O que é o fio terra de um carro? Qual sua importância? Ele pode causar algum defeito no seu carro? Como saber se a causa do defeito é o fio terra? Responderemos essas e outras perguntas sobre o fio terra e sua relação com um carro.

Em inglês: ground, um termo muito encontrado escrito em aparelhos elétricos/eletrônicos. Literalmente significa chão, ou terra, como é o nosso caso. Todo circuito elétrico tem uma corrente positiva e uma negativa. O mesmo acontece na parte elétrica do seu carro. Mas os sistemas elétricos de um carro tem uma fonte positiva exclusiva. Ou seja: quase todos os acessórios são acionados por uma corrente positiva. Quando ligamos um farol, um positivo só para ele é acionado por fios, passa pela caixa de fusíveis (alguns também passam em relés auxiliares), e chegam até a lâmpada de farol. Por que ela acende? É aí que entra o fio terra.

Continua após a publicidade..
O que é um fio terra?

Um exemplo de fio terra na lata de um carro

Para completar o circuito de uma lâmpada, por exemplo, precisamos dela e do negativo. No caso será o fio terra. Todo circuito tem um fio terra no local ou próximo do acessório. A diferença é que ele é comum a todos os acessórios, ao contrário do positivo, como dito acima. Assim como a terra é pisada por todos, a lata do carro é usada como negativo gigante. Tudo isso vem da bateria do carro, a fonte de energia. Enquanto o positivo da bateria alimenta pontos específicos, o negativo é ligado na carcaça do carro, a saber: lataria, bloco do motor, portas e outros.

Então existe “abundância” de negativo no carro? Sim, isso pode ser afirmado. Mas é a facilidade de conduzir o negativo ao local que cria essa abundância toda (veja aterramento).

Continua após a publicidade..

O que é um fio terra?

Quais são os possíveis defeitos de um fio terra?

Como ele é comum a vários acessórios, um defeito nele também pode atingir vários acessórios. Por exemplo: as lanternas traseiras do seu carro. Existem pelo menos 4 correntes positivas chegando ali, cada uma para uma lâmpada específica. Mas o terra é para todos, apenas um fio terra para cada lanterna. Normalmente ele é de cor preta. 

Continua após a publicidade..

Por ser único ele se desgasta mais rapidamente, esquentando e derretendo no local. O resultado é que a lanterna pode ficar parecendo uma árvore de natal quando usamos várias lâmpadas ao mesmo tempo. Ou também pode deixar qualquer luz ali mais fraca. Também é um defeito bem mais fácil de localizar e consertar.

O que é um fio terra?

A carga da bateria também pode ser afetada por um fio terra com defeito. Nesse caso é o fio terra principal, aquele que sai do negativo da bateria. Ali pode ter oxidação ou um terminal bambo, o que causaria pouca carga do alternador para a bateria, ou da bateria para o resto do carro. Nesse caso todas as pontas têm que ser revisadas.