Continua após a publicidade..

Carro antigo

Seu carro não precisa ser tão velhinho quanto o Monza da foto. Aliás, esse tem uma boa aparência e deve ser  muito bem cuidado por seu dono. Mas pesquisas recentes apontam que carros com 10 a 15 anos de fabricação são os que menos recebem cuidados de seus donos, como uma simples revisão periódica, por exemplo. A pesquisa também revela  que existem mais de 5 milhões de carros nessas condições. Neste post vamos dar dicas de como cuidar de carros antigos ou carro velho.

Carro velho e os cuidados que devemos ter

Por Fernando Ivanenko

Técnico de elétrica e eletrônica automotiva

Continua após a publicidade..

Estamos falando de algo perigoso, carros rodando em nossas ruas colocando seus ocupantes, e transeuntes, em perigo de vida. As justificativas dos donos desses carros é a falta de dinheiro, ou de tempo. Mas a grande verdade é que as revisões são deixadas em segundo plano, o que é o mesmo que não dar prioridade a sua própria segurança. Veja abaixo

  • O que talvez seja desconhecido da parte dos donos de carros velhos é que as peças de veículos antigos são mais baratas, além do conhecimento maior da parte dos profissionais por lidar anos com alguns modelos.
  • Ou seja, nesse caso, existe mão-de-obra mais capacitada, além do preço mais baixo.
  • Seja qualquer modelo de carro,  novo ou mais antigo, cuidar bem dele é sinônimo de segurança e economia para todos. Além do mais, existe o valor de revenda que sempre é maior quando o automóvel é bem cuidado.
  • E com certeza isso é bem visto pelo comprador. E para quem gosta de colecionar carros, o único caminho para transformar um carro em antiguidade é aplicando revisões constantes, tanto da mecânica , como da lataria e outros.

Mas um bom velhinho, em se tratando de carro, não perde a jovialidade quando é bem cuidado por seu dono. Ele continua capaz de fazer longas viagens com segurança adequada e ainda esbanja beleza, ganhando respeito de outros  motoristas. As manutenções são as de praxe, as mesmas que fazemos em qualquer carro. A diferença será em seu bolso, com uma boa economia. Por isso cuide bem do seu velhinho!

Serviços necessários e baratos!

  • Procure por uma oficina de confiança
  • Peça uma revisão de óleo de motor vencido
  •  Mande verificar pastilhas e lonas
  • Uma revisão completa da parte elétrica é de extrema necessidade
  • Carros antigos possuem fios grossos, pouco fusíveis e muita gambiarra!
  •  Troque periodicamente todas as correias e seus tensores.
  • Além disso tudo, verifique o estado da suspensão e mantenha seu carro sempre alinhado e balanceado.

Cuidados assim fazem bem para todos, o seu e sua auto-estima, sua segurança e a de outros, além da beleza a nossa volta. Ter um carro antigo é um privilégio. Porém, requer cuidados como se fosse um idoso, forte, mas um carro que talve já rode desde os anos 60 do século passado! Também, jamais desista de procurar peças para seu carro antigo. Existem lojas especializadas e vários grupos nas redes sociais sobre determinado carro antigo.

Continua após a publicidade..

Existem os clubes, como o clube do fusca, o clube o opala e de muitos outros. Basta “dar um Google” e teremos até o Clube do Gordini. No nosso site também temos muitos artigos peblicados sobre carros antigos. Falamos sobre a história deles e até publicamos algumas tabelas de fusíveis. Porcure pela categoria “Carros antigos”.

carro velho

Carros antigos também podem ser um bem muito valioso. Existem modelos como  o Dodge Charge Rt que tem um valor de carro novo, caro, ou até mais. O modelo mais cobiçado desta montadora é o Dodge SE, pouco fabricado e com cores e detalhes no estofamento diferenciados. O Maverick da Ford é outro carro raro e que encanta os colecionadores. Por incrível que pareça o Fusca ainda é muito comerciável no Brasil. Perde em muito, em termos de valor de mercado, para a querinha dos colecionadores: as Kombis. Todos os modelos dela são caros. Mas quanto mais antiga, mais alto é o valor. Além disso, as Kombis são uma ótima opção para montar um Motor home, uma prática cada vez mais comum no Brasil.

Lembrando que, para quem tem um projeto de restauração, existem oficinas specializadas nisso. É um serviço caro? Sim. Mas o resultado final pode triplicar o valor do carro, com muitas ofertas ou propostas de compra. Como Investimento é uma excelente opção.