Sim, também existe um filtro de ar do motor do carro. Essa peça é uma daquelas que o frentista de posto costuma oferecer quando paramos para abastecer. E quase sempre vem junto com a famosa pergunta: “quer que confere o óleo?”

Filtro de ar do motor do carro

Mas você mesmo pode fazer essa troca em casa, na maioria dos modelos de veículos do nosso país. Muitos são os filtros, porque muitos são os motores, com grandes diferenças entre si. O formato é a principal delas. Podem ser:

Continua após a publicidade..
  • Retangulares
  • Quadrados
  • Cônicos
  • E os mais antigos são redondos como um anel.

 

Como trocar o filtro de ar do motorVários tipos de filtro de ar do motor

Assim como a bateria, esse filtro fica esquecido pelos motoristas e muitas vezes totalmente escondido para quem não tem alguma prática. Mas sua importância é grande para a saúde do seu carro – e do seu bolso também. Ele é responsável por filtrar o ar que o carro puxa do meio ambiente para ser misturado com o combustível.

Continua após a publicidade..

Então, um filtro velho não cumprirá plenamente sua função e o ar misturado à gasolina estará sujo, aumentando o consumo do carro. Ou seja, o filtro de ar é uma espécie de pulmão do seu carro, ou algo assim, (como os pelos do nariz). Fazer comparações com órgãos do nosso corpo destaca a importância de cada peça de um veículo. “Tudo que criamos imita o que já foi criado pela natureza” disse alguém um dia.

Como trocar o filtro de ar do motor do carro

Veja como pode ficar o “pulmão” do seu carro! Como trocar o filtro de ar do motor do carro

Continua após a publicidade..

Localização do filtro de ar do motor

O filtro de ar fica sempre junto ao motor, e seu local se destaca por ser parecido com as formas dos filtros citadas acima. A “caixa” ou “receptáculo” está quase sempre fechada por presilhas de fácil manipulação ou por pequenos parafusos. Pode ser que alguns sejam “inalcançáveis” para quem não tem experiência. Mas nesse caso se deve recorrer a um profissional.

Filtro de ar do motor do carro.Como trocar o filtro de ar do motor do carro

Os filtros devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros, em  média. E não permita que o filtro de ar do seu carro seja limpo com jato de ar, pois isso o danificará definitivamente.