Basicamente ele faz o que o nome diz: filtra o óleo que lubrifica o motor, circulando dentro dele. Mas sua função vai além disso. O filtro de óleo do motor protege muitas outras peças que compõe o sistema de lubrificação, que é o responsável pela vida útil das peças internas de um motor. Sem lubrificação, o motor não giraria nem por uma parte de segundo. O atrito entre elas simplesmente o destruiria.

Continua após a publicidade..

Qual é a função do filtro de óleo do motor
Como funciona a lubrificação interna de um motor?
É bem engenhoso. Temos uma bomba de óleo que aproveita a força do motor quando ele gira. É uma espécie de coração. Com isso o óleo é sugado do cárter, que é para onde vai o óleo quando colocamos no motor. Pela bomba um válvula libera esse óleo para o filtro que retém as impurezas que caem no cárter. Dali todas as partes móveis internas do motor são lubrificadas. Para isso usa da pressão da bomba e jatos lubrificam as partes necessárias. Ao fim disso a gravidade faz com que o óleo retorne ao cárter e todo o processo se repete enquanto o motor estiver ligado.

Qual é a função do filtro de óleo do motor
Função do filtro é de suma importância.
Assim como a vareta, o sensor de luz de óleo, e outros, o filtro é um componente externo do sistema de lubrificação. Sua manutenção é como a do óleo do motor: troca-se o filtro quando for trocar o óleo. Sua função é reter os resíduos resultante de impurezas e até produzidas pelo atrito dentro do motor. Seria como os rins que filtram o sangue do nosso corpo. O filtro pode ser todo de metal, ou ter um refil de papel, como mostra a imagem acima. O custo dos dois é baixo.
Para manter o bom estado do motor, o filtro de óleo preserva muitas outras peças quando mantém o óleo lubrificante bem filtrado. São elas:

Continua após a publicidade..
  • Eixo virabrequim e seus mancais
  • Bronzinas, cilindros e anéis de segmentos
  • Eixo de comando de válvulas, tuchos e balancins (isso através do cabeçote)
  • Bomba de óleo

É natural que aconteça um desgaste dessas peças com o tempo e quilometragem rodada pelo motor. Afinal, não existe uma máquina “eterna”, por assim dizer. Mas a manutenção preventiva ajuda a prolongar muito a vida útil de um motor. E a troca do filtro de óleo é uma das que tem mais importância para a saúde do motor do seu carro.

Continua após a publicidade..

Qual é a função do filtro de óleo do motor