Mãos ao Auto http://www.maosaoauto.com.br Mon, 14 Aug 2017 16:25:38 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8.1 111956987 Meu carro pode ser apreendido por documento vencido? http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/meu-carro-pode-ser-apreendido-por-documento-vencido/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/meu-carro-pode-ser-apreendido-por-documento-vencido/#respond Mon, 14 Aug 2017 16:25:38 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9473 Sim, pode. A lei é clara sobre o licenciamento anual do veículo, que é de fato o documento do ano vigente. O carro deve estar licenciado para rodar legalmente (Artigo 230 do CTB). A grande dúvida do cidadão é referente ao IPVA atrasado. Como assim? Em uma blitz de trânsito, por exemplo, o policial ou […]

O post Meu carro pode ser apreendido por documento vencido? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Sim, pode. A lei é clara sobre o licenciamento anual do veículo, que é de fato o documento do ano vigente. O carro deve estar licenciado para rodar legalmente (Artigo 230 do CTB).

A grande dúvida do cidadão é referente ao IPVA atrasado. Como assim? Em uma blitz de trânsito, por exemplo, o policial ou agente pede o a carteira de motorista e o documento do carro. Os dois devem estar em dia. No caso do documento deve ser do ano, licenciado, como dito acima. O IPVA é um imposto e não pode ser cobrado por uma agente de trânsito ou semelhantes, e sim pelo estado através de um processo legal.

Meu carro pode ser apreendido por documento vencido?

É ai que fica esquisito – um pais de outro mundo segundo a ministra da justiça da Alemanha – O problema é que a entrega do documento está condicionada ao pagamento de IPVA, o que pode ser uma ilegalidade segundo vários advogados. Um exemplo: em Minas Gerais o governo Itamar Franco criou uma taxa chamada de “taxa de licenciamento”. O simples pagamento dessa taxa, e como diz o nome dela, obriga a entrega do documento. Mas o que acontece é a exigência de pagamento também do imposto, além do seguro obrigatório – e multas vencidas também. Por isso o documento não chega à casa do proprietário e o veículo passa a rodar sem licença.

Meu carro pode ser apreendido por documento vencido?

O bom senso manda separar os fatos

Sabemos que todo governo precisa de impostos para governar. Essa é sua fonte de renda. Aliás, o ideal seria que todos pagassem seus impostos em dia e o estado desse o retorno a população. Mas, o que parece confortável aos olhos dos governantes – cobrar impostos através de blitz – pode virar uma situação caótica em termos de arrecadação. A questão é simples: cumprir a Constituição brasileira.

O que pode acontecer? Uma ação pode derrubar essa associação estranha que arrecada impostos por imposição ilegal. O artigo 230 do CTB é inconstitucional e pode ser impugnado por qualquer juiz de direito. Veja mais nesse excelente artigo no site da Jurisway.

Então, por que não encontrar caminhos onde a legalidade possa ajudar tanto o proprietário de veículos, o grande prejudicado, como o estado, que pode parar repentinamente de arrecadar um imposto importante? Pergunta longa, mas importante. Desatrelar a o licenciamento do veículo do pagamento de impostos é urgente.

Mas o mesmo pagamento de IPVA deve ser incentivado através de descontos, parcelamentos maiores, isenção para carros muito antigos (como já foi um dia), ou a associação dos dois fatos: quem tem dois carros paga menos, se um deles tem data de fabricação determinada pelo governo como antiga (15 anos, por exemplo), o pagamento em dia do IPVA do carro mais novo concede o benefício.  São muitas as possibilidades de resolver esse problema, que é de fato uma ilegalidade, um abuso das autoridades.

O post Meu carro pode ser apreendido por documento vencido? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/meu-carro-pode-ser-apreendido-por-documento-vencido/feed/ 0 9473
Dúvidas sobre carros – Ajudas práticas http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/duvidas-sobre-carros-ajudas-praticas/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/duvidas-sobre-carros-ajudas-praticas/#comments Thu, 10 Aug 2017 12:40:24 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9466 Nosso carro é um membro da família. Cuidamos dele como se fosse uma pessoa, uma criança muito amada. Pelo menos deveria ser assim,. Dedes sua boa aparência e limpeza, até manutenções periódicas essenciais para a “boa saúde” dele.  Procuramos sempre usar o um bom combustível levar a um bom mecânico, ou até mesmo cuidar pessoalmente […]

O post Dúvidas sobre carros – Ajudas práticas apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Nosso carro é um membro da família. Cuidamos dele como se fosse uma pessoa, uma criança muito amada. Pelo menos deveria ser assim,. Dedes sua boa aparência e limpeza, até manutenções periódicas essenciais para a “boa saúde” dele.  Procuramos sempre usar o um bom combustível levar a um bom mecânico, ou até mesmo cuidar pessoalmente de alguns detalhes ao nosso alcance.

Mas nosso carro é uma máquina, querida, mas ainda uma máquina, um bem de família. Por isso nem sempre podemos dar os cuidados necessários a ele, seja por falta de tempo ou por economia mesmo, de tempos de crise como a que vivemos.

Fizemos uma lista de consertos ao alcance de muitos, ou pelo menos vai servir para aumentar nossa informação a respeito do que está ocorrendo.  Com certeza isso vai ajudar a diminuir despesas com seu carro, além de manter a manutenção dele em dia. Leia os links abaixo. São matérias especialmente preparadas pelo site Mãos ao Auto para ajudar motoristas e donos de carros. No caso de dúvidas, basta fazer um comentário no post  que a resposta é rápida.

Dúvidas sobre carros – Ajudas práticas

Algumas luzes de painel e seus significados

Vazamento de água no motor

Entenda como funciona a injeção eletrônica

Quanto tempo dura uma bateria?

Como dirigir com consciência ecológica

O post Dúvidas sobre carros – Ajudas práticas apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/duvidas-sobre-carros-ajudas-praticas/feed/ 2 9466
Defeito no carregador de celular do seu carro http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/defeito-no-carregador-de-celular-do-seu-carro/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/defeito-no-carregador-de-celular-do-seu-carro/#respond Mon, 07 Aug 2017 23:12:04 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9458 É cada vez mais comum acontecer um defeito no local – do  nosso carro – onde ligamos o carregador de celular. Hoje em dia é conhecido como tomada 12 V, mas é o antigo – e muito antigo mesmo – acendedor de cigarros. Quase sempre outros acessórios param de funcionar em conjunto com o acendedor […]

O post Defeito no carregador de celular do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
É cada vez mais comum acontecer um defeito no local – do  nosso carro – onde ligamos o carregador de celular. Hoje em dia é conhecido como tomada 12 V, mas é o antigo – e muito antigo mesmo – acendedor de cigarros.

Quase sempre outros acessórios param de funcionar em conjunto com o acendedor de cigarro e isso pode ser um caminho para descobrir o problema. Em quase todos os modelos nacionais o fusível que protege o acendedor é o mesmo da luz de teto. Se ambos pararam, então é muito provável que seja fusível queimado.

Porém, o mais importante é a constância que isso acontece. Como escrito no início do post, cada vez mais tem acontecido esse defeito. Inclusive com o uso do GPS, que também é ligado no mesmo local. Citamos o GPS e outros porque é no momento que ligamos ou desligamos algum acessório no acendedor de cigarro que ocorre a queima do fusível do sistema.

Por ser um acessório muito antigo, sua tecnologia ainda é grosseira, sem sequer um componente eletrônico. Basicamente temos uma resistência que esquenta por um “quase curto”. Essa é a função inicial do acessório: produzir uma brasa pela resistência e acender um cigarro. Por isso uma corrente positiva fica muito perto do negativo.

Ao plugarmos o carregador de celular, ou do GPS, ou mesmo de um aspirador de pó portátil, um movimento mais brusco basta para fechar um curto e queimar o fusível. Uma dica é plugar ou retirar o acessório do acendedor com a chave do carro desligada.  Quase sempre o acendedor de cigarros recebe energia somente com a chave ligada. Mas é quase sempre. Ainda existem modelos com corrente direta nesse acessório.

 

O post Defeito no carregador de celular do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/defeito-no-carregador-de-celular-do-seu-carro/feed/ 0 9458
Conheça os principais filtros do seu carro http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/conheca-os-principais-filtros-do-seu-carro/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/conheca-os-principais-filtros-do-seu-carro/#respond Sat, 05 Aug 2017 22:55:20 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9447 Somente a água do radiador do seu carro não tem um filtro protetor. Mas outros componentes importantes do motor tem filtros temporários, ou seja: que precisam ser trocados em uma revisão.  A maioria deles pode comprometer o desempenho ou até causa grande danos, se não houver a tal manutenção periódica. Normalmente partículas ou resíduos são […]

O post Conheça os principais filtros do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Somente a água do radiador do seu carro não tem um filtro protetor. Mas outros componentes importantes do motor tem filtros temporários, ou seja: que precisam ser trocados em uma revisão.  A maioria deles pode comprometer o desempenho ou até causa grande danos, se não houver a tal manutenção periódica.

Normalmente partículas ou resíduos são encontrados em um líquido, seja por ser parte da composição dele – por falta de tecnologia apropriada para eliminar na fabricação – ou mesmo a má qualidade do produto. O ar, por exemplo, é poluído com muitos resíduos e até bactérias e vírus.

Os danos podem ser muitos, até para nossa saúde. Veja abaixo uma lista de filtros que existem no seu carro, suas funções básicas, e possíveis consequência do mau funcionamento deles. A troca deles,o tempo de troca, deve seguir rigorosamente as intrusões do manual do carro, ou das orientações encontradas nos sites oficiais das montadoras. Já se foi o tempo que se fazia uma inspeção “visual” ou por intuição do mecânico.

Conheça os principais filtros do seu carro

Filtro de óleo de motor moderno, com refil

  • Filtro de óleo. Ele é o responsável por filtrar o óleo que lubrifica o motor do carro. É o principal filtro que deve estar sempre com a manutenção em dia. Normalmente a troca é feita toda vez que se troca o óleo do motor, por motivos óbvios, onde tudo vai ficar novo. Seu mau funcionamento ou instalação pode causar vazamentos, e até danos irreversíveis no motor.
  • Filtro de ar. Esse filtro está mais relacionado ao combustível do seu carro. Ele filtra as partículas mais grossas que o motor aspira e usa para fazer a mistura do combustível. A central de injeção eletrônica também usa informações desse ar para equilibrar a mistura. Não trocar dentro do prazo pode aumentar muito o consumo de combustível e com o tempo também pode causar danos no motor. Partículas misturadas ao ar podem ir para dentro do motor.
Conheça os principais filtros do seu carro

Filtro de combustível para injeção eletrônica

  • Filtro de combustível. Podem ser vários, dependendo do modelo do carro. Alguns carburados possuem filtros e pré-filtros, principalmente os chamados “eletrônicos” que antecederam a injeção eletrônica. Obviamente tem a função de filtrar o combustível que vem do tanque para que ele chegue o mais limpo possível no motor. Quase sempre o principal deles fica instalado na saída de combustível do tanque, ligado em linha com a bomba de combustível. Simples esquecer dele, da sua troca, pode simplesmente – também – queimar a bomba de combustível. Inclusive toda vez que se troca a bomba, seja lá qual for o motivo, o filtro deve ser trocado.
  • Filtro de cabine. O que é isso? Esse é o tal filtro que pode atingir a boa saúde do motorista e passageiros de um veículo. Ele o filtro do ar-condicionado. Quase todos os modelos – equipados com ar-condicionado – possuem esse filtro de cabine. Sua função é manter o ar o mais puro possível dentro da cabine. E acreditem: alguns filtros de cabine quando são trocados impressionam pela sujeira que retêm. Quase sempre sua troca é esquecida pelo dono do carro. O serviço é conhecido como higienização do ar-condicionado.

O post Conheça os principais filtros do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/conheca-os-principais-filtros-do-seu-carro/feed/ 0 9447
Problemas na bomba de combustível do seu carro http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/problemas-na-bomba-de-combustivel-do-seu-carro/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/problemas-na-bomba-de-combustivel-do-seu-carro/#comments Thu, 03 Aug 2017 22:13:29 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9432 Todo carro tem bomba de combustível. Os mais antigos usam uma bomba mecânica, tocada pelo motor do carro e presas no motor. Com o surgimento da injeção eletrônica as bombas passaram a ser elétricas e são instaladas quase sempre dentro do tanque de combustível. Se o seu carro é moderno ou tem injeção, então a […]

O post Problemas na bomba de combustível do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Todo carro tem bomba de combustível. Os mais antigos usam uma bomba mecânica, tocada pelo motor do carro e presas no motor. Com o surgimento da injeção eletrônica as bombas passaram a ser elétricas e são instaladas quase sempre dentro do tanque de combustível. Se o seu carro é moderno ou tem injeção, então a bomba dele é elétrica e está sujeita a alguns defeitos. Esse post é sobre elas, as bombas de combustíveis elétricas. De fato, temos um conjunto de peças onde a bomba de combustível trabalha, imersa na gasolina. Ela foi feita especialmente para trabalhar assim, mesmo sendo uma peça elétrica. Uma troca, ou reparo, deve ser feito por técnico experiente e com o tanque de combustível sempre na reserva.

 

Problemas na bomba de combustível do seu carro

Este é o conjunto completo com boia (sensor de nível de combustível) filtro primário e a bomba de combustível que fica do lado de  dentro.

Problemas na bomba de combustível do seu carro

Podem ser

  • Bomba simplesmente queimada por uso ou mangueiras dobradas ou esmagadas também causam a queima de uma bomba de combustível. Mesmo sendo nova.
  • Fusível queimado. Isso é um defeito muito comum. Ele pode queimar por vários motivos. No caso do fusível da bomba pode ser fio esmagado debaixo do banco traseiro, relé de bomba em curto, e até mesmo curto na bomba. Isso acontece mais quando costumamos rodar com o tanque vazio.
  • Filtro principal de combustível entupido. Esse filtro fica depois da bomba e filtra a gasolina que sai do tanque. Se ele estiver entupido por sujeira, a bomba trabalha forçada e queima. A troca desse filtro deve ser periódica. Sempre que trocamos um a bomba queimada o filtro também te que ser trocado.
  • Por fim, um defeito interessante que pode enganar na hora de um diagnóstico: a tomada ou plug que energiza o sistema. Ela pode ficar com seus pinos bambos, ou até torrar alguns fios dela. Se for algo muito evidente, fica fácil de descobrir. Mas muitas vezes é algo pequeno. É nesse caso que parecer ser um  defeito que  não ter solução, onde muitas peças são trocadas e ele volta  acontecer logo em seguida. Seria um simples mau contato que com um simples teste se descobre: mexendo na tomada e observando se o carro normaliza. Nesse caso devemos trocar a tomada e averiguar o local onde ela fica ligada.

Esse é um tipo de bomba de combustível

Além de testes elétricos, a bomba elétrica do seu caso tem que ser medida com um teste de pressão final e de retenção de combustível no sistema. Isso é feito um manômetro próprio e deve ser feito antes da troca da bomba e depois do serviço realizado.

Problemas na bomba de combustível do seu carro

Manômetro para medir pressão de bomba de combustível

 

O post Problemas na bomba de combustível do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/problemas-na-bomba-de-combustivel-do-seu-carro/feed/ 3 9432
Mercedes anuncia o Classe X http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/mercedes-anuncia-o-classe-x/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/mercedes-anuncia-o-classe-x/#respond Tue, 01 Aug 2017 12:22:35 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9394 No dia 19 de julho foi anunciado pela montadora o lançamento da Classe X, modelo inédito da Mercedes. Trata-se de um modelo bem esperado pelos consumidores  que admiram os produtos da Mercedes, pois trocou o seu luxo famoso pela força e trabalho. A Classe X é uma picape considerada média e será lançada em 2018, […]

O post Mercedes anuncia o Classe X apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
No dia 19 de julho foi anunciado pela montadora o lançamento da Classe X, modelo inédito da Mercedes. Trata-se de um modelo bem esperado pelos consumidores  que admiram os produtos da Mercedes, pois trocou o seu luxo famoso pela força e trabalho. A Classe X é uma picape considerada média e será lançada em 2018, Europa. Mas continua equipada com a classe dos Mercedes, ao contrário de outras montadoras. No Brasil, a expectativa de lançamento (exportação)  é em 2019, com o modelo sendo fabricado na Argentina.

Mercedes anuncia o Classe X

Imagem: https://www.daimler.com/produkte/transporter/concept-x-class.html

Ela chega no mercado com 4 versões e uma delas vem equipada com motor V6 a diesel (modelo X350d). As outras versões usam motores de 4 cilindros e somente uma é movida a gasolina. O câmbio pode ser automático de 7 marchas e excelente desempenho. Seu preço pode chegar a 140 mil reais. Como opcional, a Mercedes instala um sistema que permite ajustar a suspensão de acordo com a condução de momento. A montador o classifica como “poderoso e aventureiro” além de “forte, funcional e durável”.

Foto: Divulgação

O painel de instrumentos é grande, com o símbolo típico da Mercedes espalhado discretamente por sua extensão. Os instrumentos do painel são analógicos e grandes, além de ser equipado com um multimídia de 6 polegadas. na foto acima vemos toda a beleza do painel da Mercedes Classe X , seu símbolos e ergonomia. Temos uma bela caminhonete média lançada pela montadora. resta aguardar o sua chega no Brasil. Assista o vídeo abaixo para conhecer mais esse modelo da Mercedes.

O post Mercedes anuncia o Classe X apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/08/mercedes-anuncia-o-classe-x/feed/ 0 9394
4 lugares de Minas para conhecer de carro http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/5-lugares-de-minas-para-conhecer-de-carro/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/5-lugares-de-minas-para-conhecer-de-carro/#respond Fri, 28 Jul 2017 22:04:49 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9377 Normalmente um carro serve para trabalhar, levar filhos na escola, ou atender alguma emergência que pode acontecer. É um verdadeiro membro da família, um “paizão” em forma de máquina e que merece toda nossa atenção. É verdade que não existem férias para um carro e sim manutenções periódicas para nossa segurança. Mas com certeza toda […]

O post 4 lugares de Minas para conhecer de carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Normalmente um carro serve para trabalhar, levar filhos na escola, ou atender alguma emergência que pode acontecer. É um verdadeiro membro da família, um “paizão” em forma de máquina e que merece toda nossa atenção. É verdade que não existem férias para um carro e sim manutenções periódicas para nossa segurança.

Mas com certeza toda sua utilidade o faz uma excelente companhia para férias e viagens. Muitas opções são facilitadas se comparadas a viajar de ônibus ou de avião. Pode ser que a distância da viagem diminua, e assim também dos lugares que podemos passear. Mas a mobilidade aumenta muito quando vamos conhecer algum lugar de carro.

Nada de Táxi. Ponha o  “paizão” a disposição, evitando até possíveis gastos com guias ou alguém conhecido da região.  Viajar de carro também é muito útil para passeios curtos, de fim de semana, por exemplo, e muitas vezes pode ser mais agradável do que viagens longas. Nesse post alistaremos alguns lugares de Minas Gerais – sua capital – que valem ser visitados com seu carro.

5 lugares de Minas para conhecer de carro

Minas Gerais é linda, e com de lugares que merecem ser visitados. Temos uma capital fantástica, que também pode ser atraente com seus pontos turísticos. Mas ela tem uma função muito boa para viajantes: ser um ponto de apoio para visitar lugares fantásticos  a poucos quilômetros de distância. Em menos de uma hora de estrada existem pontos turísticos, alguns até são patrimônio da humanidade.

5 lugares de Minas para conhecer de carro

  •  Ouro preto  

Foi  a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio cultural da humanidade. Ouro Preto já foi a maior cidade das Américas e cerca de 150 mil pessoas viviam por ali no auge da febre do ouro brasileiro. Era uma metrópole de fato e da época. Por isso também foi o palco para ideias revolucionárias, que chegavam borbulhando da Europa “afrancesada”. Foi assim que insurgiu a Inconfidência Mineira, com intenções separatistas e contada em nossos livros de História. Suas ladeiras e arquitetura são famosas no mundo inteiro. Sua religiosidade também é destaque com obras de estilo barroco. Ali estão muitas Obras do maior escultor brasileiro, e do mundo, o Aleijadinho. Ouro preto fica a 100 Km de Belo horizonte e existem boas hospedagens e Hotéis. É uma cidade para se ficar alguns dias. Mariana, sua irmã histórica, e logo ali, bem ao lado da antiga capital mineira.

  • Sabará

Outra cidade histórica de Minas, Sabará surgiu primeiro como um ponto de descanso, acampamento dos Bandeirantes que viajavam pelo Brasil, ainda colônia de Portugal. São 342 anos de fundação e muita história marcada em suas ruas e construções. Foi uma cidade de escravos, nobres Barões, índios e também de muita procura por ouro. O teatro municipal é uma obra-prima de arquitetura de época que deve ser visitado. O festival da jabuticaba que acontece no final do ano é uma atração turística. Sabará fica apenas a 25 quilômetros de Beaga, tem bons restaurantes e fácil acesso.

  • Congonhas

Também chamada de a “capital dos profetas” devido as esculturas dos 12 Profetas, obras de Aleijadinho e também  patrimônio mundial. Nessa cidade histórica também podemos visitar o museu de Congonhas, onde toda a história da cidade é contada com muitos itens interativos. Quer conhecer um pouco mais sobre Aleijadinho? Visitar o museu é uma boa dica. Congonhas fica a apenas 80 quilômetros de Belo Horizonte.

A capital mineira também merece um passeio mais longo. Existem muitas atrações turísticas como o conjunto arquitetônico da Pampulha que também recebeu o título de patrimônio da humanidade. Além das obras de Niemeyer, existe uma grande infraestrutura para turistas. Hotéis, restaurantes, e até shows ao ar livre e de graça. Também encontramos o bom e mineiro parque de diversão. O trem fantasma de um deles é cinquentenário. 

Viajar é muito bom. De carro pode ser melhor, mais cômodo. mas é bom sempre lembrar de revisões periódicas e de manutenções próprias para viagens, mesmo que seja para um percurso pequeno. O site Mãos ao Auto tem boas informações e dicas sobre isso. Leia os links e siga outros links anexos.

 

O post 4 lugares de Minas para conhecer de carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/5-lugares-de-minas-para-conhecer-de-carro/feed/ 0 9377
Dispara a venda de carros para pessoas com deficiência (PcD) http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/dispara-a-venda-de-carros-para-pessoas-com-deficiencia-pcd/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/dispara-a-venda-de-carros-para-pessoas-com-deficiencia-pcd/#respond Mon, 24 Jul 2017 23:05:59 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9310 As fábricas de automóveis estão descobrindo um novo nicho de vendas: consumidores com PcD cada vez comprando mais veículos especialmente adaptados. É  de conhecimento geral que o mercado de veículos novos encolheu no Brasil. Algo normal em tempos de crise. Mas a venda de veículos especiais aumentou em mais de 60% em 2016. Um grande […]

O post Dispara a venda de carros para pessoas com deficiência (PcD) apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
As fábricas de automóveis estão descobrindo um novo nicho de vendas: consumidores com PcD cada vez comprando mais veículos especialmente adaptados. É  de conhecimento geral que o mercado de veículos novos encolheu no Brasil. Algo normal em tempos de crise. Mas a venda de veículos especiais aumentou em mais de 60% em 2016.

Um grande incentivo para esse aumento de vendas é a isenção de impostos – que é um direito de pessoas com alguma patologia que as impeça de dirigir um carro comum. Seria um direito a mobilidade garantido por uma lei antiga de 1991. Por isso as montadoras estão investindo em versões exclusivas para esse consumidores até então excluídos do mercado por falta de modelos adequados.

A Lei também determina que esse tipo de veículo adaptado, ou especial, não pode ter um preço superior a 70 mil reais. Mas com as isenções de impostos citadas, esse preço pode cair em até 29%, o que seria um bom desconto. O investimento tecnológico feito pelas fábricas, junto com a fabricação em série, pode fazer esse preço cair ainda mais a médio prazo.

Dispara a venda de carros para pessoas com deficiência (PcD)

Regras para poder comprar um carro de PcD

Seriam regras para obter  a redução ou isenção de impostos no ato da compra. O motorista ou futuro proprietário – portador de alguma deficiência de mobilidade – tem que possuir CNH Especial, o que implica em passar por perícias em clínicas indicadas pelo órgão responsável (Detran). O interessante é que pessoas que ajudam, ou cuidam de outros com deficiências que não permitem conduzir um veículo, também podem conseguir a isenção de impostos para a compra. Isso é permitido desde 2014, embora seja bem mais burocrático. Mas não deixa de ser um direito de famílias com PcD.

 

Potencial econômico

Para as fábricas foi um alento em um momento de crise, uma válvula de escape para ajudar nas finanças.  Elas encontraram um mercado onde muitos portadores de deficiência de mobilidade fazem parte de classes mais abastadas, (cerca de 50% deles), o que significa um grande potencial de consumo. E existe a possibilidade de surgir no mercado concessionárias especializadas nesse tipo de público.

Polêmicas

Para muitos uma deficiência de mobilidade não aparente pode levar a pensar que não se aplica esse direito de isenção de impostos. Mas não é o que a lei diz. Esse tipo de PsD também é protegido pela lesgilação. Mas a falta de conhecimento cria ideias erradas do assunto. No caso de dúvidas, uma perícia médica especial pode confirmar ou não o direito a isenção de impostos.

Referencias:  Abridef

O post Dispara a venda de carros para pessoas com deficiência (PcD) apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/dispara-a-venda-de-carros-para-pessoas-com-deficiencia-pcd/feed/ 0 9310
Aquecimento interno do seu carro http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/aquecimento-interno-do-seu-carro/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/aquecimento-interno-do-seu-carro/#respond Fri, 21 Jul 2017 17:14:05 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9289 Também é conhecido como “sistema de ar quente” do interior de um carro. Sim, é um acessório de inverno, para manter o motorista e passageiros em uma temperatura agradável. Em tempos de inverno mais rigoroso o aquecimento interno do seu carro é um importante item de conforto. Como o nosso país é de clima tropical, […]

O post Aquecimento interno do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Também é conhecido como “sistema de ar quente” do interior de um carro. Sim, é um acessório de inverno, para manter o motorista e passageiros em uma temperatura agradável. Em tempos de inverno mais rigoroso o aquecimento interno do seu carro é um importante item de conforto. Como o nosso país é de clima tropical, esse acessório pode sequer ser conhecido pelo dono do carro. Afinal, sem bem equipado, o ar-condicionado é o mais usado.

Como funciona?

Na maioria dos modelos brasileiros existe um controle de temperatura de ar do ventilador interno. Quase sempre temos referências bem evidentes de temperatura fria ou quente que podem ser números ou cores. Nesse caso a cor azul é ar frio e a vermelha ar quente. E é exatamente esse “lado vermelho” que fica intocado, esquecido pelo motorista.

Aquecimento interno do seu carro

A mudança de temperatura do ar que circula pelo ventilador muda através do que chamamos de “trocador de calor”. No caso do ar-condicionado, ou o ar frio, ele passa por uma serpentina gelada que esfria o ar. Se for um caro sem ar-condicionado temos simplesmente um ventilador comum. Já o ar quente é possível em qualquer modelo, quase bastando ter a indicação vermelha no painel do ventilador. Mas a troca de calor – ou temperatura – segue o mesmo modelo. O ar passa por uma serpentina que aquece com a água do motor, tudo isso acontecendo dentro de uma caixa de ar. Por isso o vento pode demorar um pouco a esquentar.

Existem vários modelos no mercado. Alguns bem completos, digitalizados e com tecnologia moderna. Mas um “Pé duro” também pode ter uma aquecimento interno esquecido e que funciona muito bem. É um acessório que também pode ser usado como desembaçador dianteiro, bastando desvia o fluxo para o vidro.

Manutenção

Basicamente é a mesma do ar-condicionado, trocando o filtro de cabine do seu carro, se houver um, e cada 10 mil Km. Nos modelos mais antigos é recomendável uma inspeção periódica na serpentina e nos canos externos, dentro do compartimento do motor. Como o aquecimento interno do seu carro usa á água aquecida pelo motor, é muito importante que as mangueiras e abraçadeiras estejam em bom estado. Um vazamento nesse local interrompe o ar quente dentro da cabine e também do motor, causando naos bem maiores e caros. O motor pode simplesmente ferver por falta de água.

O post Aquecimento interno do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/aquecimento-interno-do-seu-carro/feed/ 0 9289
Alguns carros e seus nomes estranhos http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/alguns-carros-e-seus-nomes-estranhos/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/alguns-carros-e-seus-nomes-estranhos/#respond Tue, 18 Jul 2017 22:48:55 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=9199 Estranhos, engraçados, polêmicos, atrevidos. Sim, alguns automóveis foram “batizados” com nomes assim. O número sobe além dos 10 desse post devido a nomes que podem ser estranhos em outros idiomas. Mas alguns desses nomes foram a causa do fracasso de vendas e que até retiraram modelos do mercado. Outros ganharam apelidos carinhosos, mas também não […]

O post Alguns carros e seus nomes estranhos apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Estranhos, engraçados, polêmicos, atrevidos. Sim, alguns automóveis foram “batizados” com nomes assim. O número sobe além dos 10 desse post devido a nomes que podem ser estranhos em outros idiomas. Mas alguns desses nomes foram a causa do fracasso de vendas e que até retiraram modelos do mercado. Outros ganharam apelidos carinhosos, mas também não emplacaram no mercado.

O costume gringo de latinizar nomes pode ter consequências desastrosas. Como o último mercado que algumas montadoras visam é o latino americano, algumas situações bem engraçadas podem acontecer. Ainda temos os modelos nacionais e a mania brasileira de brincar com nomes, o que é conhecido hoje como “memes”.

Um carro da Volks, anos 60/70, bem moderno para a época com 4 portas e faróis  retangulares, ganhou o apelido de Zé do caixão por ter certa semelhança com um. Mas apenas a maçaneta dele lembra alças de um caixão. Já o “Zé” pode ser uma homenagem ao famoso ator conhecido como Zé do Caixão. Pode ser coincidência, além da ajuda da crítica automobilística brasileira, mas o modelo da Volks não vingou.

Foto: carrosantigos22.blogspot.com

Outro modelo nacional virou meme no passado foi o TL, também da Volks. Ele surgiu na sequência do Sedan citado acima (Zé do caixão) e também saiu com o poderoso motor 1600 refrigerado a ar. de fato foi o surgimento de uma família, incluindo aí a Variant, cujo nome se explica sozinho. Mas o design continuou não agradando a maioria e quase sempre um minoria não banca a produção de um modelo de carro.

Não se fabrica  um Volkswagen (carro do povo em alemão) para uma minoria. Aliás o nome Fusca vem do Volks, pois a letra V em alemão tem a pronuncia da letra F. Então temos Volks, Folks, e por fim Fusca, nome adotado oficialmente pela fábrica no Brasil. Fusca é Fusca somente no Brasil? Pode ser. Pois bem. E o TL? O modelo não agradou, ficou “mal cheiroso” entre a maioria dos mecânicos. Daí para aparecer defeitos “crônicos” foi um passo, mesmo sendo apenas um Zé do Caixão esticado (maior volume). Creio que foi apenas uma pá de cal  jogada em cima do modelo. E o nome estranho? Simples: “O problema não é  TL… e sim Ter ELE…”

E os modelos gringos?

Mas não é apenas no Brasil que carros são batizados com nomes estranhos. Nesse caso vale o idioma. Durantes os anos 70/80, a Ford produziu um veículo que obteve grande sucesso de vendas, Evidentemente agradou o público por seu famoso acabamento e boa mecânica. Milhares de modelos forma vendidos até o carro ficar desatualizado. Mas no Brasil a chance de tal sucesso seria bem pequena. Tudo uma questão de idioma. Nos EUA existe uma raça de cavalo chamada Pinto. E foi com esse nome que a Ford batizou seu carro de sucesso citado acima: Ford Pinto. Precisa de mais comentários?

Alguns carros e seus nomes estranhos

Também existe uma SUV  (ou o precursor delas) japonesa que foi sucesso em várias partes do mundo. Ele foi fabricado entre 1999 e 2006 e possuía tração dianteira e 3 ou 5 portas. Também era considerado um compacto. Saia de fábrica com um motor a gasolina e tinha o turbo como opção. Quando saiu de linha não foi introduzido no Brasil, como é comum com modelos em fim de carreira. Melhor assim. O Mazda Laputa ia virar meme por aqui.

Mas nem sempre um nome estranho pode ser estranho por aqui, em terras brasileiras. O Pajero é um exemplo disso. Por aqui foi bem recebida e vendida, um modelo quase de ostentação. Mas em países vizinhos do nosso a situação seria de muita polêmica e memes. Basta saber a tradução do nome Pajero na Argentina e no Chile para entender a situação (Veja aqui). Embora seja gíria, sempre fica na mente e na boca do povo.

Alguns carros e seus nomes estranhos

 

O post Alguns carros e seus nomes estranhos apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/07/alguns-carros-e-seus-nomes-estranhos/feed/ 0 9199