A seta do carro parou 

Antes de procurar um profissional, existem alguns testes fáceis de fazer na seta do seu carro. Talvez o defeito seja reparado ou no mínimo você irá até uma oficina já sabendo do defeito e até mais preparado para o valor da despesa. Não confunda a seta com o pisca alerta! Veja aqui os defeitos de um alerta. Digo: “mais preparado” para o valor, porque a maioria dos modelos possui comando completo.

Ou seja: um defeito na seta e será feita a troca da peça inteira, a mesma que liga o farol, pisca alerta, setas e limpadores do para brisa, além da buzina. Normalmente esta peça custa entre duzentos e quatrocentos reais, mais a mão de obra de uma oficina especializada, aquela que é de sua confiança. A mão de obra varia de cinquenta a setenta reais.

seta do carro

Comando de seta do carro

 

Mas, antes disso: Mãos ao Auto!

Para saber se é um fusível queimado (o que é raro) faça o seguinte: acione o pisca alerta. Se ele não funcionar, o diagnóstico seria de duas possibilidades: o fusível queimou ou o relé da seta estragou. Mas se o pisca alerta funcionar e a seta não, o problema está no tal comando que mencionamos acima.

(Outro defeito comum é a seta do carro piscar depressa, mais rápido do que o normal. Neste caso é uma simples lâmpada queimada. Ligue o pisca alerta e confira qual não está acendendo. Basta trocá-la.)

Então, faça mais um teste final: O teste da Tecla! Ligue a chave do carro e acione a seta do carro para um lado qualquer. Em seguida balance o botão do pisca alerta ou o pressione levemente. Se a  seta começar piscar ou mesmo ameaçar a dar uma piscadinha, está confirmado o defeito no pisca alerta, e portanto no comando. O mesmo vale para testar um alerta que não funciona: mexa na tecla e observe se as luzes vão piscar. 

Podemos consertar o alerta sem trocar o comando?

Sim, mas não é um conserto definitivo. Seria uma boa alternativa para quem não pode gastar com um comando inteiro. Como dito acima, o preço desse pode ser salgado. A tecla do alerta é encontrada em lojas de peças e o serviço seria quase o mesmo de uma troca de comando. Mas é preciso ter em mente que o defeito que estragou a tecla do alerta está no comando, o que significa que vai ocorrer de novo, embora demore um pouco.

Outra possibilidade de conserto seria a retirada das molas internas da tecla. Nesse caso o funcionamento iria mudar. Em vez de ser uma tecla de “vai e volta”, passaria a ser de “puxa e abaixa”. Mas o funcionamento elétrico seria o mesmo, sem maiores consequências. No meu ponto de vista resolve e há pouquíssimos retornos, a experiência deu bons resultados. Como alerta é atuador sobre a seta do carro, temos praticamente dois consertos em um.

Seta do carro com defeito

Tecla do pisca alerta do carro

 

 O botão vermelho é o pisca alerta

 Como é impossível dirigir sem as setas do carro, tente calçar o botão do pisca alerta com um material qualquer na posição em que a seta volte a funcionar. Mas lembre-se que é algo provisório para uma emergência. E você deve procurar o mais rápido possível sua oficina de confiança.

Mostre o que você fez ao eletricista e ele saberá o que fazer. Trocar esse comando não é impossível para um leigo. Basta um pouco de coragem, observação e ferramentas um pouco diferenciadas. Querendo fazer isso, para simplesmente aprender ou mesmo economizar na mão de obra, deixe um comentário que daremos o apoio necessário.

Normalmente é  um serviço rápido, de no máximo vinte minutos.

Seta do carro com defeito

Relé de seta do carro

Seta do carro – Outros defeitos possíveis

Outra possibilidade de defeito em seta de carro, principalmente da linha Fiat, é no Body Computer, ou computador de bordo. Algumas vezes a seta pisca para uma lado e para outro não e o defeito parece ser uma incógnita. Mas com uma investigação mais detalhada se descobre o defeito nesta central responsável por repassar várias informações para o motorista. Por isso, muito desses circuitos, como luz de posição, luz de seta, etc, tem no caminho a interferência deste computador de bordo.

Isso significa que algumas vezes ele acusa “seta lado esquerdo não funciona, ou verificar tal lado”, mas tudo está normal, sendo o próprio Body Computer que cria o defeito, impedindo a seta do carro e outros de funcionar. Alguns eletricistas trocam esta central (caríssima), mas outros com habilidade conseguem consertá-la.

Assista o vídeo abaixo:

 

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