A luz do porta-malas é uma cortesia de fábrica. Mas ajuda muito, principalmente quando usamos o porta-malas a noite. Compras do supermercados, malas de uma viagem , ou simplesmente uma pasta ou bolsas que queremos retirar do porta-malas, são as situações onde a luz do porta-malas ajuda muito ou faz falta.

Quase sempre ela vem instalada de fábrica ou pelo menos o local e a fiação estão por ali. Mas nesse caso ela tem que ser instalada depois em uma autorizada ou até em uma loja de acessórios. É uma peça simples tanto eletricamente como para a instalação.

Continua após a publicidade..

No caso da luz de porta-mala existir e não acender, quais são os possíveis defeitos? Como ela acende? Veja isso nas dicas abaixo.

Continua após a publicidade..
  • Lâmpada queimada ou ausência dela. São situações bem comuns. A lanterna dela é bem visível e fácil de ser retirada. Faça um exame visual da lâmpada e se estiver queimada troque. Na falta de uma, compre e instale. Quase sempre ela é tipo torpedo.
Defeitos na luz de porta-malas

Típica lâmpada de porta-malas

  • Fusível queimado. Também é comum. Mas é provável que ele proteja outros acessórios como luz de teto e até a tomada 12 Volts (acendedor de cigarros). Verifique se esses acessórios estão funcionando. Por fim, procure pelo fusível de iluminação do porta-malas. Se estiver queimado e o substituto também queimar, não insista com outro. Temos um curto que deve ser consertado.
  • Interruptor com defeito. Quase sempre esse interruptor fica perto da lâmpada e funciona como o da porta de motorista que acende a luz de teto. Procure por ele e repare se algum fio está solto.

Defeitos na luz de porta-malas

Continua após a publicidade..
  • Curto na fiação. Como dito acima pode haver um curto que queima o fusível. O mais fácil de verificar é a fiação dentro do porta-malas. Procure por algum fio que pode estar encostando nas partes metálicas do carro e corrija.
  • A luz do porta-mala também pode acender pelo interruptor de faroletes (luz de posição). Muitas vezes acende com elas ou puxando o interruptor. Mas isso é mais comum em modelos mais antigos.

No caso de dúvida leve até um eletricista. Se não houver a lâmpada e lanterna procure uma loja ou um eletricista de confiança para fazer a instalação. Não é um serviço difícil de realizar.