Mãos ao Auto http://www.maosaoauto.com.br Thu, 19 Apr 2018 23:50:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.5 111956987 O que é um fio terra? http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/o-que-e-um-fio-terra/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/o-que-e-um-fio-terra/#respond Mon, 16 Apr 2018 17:38:15 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10916 O que é o fio terra de um carro? Qual sua importância? Ele pode causar algum defeito no seu carro? Como saber se a causa do defeito é o fio terra? Responderemos essas e outras perguntas sobre o fio terra e sua relação com um carro. Em inglês: ground, um termo muito encontrado escrito em […]

O post O que é um fio terra? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
O que é o fio terra de um carro? Qual sua importância? Ele pode causar algum defeito no seu carro? Como saber se a causa do defeito é o fio terra? Responderemos essas e outras perguntas sobre o fio terra e sua relação com um carro.

Em inglês: ground, um termo muito encontrado escrito em aparelhos elétricos/eletrônicos. Literalmente significa chão, ou terra, como é o nosso caso. Todo circuito elétrico tem uma corrente positiva e uma negativa. O mesmo acontece na parte elétrica do seu carro. Mas os sistemas elétricos de um carro tem uma fonte positiva exclusiva. Ou seja: quase todos os acessórios são acionados por uma corrente positiva. Quando ligamos um farol, um positivo só para ele é acionado por fios, passa pela caixa de fusíveis (alguns também passam em relés auxiliares), e chegam até a lâmpada de farol. Por que ela acende? É aí que entra o fio terra.

O que é um fio terra?

Um exemplo de fio terra na lata de um carro

Para completar o circuito de uma lâmpada, por exemplo, precisamos dela e do negativo. No caso será o fio terra. Todo circuito tem um fio terra no local ou próximo do acessório. A diferença é que ele é comum a todos os acessórios, ao contrário do positivo, como dito acima. Assim como a terra é pisada por todos, a lata do carro é usada como negativo gigante. Tudo isso vem da bateria do carro, a fonte de energia. Enquanto o positivo da bateria alimenta pontos específicos, o negativo é ligado na carcaça do carro, a saber: lataria, bloco do motor, portas e outros.

Então existe “abundância” de negativo no carro? Sim, isso pode ser afirmado. Mas é a facilidade de conduzir o negativo ao local que cria essa abundância toda (veja aterramento).

O que é um fio terra?

Quais são os possíveis defeitos de um fio terra?

Como ele é comum a vários acessórios, um defeito nele também pode atingir vários acessórios. Por exemplo: as lanternas traseiras do seu carro. Existem pelo menos 4 correntes positivas chegando ali, cada uma para uma lâmpada específica. Mas o terra é para todos, apenas um fio terra para cada lanterna. Normalmente ele é de cor preta. 

Por ser único ele se desgasta mais rapidamente, esquentando e derretendo no local. O resultado é que a lanterna pode ficar parecendo uma árvore de natal quando usamos várias lâmpadas ao mesmo tempo. Ou também pode deixar qualquer luz ali mais fraca. Também é um defeito bem mais fácil de localizar e consertar.

O que é um fio terra?

A carga da bateria também pode ser afetada por um fio terra com defeito. Nesse caso é o fio terra principal, aquele que sai do negativo da bateria. Ali pode ter oxidação ou um terminal bambo, o que causaria pouca carga do alternador para a bateria, ou da bateria para o resto do carro. Nesse caso todas as pontas têm que ser revisadas.

O post O que é um fio terra? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/o-que-e-um-fio-terra/feed/ 0 10916
Direção elétrica do Stilo http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/direcao-eletrica-do-stilo/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/direcao-eletrica-do-stilo/#respond Fri, 13 Apr 2018 22:19:30 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10900 Direção elétrica do Stilo Ao contrário da tradicional direção hidráulica que precisa de uma correia para funcionar, a direção elétrica usa um motor, como o nome diz, elétrico, eliminando a correia. Também é ecologicamente correta por não fazer uso do conhecido óleo hidráulico. Mas a função é a mesma: deixar a direção mais leve. O […]

O post Direção elétrica do Stilo apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Direção elétrica do Stilo

Ao contrário da tradicional direção hidráulica que precisa de uma correia para funcionar, a direção elétrica usa um motor, como o nome diz, elétrico, eliminando a correia. Também é ecologicamente correta por não fazer uso do conhecido óleo hidráulico. Mas a função é a mesma: deixar a direção mais leve. O que antes era hidráulico passou a ser elétrico através do giro de um motor interno. Quanto mais exigida a direção, mais esse motor gira.

Direção elétrica do Stilo

Foto ilustrativa

Desse modo, esse sistema de direção passa a depender de outros recursos, como a eletricidade e seus circuitos. Isso pode envolver fiação, relés, carga da bateria, e atuadores eletrônicos. No caso do Stilo da Fiat essa direção existe quase que no mesmo tempo da sua invenção e aplicação, que foi no ano de 1999 na Itália. Foi implantada no Brasil em 2003. Um Stilo 2004 já saiu com direção elétrica.

Direção elétrica do Stilo e possíveis causas de defeitos

Podem ser várias as causas. Pode ser uma delas ou até mais. Quase sempre é um serviço que pode dar dor de cabeça para o profissional e o dono do carro. Abaixo damos algumas dicas sobre isso.

  • Fusível. Sim, existe um fusível da central da direção elétrica que pode queimar. Ele fica na caixa de fusíveis no compartimento do motor, ao lado da bateria. É chamado de F 02 MAXFUSE. É um fusível grande de 70A. Também examine sua base.
  • Bateria fraca. Mas nesse caso o alternador estaria com defeito. Quando ele não carrega a bateria todo o sistema elétrico vai ficando sem carga, sem energia, inclusive a direção elétrica que endurece. Quase sempre a luz de bateria acende nesses casos. Também pode ser uma sobrecarga do alternador (carregando para mais) o que é um defeito e costuma não acender a luz de bateria. Nos dois casos a luz de injeção também pode acender. Uma bateria antiga também pode travar a direção. Ela deve ser testada.
  • Chicote da direção. Pela posição que ele fica – debaixo da bateria – principalmente em modelos mais antigos, pode acontecer interferência na rede e a direção desliga. A solução é trocar o chicote. 
  • Alta temperatura. A direção pode ser desligada se a temperatura chegar a 130 graus. Nesse caso pode ser defeito interno ou algo aquecendo ela por fora.
  • Scanner. O uso desse equipamento é essencial. Mas o correto é usar um computador de injeção com acesso a direção elétrica. Ele é mais detalhado, conseguindo diagnosticar até um fio com mau contato. Vale experimentar.

É um serviço que pode ser caro, principalmente se não houver garantia do diagnóstico que fizeram. Nesse caso não há experiência suficiente. Por isso é sempre bom conversar com o técnico sobre preço e garantias. O serviço tem ficar bom pelo preço combinado antes.

O post Direção elétrica do Stilo apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/direcao-eletrica-do-stilo/feed/ 0 10900
O pisca-alerta do Palio http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/o-pisca-alerta-do-palio/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/o-pisca-alerta-do-palio/#respond Tue, 10 Apr 2018 14:41:47 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10885 Esta matéria também vale para quase todos os modelos da família Palio da Fiat e alguns Unos. O pisca-alerta do Palio é um acessório que faz parte do comando de setas do carro, juntamente com os faróis, limpador de para-brisa e buzina. É uma peça única. Por isso pode parecer que concertar o pisca-alerta implica […]

O post O pisca-alerta do Palio apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Esta matéria também vale para quase todos os modelos da família Palio da Fiat e alguns Unos.

O pisca-alerta do Palio é um acessório que faz parte do comando de setas do carro, juntamente com os faróis, limpador de para-brisa e buzina. É uma peça única. Por isso pode parecer que concertar o pisca-alerta implica em trocar o comando inteiro. Não é o caso.

O pisca-alerta do Palio

O botão vermelho é o pisca alerta do Palio

Um defeito no pisca alerta do Palio e outros modelos do mercado, também pode influenciar as setas. Elas podem simplesmente parar de funcionar ou apresentar um defeito intermitente. É assim porque a corrente da seta passa primeiro pelo pisca-alerta e de lá é distribuída para a alavanca e lâmpadas da seta. É um sistema elétrico que não muda a décadas por ser bem eficiente.

Alguns modelos mais modernos usam uma central de pisca que substitui o sistema atual. Mas os modelos antigos têm conserto ou são no mínimo com menor custo, no caso de troca. Sim, existem alertas e setas bem mais caros do que aquele que pode estar equipando o seu carro.

Principal defeito

Além de quebra do alerta, o que é raro devido sua posição no carro (atrás do volante), o defeito que mais acontece é o alerta não parar de piscar, ou a seta parar, e ser necessário mexer na tecla para ela voltar a funcionar. Se você já tentou “calçar” o pisca alerta do seu Fiat, então ele está com esse defeito.

O pisca-alerta do Palio

Devemos sempre ter um eletricista de autos de confiança. E eles sabem como resolver esta questão a um custo mais baixo. A peça acima é o pisca-alerta fora do comando. Ele é encontrado para compra na internet. Essa troca pode ser feita. Mas o grande problema é que o causador do defeito nessa peça continua no comando. Em médio prazo vai acontecer de novo. Agora reparem a imagem abaixo.

O pisca-alerta do Palio

É a mesma peça, porém temos as duas molas ao lado. Com um procedimento simples, de 20 minutos no máximo, um eletricista retira o pisca-alerta, em seguida as molas, e monta de novo sem as molas. Tudo vai funcionar novamente. A diferença é que o botão do alerta vai perder as molas ou o efeito “vai e volta” que todos conhecem. Passamos a ter uma tecla de funcionamento liga/desliga, ou puxa e empurra.

É um serviço barato e prático. Nunca mais vamos precisar calçar o pisca-alerta para ele parar de piscar. O mais demorado é retirar o comando e fazer a “cirurgia” na bancada. Mas por 60 reais está bem pago, para quem tem prática. É aí que entra a confiança no eletricista citada acima.

O post O pisca-alerta do Palio apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/o-pisca-alerta-do-palio/feed/ 0 10885
Qual é a função do filtro de óleo do motor http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/qual-e-a-funcao-do-filtro-de-oleo-do-motor/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/qual-e-a-funcao-do-filtro-de-oleo-do-motor/#respond Sat, 07 Apr 2018 16:22:29 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10872 Basicamente ele faz o que o nome diz: filtra o óleo que lubrifica o motor, circulando dentro dele. Mas sua função vai além disso. O filtro de óleo do motor protege muitas outras peças que compõe o sistema de lubrificação, que é o responsável pela vida útil das peças internas de um motor. Sem lubrificação, […]

O post Qual é a função do filtro de óleo do motor apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Basicamente ele faz o que o nome diz: filtra o óleo que lubrifica o motor, circulando dentro dele. Mas sua função vai além disso. O filtro de óleo do motor protege muitas outras peças que compõe o sistema de lubrificação, que é o responsável pela vida útil das peças internas de um motor. Sem lubrificação, o motor não giraria nem por uma parte de segundo. O atrito entre elas simplesmente o destruiria.

Qual é a função do filtro de óleo do motor
Como funciona a lubrificação interna de um motor?
É bem engenhoso. Temos uma bomba de óleo que aproveita a força do motor quando ele gira. É uma espécie de coração. Com isso o óleo é sugado do cárter, que é para onde vai o óleo quando colocamos no motor. Pela bomba um válvula libera esse óleo para o filtro que retém as impurezas que caem no cárter. Dali todas as partes móveis internas do motor são lubrificadas. Para isso usa da pressão da bomba e jatos lubrificam as partes necessárias. Ao fim disso a gravidade faz com que o óleo retorne ao cárter e todo o processo se repete enquanto o motor estiver ligado.

Qual é a função do filtro de óleo do motor
Função do filtro é de suma importância.
Assim como a vareta, o sensor de luz de óleo, e outros, o filtro é um componente externo do sistema de lubrificação. Sua manutenção é como a do óleo do motor: troca-se o filtro quando for trocar o óleo. Sua função é reter os resíduos resultante de impurezas e até produzidas pelo atrito dentro do motor. Seria como os rins que filtram o sangue do nosso corpo. O filtro pode ser todo de metal, ou ter um refil de papel, como mostra a imagem acima. O custo dos dois é baixo.
Para manter o bom estado do motor, o filtro de óleo preserva muitas outras peças quando mantém o óleo lubrificante bem filtrado. São elas:

  • Eixo virabrequim e seus mancais
  • Bronzinas, cilindros e anéis de segmentos
  • Eixo de comando de válvulas, tuchos e balancins (isso através do cabeçote)
  • Bomba de óleo

É natural que aconteça um desgaste dessas peças com o tempo e quilometragem rodada pelo motor. Afinal, não existe uma máquina “eterna”, por assim dizer. Mas a manutenção preventiva ajuda a prolongar muito a vida útil de um motor. E a troca do filtro de óleo é uma das que tem mais importância para a saúde do motor do seu carro.

Qual é a função do filtro de óleo do motor

O post Qual é a função do filtro de óleo do motor apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/qual-e-a-funcao-do-filtro-de-oleo-do-motor/feed/ 0 10872
Como funciona a cebolinha de óleo do seu carro http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/como-funciona-a-cebolinha-de-oleo-do-seu-carro/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/como-funciona-a-cebolinha-de-oleo-do-seu-carro/#respond Wed, 04 Apr 2018 16:04:44 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10856 Basicamente o funcionamento da cebolinha de óleo de um motor não mudou desde os tempos da implantação de eletricidade em carros. Temos uma peça que é acionada por um óleo, ou líquido, que é simplesmente o óleo do motor. Isso acontece quando o motor está ligado. É antigo, porque até a luz de óleo do […]

O post Como funciona a cebolinha de óleo do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Basicamente o funcionamento da cebolinha de óleo de um motor não mudou desde os tempos da implantação de eletricidade em carros. Temos uma peça que é acionada por um óleo, ou líquido, que é simplesmente o óleo do motor. Isso acontece quando o motor está ligado. É antigo, porque até a luz de óleo do Fusca funciona assim, além de carros mais antigos do que ele.

A diferença tecnológica fica por conta de uma central eletrônica moderna que simplesmente recebe o sinal do sensor de nível de óleo (nome moderno da cebolinha de óleo do motor) e repassa para o painel de instrumentos em forma de informação digital escrita ou com a boa e velha luz de óleo, aquela que parece uma chaleirinha.

Como funciona a cebolinha de óleo do seu carro

Sistema de lubrificação de óleo de um motor

Como funciona?

Embora seja uma peça simples, sua função impressiona nos resultados e tarefas que faz no motor.  Sua função inicial é informar a boa saúde do motor em termos de lubrificação. Ela acende com a chave do carro ligada e deve apagar com o motor ligado, indicando que o óleo chegou até uma parte mais distante – no caso a cebolinha – e está lubrificando adequadamente. Por um orifício na parte da cebolinha que fica dentro do motor, o óleo entra e aciona um interruptor interno que retira o aterramento do fio ligado nela, do lado fora do motor. Por isso a luz de óleo apaga no painel: fica sem aterramento. Sua forma varia, mas quase sempre se parece mesmo com uma cebolinha.

Como funciona a cebolinha de óleo do seu carro

Cebolinha de luz de ré

Se a luz  se manter apagada com o motor ligado, quase sempre é um bom sinal. Suas outras funções acontecem exatamente quando ela acende com o motor funcionando. Isso significa que algum componente da lubrificação do motor não está bem. Podem ser: falta de óleo do motor, filtro de óleo de motor, bomba de óleo com defeito, sujeira o Carter, ou até o mais simples: cebolinha de óleo com defeito. De qualquer maneira devemos parar o motor se essa luz acender. Por isso ela é vermelha, indicando algo mais sério acontecendo.

 

O post Como funciona a cebolinha de óleo do seu carro apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/como-funciona-a-cebolinha-de-oleo-do-seu-carro/feed/ 0 10856
O que fazer ao ser abordado em uma blitz de trânsito http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/o-que-fazer-ao-ser-abordado-em-uma-blitz-de-transito/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/o-que-fazer-ao-ser-abordado-em-uma-blitz-de-transito/#comments Mon, 02 Apr 2018 15:03:54 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10832 O nosso país é um dos campeões em números de blitz no trânsito. Isso é no mínimo um desconforto para o motorista. Tempo perdido – pois tudo é corrido hoje em dia – comunicação com o policial, o que pode ser normal entre eles, mas não com o cidadão. Enfim: é uma situação diferente que […]

O post O que fazer ao ser abordado em uma blitz de trânsito apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
O nosso país é um dos campeões em números de blitz no trânsito. Isso é no mínimo um desconforto para o motorista. Tempo perdido – pois tudo é corrido hoje em dia – comunicação com o policial, o que pode ser normal entre eles, mas não com o cidadão. Enfim: é uma situação diferente que requer paciência dos dois lados.

Olhando pelo nosso lado, como motorista e cidadão, seria proveitoso já estar preparado para uma blitz de trânsito ou uma operação policial em via pública. Isso pode aliviar uma quase certa tensão no local. Para que isso ocorra devemos ter ciência de alguns fatos.

O que fazer ao ser abordado em uma blitz de trânsito

O que fazer ao ser abordado em uma blitz de trânsito

  • Mantenha sua documentação em dia. Tanto o licenciamento do carro como a carta de motorista. Ter que explicar o atraso de um desses documentos já vai complicar a conversa. Andar com os documentos em dia é uma obrigação que inclusive alivia a consciência do motorista, facilitando o dirigir e melhorando para todos. Afinal, o trânsito é sempre de pessoas.
  • Leve os documentos. Esquecer os documentos em casa também é um erro, mesmo que estejam em dia. É obrigação do motorista portar o licenciamento e a carta, ao conduzir.
  • Respeite as leis de trânsito, como o uso de cinto de segurança, por exemplo.
  • Mantenha a calma e pare o carro conforme o policial orientar. Tenha em mente que eles são pessoas como nós, com problemas iguais, mas com treinamento militar, que vai ser usado em uma blitz.
  • Siga todas a orientações do policial. Mostre seus documentos e a carteira, que é o que normalmente é pedido. Além disso, eles podem fazer uma revista no seu carro e você pode ser convidado a  acompanhar.

Uma blitz policial é para nossa segurança. Eles não estão atrás de cidadãos honestos, mas sim de possíveis criminosos. Temos que ter respeito por eles. Uma operação da policia, ou uma simples blitz de trânsito, podem evitar crimes, preservar nosso patrimônio, e até salvar vidas. Temos sempre que apoiar, jamais ter receios.

O que fazer ao ser abordado em uma blitz de trânsito

O post O que fazer ao ser abordado em uma blitz de trânsito apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/04/o-que-fazer-ao-ser-abordado-em-uma-blitz-de-transito/feed/ 2 10832
O que devemos saber antes de comprar uma moto http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/o-que-devemos-saber-antes-de-comprar-uma-moto/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/o-que-devemos-saber-antes-de-comprar-uma-moto/#respond Fri, 30 Mar 2018 16:54:47 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10815 Todo apaixonado por motos sente uma grande alegria quando compra uma. E quase sempre é o visual que alimenta essa paixão. Embora o preço de uma moto zero pode ter uma desvalorização após alguns quilômetros rodados, é sempre melhor comprar em autorizadas. Uma vantagem é a garantia de fábrica. Comprar uma moto em venda particular tem […]

O post O que devemos saber antes de comprar uma moto apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Todo apaixonado por motos sente uma grande alegria quando compra uma. E quase sempre é o visual que alimenta essa paixão. Embora o preço de uma moto zero pode ter uma desvalorização após alguns quilômetros rodados, é sempre melhor comprar em autorizadas. Uma vantagem é a garantia de fábrica. Comprar uma moto em venda particular tem a vantagem do preço, mas exigência de atenção é maior nesse caso. É bom ter em mente que autorizadas também vendem motos usadas, porém revisadas e com garantia.

O que devemos saber antes de comprar uma moto

O que devemos saber antes de comprar uma moto? (dicas para motos usadas)

  • Como está a documentação dela? isso é muito importante, não importa o lugar que é feita a compra. Tudo deve estar em dia. Um nada consta junto ao Detran local tem que ser feito na hora da compra.
  • Inspeção da moto. Isso podemos fazer sem a presença de um especialista ou mecânico. Procure por sinais que ele passou por mecânico. Quase sempre acontece uma desmontagem considerável nesse casos. Porcas diferentes apertando a mesma peça, sinais de ferramenta em parafusos e porcas também são indicações de conserto. Se for esse o caso, peça explicações ao vendedor qual serviço fizeram recentemente na moto.
  • Vistorie os componentes mais usados por um motociclista. Manetes de freio e pedaleira, por exemplo. Uma pedaleira amassada pode ser sinal de tombo da maquina.
  • Observe todos os acessórios da moto. Muitos itens podem ser evidentes, como banco rasgado ou velho. Mas peças muito novas, pintura bonita que não condiz com o ano da moto, podem ser parte de uma maquiagem.
  • No caso de pouca informação do comprador, é sempre bom levar um mecânico de motos ou um amigo que já passou por essa experiência e se deu bem. Eles também podem dar referências sobre vendedores de motos.

E se a moto for maior?

Muitas vezes escolhemos trocar nossa moto por um modelo mais robusto ou maior. O que deve ser  considerado nesse caso? Além das sugestões acima, temos que levar em conta a vontade de trocar um modelo de cidade por um mais potente. Também devemos pensar no investimento, ou no custo de fazer uma troca assim. A moto que queremos está ao nosso alcance? Decisões bem elaboradas podem evitar decepções.

 

O post O que devemos saber antes de comprar uma moto apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/o-que-devemos-saber-antes-de-comprar-uma-moto/feed/ 0 10815
Dicas sobre carros http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/dicas-sobre-carros/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/dicas-sobre-carros/#respond Wed, 28 Mar 2018 16:33:40 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10794 O portal Mãos ao Auto tem uma série de post de autoajuda para o seu carro. Faça você mesmo, ou fique mais informado sobre como consertar seu carro. Em linguagem simples, o site fornece informações essenciais para quem gosta do seu automóvel. Tabelas de fusíveis de vários modelos, dicas sobre como trocar a bateria do […]

O post Dicas sobre carros apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
O portal Mãos ao Auto tem uma série de post de autoajuda para o seu carro. Faça você mesmo, ou fique mais informado sobre como consertar seu carro. Em linguagem simples, o site fornece informações essenciais para quem gosta do seu automóvel. Tabelas de fusíveis de vários modelos, dicas sobre como trocar a bateria do seu carro, qual é a bateria do seu carro, e muito mais. E dentro dos posts, você vai encontrar links de assuntos relacionados e também muito interessantes.Veja abaixo alguns desses posts.

No post abaixo temos o significado de muitas luzes e informações que podem ajudar a descobrir defeitos e se é urgente ou não. Encontramos até  informações da Land Rover. É um post que tem revisões constantes onde mais informação é acrescentada. No caso de dúvida, faça uma pergunta e será rapidamente respondido. É o post do site com maior números de acessos.

Algumas luzes de painel e seus significados

A Kombi foi relançada. Embora mantenha apenas o mesmo nome, temos um carro robusto, para carga e família. O design lembra a Kombi antiga. É lançamento que foi um bom acerto da Volks e com preços razoáveis, se comparados com outros modelos iguais.

Kombi 2018 – Um sucesso garantido

Assunto importante: como trocar a bateria de um carro. Muitas vezes um imprevisto deixa como única opção o próprio motorista trocar a bateria no local. Nesse post temos dicas de segurança para a troca. É muito útil principalmente para quem nunca trocou um bateria de carro.

Como trocar uma bateria de carro

Trocar um fusível também está ao alcance do motorista. E também requer alguns cuidados básicos. Muitas vezes encontramos informações no manual do carro. Mas aqui temos boas dicas ao alcance da sua mão ou do seu celular.

Como trocar um fusível do seu carro

Saber o que é amperagem de um fusível é essencial para trocar um que queimou. Trocar um por outro não respeitando regras simples pode causar sérios danos no sistema elétrico de um carro. No post abaixo temos os fusíveis e suas respectivas amperagem. O código de cores também é destaque.

Fusíveis e suas amperagens

 

O post Dicas sobre carros apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/dicas-sobre-carros/feed/ 0 10794
Como é a lâmpada de farol de moto http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/como-e-a-lampada-de-farol-de-moto/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/como-e-a-lampada-de-farol-de-moto/#respond Mon, 26 Mar 2018 14:26:09 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10782 Quase tudo no sistema elétrico de uma moto é diferente dos carros. No caso do farol de moto também temos  diferenças consideráveis, principalmente na potência. O que pode confundir o motociclista é a semelhança de formato e tamanho que uma lâmpada de moto tem com a H4 automotiva. Mas uma não substitui a outra. A […]

O post Como é a lâmpada de farol de moto apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Quase tudo no sistema elétrico de uma moto é diferente dos carros. No caso do farol de moto também temos  diferenças consideráveis, principalmente na potência. O que pode confundir o motociclista é a semelhança de formato e tamanho que uma lâmpada de moto tem com a H4 automotiva. Mas uma não substitui a outra.

A lâmpada H4 é de fabricação antiga e ainda muito usada. Sua característica principal é um bulbo de vidro mais longo, pois ele acende as duas fases, farol alto e baixo na mesma peça. Queimou uma fase, se troca a lâmpada com suas duas fases. Outra vantagem é o baixo custo dela e a facilidade de encontrar no mercado.

Lâmpada H4 para motos

No caso de carros, a lâmpada H4 é de potência maior, 60/55 Watts, alto e baixo respectivamente. Nas motos ela tem uma potência bem menor, 35/35 Watts para alto e baixo. Nesse caso a potência é suficiente, e também adequada ao sistema de carga de uma moto. Nela temos uma bateria bem menor do que de um carro, além de carregador mais fraco, conhecido como magneto. O farol também foi planejado para uma potência menor. Trocar as lâmpadas querendo mais potência pode danificar todas as peças da moto citadas acima. Não duvidem disso.

Outro tipo de lâmpada de farol de moto

É possível a instalação de lâmpada de leds no farol de uma moto. Alguns motociclistas preferem esse tipo de iluminação. Gasta mesmo energia, por ser de leds, atrai esteticamente também. Mas quanto a luminosidade vai depender do gosto ou habilidade do condutor. De fato a capacidade de “clarear” o caminho é de suma importância e objetivo principal. Consultar o código de transito também é necessário. Alguns dizem que a lei permite, mas quando ela é interpretada. Isso sugere uma conversa mais detalhada com a autoridade de trânsito, no caso de ser parado em uma blitz.

Ainda temos uma lâmpada de farol de moto mais diferente. Ela se parece mais com uma lâmpada de dois polos de carros, como a de freio e lanterna traseiras. Também é halógena e tem potência diferenciada. É conhecida como T19 e tem potência igual: 30/30 Watts. Normalmente é usada em motos menores e mais modernas. Mas ela pode ter uma ou duas fazes, dependendo do modelo da motocicleta.

O post Como é a lâmpada de farol de moto apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/como-e-a-lampada-de-farol-de-moto/feed/ 0 10782
Por que um carro pode ter 3 ou 5 portas? http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/por-que-um-carro-pode-ter-3-ou-5-portas/ http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/por-que-um-carro-pode-ter-3-ou-5-portas/#respond Fri, 23 Mar 2018 13:58:33 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=10746 Não seriam 2 ou 4 portas? Por que esse “estigma” com números ímpares? Sim, o número de portas de um carro pode ser diferente do que imaginamos. E também chegou a ser uma polêmica entre os consumidores apaixonados por carros. Até a década 70 do século passado, era brega, coisa de gringo, burrice, comprar um […]

O post Por que um carro pode ter 3 ou 5 portas? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Não seriam 2 ou 4 portas? Por que esse “estigma” com números ímpares? Sim, o número de portas de um carro pode ser diferente do que imaginamos. E também chegou a ser uma polêmica entre os consumidores apaixonados por carros. Até a década 70 do século passado, era brega, coisa de gringo, burrice, comprar um carro de 2 portas. O de quatro portas foi o alvo principal dos críticos. O curioso era que o grande público desconhecia que já usavam, e aprovavam, carros com uma terceira porta.

Também é notório que as fábricas anunciam seus produtos como tendo 3 ou 5 portas. Até no manual do carro vem essas especificações.

Por que um carro pode ter 3 ou 5 portas?

Qual é a diferença?

Um carro é considerado de 3 portas quando o porta-malas dá acesso ao interior do carro (foto acima). O Uno antigo é um exemplo de carro com 3 portas. Quando o porta-malas tem acesso somente pelo exterior temos um carro de duas portas. Nesse post sempre nos referimos a veículos de passeio e não a utilitários, como a Kombi, por exemplo.

Já no caso de um carro de 5 portas vale o mesmo raciocínio. São quatro mais a quinta, do porta-malas, desde que ela também dê acesso ao interior do carro. Assim temos os números ímpares de portas. Em ambos os casos o vidro faz parte da porta traseira.

Também não é uma novidade. Como dito acima os consumidores e críticos se preocupavam com a estética dos modelos de 4 portas sendo que outros já existiam. Temos como exemplo o Velho Passat fabricado com 3 e 5 portas. O Escort antigo da Ford também foi fabricado com modelos assim.

Já as vantagens podem ser mais volume, maior alcance de espaço interior, inclusive por dentro do veículo, sem a necessidade de sair do carro e abrir o porta-malas. Quase sempre o banco traseiro é dobrável possibilitando o transporte de algo maior. Por esses e outros motivos os carros com numero ímpares de portas foram sendo assimilados pelo mercado e hoje são fabricados em grande número. É um carro de família, mas com a mobilidade de um compacto.

Por que um carro pode ter 3 ou 5 portas?

O post Por que um carro pode ter 3 ou 5 portas? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2018/03/por-que-um-carro-pode-ter-3-ou-5-portas/feed/ 0 10746