O manual do seu carro ensina isso: usar a cadeirinha de bebê. Sim, em modelos modernos temos boas instruções sobre como transportar crianças corretamente no nosso carro, o que finalmente se tornou uma preocupação tanto de motoristas, pais, como das montadoras. A razão disso é o número de acidentes fatais envolvendo crianças e a queda desse número diante de medidas simples, como usar adequadamente a cadeirinha de bebê. Mesmo para criança maiores existem cadeiras para auto adequadas. E se compararmos com vidas em jogo, qualquer medida é simples, mesmo que seja comprar equipamentos caros que passaram a ser obrigatórios. Bem diferente dos extintores que ameaçam voltar como uma obrigação, usar cadeirinhas corretamente pode salvar vidas.

Aliás todos dentro de um carro em movimento devem estar seguros. Isso implica em usar itens de segurança e da forma correta. Mas o que devemos fazer? Como usar corretamente os acessórios exigidos por lei? Nesse post vamos esclarecer quais são esses acessórios disponíveis no mercado e como utilizá-los corretamente.

É bom lembrar que a lei exige que toda criança menor de 10 anos deve ser transportada no banco traseiro do carro usando o cinto de segurança. Mas até 7 anos e meio de idade elas devem usar dispositivos especiais de segurança adequados a idade conforme podemos ver abaixo.

Continua após a publicidade..

Acessórios para transportar crianças em carros

A Polícia rodoviária do Paraná criou uma ilustração muito interessante e instrutiva para pais que costumam transportar seus filhos em seus veículos. São informações passadas de modo simples, onde até uma criança vai querer ler e entender com facilidade. Analisaremos cada figura da ilustração e no final a imagem completa também pode ser vista.

Bebê conforto

Viajar com crianças fora dessa cadeirinha é considerada falta gravíssima. Até uma ano de idade os bebês tem que usar esse acessório que deve ser aprovado pelas autoridades através de um selo ou certificado. Por isso é bom verificar com o vendedor sobre esse assunto. Alguns passaram por testes rigorosos e outros precisaram até de um recall da fábrica por defeitos. Também procure se informar sobre isso.

Continua após a publicidade..

Cadeirinha de bebê - Como transportar crianças corretamente em seu carro

 

Cadeira de segurança

Passou de 1 ano de idade e até 4 anos, o bebê conforto deve ser substituído pela cadeira de segurança infantil. As mesma normas de segurança e pesquisa descritas acima valem para essa cadeira de segurança. Essa cadeirinha deve ficar presa no cinto de segurança do banco traseiro do seu carro. Siga as instruções do fabricante, pois muitas dessa cadeira são instaladas de maneira incorreta.

Assento elevado

Continua após a publicidade..

É uma cadeira ou assento mais elevado que os outros. Em todos os casos seria bom usar o sistema de cintos conhecidos como “Ancoragem Isofix” já regulamentado no país e que facilita a fixação da cadeirinha no banco traseiro. Também vale para o bebê conforto. Mas o acessório também tem que sair de fábrica com as alças de fixação para utilizar o sistema Isofix.

Cinto de segurança de três pontos

Esse cinto é para crianças acima de 7 anos e meio de idade. A criança deve passar a usar esse cinto quando ele servir corretamente. Muitas vezes o crescimento do corpo não acompanha a idade. Nesse caso é uma questão óbvia de segurança. Deve estar na posição certa e confortável para criança. O cinto deve passar sobre os quadris e no centro do ombro e a criança não pode escorregar para frente. Nunca deve passar pelo pescoço. Caso contrário, a criança ainda deve usar o assento elevado por mais tempo. Na imagem abaixo temos a ilustração completa elaborada pela polícia rodoviária do Paraná.

 

Cadeirinha de bebê - Como transportar crianças corretamente em seu carro