral. Esse pequeno carro japonês foi lançado em 2013 no […]

O post Fusíveis Do Honda Fit – Numeração e localização apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Fusíveis do Honda Fit

Os fusíveis do Honda Fit tem a mesma função de outros carros: proteção elétrica. Embora seja difícil acontecer um curto nos carros  mais modernos, a simples possibilidade de acontecer exige fusíveis de proteção. Isso é um acessório básico na eletricidade em geral.

Esse pequeno carro japonês foi lançado em 2013 no Brasil. Sua fabricação está na terceira geração, o que pode significar modificações na caixa de fusível. Mas quase sempre são poucos acréscimos, um fusível a mais ou a menos dependendo do modelo.

Fusíveis do Honda Fit


Esta é a caixa de fusível de cabine do Honda Fit 2004 a 2008

São fusíveis tipo “vamp” ou de lâmina de tamanho menor e são facilmente encontrados no mercado. É sempre bom ter fusíveis de reserva que podem ficar fixados na tampa ou na própria caixa de fusíveis do Honda Fit. Nesse post publicamos os fusíveis do modelo 2008 (cabine e motor).

Localização das caixas de fusíveis

São duas. Uma no compartimento do motor, parte de trás, lado do motorista. Tem tampa em forma  triangular e de cor preta. Para abrir basta soltar as linguetas que estão atrás da tampa e do lado direito dela. A caixa de fusíveis da cabine quase sempre fica a esquerda do motorista, parte de baixo do painel.

Fusíveis do compartimento do motor

  • 1 – 80A – Bateria
  • 2 – 40A – Fusível da EPS/Direção elétrica
  • 3 – 50A – Fusível da ignição
  • 4 – 40A – Máquina do ABS
  • 5 – 40A – Relé do ventilador
  • 6 – 40A – Bateria
  • 7 – Sem Função
  • 8 – 15A – Luz de teto e iluminação dos instrumentos
  • 9 – 10A – Lanterna
  • 10 – 20A –  Ventilador do radiador
  • 11 – 30A – Ventilador do condensador (ar condicionado)
  • 12 – 20A – Farol direito
  • 13 – 20A – Farol esquerdo
  • 14 – 10A – Advertência ou pisca alerta
  • 15 – 30A – ABS (se equipado)
  • 16 – 15A – Buzina e luz de freio

Fusíveis do Honda Fit 2008 (cabine)

  • 1 – Não utilizado
  • 2 – 15A – Bobina de ignição número 2
  • 3 – 7,5A – Instrumentos de painel
  • 4 – 10A – Setas
  • 5 – Não utilizado
  • 6 – 20A – Limpador de para-brisa dianteiro
  • 7 – 15A – Bomba de reservatório de partida a frio
  • 8 – Não utilizado
  • 9 – 20A – desembaçador traseiro
  • 10 – 7.5A – Retrovisor elétrico e ar condicionado
  • 11 – 15A – Bomba de combustível do tanque
  • 12 – 10A – Limpador traseiro
  • 13 – 15A – ECU (veja aqui)
  • 14 – 20A – Vidro elétrico traseiro lado esquerdo
  • 15 – 20A – Vidro traseiro lado direito
  • 16 – 20A – Vidro traseiro dianteiro lado passageiro
  • 17 a 22 – Não utilizados
  • 23 – 15A – Bobina de ignição número 1
  • 24 – 7,5A – ABS
  • 25 – 7,5A – Sistema de áudio ou rádio
  • 26 – 15A – Soquete de alimentação (acendedor de cigarros)
  • 27 – 20a – Trava da porta
  • 28 – 20A – Vidro elétrico do motorista

No caso de queima repetida de fusíveis não insista na troca. Existe um curto em algum acessório e deve ser reparado. Um fusível em boas condições não precisa ser trocado.

O post Fusíveis Do Honda Fit – Numeração e localização apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/fusiveis-do-honda-fit-numeracao-e-localizacao/feed/ 0 13173
Leis de trânsito – 7 dicas para ter um bom comportamento https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/leis-de-transito/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/leis-de-transito/#respond Sun, 16 Jun 2019 15:32:41 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13160  Leis de  trânsito e o comportamento no trânsito Se você quer conhecer melhor as regras de etiqueta sociais e conseguir ter um bom comportamento no trânsito, precisa acompanhar esse artigo e conhecer as dicas que mostraremos nele. Leis de trânsito são primordiais. Todo mundo sabe que para que possamos viver em comunidade é importante estar […]

O post Leis de trânsito – 7 dicas para ter um bom comportamento apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
 Leis de  trânsito e o comportamento no trânsito

Se você quer conhecer melhor as regras de etiqueta sociais e conseguir ter um bom comportamento no trânsito, precisa acompanhar esse artigo e conhecer as dicas que mostraremos nele. Leis de trânsito são primordiais.

Todo mundo sabe que para que possamos viver em comunidade é importante estar atento a algumas ‘regras sociais’. Elas permitem uma convivência mais tranquila e pacífica. E a vida no trânsito não está isenta dessas condições.

As brigas no trânsito são cada vez mais comuns e, muitas vezes, acabam de uma maneira terrível. Certamente, você já presenciou ou mesmo protagonizou uma situação desagradável como essa,. O incrível é sabemos que ela poderia ter sido evitada!

Se você deseja evitar esse tipo de situação, ou mesmo  sofrer menos com o estresse no trânsito, vale a pena acompanhar este artigo e conhecer as 7 dicas para ter um bom comportamento no trânsito.

Sim, existem comportamentos que devem ser evitados ou adotados ou podemos estar infligindo leis de trânsito. Além disso,  a convivência tem que ser a melhor possível para que o estresse não tome conta, destruindo nossa qualidade de vida.

Veja a seguir 7 dicas para ter um bom comportamento no trânsito:

  • Janela não é lixeira
    Se você realmente quer ter um bom comportamento no trânsito, a primeira coisa que precisa ficar clara é que a janela do seu carro não é uma lixeira.
    Procure ter sempre uma sacolinha dentro do veículo para jogar lixo e nunca, nunca o jogue pela janela.
  • A buzina não foi criada para paquerar, protestar ou ser tocada sempre que o motorista quiser. Isso também pode ser contra a lei de trânsito. Buzina não é um acessório recreativo
    Esse acessório sonoro existe para alertar outros motoristas e pedestres de um possível acidente. Além de ser muito chato, ficar buzinando desnecessariamente é infração legal, passível de multa. É uma das leis de trânsito.
  • Obstrução de cruzamento nunca!
    Não existe nenhuma explicação lógica para quem obstrui um cruzamento com a desculpa de aproveitar o sinal aberto.
    Obstrução de via, além de ser irracional, também é uma infração de trânsito passível de multa.
  • Faixa de pedestre não é para carros!
    Entenda de uma vez por todas que a faixa de pedestre existe para que os pedestres a usem e não os veículos.
    Parar no semáforo em cima da faixa de pedestre ou estacionar em cima dela não é legal, em nenhum sentido.
  • Use as setas de sinalização
    Além de obrigatório, o uso das setas de sinalização serve para indicar aos outros motoristas e pedestres qual caminho você irá tomar, evitando assim um acidente.
    Então, use-as, afinal, ninguém pode adivinhar se você vai virar à esquerda ou não.

  • Largue o celular!
    Mais do que uma dica de bom comportamento, esta é uma dica de segurança, afinal, está mais que comprovado que mexer no celular ao volante pode causar acidentes terríveis.
  • Não comece discussões
    Existem muitas pessoas que perdem o limite, às vezes, por coisas pequenas e acabam entrando em discussões no trânsito que só geram mais problemas.
    Se você é uma dessas pessoas, pense 10 vezes antes de começar uma discussão e, se você cruzar com alguém desse tipo, evite o confronto.
    Esse tipo de situação só gera mais estresse no trânsito do que o necessário.
    Essas são as 7 dicas para ter um bom comportamento no trânsito. Se você se manter atento a elas, certamente terá percursos muito mais tranquilos e seguros.

O post Leis de trânsito – 7 dicas para ter um bom comportamento apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/leis-de-transito/feed/ 0 13160
Carros memoráveis para a história do cinema https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/carros-memoraveis-para-a-historia-do-cinema/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/carros-memoraveis-para-a-historia-do-cinema/#respond Mon, 10 Jun 2019 13:06:34 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13134 Carros de cinemas e suas histórias memoráveis Em 2018, o número de pessoas no cinema foi de 161 milhões de pessoas e essa indústria gera 25 bilhões por ano. De acordo com a ANCINE, só 2015 as empresas que exibem os filmes empregavam 14.297 pessoas. Apesar de muitos filmes contarem com artistas de nome para […]

O post Carros memoráveis para a história do cinema apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Carros de cinemas e suas histórias memoráveis

Em 2018, o número de pessoas no cinema foi de 161 milhões de pessoas e essa indústria gera 25 bilhões por ano.
De acordo com a ANCINE, só 2015 as empresas que exibem os filmes empregavam 14.297 pessoas.

Apesar de muitos filmes contarem com artistas de nome para o elenco, muitas vezes quem ganha destaque é o carro, que faz com que a hora da ação seja mais emocionante.

Neste outro artigo sobre carros inesquecíveis da historia do cinema, você consegue dar uma olhada em outros carros memoráveis  e também cinematográficos.
do cinema, mas antes disso dá uma olhada nesses que separamos para você!

Carros de cinema e famosos!

Batmóvel – Tumbler
Presente em Batman Begins, o Tumbler fez um sucesso estrondoso como batmóvel e está à venda por 2 milhões de dólares.
O carro que apareceu nas telonas com o homem-morcego fez muitos meninos e meninas crescerem sonhando com ele. Já pensou em ter um desses?

Em ritmo de fuga (Baby driver) – Subaru WRX Impreza

É impossível pensar em baby driver e não lembrar desse carro icônico que foi a grande estrela das telonas.
O filme é sem muito tiroteio ou explosões e o que dá vida e o torna incrível é a trilha sonora e a fuga de carro que deixa as cenas de ação muito melhores.

Carros memoráveis para a história do cinema

Bumblebee – Camaro

Lembrando de ações inesquecíveis nas telonas, não podemos deixar de fora o carro mais amado de todos: o Bumblebee.
Ele, que com certeza arrancou lágrimas dos seus olhos em algum momento, foi muito bem representado pelo Camaro da Chevrolet, que ficou popular por conta do filme.

O preço do amanhã – Jaguar E-Type

Em um filme em que tempo é dinheiro, não poderia faltar um carro icônico pra dar uma ajudinha aos protagonistas.
O filme tem uma pegada retrô, o que combinou perfeitamente com o carro. O Jaguar E-Type foi lançado em 1970 e já era bem avançado para a época – hoje ele ainda continua majestoso e “bate” muito carro moderno que vemos por aí.

Vingadores: Ultimato – Audi e-tron
Em todo esse tempo de filmes da Marvel, você pode conferir a coleção de carros do ricaço e inteligentíssimo Tony Stark – contando sempre com um Audi na garagem.

Este último filme não poderia negar a tradição e contar com um Audi incrível nas telonas. O carro da vez foi o e-tron, que não tinha sido lançado aqui no país ainda, mas já se tornou um dos maiores desejos dos brasileiros.

Mad max – Ford falcon GT
Você lembra do V8 Interceptor do filme Mad Max? Ele é da década de 70 e não nos deixou babando por conta do design, mas com certeza fez história no cinema com o desempenho.

No filme, o carro recebeu uma pintura preta e é composto por detalhes foscos e brilhantes. Além disso, o que muda é que no filme as rodas e pneus são maiores que as originais e também tem saída de escape na lateral.

E aí, já escolheu o seu carro favorito dos cinemas?
Agora que você chegou até aqui, não se esqueça de comentar qual carro do cinema mais te marcou e por quê.
Você tem algum carro icônico de cinema? Caso precise dar uma olhada nele, pode ver também este outro artigo sobre como encontrar um mecânico de confiança.

O post Carros memoráveis para a história do cinema apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/carros-memoraveis-para-a-historia-do-cinema/feed/ 0 13134
Airbag de carro – Dicas do que não devemos fazer https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/airbag-de-carro-dicas-do-que-nao-devemos-fazer/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/airbag-de-carro-dicas-do-que-nao-devemos-fazer/#respond Fri, 07 Jun 2019 23:24:12 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13126 Airbag de carro O Airbag de carro é um grande avanço na segurança automotiva. Ele simplesmente pode salvar vidas ou evitar danos sérios ao nosso corpo. Antes de 1987 – quando foi inventado – era “normal” um acidente onde o motorista era esmagado ou lançado fora do carro. Com o advento do Airbag tudo mudou. […]

O post Airbag de carro – Dicas do que não devemos fazer apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Airbag de carro

O Airbag de carro é um grande avanço na segurança automotiva. Ele simplesmente pode salvar vidas ou evitar danos sérios ao nosso corpo. Antes de 1987 – quando foi inventado – era “normal” um acidente onde o motorista era esmagado ou lançado fora do carro.

Com o advento do Airbag tudo mudou. Mortes em acidentes foram drasticamente reduzidas e hoje é um equipamento obrigatório de fábrica. Por isso o Airbag de carro merece alguns cuidados. Nesse post damos dicas do que não devemos fazer em relação ao Airbag.

Desde a invenção até os testes, existe uma lógica de funcionamento. Isso vale para qualquer acessório do seu carro, como os faróis e seus fusíveis, comando elétricos e relés, etc. Mas no caso do Airbag isso pode ser mais complexo.

VEJA AQUI SOBRE DEFEITOS EM FARÓIS

Um Airbag funciona preenchendo espaços entre partes do veículo e o  corpo do motorista e passageiros. Temos uma bolsa de ar que infla e ameniza o impacto no momento de um acidente – ou batida. Mas muitos fatos podem atrapalhar essa proteção e podemos evitar isso. Veja abaixo.

airbag de carro

Airbag de carro – O que não devemos fazer

  • Nunca faça alterações no sistema de Airbag do seu carro. Ou seja: estamos falando de manutenções inadequadas em oficinas não especializadas. Isso pode fazer o Airbag disparar e causar ferimentos.
  • No caso de alagamento, onde a água entra muito dentro do carro, não deixe de fazer uma manutenção no Airbag. Os componentes podem ficar afetados e o Airbag simplesmente não funciona.
  • Não desmonte o volante como se faz com um carro sem Airbag. Isso é mais complicado e tem que ser feito por profissional mas capacitado.
  • Jamais instale acessórios no volante que não sejam originais. Em caso de batida, isso vai interferir na trajetória do Airbag que é planejada pela fábrica.
  • Do mesmo modo, não deixe objetos entre o Airbag e os passageiros. Isso pode lançar os objetos em alta velocidade e causar ferimentos.

Caso a luz do Airbag acenda, leve até uma oficina especializada ou em uma autorizada. Várias podem ser as causas dessa luz acender. Mas com certeza ela indica que o Airbag de carro não está funcionando. Ele não vai ser acionado em caso de acidente. Mas com certeza é uma das maiores invenções automotivas de todos os tempos.

O post Airbag de carro – Dicas do que não devemos fazer apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/airbag-de-carro-dicas-do-que-nao-devemos-fazer/feed/ 0 13126
Atolado – Dicas rápidas para desatolar seu carro https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/atolado-dicas-rapidas-para-desatolar-seu-carro/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/atolado-dicas-rapidas-para-desatolar-seu-carro/#respond Mon, 03 Jun 2019 22:23:52 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13107 Atolado! Isso pode acontecer com qualquer motorista: de repente seu carro fica atolado. O que fazer de imediato? É possível desatolar um carro sem ajuda? Também descubra o que não se deve fazer quando seu carro atolar. Neve e lama. Essas são as principais causas de um carro ficar atolado. Mas, como no Brasil neve […]

O post Atolado – Dicas rápidas para desatolar seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Atolado!

Isso pode acontecer com qualquer motorista: de repente seu carro fica atolado. O que fazer de imediato? É possível desatolar um carro sem ajuda? Também descubra o que não se deve fazer quando seu carro atolar.

Neve e lama. Essas são as principais causas de um carro ficar atolado. Mas, como no Brasil neve é um fenômeno raro, a lama ou barro passam a ser inimigas. Isso acontece em áreas alagadas ou estradas e caminhos de terra em dias de chuva.

Foi para o sítio e choveu muito? Não basta aparecer o sol e o caminho está livre. A lama ainda está lá. Por isso é muito importante conhecer a região em épocas de chuva. Experiência de outros ou uma simples avaliação da situação, pode evitar atolar o seu carro.

atolado

Dicas para não ficar com o carro atolado

Mas se seu carro atolou o primeiro passo e ficar calmo. Não insista em manobras sem sentido ou por reflexo. Quando dirigimos na lama ou areia as rodas não tem boa tração. É em situações assim que atolamos o carro. Veja as dicas abaixo para aumentar as chances de não atolar seu carro. 

  • Não acelere rapidamente. Na lama use marcha reduzida. Ou seja: quanto mas espessa a lama, mais baixa deve ser a marcha.
  • Mantenha o veículo em movimento. Caso contrário vai atolar.
  • Se for dirigir na areia seria bom reduzir levemente a pressão dos pneus, principalmente se for areia tipo praia ou dunas.

O que fazer se o carro atolar?

  • Jamais gire as rodas do veículo se estiver atolado.
  • Balançar o carro é uma tática antiga que pode ajudar (veja mais abaixo).
  • Não gire os pneus em alta velocidade. Eles podem estourar. Acompanhe o velocímetro e não passe de 50 quilômetros por hora. A transmissão também agradece.

Método de balançar o carro

  • Gire o volante da direção da esquerda para direita para liberar a área em volta das rodas dianteiras.
  • Alterne o câmbio entre primeira, segunda e marcha ré, mas gire a o mínimo possível as rodas dianteiras.
  • Solte o pedal do acelerador durante as mudanças de marchas e o pressione levemente quando engatar as marchas.
  • Se não desatolar é caso de reboque ou usar ganchos de socorro se o veículo for equipado.

O principal é manter a calma. Sempre viaje equipado com ferramentas de emergência. Se você já conhece o local, previna-se. Leve amigos ou tenha em mente a limitação do seu carro. Espere a lama secar da chuva antes de sair com o carro do local seguro que está.

O post Atolado – Dicas rápidas para desatolar seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/06/atolado-dicas-rapidas-para-desatolar-seu-carro/feed/ 0 13107
Defeito na tomada de farol de carro https://www.maosaoauto.com.br/2019/05/defeito-na-tomada-de-farol-de-carro/ https://www.maosaoauto.com.br/2019/05/defeito-na-tomada-de-farol-de-carro/#respond Mon, 27 May 2019 21:22:26 +0000 https://www.maosaoauto.com.br/?p=13084 Defeito na tomada do farol Muitas vezes uma lâmpada de farol apagada pode ter defeito na tomada dela. Quando isso acontece pode até estragar a lâmpada, principalmente por causa da demora em descobrir o defeito na tomada do farol. Por isso é importante fazer uma revisão elétrica em seu carro, assim como revisamos a mecânica. […]

O post Defeito na tomada de farol de carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Defeito na tomada do farol

Muitas vezes uma lâmpada de farol apagada pode ter defeito na tomada dela. Quando isso acontece pode até estragar a lâmpada, principalmente por causa da demora em descobrir o defeito na tomada do farol.

Por isso é importante fazer uma revisão elétrica em seu carro, assim como revisamos a mecânica. Fios, tomadas, plugs, bateria e aterramentos devem ser revisados pelo menos uma vez por ano. Mas isso é tão incomum que até um profissional de elétrica pode estranhar o pedido de uma revisão assim.

A diferença é que hoje em dia usamos muito mais a parte elétrica de um carro. No caso dos faróis é bem evidente esse aumento de uso, pois se tornou obrigatório acender os faróis durante o dia nas estradas. Não demora será lei também nas cidades. 

A partir disso, tudo que se liga junto com os faróis também é forçado. A vida útil de todas as peças envolvidas diminui. Por exemplo: os faroletes e luz de placa, iluminação do painel, lâmpadas do farol baixo, fiação envolvida e outros. O defeito na tomada de farol também tem aumentado por conta disso.

defeito na tomada de farol

Causas de defeito na tomada de farol

Temos uma explicação bem óbvia e visual. Todo sistema de iluminação tem um positivo para cada lâmpada. Porém, quase sempre existe apenas um negativo para todo o conjunto. Isso acontece nas lanternas traseiras e também na tomada do farol.

Ao observarmos a tomada do farol, o negativo dela pode estar queimado, inclusive derretendo o local (imagem acima). A tomada se quebra e derrete, apagando a lâmpada. Como isso acontece por uso e caloria, é muito comum a lâmpada queimar, soltando o terminal negativo dela.

Trocar os terminais na ponta dos fios é uma boa ideia

A solução é simples: trocar a tomada. Quase sempre os fios são cortados, a tomada velha retirada e a nova instalada através de emendas com solda. Qualquer tipo de adaptação pode ser perigoso ou sem durabilidade. Existe a a opção de “montar” uma tomada nas pontas dos fios (imagem acima). É um serviço mais melindroso, mas evita emendas no circuito.

O post Defeito na tomada de farol de carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
https://www.maosaoauto.com.br/2019/05/defeito-na-tomada-de-farol-de-carro/feed/ 0 13084