Muita gente não sabe, mas o seguro de carro particular não vale para quem trabalha com o veículo. Esse é o caso de motoristas de aplicativos, tipo carro Uber, 99 ou outros. Para isso, é preciso ter uma cobertura própria – e consideravelmente mais cara. Neste texto, daremos dicas para você escolher o melhor seguro para Uber, 99, Cabify ou qualquer outro aplicativo de transporte.

Veja também: Como escolher o melhor seguro de automóvel 

Seguro de carro de passeio pode não valer para motorista de aplicativo

Quando os aplicativos de transporte surgiram no Brasil, em 2015, os seguros dos motoristas que começaram a trabalhar ali eram os mesmos dos carros de passeio. Só que, como um motorista de Uber (ou outro app) roda mais e por lugares variados, ele(a) tem também mais chance de enfrentar problemas.

Resultado: rapidinho as seguradoras passaram a exigir um seguro de Uber, então o primeiro aplicativo do mercado. E é um seguro próprio para esse tipo de situação. Também é mais caro, como mostrou uma pesquisa recente publicada pela Revista Exame e pelo site Infomoney. A cobertura para um seguro de Uber é até 64% mais cara do que a de um seguro comum.

E o aumento de um ano para outro foi 5 vezes maior do que o registrado em seguros de carros de passeio. Então, isso demonstra que o mercado ainda está se adaptando à essa nova realidade; calculando o preço padrão para essa categoria.

Não dá mesmo para usar um seguro comum?

Suponha – tomara que não – que você se envolva num acidente no meio de uma corrida de aplicativo. Se a seguradora descobrir as condições em que o sinistro ocorreu  a cobertura pode perder valor. E, não duvide, a empresa tem formas de fazer isso, e provavelmente irá atrás dessa informação.

Por isso, mais uma dica: nunca omita informações na hora da contratação de um seguro de Uber ou outros. Esse é o tipo de situação que retira a obrigação de pagamento da apólice (e, em geral, isso está estipulado em contrato).

Como achar o melhor seguro para Uber, 99 ou Cabify

Antes de fechar negócio com uma seguradora de veículos, faça uma cotação online envolvendo todas as maiores empresas do mercado. Sugerimos que consulte o site Compara Online, que gerencia os maiores comparadores de preços do Brasil.

Escolher a melhor cotação é fácil e em poucos minutos você consegue vários orçamentos. Basta seguir as orientações abaixo.

  1. Clique aqui. Aperte o botão amarelo (cotar agora).
  2. Informe seus dados, incluindo a placa do seu carro – isso é importante porque afeta o valor que as seguradoras conseguem oferecer. Se for um veículo zero km ou quiser pular essa etapa, basta informar que “não sabe a placa”.
  3. Nas telas seguintes você precisa informar a marca do carro (Ford, Fiat, Volkswagen, etc), o ano de fabricação e o do modelo, a versão (Ka, Corsa, Fiesta, etc) e o tipo de combustível.
  4. Em seguida, informe seu endereço, data de nascimento e sexo – lembrando que essas informações são importantes porque todas elas alteram o valor do seguro.
  5. Clique em cotar. E pronto, você vai ter acesso aos melhores preços para seu veículo!

Faça sua cotação sem compromisso aqui

Dicas importantes antes de contratar o melhor seguro para Uber 

  • Leia com atenção o contrato e saiba exatamente o que está incluído e quais são as cláusulas que retiram a cobertura.
  • Não faça economias porcas: um seguro um pouco mais caro pode representar uma grande diferença na cobertura. Analise a situação com cuidado e escolha dentro do que você realmente precisa.
  • Informe à seguradora que você é motorista profissional e peça um seguro para essa atividade. O risco, caso contrário, é não receber a indenização no caso de um sinistro.
  • Se você já tem um seguro, mas ele não é para motoristas de apps, entre em contato com sua seguradora e faça a alteração.
  • Compare preços e coberturas antes e fechar negócio.

E o seguro da Uber?

A própria Uber tem um seguro, mas que cobre apenas indenização para os passageiros e motoristas em caso de acidentes – estão cobertos morte acidental, no valor de 100 mil reais, e invalidez total ou parcial, também com 100 mil reais, além de 15 mil para despesas médicas hospitalares. Note que não há cobertura para o carro, o que exige a contratação de outra empresa. Para saber mais sobre isso, veja a página da própria Uber.