Mãos ao Auto http://www.maosaoauto.com.br Fri, 20 Jan 2017 21:53:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.1 111956987 Chave no painel http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/chave-no-painel/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/chave-no-painel/#respond Mon, 16 Jan 2017 22:04:01 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7482 Pois então uma luz forte e inesperada em forma de chave aparece no painel do seu carro. O que será? Você deve parar imediatamente o carro? Primeiro é preciso entender que a cor deste símbolo indica a gravidade do problema. Seria como um sinal de trânsito, ou sinaleira, como é conhecido fora das fronteiras de Minas. Verde é Siga, amarelo é Atenção e vermelho é Pare. No caso da luz de...

O post Chave no painel apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Pois então uma luz forte e inesperada em forma de chave aparece no painel do seu carro. O que será? Você deve parar imediatamente o carro? Primeiro é preciso entender que a cor deste símbolo indica a gravidade do problema. Seria como um sinal de trânsito, ou sinaleira, como é conhecido fora das fronteiras de Minas. Verde é Siga, amarelo é Atenção e vermelho é Pare. No caso da luz de óleo, ela é vermelha e o carro deve parar de rodar até apurar o defeito, que pode não ser grave, mas também pode comprometer muito o motor. Por isso ela é vermelha. O mesmo acontece com a luz de bateria que acende vermelha indicando que o carro vai ficar sem energia a qualquer momento.

Chave no painel

Neste post trataremos de uma luz, ou símbolo, que acende no painel em forma de chave. Pode ser uma chave parecendo ferramenta ou uma chave acompanhada de um carro. Tudo depende do modelo e da montadora. No primeiro caso, quase sempre esta ferramenta aparece quando alguma manutenção foi programada. E sempre vem um número antes ou depois, que significa quantos dias faltam para esta manutenção. Mas se  o seu carro está em dia com a manutenção rotineira, como troca de óleo e pastilha, entre outras, então é uma programação feita sem o seu conhecimento. Basta apagar seguindo instruções do manual do carro.

cadeado-no-painel

No caso de uma chave de carro aparecer no painel, ela quase sempre está relacionada com o imobilizador do carro (em alguns carros é um cadeado dentro de um carro como no Uno Novo).

chave no painel do seu carro

Ela indica que, de uma maneira eletrônica, o carro foi impedido de dar uma partida não autorizada. Pode ter ocorrido uma decodificação da chave ou do módulo que recebe sinais dela. Em algumas situações isso pode ocorrer por usar uma chave reserva, ou porque o carro ficou muito tempo sem ligar, a ponto de descarregar totalmente a bateria. Tombos da chave também podem causar defeitos e a luz acende. Quase sempre o carro simplesmente não pega. Uma tentativa de resolver, seria deixar a chave do carro ligada por cerca de uma hora e depois acionar a partida (faça isso com a porta aberta para evitar possível travamento dela com a chave na ignição). Mas se não funcionar, vale a pena procurar um chaveiro experiente em automóveis antes de recorrer a uma autorizada. Quase sempre os chaveiros conseguem resolver essa situação.

Mas e quando essa luz acende, mas o carro parece funcionar normal? Seria mais raro. Porém, isso pode significar defeito  que está para acontecer no sistema de imobilização. Fique atento a isso.

O post Chave no painel apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/chave-no-painel/feed/ 0 7482
Abreviaturas e siglas encontradas em Carros http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/abreviaturas-e-siglas-encontradas-em-carros/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/abreviaturas-e-siglas-encontradas-em-carros/#respond Mon, 09 Jan 2017 13:11:24 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7450 Muitas vezes encontramos letras ou conjuntos delas no manual do nosso carro. Elas tem um significado que aparentemente é misterioso. Mas são abreviaturas de pesos, energia, ou um nome com as iniciais das suas funções. Isso implica em algumas referências de tabela serem abreviadas como, por exemplo, Cv , ou até instituições que regulamentam elas, como o INMETRO. Estas séries de siglas são largamente usadas na indústria mundial, e o...

O post Abreviaturas e siglas encontradas em Carros apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Muitas vezes encontramos letras ou conjuntos delas no manual do nosso carro. Elas tem um significado que aparentemente é misterioso. Mas são abreviaturas de pesos, energia, ou um nome com as iniciais das suas funções. Isso implica em algumas referências de tabela serem abreviadas como, por exemplo, Cv , ou até instituições que regulamentam elas, como o INMETRO. Estas séries de siglas são largamente usadas na indústria mundial, e o Brasil imita algumas e também tem suas próprias abreviaturas.

 Muitas abreviaturas e siglas encontradas em carros, podem ser úteis para o entendimento de como ele funciona, ou mesmo ser aviso de um defeito eminente, como algumas luzes que acendem no painel do carro. Outra informação importante que pode conter em uma abreviatura  é da bateria. Através dessa referência, como “A” ou “Ah”, basicamente se define qual é a bateria do seu carro. Mas também podemos encontrar abreviaturas no painel do carro, em peças e acessórios, e até mesmo no próprio carro, em sua carroceria. Plaquetas são normalmente usadas para isso.

Já no painel do carro, ao ligarmos a chave, podem aparecer siglas abreviadas como EPC, ou CODE, entre outras. Algumas são desconhecidas até por mecânicos experientes, como a “TRA” que aparece no painel do FOX e está relacionado com a manutenção do carro. Porém, sequer as autorizadas souberam informar o significado dessa abreviatura. Estamos no aguardo de qualquer outra informação sobre isso. Fizemos uma lista com algumas abreviaturas e siglas encontradas na maioria dos veículos de fabricação nacional e até de alguns importados.

Abreviaturas e siglas encontradas em Carros

A         Ampère, unidade de medida de da corrente elétrica

Ah    Ampère/hora. É a quantidade de carga elétrica que uma fonte estável consegue transferir, fornecer, em uma hora. No caso dos carros esta fonte estável é a bateria

ABS     Sistema antibloqueio dos freios. Aparece no painel do carro ou em alguma plaqueta indicando ser parte do mecanismo

bar    Unidade de medida de pressão. No caso de veículos está relacionada principalmente ao bom funcionamento ou não da bomba de combustível. Mas não aparece no painel e sim na bomba ou na embalagem dela, além de estar no manual do carro também. Também é encontrada nos medidores de pressão usados para testar um bomba de combustível.

CDM   Código do motor

EPC     Unidade de controle do motor. Em inglês: Eletronic Power Control ou Engine Power Control. É um aviso de painel que envolve a parte eletrônica do carro, incluindo peças da injeção eletrônica ou apenas mistura ruim de combustível.

cv        Cavalo vapor. Indicação de potência do motor

trip     Hodômetro parcial

MFA    Indicador multifunções

db       Decibel, unidade de medida de ruído

kw       Unidade de potência de motor elétrico

LED      Diodo emissor de luz

MQ 200  Transmissão manual de 5 marchas

PSI      Unidade de medida de pressão. Também usada para designar a pressão da bomba de combustível

RPM          Rotação do motor por minuto

INMETRO   Instituto Nacional de Metrologia

ABTN             Associação Brasileira de Normas Técnicas

PROCONVE    Programa de controle de emissões veiculares

NBR                    Norma Brasileira

O post Abreviaturas e siglas encontradas em Carros apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/abreviaturas-e-siglas-encontradas-em-carros/feed/ 0 7450
Cadeado no painel do novo Uno http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/cadeado-no-painel-do-novo-uno/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/cadeado-no-painel-do-novo-uno/#respond Mon, 02 Jan 2017 12:38:27 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7410 Cadeado no painel do novo Uno O Fiat Uno, mesmo que seja o novo Uno, ainda continua sendo um carro popular e um grande competidor em vendas no Brasil. Sua tecnologia também é nova, com muitos informações acrescentadas através de eletrônica embarcada usada, principalmente no seu computador de bordo. São itens que aumentam o conforto do motorista, mas visando também o máximo de segurança possível. Entre outros, ele vem equipado...

O post Cadeado no painel do novo Uno apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Cadeado no painel do novo Uno

O Fiat Uno, mesmo que seja o novo Uno, ainda continua sendo um carro popular e um grande competidor em vendas no Brasil. Sua tecnologia também é nova, com muitos informações acrescentadas através de eletrônica embarcada usada, principalmente no seu computador de bordo. São itens que aumentam o conforto do motorista, mas visando também o máximo de segurança possível. Entre outros, ele vem equipado com alerta de fim de combustível, demostrando ao motorista quantos quilômetros ela ainda pode rodar. Mas, nesse post, iremos explicar o que significa um cadeado amarelo acendendo no painel do Novo Uno. A fábrica chama este tipo de advertência no painel de luz espia, que em condições normais deve dar uma piscada quando a chave do carro é ligada. Mas se permanecer acesa, e ao mesmo tempo acender a luz espia de um motorzinho, (veja no quadro abaixo) isso significa que o código da chave não foi reconhecido pelo sistema.

cadeado-no-painel-do-novo-uno2

cadeado-no-painel-do-uno-novo

O carro simplesmente pode não funcionar e por isso o símbolo de cadeado com um carro junto (literalmente criticando). O item 2 da última imagem abaixo, que é parte do manual do novo Uno, explica um processo que pode reverter essa situação. Caso não funcione a recomendação, o conselho é procurar a assistência para codificar a chave, embora alguns chaveiros especializados consigam fazer isso em alguns modelos nacionais. Vale a pena conferir. Mas o que pode  causar esse defeito? Como dito antes, a chave possui um código eletrônico e cada uma tem um diferente.

Isso implica em ter dentro da chave – parte de plástico – um circuito eletrônico. Sim, a chave do seu Uno é um acessório muito importante, mas frágil. Quedas podem danificar a chave, perdendo o código registrado nela. Cópias simples de chaveiros também não vão funcionar simplesmente porque não foi instalado este sistema nela. Por isso, o cadeado amarelo no painel do novo Uno acende e não apaga.

cadeado-no-painel-do-novo-uno2
Fonte: manual do novo Fiat Uno

 

 

 

 

O post Cadeado no painel do novo Uno apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/cadeado-no-painel-do-novo-uno/feed/ 0 7410
O que pode roubar carga de uma bateria http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/o-que-pode-roubar-carga-de-uma-bateria/ http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/o-que-pode-roubar-carga-de-uma-bateria/#comments Sat, 24 Dec 2016 13:17:59 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7356 O que pode roubar carga de uma bateria É muito comum dizer que algo está roubando carga de uma bateria. Mas quase sempre essa é uma justificativa por não saber a causa do problema. Depois que tudo foi verificado, como: estado da bateria, troca de bateria, teste em alternador e arranque, fiação principal, e ela continua descarregando, então surge a ideia de que algo está roubando a carga dela.  Na...

O post O que pode roubar carga de uma bateria apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
O que pode roubar carga de uma bateria

É muito comum dizer que algo está roubando carga de uma bateria. Mas quase sempre essa é uma justificativa por não saber a causa do problema. Depois que tudo foi verificado, como: estado da bateria, troca de bateria, teste em alternador e arranque, fiação principal, e ela continua descarregando, então surge a ideia de que algo está roubando a carga dela.  Na gíria é conhecido como: “ladrãozinho de carga”. O que poderia ser? E como descobrir que algo está roubando carga da bateria?

foto-boneco

Quando uma bateria descarrega totalmente, ou parcialmente, de um dia para o outro, pode ser que algo tenha ficado ligado durante a noite, ou por horas durante o dia, sem que o motorista notasse.

Normalmente são: chave esquecida ligada no carro, farol ou qualquer outra luz acesa, ou até mesmo uma porta aberta onde a luz de teto ficou acesa. Muitas vezes esta luz de teto também é esquecida acesa quando o motorista a liga dentro do carro. Uma maneira de saber se foi algo assim que descarregou o carro é observar o que vai ligar quando uma chupeta, ou carga auxiliar é aplicada para fazer o carro funcionar.

o-que-pode-roubar-carga-de-bateria

No momento da chupeta, imediatamente o “ladrão” é pego no flagrante com um farol que acende, o painel ou mesmo o rádio ligando na ultima estação ouvida, etc. Outros locais onde este ladrão de carga pode se esconder seriam: porta-luvas, quando ele tem iluminação; porta-malas também iluminado. Neste caso ele fica escondido mesmo, sendo necessário alguns truques de eletricista, ou detetive, para saber se a luz continua acesa mesmo quando as portas são fechadas. Uma sugestão é colocar um celular dentro do porta-luvas, ou porta-malas, e filmar se a luz permanece acesa. Imaginação também é bem-vinda nesses casos. Outra maneira de descobrir se algo está roubando a carga de uma bateria, seria o teste de fuga de corrente. O modo mais correto é usar uma alicate amperímetro de corrente contínua. Ele seria aplicado ao positivo da bateria e a fuga medida no visor. Mas na falta de uma ferramente assim, podemos usar a antiga e ainda boa lâmpada de teste, a mesma usada para testar fusíveis. Mas nesse caso é recomendado usar uma lâmpada de 10 watts, que não é tão forte para algo escapar, e  nem  tão fraca para não acender. O procedimento é desligar o negativo da bateria e ligar a lâmpada em linha entre o pólo negativo e o cabo do carro. Com tudo desligado no veículo e suas portas fechadas, a luz não pode acender. No máximo pode dar uma piscada e apagar. Quanto mais forte ela acender, maior a carga, ou o acessório que está causando a fuga. Se acender forte, e não apagar, começa um trabalho de procura. Uma opção para descobrir seria ir desligando fusível por fusível, até a luz ligada na bateria apagar. Em seguida você deve consultar o manual para saber qual circuito este fusível protege e ir direto no acessório indicado. Mas esse processo é mais recomendado para veículos com pouca eletrônica embarcada, pois alguns fusíveis podem desligar itens delicados, que não podem ficar sem energia.

fuga-de-corrente-1

 fuga-de-corrente-2Repare nas fotos ao lado. A da esquerda mostra a lâmpada de teste ligada em linha com o negativo de uma bateria (clique em cima para ver melhor). No caso não tem fuga, pois a lâmpada permaneceu apagada. Já a direita temos a mesma situação, porém abrimos a porta do carro e a luz interna acusou ao acender a lâmpada de testes. Isso seria uma fuga de corrente bem forte. Concluindo: o que pode roubar carga de uma bateria, embora seja uma situação rara, é normalmente lâmpada acesa fora das vistas do motorista. O resto quase sempre é por esquecimento de algum acessório ligado. Uma dica: kit de mídia, ou DVDs, instalados em loja de acessórios, podem roubar carga se não forem ligados de forma correta. Fique de olho nisso. Forte abraço para todos e qualquer dúvida pode ser publicada nos comentários.

O post O que pode roubar carga de uma bateria apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/o-que-pode-roubar-carga-de-uma-bateria/feed/ 8 7356
Dicas para dirigir a noite http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/dicas-para-dirigir-a-noite/ http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/dicas-para-dirigir-a-noite/#comments Sat, 17 Dec 2016 12:55:49 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7272 Dicas para dirigir a noite Dirigir a noite sempre teve suas dificuldades e é bem diferente de dirigir durante o dia, embora muitos motoristas pareçam não concordar. Esta conclusão é baseada no número de acidentes noturnos, sempre maiores e com relatos de autoridades da falta de prudência e muitas vezes de perícia. Obviamente a falta de luz esconde tudo ao redor, ou pelo menos deixa o perigo mais próximo, logo...

O post Dicas para dirigir a noite apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Dicas para dirigir a noite

Dirigir a noite sempre teve suas dificuldades e é bem diferente de dirigir durante o dia, embora muitos motoristas pareçam não concordar. Esta conclusão é baseada no número de acidentes noturnos, sempre maiores e com relatos de autoridades da falta de prudência e muitas vezes de perícia.

Obviamente a falta de luz esconde tudo ao redor, ou pelo menos deixa o perigo mais próximo, logo após uma curva. Visibilidade, ao dirigir, pode ser comprometida até em um dia chuvoso, quanto mais a noite. O bom estado do veículo é de suma importância em qualquer situação de uso. Especificamente a noite, o estado das lentes e espelhos dos faróis deve ser observado por todo motorista. Vidros, ou plásticos dos faróis, embaçados, são um perigo silencioso, pois quando se precisa do farol, ele acende como uma lamparina, ocasionando um grande perigo para todos. Mas existem outras situações onde o motorista pode se prevenir para não ser surpreendido pelo mau uso do farol.

Este post é sobre dicas para dirigir a noite.

direcao-noturna

Cada situação tem uma maneira diferente de dirigir, e o motorista deve estar atento a algumas prevenções que aumentam muito a segurança. E se o leitor for um motorista inexperiente, o cuidado deve ser mais do que o costumeiro. Veja abaixo algumas dicas para quando viajamos a noite.

  • Em estradas sem iluminação sempre reduza a velocidade.
  • Mantenha a distância de segurança do carro a frente sempre maior do que seria durante o dia. Lembre-se que é muito mais difícil de perceber a velocidade de outros veículos apenas baseado nas luzes a frente.
  • Os faróis em posição de  alto devem ser usados somente depois de certa distância de cidades, mas sempre se preocupando em não ofuscar motoristas que vem em sentido contrário, ou mesmo no seu sentido. Uma luz de farol pode atrapalhar a condução refletindo no retrovisor de quem vai a sua frente.
  • Sempre preste mais atenção. A noite é tudo mais difícil de se identificar.
  • Se sentir sonolência, melhor parar o carro em lugar seguro e descansar para prosseguir a viagem depois.
  • faça uma revisão nas lâmpadas dos faróis antes de viajar, mesmo que seja de dia (nunca se sabe se algo vai atrasar a viagem e pode anoitecer). Também peça que regulem os faróis com equipamento apropriado. Farol desregulado aumenta as chances de acidentes.
  • Ao cruzar com outros veículos faça isso sempre com os faróis no baixo e com antecedência para não ofuscar. Isso faz parte da atenção redobrada relatada acima.
  • Fique atento a animais e pessoas que possam estar andando a noite na beirada da estrada. Alguns costumam até atravessar em locais bem ermos.

Dirigir com prudência pode salvar vidas. As dicas acima podem até ser de conhecimento do motorista. Mas a ideia é incentivar a aplicá-las e virar parte da rotina e bons hábitos de todos os motoristas. Afinal, uma viagem, seja de negócios ou de diversão, deve começar bem e terminar melhor ainda. Abraços a todos.

danger-712059_640

O post Dicas para dirigir a noite apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/dicas-para-dirigir-a-noite/feed/ 2 7272
Farol ligado na partida 0409 http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/farol-ligado-na-partida-0409/ http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/farol-ligado-na-partida-0409/#respond Mon, 12 Dec 2016 16:44:21 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7307 Com o “advento” da obrigação do uso de faróis ligados durante o dia e em qualquer estrada brasileira, aconteceu o óbvio e já esperado pelos donos de oficinas: a queima rápida de lâmpadas. Mesmos as famosas lâmpadas de produção nacional ou europeia, tiveram sua vida útil reduzida. Mas é fato que a lei deve ser cumprida e o valor da multa e pontos perdidos na carteira, valem um pequeno investimento....

O post Farol ligado na partida 0409 apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Com o “advento” da obrigação do uso de faróis ligados durante o dia e em qualquer estrada brasileira, aconteceu o óbvio e já esperado pelos donos de oficinas: a queima rápida de lâmpadas. Mesmos as famosas lâmpadas de produção nacional ou europeia, tiveram sua vida útil reduzida. Mas é fato que a lei deve ser cumprida e o valor da multa e pontos perdidos na carteira, valem um pequeno investimento. Também devemos saber que já era uma ideia antiga e falta de aviso não é desculpa. É nessa situação que devemos pensar em instalar um acessório auxiliar, que seria termos o farol ligado na partida 0409

Tendo em mente que a qualidade das lâmpadas dificilmente vai melhorar, devemos escolher as melhores marcas e exigir uma garantia mínima de 3 meses do vendedor. Também devemos evitar comprar pela internet, optando pelas lojas de peças, onde notas fiscais devem ser emitidas como o termo mais poderoso para proteção de uma garantia de produtos. Além de queimar lâmpadas de farol, esta “nova” exigência do governo também pode afetar outros componentes, como a bateria do carro e seu alternador. Mas, mesmo outras lâmpadas podem queimar, como os faroletes (luz de posição), iluminação do painel, luz de placa e todas as outras que acendem pelo interruptor de farol. Isso acontece porque é o farol baixo – ou o segundo estágio da chave – que tem que acender.

Farol ligado na partida 0409 

O relé abaixo (0409 DNI) é uma das opções que encontramos no mercado para facilitar a vida do motorista, principalmente aquele que usa estradas  e rodovias muitas vezes ao dia. Seu funcionamento é interessante: toda vez que a partida é acionada os faróis se acendem 15 segundos depois que o carro pega. Ou seja, o farol ligado na partida 0409 fica temporizado, o que vai ajudar a aumentar a vida útil da lâmpada de farol. Além disso, ele aciona apenas os faróis exigidos pela lei, poupando todas as outras lâmpadas que acendem com a chave de farol e que foram citadas a cima. O mesmo acontece ao desligar o carro: a lâmpada desliga 15 segundos depois e passa a ser um conforto iluminando o local durante este tempo. Mas ao ligar as lanternas, o relé é inibido por uma corrente vinda da chave de farol  (veja o desenho abaixo) e desliga o automático dos faróis. Temos abaixo o esquema de ligação deste relé. Na verdade são dois, mas um – 0409 – é de 12 volts e o outro – 0413 – é para sistemas de 24 volts, no caso, alguns caminhões e ônibus. É um relé que ocupa pouco espaço, robusto e de fácil instalação. Mas no caso de falta de experiência, recomendo usar os serviços de um eletricista.

                                                                         Instalação

0001-5

O post Farol ligado na partida 0409 apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/farol-ligado-na-partida-0409/feed/ 0 7307
Símbolo no painel do AirCross http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/simbolo-no-painel-do-aircross/ http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/simbolo-no-painel-do-aircross/#respond Thu, 08 Dec 2016 17:18:42 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7294 São muitos os símbolos que podem aparecer em um painel de carro. O número cada vez maior de novos modelos e novas tecnologias contribuem para isso, deixando o motorista cada vez mais confuso. Mas como ainda não é costume ler o manual do carro, muitas vezes pode ser uma agonia, ou medo que algo grave está acontecendo com o carro. Mas nem todas as luzes e símbolos que acendem indicam...

O post Símbolo no painel do AirCross apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
São muitos os símbolos que podem aparecer em um painel de carro. O número cada vez maior de novos modelos e novas tecnologias contribuem para isso, deixando o motorista cada vez mais confuso. Mas como ainda não é costume ler o manual do carro, muitas vezes pode ser uma agonia, ou medo que algo grave está acontecendo com o carro. Mas nem todas as luzes e símbolos que acendem indicam possíveis danos. Normalmente estas luzes “perigosas” acendem na cor vermelha, tornando a situação bem óbvia: PARE  e verifique o que está acontecendo.

Símbolo no painel do AirCross

Neste post trataremos de um símbolo no painel do AirCross que pode incomodar, mas que não oferece perigo ao motor e suas partes eletrônicas. Trata-se de uma imagem de uma “chave” junto com um carro e uma bomba de gasolina. É quase um enigma, mas tem seu significado. Quando aparece na sequência citada acima, trata-se da quantidade média de combustível consumida desde a última “zerada” do sistema. É o consumo médio por quilômetro e o número desta quilometragem aparece em baixo do símbolo. Toda essa informação se localiza no painel onde fica o marcador de combustível e ao seu lado esquerdo e embaixo. Nas imagens abaixo, temos mais detalhes. Também encontramos ali os passos para zerar esta informação do painel. Esta tecnologia é mais precisa do que os antigos indicadores de consumo de combustível e bem útil para planejar uma viagem ou mesmo saber se estamos usando um bom combustível, fazendo comparações  de médias. Com certeza também é uma ajuda para aliviar o bolso em tempos de crise como os que vivemos hoje. Abraços a todos e qualquer outro esclarecimento basta formular uma pergunta nos comentários do post.

 

0001-3
Fonte: manual do AirCross 20112
indicacao-no-painel-do-aircross
Fonte: Manual do AirCross

O post Símbolo no painel do AirCross apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/simbolo-no-painel-do-aircross/feed/ 0 7294
Como usar corretamente o ABS do seu carro http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/como-usar-corretamente-o-abs-do-seu-carro/ http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/como-usar-corretamente-o-abs-do-seu-carro/#respond Mon, 05 Dec 2016 21:06:45 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7241 Como usar corretamente o ABS do seu carro O ABS (sistema anti-bloqueio das rodas) é um dispositivo veicular que funciona combinado com os freios do carro, impedindo o bloqueio das rodas em uma freada. Isso permite que o motorista tenha um controle melhor da estabilidade durante a freada, diminuir ou melhorar o espaço da frenagem e usar plenamente as qualidades e funções dos pneus. Então, é essencial saber como usar...

O post Como usar corretamente o ABS do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Como usar corretamente o ABS do seu carro

O ABS (sistema anti-bloqueio das rodas) é um dispositivo veicular que funciona combinado com os freios do carro, impedindo o bloqueio das rodas em uma freada. Isso permite que o motorista tenha um controle melhor da estabilidade durante a freada, diminuir ou melhorar o espaço da frenagem e usar plenamente as qualidades e funções dos pneus. Então, é essencial saber como usar corretamente o ABS do seu carro.
Tudo é comandado por uma central eletrônica que recebe sinais de sensores instalados na roda, determinando qual é a melhor pressão que os cilindros de freio devem receber da central hidráulica que também compõe o sistema de ABS.  Muitas vezes a luz do ABS acende exatamente por causa destes sensores que talvez tenham que ser substituídos. Mas isso também envolve a qualidade das peças que colocamos no nosso carro durante uma manutenção, por exemplo. Por isso os pneus, pastilhas e outros componentes do freio devem ser os recomendados pelo fabricante.

sistema-abs
Repare abaixo do reservatório de óleo de freio (cor branca) os canos e o sistema hidráulico do ABS mais comum

Dica para usar corretamente o ABS do seu carro

Quando a freada é de emergência, ou uma parada súbita, o motorista vai sentir uma leve pulsação no pedal dos freios. Esse é um sinal que o ABS entrou em ação. Mas não solte o pedal e continue apertando para que a frenagem continue a acontecer e o carro usufrua das vantagens já citadas do ABS. Esta ação vai possibilitar desviar de objetos ou obstáculos com mais facilidade, pois as rodas não travam. Mas tenha em mente que esse sistema não significa segurança absoluta em uma freada, mesmo que tenha a sensação de habilidade ao volante. Por isso, sempre respeite a legislação, principalmente a parte de manter a distância regulamentada do veículo que vai a frente. Dirigir com atenção ainda é o melhor meio de prevenção de acidentes.

usar-abs

O post Como usar corretamente o ABS do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2016/12/como-usar-corretamente-o-abs-do-seu-carro/feed/ 0 7241
Indicação SHIFT no painel do Uno Way http://www.maosaoauto.com.br/2016/11/indicacao-shift-no-painel-do-uno-way/ http://www.maosaoauto.com.br/2016/11/indicacao-shift-no-painel-do-uno-way/#respond Sun, 27 Nov 2016 14:08:25 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7235 Indicação SHIFT no painel do Uno Way É cada vez mais comum aparecer no painel do Uno Way a indicação SHIFT com uma seta acompanhando. SHIFT em inglês significa mudança e, especificamente, em um automóvel, significa mudança de marcha.  De fato esta palavra no painel está determinando ao motorista que reduza ou aumente a marcha do carro no momento que ela aparece por ali. E, como qualquer luz ou símbolo...

O post Indicação SHIFT no painel do Uno Way apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Indicação SHIFT no painel do Uno Way

É cada vez mais comum aparecer no painel do Uno Way a indicação SHIFT com uma seta acompanhando. SHIFT em inglês significa mudança e, especificamente, em um automóvel, significa mudança de marcha.  De fato esta palavra no painel está determinando ao motorista que reduza ou aumente a marcha do carro no momento que ela aparece por ali. E, como qualquer luz ou símbolo que aparece no painel, o motorista deve saber do que se trata e seguir as instruções do fabricante. Mas com a correria do dia a dia, muitos recorrem a internet pela facilidade de encontrar a informação já pronta, resolvendo o seu problema. Este post é um exemplo disso, assim como todo o site Mãos ao Auto.

0001-3

Como funciona

Todos sabemos que quando o motor precisa de uma marcha mais leve, ele parece “gritar” como se estivesse pedindo tal mudança de marcha. De fato, é assim que aprendemos a dirigir, que é: acelerar, frear, observar e passar marchas conforme a necessidade. Então será que o fabricante está querendo nos ensinar a dirigir? Não. Mas usa este acessório como uma forma de ajudar a economizar combustível, que é algo bem precioso nos dias de hoje.  Em outras palavras, é mais uma forma do motorista ser informado de como tirar o maior proveito possível de novas tecnologias.

Conforme indica a ilustração acima e a direita – encontrada no manual do carro – se aparecer SHIFT com uma seta para baixo significa que  a marcha está fraca e a rotação lenta: o motorista deve reduzir a marcha ou o carro pode até apagar. Mas se a seta  for para cima significa o que escrevemos acima: o motor está com rotação muito alta, “gritando”, pedindo uma marcha mais alta, como passar de primeira para segunda ou de segunda para terceira e assim por diante e deixar o carro desenvolver mais velocidade. É sempre bom ter em mente que não devemos nos distrair ao volante. Mas ler o manual, saber o que significa indicações como esta, nos deixará atentos e quase sempre sequer precisaremos de olhar para o painel para saber o que o carro está pedindo. Percebeu, pesquisou, e a informação estará guardada em nossa mente. Forte abraço a todos e fiquem a vontade para participar nos cometários.

knowledge-1052011_640

O post Indicação SHIFT no painel do Uno Way apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2016/11/indicacao-shift-no-painel-do-uno-way/feed/ 0 7235
O que fazer em caso de acidente com carro http://www.maosaoauto.com.br/2016/11/o-que-fazer-em-caso-de-acidente-com-carro/ http://www.maosaoauto.com.br/2016/11/o-que-fazer-em-caso-de-acidente-com-carro/#comments Sun, 20 Nov 2016 21:50:51 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7212 O que fazer em caso de acidente com carro Em caso de acidente é sempre importante manter a calma. E um acidente pode acontecer com qualquer motorista, principalmente devido ao aumento do número carros no mercado, o que também aumenta a possibilidade de acontecer um acidente. Se você não estiver diretamente envolvido no acidente – este post é sobre uma situação de ser observador de um acidente – pare seu...

O post O que fazer em caso de acidente com carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
O que fazer em caso de acidente com carro

Em caso de acidente é sempre importante manter a calma. E um acidente pode acontecer com qualquer motorista, principalmente devido ao aumento do número carros no mercado, o que também aumenta a possibilidade de acontecer um acidente. Se você não estiver diretamente envolvido no acidente – este post é sobre uma situação de ser observador de um acidente – pare seu carro a uma distância de pelo menos 15 metros do acidente. Mas se for acidente em rodovia, tenha certeza de parar em lugar seguro. Em seguida desligue o motor e acenda o pisca alerta do seu carro. Aja com prudência evitando o risco de ser atropelado. Se for a noite tente iluminar o local do acidente com os faróis do seu carro (se for possível).

acidentes-de-carros

Assinale o local com um triângulo obedecendo as normas da lei (no mínimo 30 metros de distância do acidente). Uma dica é igualar a distância a velocidade máxima permitida na via que ocorreu o acidente. Se for permitido 40 Km por hora coloque o triângulo a 40 metros – se for 80 Km por hora coloque a 80 metros e assim por diante. Nessa situação devemos chamar  por socorro profissional e fornecer informações bem precisas da situação.  Se sentir cheiro de combustível apague qualquer fonte que possa provocar um incêndio, como um cigarro, por exemplo. Também desligue a chave do carro acidentado, e se houver dificuldades deixe isso para os profissionais, avisando-dos da chave na ignição.

 Mas se o acidente for em rodovia de grande circulação de carros, um engavetamento pode ocorrer, com um veículo batendo na traseira do outro. O procedimento é ter certeza da segurança para sair do veículo e procurar um lugar seguro. Nesse caso devemos ter atenção redobrada. Tenha em mente a possível pouca visibilidade do local.

Se houver feridos em um acidente de carro

Jamais se deve abandonar  feridos de um acidentes. Isso vale também para quem não está envolvido no acidente. Evite aglomeração em volta do acidentado e faça tudo para tranquilizá-lo com relação a chegada do socorro e evitar uma possível crise de pânico. Se não houver perigo de incêndio, não retire o ferido. 

acidentes-em-estradas

Você pode tentar destravar ou cortar o cinto de segurança. Mas também não dê água ao ferido. Lembre-se que retirar o ferido do local pode deslocar membros vitais do seu corpo. Também não dobre a cabeça dele. Somente em caso de perigo de morte, como o incêndio citado, se deve tentar retirar o ferido do local.  Fora isso, chame e aguarde ajuda profissional tentando manter a vítima mais tranquila com conversa otimista e também calma.

O post O que fazer em caso de acidente com carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2016/11/o-que-fazer-em-caso-de-acidente-com-carro/feed/ 3 7212