Muita gente não sabe, mas o seguro de carro particular não vale para quem trabalha com o veículo. Esse é o caso de motoristas de aplicativos, tipo carro Uber, 99 ou outros. Para isso, é preciso ter uma cobertura própria – e consideravelmente mais cara. Neste texto, daremos dicas para você escolher o melhor seguro para Uber, 99, Cabify ou qualquer outro aplicativo de transporte.

Veja também: Como escolher o melhor seguro de automóvel 

Continua após a publicidade..

Seguro de carro de passeio pode não valer para motorista de aplicativo

Quando os aplicativos de transporte surgiram no Brasil, em 2015, os seguros dos motoristas que começaram a trabalhar ali eram os mesmos dos carros de passeio. Só que, como um motorista de Uber (ou outro app) roda mais e por lugares variados, ele(a) tem também mais chance de enfrentar problemas.

Resultado: rapidinho as seguradoras passaram a exigir um seguro de Uber, então o primeiro aplicativo do mercado. E é um seguro próprio para esse tipo de situação. Também é mais caro, como mostrou uma pesquisa recente publicada pela Revista Exame e pelo site Infomoney. A cobertura para um seguro de Uber é até 64% mais cara do que a de um seguro comum.

E o aumento de um ano para outro foi 5 vezes maior do que o registrado em seguros de carros de passeio. Então, isso demonstra que o mercado ainda está se adaptando à essa nova realidade; calculando o preço padrão para essa categoria.

Continua após a publicidade..

Não dá mesmo para usar um seguro comum?

Suponha – tomara que não – que você se envolva num acidente no meio de uma corrida de aplicativo. Se a seguradora descobrir as condições em que o sinistro ocorreu  a cobertura pode perder valor. E, não duvide, a empresa tem formas de fazer isso, e provavelmente irá atrás dessa informação.

Por isso, mais uma dica: nunca omita informações na hora da contratação de um seguro de Uber ou outros. Esse é o tipo de situação que retira a obrigação de pagamento da apólice (e, em geral, isso está estipulado em contrato).

Como achar o melhor seguro para Uber, 99 ou Cabify

Antes de fechar negócio com uma seguradora de veículos, faça uma cotação online envolvendo todas as maiores empresas do mercado. Sugerimos que consulte o site Compara Online, que gerencia os maiores comparadores de preços do Brasil.

Continua após a publicidade..

Escolher a melhor cotação é fácil e em poucos minutos você consegue vários orçamentos. Basta seguir as orientações abaixo.

  1. Clique aqui. Aperte o botão amarelo (cotar agora).
  2. Informe seus dados, incluindo a placa do seu carro – isso é importante porque afeta o valor que as seguradoras conseguem oferecer. Se for um veículo zero km ou quiser pular essa etapa, basta informar que “não sabe a placa”.
  3. Nas telas seguintes você precisa informar a marca do carro (Ford, Fiat, Volkswagen, etc), o ano de fabricação e o do modelo, a versão (Ka, Corsa, Fiesta, etc) e o tipo de combustível.
  4. Em seguida, informe seu endereço, data de nascimento e sexo – lembrando que essas informações são importantes porque todas elas alteram o valor do seguro.
  5. Clique em cotar. E pronto, você vai ter acesso aos melhores preços para seu veículo!

Faça sua cotação sem compromisso aqui

Dicas importantes antes de contratar o melhor seguro para Uber 

  • Leia com atenção o contrato e saiba exatamente o que está incluído e quais são as cláusulas que retiram a cobertura.
  • Não faça economias porcas: um seguro um pouco mais caro pode representar uma grande diferença na cobertura. Analise a situação com cuidado e escolha dentro do que você realmente precisa.
  • Informe à seguradora que você é motorista profissional e peça um seguro para essa atividade. O risco, caso contrário, é não receber a indenização no caso de um sinistro.
  • Se você já tem um seguro, mas ele não é para motoristas de apps, entre em contato com sua seguradora e faça a alteração.
  • Compare preços e coberturas antes e fechar negócio.

E o seguro da Uber?

A própria Uber tem um seguro, mas que cobre apenas indenização para os passageiros e motoristas em caso de acidentes – estão cobertos morte acidental, no valor de 100 mil reais, e invalidez total ou parcial, também com 100 mil reais, além de 15 mil para despesas médicas hospitalares. Note que não há cobertura para o carro, o que exige a contratação de outra empresa. Para saber mais sobre isso, veja a página da própria Uber.