Compra do primeiro carro – O que fazer?

 

São muitas as dúvidas dos nossos leitores. A maioria delas tentamos responder nos comentários. E temos um índice de quase 100%  de respostas. Mas algumas tentamos responder através de um post por ser de relevância para ajudar a muitos outros. Afinal, essa é intenção do Mãos ao Auto: ajudar e repassar experiências de outros. Ter dúvidas sobre como comprar um carro usado, por exemplo, faz sentido. Somente o número de carros usados no mercado já é temeroso. Nesse post falamos sobre como comprar um carro usado, o primeiro da família!

Recentemente recebemos um e-mail pedindo ajuda para realizar uma primeira compra de carro. A leitora expôs algumas dúvidas em forma de perguntas que achamos ser de utilidade para nossos leitores. Segue abaixo a questão e as sugestões do nosso site, a maioria delas já publicadas. Também, como sempre, contamos com a ajuda de outros leitores que podem  ser feitas através dos comentários.

 carros usados

Segue abaixo a situação:

“Boa noite Fernando, 
Tudo bem? 
Sou totalmente leiga nesse assunto de carro e queria tirar várias dúvidas que estão me preocupando. Já tenho dinheiro para a compra de um, porém não sei nem por onde começar. Estou totalmente perdida.Vejo muita venda no face, porém não sinto confiança e preciso muito de uma orientação para me ajudar a realizar a compra de um carro.Vamos para as dúvidas.”

Comprar carro usado

1. “Como é o primeiro carro não queria um muito antigo nem muito novo. Mais ou menos ano 2007/2008, no valor de até R$ 15.000,00 (não sei se bate o ano com valor). Está certo para um bom começo?” 

Resposta: Sim, muitos veículos dos anos 2007/2008 estão nessa faixa de preço. Pode haver uma pequena variação para menos ou mais, dependendo do modelo e acessórios. É uma boa escolha para sua primeira compra.

Modelo do carro usado

2. “Não faço a mínima ideia de qual carro/fabricante pegar nessa primeira experiência, andei pensando num Fox, Fiesta Hatch, Corsa Hatch, Renault Sandero. Qual deles é melhor? Qual deles tem mais facilidade de encontrar peças quando quebrar? Qual deles compensa pegar?” 

Resposta: As três marcas são muito boas. O Sandero e o Fiesta costumam ter peças mais caras no mercado. Mas o melhor acabamento costuma agradar. O Fox é de manutenção mais barata, tem um bom volume interno (espaço) e mecânica mais simples. Costuma apresentar – com o tempo – defeitos na partida (motor de arranque), mas nada assustador. Honda, Toyota e GM são carros bem duráveis, mas a manutenção é mais cara. A Volks e GM são bem queridas pelo consumidor. Também procure se informar se o carro ainda está sendo fabricado. O Corsa, por exemplo, não é mais produzido.

Documentação de carro usado

3. “Quando compro o carro tem que passar a documentação toda para o meu nome, correto? De quem é essa responsabilidade, da pessoa que está vendendo ou que esta comprando?” 

Resposta: Sim. O Detran diz que o comprador tem que 30 dias para passar o documento do carro para o seu nome. Essa é a responsabilidade do comprador. Não fazer isso é considerado falta grave com multa e perda de pontos na carteira. Já o vendedor tem que ter firma reconhecida e estar de posse do recibo do carro, que se parece com o documento, mas vem a parte e é definitivo.

VEJA AQUI O QUE DIZ O DETRAN SOBRE TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTO

4. A dúvida que esta mais me preocupando: não tenho ninguém para ir comigo para avaliar os carros na parte da mecânica (irmão, pai, namorado, mecânico) o que eu faço? 

Resposta: Esse é o problema mais comum de quem vai comprar seu primeiro carro. Sem outra alternativa, podemos recorrer a oficinas indicadas por algum amigo que podem a avaliar o estado geral do carro para o comprador. É um serviço pago, e existem boas oficinas que fazem isso.

Por fim, experimente o carro, observe algum barulho estranho e se informe sobre ele. Exija uma bateria nova e de qualidade. Além dessa, existem outras formas de barganhar. Peça descontos e lembre-se que o vendedor não vai querer que você saia da loja com o a frase: “vou pensar no assunto”. Esse é o momento de já estar decidida. Use para ganhar descontos.

Veja aqui mais dicas de como comprar uma carro

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.