Bateria de carro falsificada
Pode acontecer isso? Existe bateria de carro falsificada? Sim, existe. Embora seja uma peça relativamente grande e com um funcionamento básico igual, sem muitas outras opções, nós podemos ser enganados. Seria literalmente o caso de comprar gato por lebre, que são belos animais, mas que se parecem muito embora tenham grandes diferenças. Mas não estamos falando de falsificar uma determinada marca. Isso também existe. Mas as grandes marcas estão bem estruturadas para evitar esse tipo de falsificação. Não nos referimos a usar nomes e cores muito parecidos com marca famosas. Isso igualmente cai no exemplo anterior.
Porém, existem falsificações mais preocupantes. Algumas fábricas – e não se trata somente de fábricas de “fundo de quintal”- costumam vender uma bateria de 40A como se fosse uma de 60A, ou uma de 60 como se fosse uma de 70. E o preço acompanha a fraude. Simplesmente elas montam uma bateria mais fraca em uma caixa maior, que são padronizadas. Etiquetam como se correspondessem as caixas e colocam no mercado. No processo, basta usar menos placas, o que diferencia a capacidade e potência entre as baterias de um veículo. A economia é óbvia, visto que o mais caro na fabricação de uma bateria é o chumbo, e também é o principal componente de uma bateria. Por isso uma bateria de carro é muito pesada.
Como saber se é bateria falsificada?
Como dito acima, muita vezes a bateria é sem origem boa, ou não é de fábrica grande. Nesse caso desconfie e evite a compra. Mas no caso de baterias de fábrica, o uso do selo do INMETRO passou a ser obrigatório. Desse modo todas as características da bateria devem estar impressas em local visível no corpo ou na caixa dela. Ali temos: data de fabricação, amperagem, potência de partida, peso e outros. Já a garantia é registrada no manual e varia de fábrica para fábrica, sendo 3 meses e defeitos ocultos garantidos por lei.
Mas e se a ideia é economizar dinheiro, ou simplesmente comprar uma bateria mais barata por força das circunstancias? Mesmo assim você pode evitar o engano. Uma bateria falsificada pesa sensivelmente menos do que deveria. Captou a mensagem? Então descubra um jeito de “sentir”o peso de uma bateria de marca e compare coma que está sendo comprada. Muitas vezes essa comparação pode ser feito com abateria que está sendo substituída. Baterias com amperagens idênticas têm que ter pesos parecidos. No caso de fraude a diferença é bem nítida.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Exatamente o que eu procurava! Muito obrigada!
Olá Fernando. Mais um Interessante post !! Pensei agora em medir uma que comprei, e que é a água (daquelas que precisa manutenção). Como faço para medir a amperagem, ou seja, descobrir quantos amperes realmente tem a bateria?
E o que você acha dessas à agua (que precisam repor água)? Comprei uma Kondor. Ou recomendaria somente as seladas? Obrigado.
A Kondor é uma boa bateria de manutenção e realmente é de amperagem correta. Uma maneira fácil de saber é pesar a bateria. Uma de 60 tem em média 13 quilos com solução. Uma de 45 10 quilos. Para carros mais modernos a sem manutenção é melhor, dura mais.
Muito obrigado pela resposta Fernando. Parabéns pelo site.