Fusíveis do Corsa 2009

Os fusíveis do Corsa 2009 são diferentes do ano anterior, 2008 (Veja aqui). Mas são semelhantes ao Corsa 2010. A diferença ocorre novamente a partir do Corsa 2011. Sempre existe algo novo, uma nova tecnologia ou acessório elétrico que depende de um fusível. A caixa de fusíveis também pode mudar de formato e de lugar.

Os fusíveis tem um padrão de tamanho, cores e potência ou amperagem. No caso dos tamanhos dos fusíveis mais usados temos o tipo lâmina comum e o mini lâmina. As cores sempre correspondem a amperagem, isso é padrão nacional e até internacional.

Quando trocar os fusíveis?

Quando um fusível queima a primeira ideia que temos é trocá-lo. Mas pode haver um curto no circuito e isso tem que ser consertado antes. Jamais devemos mudar a cor ou aumentar a amperagem do fusível. Isso pode provocar danos sérios e até incêndio. Na dúvida, ou se queimar de novo, não insista. Leve em um eletricista para ser avaliado.

No Corsa temos a seguinte relação cor/amperagem

  • Laranja escuro – 5 ampéres
  • Marrom – 7,5 ampéres
  • Vermelho – 10 ampéres
  • Azul – 15 ampéres
  • Amarelo – 20 ampéres
  • Incolor – 25 ampéres
  • Verde – 30 ampéres

Essa referência também vale para os mini fusíveis . Mas no caso de fusíveis de lâmina grandes (gigantes) a amperagem pode ser maior, de 40,60, e até de 100 ampéres com cores diferentes.

fusíveis do corsa 2009

Localização da caixa de fusíveis do Corsa 2009

Essa caixa fica no compartimento do motor, perto do reservatório de água do radiador. Ela deve ser aberta puxando a tampa pela lateral e para cima. É um caixa bem prática e de fácil acesso. Como referência temos uma letra seguida de um número. Isso nos indica qual é o circuito que o fusível protege. Veja na lista abaixo.

Fusíveis do Corsa 2009

J1 – 5A  Sistema de partida a frio
J2 – 10A  Luz de freio; sistema de partida a frio
J3- 10A  Buzina
J4 – 20A  Rádio
K1- 15A  Sistema eletrônico do motor
K2 – 15A  Relé do compressor do  ar condicionado
K3 – 7,5A  Iluminação interna e iluminação do porta malas, alarme antifurto e luz de leitura traseira
K4 – 20A Travamento central

K5 – 7,5A Sistema eletrônico do motor
K6 – 10A Lanterna, lado esquerdo
K7 – 10A Farol alto, lado esquerdo
L1 – 5A Interruptor de luz, mostrador (TID), painel de instrumentos, imobilizador e luz de leitura
L2 – 15A Lavador do limpador do párabrisa e vidro e traseiro
L3 – 15A Luz de advertência
L4 – 20A Acionador elétrico dos vidros – lado esquerdo
L5 – 20A Bomba de combustível,injetores e cânister
L6 – 10A Lanterna lado direito e luz da placa 
L7 – 10A Farol alto, lado direito
M1 – 10A Luz de ré, sensor de velocidade, relé do desembaçador do vidro traseiro e “Air Bag”
M2 – 20A Acendedor de cigarros, tomada para acessórios e iluminação do porta-luvas
M3 – 7,5A Painel de instrumentos, mostrador e imobilizador de partida Posição Ampère Circuito
M4 – 20A Acionador elétrico dos vidros  lado direito
M5 – 25A Iluminação externa
M6 – 10A Farol baixo, lado esquerdo
M7 – 10A Luz de neblina traseira
N1 – 15A Luz de seta e vidros elétricos
N2 – 5A Retrovisor elétrico externo, rádio e alarme
N3 – 10A Buzina do alarme
N4 – 5A Módulo do levantador elétrico dos vidros
N5 – 25A Desembaçador do vidro traseiro
N6 – 10A Farol baixo, lado direito,regulagem de altura dos
faróis
N7 – 15A Luz de neblina dianteira

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