Mãos ao Auto http://www.maosaoauto.com.br Thu, 23 Feb 2017 18:01:02 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 111956987 Como regular limite de velocidade no painel do Uno Way http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/como-regular-limite-de-velocidade-no-painel-do-uno-way/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/como-regular-limite-de-velocidade-no-painel-do-uno-way/#respond Tue, 21 Feb 2017 16:05:09 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7682 Speed Limit, esse é o nome para a função que pode fazer um símbolo piscar no painel do seu Uno Way ou Vivace. Um sinal sonoro, tipo um “beep”, também pode ocorrer. Sua serventia é uma lembrança importante para o motorista: que existe uma velocidade máxima permitida em alguma via de sua rotina. Programar este […]

O post Como regular limite de velocidade no painel do Uno Way apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Speed Limit, esse é o nome para a função que pode fazer um símbolo piscar no painel do seu Uno Way ou Vivace. Um sinal sonoro, tipo um “beep”, também pode ocorrer. Sua serventia é uma lembrança importante para o motorista: que existe uma velocidade máxima permitida em alguma via de sua rotina. Programar este sinal para alertar pode evitar acidentes, principalmente se for uma velocidade máxima nova na via, e até multas por excesso de velocidade. Em estradas, esse sistema pode salvar vidas, pois uma carro moderno pode alcançar velocidades bem altas sem que o motorista perceba de imediato. É pouca, ou quase nenhuma, a diferença  “de sensação” de estar a 110 Km por hora ou 150 Km por hora, que é uma velocidade proibida e onde quase sempre os acidentes que acontecem causam vítimas. O veículo é suave, moderno, mas as condições das estradas brasileiras ainda não permitem velocidades tão altas. Muitas vezes o antigo proprietário de um Uno Way pode ter programado esse sistema para velocidades muito baixas, que chegam a irritar ou preocupar o novo dono.

Mas o próprio condutor pode programar este sinal, desprogramar, ou simplesmente desativar através de comandos simples como os da imagem abaixo. Mas a recomendação é sempre para criar uma rotina de segurança ao dirigir, usando todos os recursos que foram planejados e instalados no carro pela montadora. E com certeza este item não é um enfeite. Funciona de fato.

 

Como regular limite de velocidade no painel do Uno Way

 

Imagem: manual do proprietário do Uno Way

 

O post Como regular limite de velocidade no painel do Uno Way apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/como-regular-limite-de-velocidade-no-painel-do-uno-way/feed/ 0 7682
Dicas sobre limpadores de para-brisa http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/dicas-sobre-limpadores-de-para-brisa/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/dicas-sobre-limpadores-de-para-brisa/#comments Fri, 17 Feb 2017 17:20:58 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7706 É simplesmente impossível dirigir um carro sem os limpadores de para-brisa dianteiro. Mesmo um piloto de Fórmula 1 , com toda tecnologia existente, se vê obrigado a “trocar” suas viseiras para conseguir pilotar na chuva. No caso de carros normais, ou de passeio, é bem diferente. Se o limpador não funcionar, segundos depois de começar […]

O post Dicas sobre limpadores de para-brisa apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
É simplesmente impossível dirigir um carro sem os limpadores de para-brisa dianteiro. Mesmo um piloto de Fórmula 1 , com toda tecnologia existente, se vê obrigado a “trocar” suas viseiras para conseguir pilotar na chuva. No caso de carros normais, ou de passeio, é bem diferente.

Se o limpador não funcionar, segundos depois de começar uma chuva, os vidros perdem sua transparência e a visibilidade é quase zero. Quase sempre o desespero toma conta do motorista e a situação fica perigosamente imprevisível. Mas por que esse acessório para exatamente quando precisamos dele? Quais são os seus principais defeitos e como evitar que a situação descrita aconteça ou se repita?

Limpadores de para-brisa não funciona – por quê?

Neste post explicamos alguns defeitos e dicas para que tudo corra bem ao dirigir na chuva. Normalmente o que mais acontece é queimar o fusível do limpador. E isso ocorre principalmente quando esquecemos da existência dele em períodos que não chove. Por ele ficar parado, às vezes por meses, a borracha do limpador costuma grudar no vidro, dificultando o movimento e o fusível pode queimar. Em alguns caso o motor do limpador pode queimar e o prejuízo será maior.

Primeira dica:

  • Não “esquecer” do limpador e ligar ele também em época de seca. também podemos levantar as palhetas antes de ligar o limpador para desgarrar do vidro.

Mas o limpador de para-brisa precisa de um conjunto de peças, além do motor, para funcionar.  Muitos modelos são equipados com o reservatório de água, que é lançada no para-brisa em conjunto com as palhetas de borrachas. Sua função é ajudar as palhetas a limpar melhor o para-brisa, além de ajudar a deslizar pelo vidro como um verdadeiro rodo.

Segunda dica:

  • Mantenha o reservatório de água do limpador de para-brisa sempre cheio. Isso ajuda no movimento dele, além de evitar possíveis arranhões por poeira.

Já falamos das borrachas das palhetas. Elas podem ser totalmente emborrachadas (as chamadas de “siliconadas”) ou ainda ter uma armação de metal. Nesse caso, o vidro pode ser arranhado por alguma ponta que sobressaia. É por isso que observamos alguns riscos que fazem um arco no para-brisa, acompanhando o movimento das palhetas.

Outra dica:

  •   troque as palhetas com frequência, principalmente quando a época de chuvas estiver chegando e mesmo que tenha pouco uso. As borrachas ressecam com o sol e o tempo, podendo causar o que foi citado acima.

A qualidade do produto também conta. Comprar e trocar palhetas de limpador sem procedência é uma temeridade, principalmente aquelas vendidas em semáforos, como se fossem quase uma ameaça do vendedor. Além de não ter qualidade, muitos limpadores têm sua máquina comprometidas. O peso e o tamanho podem quebrar o limpador.

Quarta dica:

  • Compre sempre uma palheta original. Embora seja mais caro, compensa em todos os sentidos.

São dicas fáceis de fazer que podem ajudar a não enfrentar uma situação inesperada e perigosa como ficar sem os limpadores de para-brisa durante uma chuva

O post Dicas sobre limpadores de para-brisa apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/dicas-sobre-limpadores-de-para-brisa/feed/ 1 7706
Novo Hyundai Creta 2017 http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/novo-hyundai-creta-2017/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/novo-hyundai-creta-2017/#respond Thu, 09 Feb 2017 21:25:13 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7558 Novo Hyundai Creta 2017 A Hyundai lançou  O Creta 2017, uma nova SUV. Além do grande espaço interno, e do design moderno que é bem típico da Hyundai, alguns acessórios são destaques nesse modelo 2017. Nosso site posta mais sobre acessórios  elétricos e eletrônicos, nossa especialidade, diga-se.  Por isso damos mais ênfase a estes itens em […]

O post Novo Hyundai Creta 2017 apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Novo Hyundai Creta 2017

A Hyundai lançou  O Creta 2017, uma nova SUV. Além do grande espaço interno, e do design moderno que é bem típico da Hyundai, alguns acessórios são destaques nesse modelo 2017. Nosso site posta mais sobre acessórios  elétricos e eletrônicos, nossa especialidade, diga-se.  Por isso damos mais ênfase a estes itens em um lançamento de montadora. Não vamos explicar todos, pois alguns são bem óbvios. Mas a preferência é pelos destaques, aqueles acessórios que são mais desconhecidos do público brasileiro e podem ser uma grata surpresa. O Hyundai Creta 2017  possui muitos itens assim.

Entre eles temos o controle do piloto automático no volante, que permite um acesso rápido para programar uma velocidade constante sem acelerar, assim como a chave Smart Key que é presencial. Ou seja: o motorista pode destrancar ou trancar o carro sem retirar a chave do bolso, bastando tocar na maçaneta em lugares específicos. Do mesmo modo a chave pode permanecer guardada para dar partida no motor. Basta um leve toque no botão de start. O mesmo se faz para desligar a SUV da Hyundai. Veja abaixo mais alguns acessórios desse modelo.

Foto: divulgação do site da Hyundai

Luz de curva

Nos faróis, o Creta 2017 vem equipado com LEDs e luzes diurnas. A  fábrica também anuncia que os faróis são mais protegidos. As famosas e interessantes “cornering lamp”  também equipam o conjunto ótico deste SUV da Hyundai. Sua função é aumentar a iluminação na lateral do veículo tornando manobras e estacionamentos noturnos mais seguros. Também é conhecida como luz de curva. Uma boa ideia da montadora em instalar esse acessório já usados por outros modelos.

Banco do motorista com ventilação

São ventiladores internos instalados para refrescar o motorista e aumentar o conforto, e, por consequência, a segurança no dirigir. Como os bancos são revestidos de couro, o espaço entre o motorista e o banco do carro ganha mais uma temperatura mais agradável. Uma ideia que pode ser estendida aos  outros bancos também.

Sistema de parada e partida automática do motor

É um sistema que desliga automaticamente o motor durante paradas. Para religar, basta pisar no acelerador. É um evidente acessório de economia de combustível. Muitas vezes o trânsito lento das capitais brasileiras causam um gasto passivo de combustível. Quem vai se lembrar de desligar o carro em momentos assim? Evidentemente que isso faz pensar no desconforto da falta do ar-condicionado, por exemplo, que precisa do motor ligado para funcionar, Mas basta lembrar que o motorista tem o controle da situação ao pisar no acelerador, acionando o motor e o ar.

Foto: Divulgação do site da Hyundai

Airbaig

São seis. Pode parecer exagero, mas somente quem já sofreu um acidente ou viu um sabe como esse acessório pode salvar vidas. Deveria ter mais. Eles são frontais, laterias e de cortina, lembrando os do Durango mexicano. A segurança é muito boa o que aumenta a confiança do motorista de dirigir sem outras distrações e pensamentos.

Vigia de pressão dos pneus

Um acessório que é uma benção da modernidade. Ele indica ao motorista se o a pressão do pneu está caindo. Resumindo: avisa com antecedência que o pneu está furado, dando tempo para procurar um profissional e não ficar na rua. Até a temperatura dentro dos pneus é informada. Seria o fim dos macacos nos automóveis? Essa é a tendência. Pode parecer um serviço fácil trocar um pneu furado, mas nunca foi, sequer em carros antigos, quanto mais nos modernos e com rodas que parecem mais de caminhão.

Computador de bordo

O computador de bordo do Creta permite visualizar informações sobre autonomia e consumo. Fica posicionado no centro do painel, bem acessível aos olhos do motorista. Muitos reclamam das letras miúdas dos computadores de bordo. Mas é bom lembrar que a maioria das informações  fornecidas ali devem ser verificadas com o carro parado, para uma avaliação que ajude a melhorar um consumo futuro, por exemplo. Qualquer informação, que não seja de luz vermelha, pode distrair o motorista e provocar acidentes.

Além disso, o carro tem um multimídia de última geração, integrado a tecnologia dos celulares e GPS, câmera de ré, todos interligados em um moderno sistema de conectividade. Com tanto acessórios – sem contar o  restante do sistema de iluminação e ar-condicionado – exige um sistema de carga potente. Não existe acessório instalado que não deva ser usado, ou um carro que não possa usar todos os seus acessórios ao mesmo tempo. Faltar energia por isso é fato do passado. Hoje em dia os alternadores são verdadeiras usinas de energia e as baterias podem ser comparadas a de um caminhão. O Hyundai Creta 2017 não fica devendo a nenhum outro modelo nesse quesito de energia.

O post Novo Hyundai Creta 2017 apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/novo-hyundai-creta-2017/feed/ 0 7558
Como trocar o relé de farol do seu Fusca http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/como-trocar-o-rele-de-farol-do-seu-fusca/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/como-trocar-o-rele-de-farol-do-seu-fusca/#respond Tue, 07 Feb 2017 18:25:54 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7657 Como trocar o relé de farol do seu Fusca Embora seja uma tecnologia de “entre guerras” (primeira e segunda guerras mundiais) o sistema elétrico do Fusca é prático, principalmente na hora de consertar ou trocar uma de suas peças. Pode parecer que não, mas basta comparar com a dificuldade de um carro moderno, ou até […]

O post Como trocar o relé de farol do seu Fusca apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Como trocar o relé de farol do seu Fusca

Embora seja uma tecnologia de “entre guerras” (primeira e segunda guerras mundiais) o sistema elétrico do Fusca é prático, principalmente na hora de consertar ou trocar uma de suas peças. Pode parecer que não, mas basta comparar com a dificuldade de um carro moderno, ou até mesmo com um dos anos 80/90, que não são mais modernos. Embora eu ache que seja um resultado do esforço alemão de guerra – o que é triste de fato – foi uma boa herança deixada para futuros donos desse carro também maravilhoso.

Sistema elétrico do Fusca

Suas partes principais ficam atrás do painel, dentro do capô, ou porta-malas dianteiro. Do lado de dentro, na cabine, ficam os controles de luzes e também o acesso a caixa de fusíveis para uma troca, quando houver necessidade. Dentro do compartimento do capô dianteiro, encontramos dois ou três relés, dependendo do ano ou de alguma adaptação feita. Temos o relé de seta, o relé de farol, e ocasionalmente um relé de buzina. Mas o que nos interessa nesse post é o relé de farol do Fusca e como trocá-lo.

 

Este é um relé de farol de Fusca

 

 

 

 

 

 

 

 

Observando o esquema acima, percebemos que a ligação é simples, com poucos fios e funções bem evidentes. Para trocar o relé, a melhor maneira é :

  •  Desligue o negativo da bateria
  • Vire o relé velho para que fique visível os números dele
  • Não retire todos fios, mas troque um por um conferindo a posição e cor (confie mais nos números e letras)
  • Depois de uma checada final, recoloque o relé em sua posição original
  • Teste o relé ligando a chave de farol no último estágio. Em seguida puxe levemente o comando de  seta e observe se o farol vai mudar de fase. O relé deverá fazer um barulho nesse momento.

O relé de farol do Fusca é um dos mais robustos que já foram fabricados para um carro de linha. Sua função básica é “segurar” a caloria produzida pelas  lâmpadas e preservando a fiação e outros componentes do farol. Ele também tem a função de comutar o farol, ou seja: de mudar do farol baixo para o alto das duas lâmpadas e vice-versa.

 

 

O post Como trocar o relé de farol do seu Fusca apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/como-trocar-o-rele-de-farol-do-seu-fusca/feed/ 0 7657
Como abrir o porta-malas do Novo Uno http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/como-abrir-o-porta-malas-do-novo-uno/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/como-abrir-o-porta-malas-do-novo-uno/#respond Thu, 02 Feb 2017 20:07:37 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7569 Não se acanhe caso não saiba como abrir o porta-malas do seu carro. É uma dúvida muito mais comum do que alguns pensam. E muitas vezes o carro foi comprado usado, mas sem o manual de instruções, embora ele seja até moderno. E é exatamente o primeiro passo que devemos dar ao comprar um veículo: […]

O post Como abrir o porta-malas do Novo Uno apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Não se acanhe caso não saiba como abrir o porta-malas do seu carro. É uma dúvida muito mais comum do que alguns pensam. E muitas vezes o carro foi comprado usado, mas sem o manual de instruções, embora ele seja até moderno. E é exatamente o primeiro passo que devemos dar ao comprar um veículo: literalmente estudar o manual de instruções, evitando situações que para outros se tornam fáceis. Pois é como andar de bicicleta: não se esquece mais!

O objetivo do Mãos ao Auto é ajudar a todos em qualquer tipo de dúvida, de modo simples, alcançável através de um Smartphone, por exemplo. E não saber, mesmo que seja abrir uma porta, ou um capô do motor, pode complicar uma situação e até afetar a nossa segurança.  O modo de abrir, em alguns modelos nacionais, se usado de maneira inadequada, pode provocar acidentes, como prender partes do corpo ou dirigir com a porta mal fechada facilitando até o roubo do veículo ou de objetos no seu interior.  Também podem existir alguns macetes que somente consultando o manual do carro conseguimos descobrir. Nesse post vamos explicar quais são as opções para abrir o porta-malas do Novo Uno.

                             Imagem A  (Fonte: manual do Novo Uno)

Como abrir o porta-malas do Novo Uno

O porta-malas do Novo Uno vem de fábrica com dois amortecedores laterais a gás (algumas versões), o que facilita levantar a porta. Sua abertura é sempre para cima, exigindo pouca força. Mas para fechá-la é necessário uma força um pouco maior no início, usando o puxador da figura A (imagem A) e tomar cuidado com os dedos. Basta soltá-la quando estiver perto da fechadura. Para abrir a tampa do porta-malas por fora, devemos   destrancar a fechadura usando a chave de ignição do carro. Essa fechadura fica abaixo do logotipo da Fiat e é bem evidente (imagem A/seta). Mas existe a possibilidade do seu modelo Uno ter saído de fábrica com mais uma opção de abertura da tampa do porta-malas. Uma alavanca foi instalada do lado esquerdo do banco do motorista (Figura A da imagem B).

                       Imagem B                                            Fonte: manual do Novo Uno

Seu funcionamento é basicamente igual a alavanca que abre o capô do motor: basta puxar para cima e a tampa é destravada. Lembrando que esta alavanca jamais deve ser acionada com o carro em movimento por motivos óbvios de segurança. No caso de emergência, como a necessidade de abrir a porta sem os recursos acima, existe um mecanismo de emergência que fica na fechadura da tampa, do lado de dentro dela. Por ali existe uma lingueta que permite abrir a porta (Figura A da imagem C). Mas o acesso exige o destravamento do encosto do banco traseiro e em seguida o recline ele (dobramento) e o manual do carro tem que ser consultado para os procedimentos.

Figura C                                                                       Fonte: Manual do Uno

 

Uma ideia interessante é fazer uma cópia da chave apenas para abrir portas, sem o CODE eletrônico instalado. Em caso de emergência por falta da chave principal, que, por exemplo, foi “trancada” dentro do carro, essa chave reserva é uma mão na roda, embora ela não vá anular o alarme. Seria de fato apenas para um caso de emergência.

 

 

O post Como abrir o porta-malas do Novo Uno apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/02/como-abrir-o-porta-malas-do-novo-uno/feed/ 0 7569
Por que válvula de motor empena? http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/porque-valvula-de-motor-empena/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/porque-valvula-de-motor-empena/#comments Tue, 31 Jan 2017 21:00:42 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7539 Porque válvula de motor empena A tal da correia dentada é sempre culpada por situações como ” empenar as válvulas de comando”. Mas tudo é uma questão de se manter informado sobre as manutenções periódicas de um carro e , o mais importante, fazê-las. Não se avalia uma correia dentada pela aparência, por mais que […]

O post Por que válvula de motor empena? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Porque válvula de motor empena

A tal da correia dentada é sempre culpada por situações como ” empenar as válvulas de comando”. Mas tudo é uma questão de se manter informado sobre as manutenções periódicas de um carro e , o mais importante, fazê-las. Não se avalia uma correia dentada pela aparência, por mais que alguém insista nisso. O pouco uso do carro ajuda, mas também pode ressecar os dentes da correia, soltando-os do lugar e de mesmo o estrago pode ocorrer. E para isso, basta se soltar apenas um dente da correia.

Eu já vi isso acontecer até por descuido de um mecânico, que esqueceu de apertar a porca da polia do comando de válvulas de um Fiat (polia superior). O estrago foi o mesmo que uma correia partida teria feito. E o serviço executado era exatamente de prevenção, para que algo assim não ocorresse por falta de manutenção. No caso tudo ficou por conta do mecânico, que nunca mais ele esqueceu de apertar uma porca ou parafuso.

Mas porque uma simples correia pode causar um estrago tão grande? Sim, o conserto pode implicar em retífica de motor incluindo a troca de todas as válvulas do motor. Os mais simples tem 8. E porque isso não acontece com determinados carros ou motores?

Engrenagem Sincronizadora do motor do Opala
Foto: Ribeirão Opala Clube

É tudo uma questão de sincronismo, e a correia é responsável pelo sincronismo ocorrer no tempo certo, em qual posição uma válvula vai abrir e um pistão subir ou descer. Isso é conhecido como o “ponto sincronizado do carro”, ou o modo como tudo gira em harmonia dentro do motor. Existem motores que não usam correia dentada, mas corrente, ou polia sincronizadora (engrenagens), que são  mais encontradas em carros antigos como o Corcel, Gol CHT e o Opala, como caso das polias. Eram bons tempos, onde dificilmente as correntes quebravam ou as polias se desgastavam.

 

E dos motores que usam correia dentada temos dois tipos.

Motor de segurança

É um motor onde as peças internas jamais  se encontram, independente do ponto. O mesmo acontece se algo ocorrer com a correia dentada: essas peças não vão se chocar incluindo as válvulas. Nesse tipo de motor de segurança as válvulas não empenam.

 

Motor com interferência

Nesse tipo de motor as peças internas são sincronizadas para interferir uma na outra, trabalhando de uma maneira que se a correia dentada quebrar, as peças se chocam. Nesse caso  quase sempre as válvulas ficam empenadas.

Alguma dúvida? Entre no papo e faça uma pergunta nos cometários.

O post Por que válvula de motor empena? apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/porque-valvula-de-motor-empena/feed/ 4 7539
Limitador de força dos vidros elétricos http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/limitador-de-forca-dos-vidros-eletricos/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/limitador-de-forca-dos-vidros-eletricos/#respond Tue, 24 Jan 2017 22:09:34 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7512 Limitador de força dos vidros elétricos É de conhecimento que os vidros elétricos sem um limitador de força podem causar sérios problemas. Quem nunca se horrorizou com a possibilidade de ter os dedos esmagados pelos vidros em um momento de distração?  E a segurança de nossas crianças nesse mesmo caso? Embora o travamento dos vidros […]

O post Limitador de força dos vidros elétricos apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Limitador de força dos vidros elétricos

É de conhecimento que os vidros elétricos sem um limitador de força podem causar sérios problemas. Quem nunca se horrorizou com a possibilidade de ter os dedos esmagados pelos vidros em um momento de distração?  E a segurança de nossas crianças nesse mesmo caso? Embora o travamento dos vidros traseiros não seja uma novidade, e aumentou muito a segurança de alguém abrir ou fechar vidros sem o motorista perceber, não foi a solução esperada por todos. A aflição continuou, juntamente com o risco de acidentes. Por isso, se o seu carro não tem limitador de força dos vidros elétricos (na dúvida consulte o manual do proprietário) , sempre feche os vidros com atenção e ninguém deve ficar na área de funcionamento dos vidros.

Como funciona o limitador de força de vidros elétricos

A função do limitador de força é parar o vidro quando ele sobe por qualquer obstáculo que aconteça, abaixando imediatamente o vidro e evitando o contínuo esmagamento, acidentes com as mãos, ou reduzir os perigos. Como assim? Esse limitador de força não impede totalmente que haja uma pressão em partes do nosso corpo que possam ficar presas. Atenua bastante, exatamente por causa dese recuo imediato ao encontrar um obstáculo. O trauma cessa imediatamente, mas haverá uma pressão que ainda pode causar acidentes. Por isso, também devemos ter atenção ao fechar os vidros do nosso carro mesmo que haja esse limitador de força. Também é bom saber se esse limitador é igualmente acionado pelo conforto, ou pela chave e alarme do carro, o mesmo que levanta os vidros externamente, quando acionado.

O que fazer se o limitador de força for acionado?

  • Verificar porque o vidro não fechou. Se alguém se acidentou providencie o socorro adequado
  • Se não houve acidente, tente fechar o vidro novamente
  • Quase sempre, quando o limitador é acionado, o sistema para por aproximadamente 10 segundos, dependendo do modelo do carro (no caso usamos um modelo Volks 2017 como referência). Então, leve em conta o tempo estipulado pelo fabricante para ter controle novamente do vidro.
  • Se continuar não sendo possível fechar o (s) vidro (s), mesmo depois de checadas todas a situações acima, então você deve procurar uma oficina especializada.

Ter em mente que os vidros elétricos do nosso carro também são um item de segurança, e obedecer as instruções de fábrica, é um um outro modo de aplicar a direção defensiva. Principalmente para passageiros que quase sempre são entes queridos. Abraços a todos.

http://http://docebao.blogspot.com.br/

 

O post Limitador de força dos vidros elétricos apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/limitador-de-forca-dos-vidros-eletricos/feed/ 0 7512
Chave no painel http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/chave-no-painel/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/chave-no-painel/#respond Mon, 16 Jan 2017 22:04:01 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7482 Pois então uma luz forte e inesperada em forma de chave aparece no painel do seu carro. O que será? Você deve parar imediatamente o carro? Primeiro é preciso entender que a cor deste símbolo indica a gravidade do problema. Seria como um sinal de trânsito, ou sinaleira, como é conhecido fora das fronteiras de Minas. […]

O post Chave no painel apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Pois então uma luz forte e inesperada em forma de chave aparece no painel do seu carro. O que será? Você deve parar imediatamente o carro? Primeiro é preciso entender que a cor deste símbolo indica a gravidade do problema. Seria como um sinal de trânsito, ou sinaleira, como é conhecido fora das fronteiras de Minas. Verde é Siga, amarelo é Atenção e vermelho é Pare. No caso da luz de óleo, ela é vermelha e o carro deve parar de rodar até apurar o defeito, que pode não ser grave, mas também pode comprometer muito o motor. Por isso ela é vermelha. O mesmo acontece com a luz de bateria que acende vermelha indicando que o carro vai ficar sem energia a qualquer momento.

Chave no painel

Neste post trataremos de uma luz, ou símbolo, que acende no painel em forma de chave. Pode ser uma chave parecendo ferramenta ou uma chave acompanhada de um carro. Tudo depende do modelo e da montadora. No primeiro caso, quase sempre esta ferramenta aparece quando alguma manutenção foi programada. E sempre vem um número antes ou depois, que significa quantos dias faltam para esta manutenção. Mas se  o seu carro está em dia com a manutenção rotineira, como troca de óleo e pastilha, entre outras, então é uma programação feita sem o seu conhecimento. Basta apagar seguindo instruções do manual do carro.

cadeado-no-painel

No caso de uma chave de carro aparecer no painel, ela quase sempre está relacionada com o imobilizador do carro (em alguns carros é um cadeado dentro de um carro como no Uno Novo).

chave no painel do seu carro

Ela indica que, de uma maneira eletrônica, o carro foi impedido de dar uma partida não autorizada. Pode ter ocorrido uma decodificação da chave ou do módulo que recebe sinais dela. Em algumas situações isso pode ocorrer por usar uma chave reserva, ou porque o carro ficou muito tempo sem ligar, a ponto de descarregar totalmente a bateria. Tombos da chave também podem causar defeitos e a luz acende. Quase sempre o carro simplesmente não pega. Uma tentativa de resolver, seria deixar a chave do carro ligada por cerca de uma hora e depois acionar a partida (faça isso com a porta aberta para evitar possível travamento dela com a chave na ignição). Mas se não funcionar, vale a pena procurar um chaveiro experiente em automóveis antes de recorrer a uma autorizada. Quase sempre os chaveiros conseguem resolver essa situação.

Mas e quando essa luz acende, mas o carro parece funcionar normal? Seria mais raro. Porém, isso pode significar defeito  que está para acontecer no sistema de imobilização. Fique atento a isso.

O post Chave no painel apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/chave-no-painel/feed/ 0 7482
Abreviaturas e siglas encontradas em Carros http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/abreviaturas-e-siglas-encontradas-em-carros/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/abreviaturas-e-siglas-encontradas-em-carros/#respond Mon, 09 Jan 2017 13:11:24 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7450 Muitas vezes encontramos letras ou conjuntos delas no manual do nosso carro. Elas tem um significado que aparentemente é misterioso. Mas são abreviaturas de pesos, energia, ou um nome com as iniciais das suas funções. Isso implica em algumas referências de tabela serem abreviadas como, por exemplo, Cv , ou até instituições que regulamentam elas, […]

O post Abreviaturas e siglas encontradas em Carros apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Muitas vezes encontramos letras ou conjuntos delas no manual do nosso carro. Elas tem um significado que aparentemente é misterioso. Mas são abreviaturas de pesos, energia, ou um nome com as iniciais das suas funções. Isso implica em algumas referências de tabela serem abreviadas como, por exemplo, Cv , ou até instituições que regulamentam elas, como o INMETRO. Estas séries de siglas são largamente usadas na indústria mundial, e o Brasil imita algumas e também tem suas próprias abreviaturas.

 Muitas abreviaturas e siglas encontradas em carros, podem ser úteis para o entendimento de como ele funciona, ou mesmo ser aviso de um defeito eminente, como algumas luzes que acendem no painel do carro. Outra informação importante que pode conter em uma abreviatura  é da bateria. Através dessa referência, como “A” ou “Ah”, basicamente se define qual é a bateria do seu carro. Mas também podemos encontrar abreviaturas no painel do carro, em peças e acessórios, e até mesmo no próprio carro, em sua carroceria. Plaquetas são normalmente usadas para isso.

Já no painel do carro, ao ligarmos a chave, podem aparecer siglas abreviadas como EPC, ou CODE, entre outras. Algumas são desconhecidas até por mecânicos experientes, como a “TRA” que aparece no painel do FOX e está relacionado com a manutenção do carro. Porém, sequer as autorizadas souberam informar o significado dessa abreviatura. Estamos no aguardo de qualquer outra informação sobre isso. Fizemos uma lista com algumas abreviaturas e siglas encontradas na maioria dos veículos de fabricação nacional e até de alguns importados.

Abreviaturas e siglas encontradas em Carros

A         Ampère, unidade de medida de da corrente elétrica

Ah    Ampère/hora. É a quantidade de carga elétrica que uma fonte estável consegue transferir, fornecer, em uma hora. No caso dos carros esta fonte estável é a bateria

ABS     Sistema antibloqueio dos freios. Aparece no painel do carro ou em alguma plaqueta indicando ser parte do mecanismo

bar    Unidade de medida de pressão. No caso de veículos está relacionada principalmente ao bom funcionamento ou não da bomba de combustível. Mas não aparece no painel e sim na bomba ou na embalagem dela, além de estar no manual do carro também. Também é encontrada nos medidores de pressão usados para testar um bomba de combustível.

CDM   Código do motor

EPC     Unidade de controle do motor. Em inglês: Eletronic Power Control ou Engine Power Control. É um aviso de painel que envolve a parte eletrônica do carro, incluindo peças da injeção eletrônica ou apenas mistura ruim de combustível.

cv        Cavalo vapor. Indicação de potência do motor

trip     Hodômetro parcial

MFA    Indicador multifunções

db       Decibel, unidade de medida de ruído

kw       Unidade de potência de motor elétrico

LED      Diodo emissor de luz

MQ 200  Transmissão manual de 5 marchas

PSI      Unidade de medida de pressão. Também usada para designar a pressão da bomba de combustível

RPM          Rotação do motor por minuto

INMETRO   Instituto Nacional de Metrologia

ABTN             Associação Brasileira de Normas Técnicas

PROCONVE    Programa de controle de emissões veiculares

NBR                    Norma Brasileira

O post Abreviaturas e siglas encontradas em Carros apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/abreviaturas-e-siglas-encontradas-em-carros/feed/ 0 7450
Cadeado no painel do novo Uno http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/cadeado-no-painel-do-novo-uno/ http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/cadeado-no-painel-do-novo-uno/#respond Mon, 02 Jan 2017 12:38:27 +0000 http://www.maosaoauto.com.br/?p=7410 Cadeado no painel do novo Uno O Fiat Uno, mesmo que seja o novo Uno, ainda continua sendo um carro popular e um grande competidor em vendas no Brasil. Sua tecnologia também é nova, com muitos informações acrescentadas através de eletrônica embarcada usada, principalmente no seu computador de bordo. São itens que aumentam o conforto […]

O post Cadeado no painel do novo Uno apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
Cadeado no painel do novo Uno

O Fiat Uno, mesmo que seja o novo Uno, ainda continua sendo um carro popular e um grande competidor em vendas no Brasil. Sua tecnologia também é nova, com muitos informações acrescentadas através de eletrônica embarcada usada, principalmente no seu computador de bordo. São itens que aumentam o conforto do motorista, mas visando também o máximo de segurança possível. Entre outros, ele vem equipado com alerta de fim de combustível, demostrando ao motorista quantos quilômetros ela ainda pode rodar. Mas, nesse post, iremos explicar o que significa um cadeado amarelo acendendo no painel do Novo Uno. A fábrica chama este tipo de advertência no painel de luz espia, que em condições normais deve dar uma piscada quando a chave do carro é ligada. Mas se permanecer acesa, e ao mesmo tempo acender a luz espia de um motorzinho, (veja no quadro abaixo) isso significa que o código da chave não foi reconhecido pelo sistema.

cadeado-no-painel-do-novo-uno2

cadeado-no-painel-do-uno-novo

O carro simplesmente pode não funcionar e por isso o símbolo de cadeado com um carro junto (literalmente criticando). O item 2 da última imagem abaixo, que é parte do manual do novo Uno, explica um processo que pode reverter essa situação. Caso não funcione a recomendação, o conselho é procurar a assistência para codificar a chave, embora alguns chaveiros especializados consigam fazer isso em alguns modelos nacionais. Vale a pena conferir. Mas o que pode  causar esse defeito? Como dito antes, a chave possui um código eletrônico e cada uma tem um diferente.

Isso implica em ter dentro da chave – parte de plástico – um circuito eletrônico. Sim, a chave do seu Uno é um acessório muito importante, mas frágil. Quedas podem danificar a chave, perdendo o código registrado nela. Cópias simples de chaveiros também não vão funcionar simplesmente porque não foi instalado este sistema nela. Por isso, o cadeado amarelo no painel do novo Uno acende e não apaga.

cadeado-no-painel-do-novo-uno2

Fonte: manual do novo Fiat Uno

 

 

 

 

O post Cadeado no painel do novo Uno apareceu primeiro em Mãos ao Auto.

]]>
http://www.maosaoauto.com.br/2017/01/cadeado-no-painel-do-novo-uno/feed/ 0 7410