Durante décadas, muitos esperaram pelo crescimento da frota brasileira de automóveis, por questões óbvias. Por exemplo, uma maior oportunidade de negócios. Mas, quantos carros tem no Brasil? Nosso país possui milhões de veículos, segundo os órgãos competentes. E mesmo diante da crise passada, e a nova crise que anunciam por aí, a perspectívica  é de crescimento da frota.

Muito carro pouco espaço

 Muito carro, pouco espaço

Continua após a publicidade..

Quantos carros tem no Brasil?

 

Em maio de 2022, havia aproximadamente 59.242.869 carros registrados no Brasil, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura. Esse número inclui uma variedade de veículos, incluindo

  • caminhonetes
  • vans
  • ônibus
  • motocicletas
  • Isto eleva o número total de veículos em circulação para mais de 100 milhões . O número de carros no Brasil continua crescendo, com um veículo para cada 4,4 habitantes, o que pode levar ao aumento do trânsito e à preocupação ambiental.

A posse de carros varia de acordo com a região do Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 50% dos domicílios no Brasil possuem carro e 25% possuem motocicleta. No entanto, as taxas de posse de automóveis são menores nas regiões Norte e Nordeste do país . Além disso, existem diferenças nas taxas de propriedade de carros entre áreas urbanas e rurais, com taxas mais altas de propriedade de carros em áreas urbanas .

As taxas de propriedade de carros no Brasil são mais altas do que em muitos outros países. Segundo dados do Sindipeças, a frota total de veículos em circulação no Brasil foi de 59.117.648 em 2020. Em comparação, a taxa de propriedade de automóveis na Itália é de cerca de 62 carros por 100 pessoas, enquanto a taxa do Brasil é de cerca de 32 carros por 100 pessoas. No entanto, possuir um carro no Brasil pode ser caro devido aos altos impostos e taxas, incluindo financiamento, pedágios, combustível e impostos . Apesar dos custos, a propriedade do carro continua sendo um aspecto importante da cultura e da vida cotidiana brasileira.

Continua após a publicidade..

Um dos lugares onde tais números são mais impressionantes é Belo Horizonte, cidade que há bem pouco tinha uma frota de cerca de 700 mil carros e que hoje conta com mais de 2,5 milhões de veículos circulando em sua região.

Belo Horizonte é hoje a sexta maior cidade do Brasil e tem uma população estimada em 2,5 milhões de habitantes. Ou seja, o belo-horizontino já pode pensar na possibilidade de ter um veículo por pessoa em sua cidade.

Evidentemente que não falamos de propriedades e sim de números, que são de fato impressionantes. Como manter esta frota gigantesca em dia com sua manutenção? Cabe a cada motorista tal tarefa. E para os que amam seus carros, isso não é algo muito difícil.

Quantos carros tem no Brasil Todo carro merece cuidados adequados

 

Continua após a publicidade..

Todo carro merece cuidados adequados

Este site, Mãos ao Auto, tem exatamente a finalidade de fornecer uma autoajuda no sentido veicular, para que seu carro não fique “implorando” ajuda ao quebrar na rua, ou poluir o meio ambiente tão importante nos dias de hoje.

Portanto, Mãos ao Auto! Acompanhe sempre nossas matérias, dicas, e sugestões práticas e assim colabore com a sua cidade e seus habitantes, o que será bom para todos nós.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook