Carro usado 

São muitas as dúvidas dos nossos leitores. A maioria delas tentamos responder nos comentários. E temos um índice de quase 100%  de respostas. Mas algumas tentamos responder através de um post por ser de relevância para ajudar a muitos outros. Afinal, essa é intenção do Mãos ao Auto: ajudar e repassar experiências de outros. Ter dúvidas sobre como comprar um carro usado, por exemplo, faz sentido.

Somente o número de carros usados no mercado já é temeroso. Nesse post falamos sobre como fazer  compra de carros usados rj ou em qualquer lugar do Brasil. O primeiro da família!

Recentemente recebemos um e-mail pedindo ajuda para realizar uma primeira compra de carro. A leitora expôs algumas dúvidas em forma de perguntas que achamos ser de utilidade para nossos leitores.

Continua após a publicidade..

Segue abaixo a questão e as sugestões do nosso site, a maioria delas já publicadas. Também, como sempre, contamos com a ajuda de outros leitores que podem  ser feitas através dos comentários.

Comprar carro usado

Segue abaixo a situação:

“Boa noite Fernando, 
Tudo bem? 
Sou totalmente leiga nesse assunto de carro e queria tirar várias dúvidas que estão me preocupando. Já tenho dinheiro para a compra de um, porém não sei nem por onde começar. Estou totalmente perdida.Vejo muita venda no face, porém não sinto confiança e preciso muito de uma orientação para me ajudar a realizar a compra de um carro.Vamos para as dúvidas.”

Continua após a publicidade..

Comprar carro usado

1. “Como é o primeiro carro não queria um muito antigo nem muito novo. Mais ou menos ano 2007/2008, no valor de até R$ 15.000,00 (não sei se bate o ano com valor). Está certo para um bom começo?” 

Resposta: Sim, muitos veículos dos anos 2007/2008 estão nessa faixa de preço. Pode haver uma pequena variação para menos ou mais, dependendo do modelo e acessórios. É uma boa escolha para sua primeira compra.

Modelo do carro 

2. “Não faço a mínima ideia de qual carro/fabricante pegar nessa primeira experiência, andei pensando num Fox, Fiesta Hatch, Corsa Hatch, Renault Sandero. Qual deles é melhor? Qual deles tem mais facilidade de encontrar peças quando quebrar? Qual deles compensa pegar?” 

Resposta: As três marcas são muito boas. O Sandero e o Fiesta costumam ter peças mais caras no mercado. Mas o melhor acabamento costuma agradar. O Fox é de manutenção mais barata, tem um bom volume interno (espaço) e mecânica mais simples. Costuma apresentar – com o tempo – defeitos na partida (motor de arranque), mas nada assustador. Honda, Toyota e GM são carros bem duráveis, mas a manutenção é mais cara. A Volks e GM são bem queridas pelo consumidor. Também procure se informar se o carro ainda está sendo fabricado. O Corsa, por exemplo, não é mais produzido.

Documentação de carro usado

3. “Quando compro o carro tem que passar a documentação toda para o meu nome, correto? De quem é essa responsabilidade, da pessoa que está vendendo ou que esta comprando?” 

Resposta: Sim. O Detran diz que o comprador tem que 30 dias para passar o documento do carro para o seu nome. Essa é a responsabilidade do comprador. Não fazer isso é considerado falta grave com multa e perda de pontos na carteira. Já o vendedor tem que ter firma reconhecida e estar de posse do recibo do carro, que se parece com o documento, mas vem a parte e é definitivo.

Continua após a publicidade..

VEJA AQUI O QUE DIZ O DETRAN SOBRE TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTO

Dúvidas importantes

4. A dúvida que esta mais me preocupando: não tenho ninguém para ir comigo para avaliar os carros na parte da mecânica (irmão, pai, namorado, mecânico) o que eu faço? 

Resposta: Esse é o problema mais comum de quem vai comprar seu primeiro carro. Sem outra alternativa, podemos recorrer a oficinas indicadas por algum amigo que podem a avaliar o estado geral do carro para o comprador. É um serviço pago, e existem boas oficinas que fazem isso.

Por fim, experimente o carro, observe algum barulho estranho e se informe sobre ele. Exija uma bateria nova e de qualidade. Além dessa, existem outras formas de barganhar. Peça descontos e lembre-se que o vendedor não vai querer que você saia da loja com o a frase: “vou pensar no assunto”. Esse é o momento de já estar decidida. Use para ganhar descontos.

Veja aqui mais dicas de como comprar uma carro