O nosso país é um dos campeões em números de blitz no trânsito. Isso é no mínimo um desconforto para o motorista. Tempo perdido – pois tudo é corrido hoje em dia – comunicação com o policial, o que pode ser normal entre eles, mas não com o cidadão. Enfim: é uma situação diferente que requer paciência dos dois lados.

Olhando pelo nosso lado, como motorista e cidadão, seria proveitoso já estar preparado para uma blitz de trânsito ou uma operação policial em via pública. Isso pode aliviar uma quase certa tensão no local. Para que isso ocorra devemos ter ciência de alguns fatos.

Continua após a publicidade..

O que fazer ao ser abordado em uma blitz de trânsito

Continua após a publicidade..

O que fazer ao ser abordado em uma blitz de trânsito

  • Mantenha sua documentação em dia. Tanto o licenciamento do carro como a carta de motorista. Ter que explicar o atraso de um desses documentos já vai complicar a conversa. Andar com os documentos em dia é uma obrigação que inclusive alivia a consciência do motorista, facilitando o dirigir e melhorando para todos. Afinal, o trânsito é sempre de pessoas.
  • Leve os documentos. Esquecer os documentos em casa também é um erro, mesmo que estejam em dia. É obrigação do motorista portar o licenciamento e a carta, ao conduzir.
  • Respeite as leis de trânsito, como o uso de cinto de segurança, por exemplo.
  • Mantenha a calma e pare o carro conforme o policial orientar. Tenha em mente que eles são pessoas como nós, com problemas iguais, mas com treinamento militar, que vai ser usado em uma blitz.
  • Siga todas a orientações do policial. Mostre seus documentos e a carteira, que é o que normalmente é pedido. Além disso, eles podem fazer uma revista no seu carro e você pode ser convidado a  acompanhar.

Uma blitz policial é para nossa segurança. Eles não estão atrás de cidadãos honestos, mas sim de possíveis criminosos. Temos que ter respeito por eles. Uma operação da policia, ou uma simples blitz de trânsito, podem evitar crimes, preservar nosso patrimônio, e até salvar vidas. Temos sempre que apoiar, jamais ter receios.

Continua após a publicidade..

O que fazer ao ser abordado em uma blitz de trânsito