Fipe Veículos: Por Que os Preços de Seminovos e Usados Valorizaram Tanto desde 2021?
Este artigo foi criado pela equipe InstaCarro para uso exclusivo do blog Mãos ao Auto
Os valores na tabela Fipe de veículos seminovos e usados aumentou muito nesses últimos anos. E, para quem vende o veículo, isso é ótimo. Porém, para quem compra, nem tanto.
O valor dos carros está inflacionado. Inclusive, carros usados e seminovos bem populares que, antes, conseguíamos comprar com um valor menor, estão com preços disparados — quase o de zero-quilômetros de anos atrás.
Para você ter uma ideia, desde o início da pandemia, os valores subiram quase 20% acima da inflação.
— Mas, por que será que isso está acontecendo?
Continue com a gente e confira alguns motivos da disparada Tabela Fipe. Vamos lá?
Escassez de Semicondutores
A escassez de semicondutores — materiais utilizados para a condução de correntes elétricas — é um dos motivos pelos quais o preço dos automóveis estão altos.
Afinal, isso fez com que fosse paralisada a produção nas fábricas de carros em todo o mundo.
E, a expectativa é que ainda demore para estabilizar o mercado de semicondutores, pois a fabricação desses componentes é muito complexa.
Além disso, há a falta do maquinário adequado específico e de profissionais especializados na área.
Alta do Dólar
Com o aumento do dólar, as montadoras não conseguiram segurar o preço baixo por muito tempo.
Então, tiveram que repassar essa diferença de valores ao consumidor. Por isso, esse também é outro motivo pelo aumento da Fipe veículos.
Demanda Maior do que a Oferta
Sempre que há mais demanda do que oferta, os preços costumam inflacionar. Assim, entra a lei da oferta e da procura: demanda alta, preços mais altos.
Nos últimos anos, notamos que houve muita procura por carros e poucas soluções para os consumidores.
Então, ainda há muita demanda e pouca disponibilidade de carros novos — consequência da queda da produção.
Sendo assim, como as fábricas pararam a produção devido à falta de insumos, as concessionárias tiveram menos veículos disponíveis para a venda.
Assim, ao invés de adquirir um carro zero-quilômetro, a alternativa para o consumidor foi migrar para a compra de carros usados e seminovos.
Troque o seu Carro com a Ajuda da InstaCarro
Para José Maurício Andreta Júnior, presidente da FENABRAVE:
“Como o mercado de veículos novos foi bastante impactado pela crise global de abastecimento de componentes, provocando queda nos estoques das concessionárias, muitos consumidores buscaram opções entre os seminovos e usados”.
Por isso, se você deseja vender o seu carro, agora é um momento bem apropriado para você fazer um bom negócio e ganhar dinheiro. Afinal, precisamos olhar sempre pelo lado positivo pois o seu carro foi valorizado neste período de pandemia.
Então, se você quer vender o seu carro, conte com a ajuda da InstaCarro.
A InstaCarro está revolucionando a indústria de carros usados no Brasil por meio de uma plataforma on-line.
Sendo assim, você consegue vender o seu veículo usado com mais rapidez e total segurança.
Então, a InstaCarro faz a avaliação de mais de 130 itens do seu carro de acordo com seu estado de conservação, quilometragem e tudo mais.
E, a partir dessa análise, mais de 4 mil lojistas irão fazer ofertas por ele. Assim, seu carro será disputado oferta a oferta, valorizando-o pelo o que realmente vale e, após 24 horas, você recebe a maior proposta.
Então, se você aceitá-la, o pagamento é feito de imediato! Ou seja, seu veículo será valorizado e vendido em tempo recorde, com rapidez, segurança e zero burocracia.
E aí, conseguiu entender bem a alta nos valores da Fipe veículos desde 2021?
Aproveite e envie este conteúdo para um amigo que está pensando em trocar de carro. Assim, ele se mantém informado sobre o assunto.
Fonte das imagens: Pexels