Basicamente o funcionamento da cebolinha de óleo de um motor não mudou desde os tempos da implantação de eletricidade em carros. Temos uma peça que é acionada por um óleo, ou líquido, que é simplesmente o óleo do motor. Isso acontece quando o motor está ligado. É antigo, porque até a luz de óleo do Fusca funciona assim, além de carros mais antigos do que ele.

A diferença tecnológica fica por conta de uma central eletrônica moderna que simplesmente recebe o sinal do sensor de nível de óleo (nome moderno da cebolinha de óleo do motor) e repassa para o painel de instrumentos em forma de informação digital escrita ou com a boa e velha luz de óleo, aquela que parece uma chaleirinha.

Continua após a publicidade..
Como funciona a cebolinha de óleo do seu carro

Sistema de lubrificação de óleo de um motor

Como funciona?

Continua após a publicidade..

Embora seja uma peça simples, sua função impressiona nos resultados e tarefas que faz no motor.  Sua função inicial é informar a boa saúde do motor em termos de lubrificação. Ela acende com a chave do carro ligada e deve apagar com o motor ligado, indicando que o óleo chegou até uma parte mais distante – no caso a cebolinha – e está lubrificando adequadamente. Por um orifício na parte da cebolinha que fica dentro do motor, o óleo entra e aciona um interruptor interno que retira o aterramento do fio ligado nela, do lado fora do motor. Por isso a luz de óleo apaga no painel: fica sem aterramento. Sua forma varia, mas quase sempre se parece mesmo com uma cebolinha.

Como funciona a cebolinha de óleo do seu carro

Cebolinha de luz de ré

Continua após a publicidade..

Se a luz  se manter apagada com o motor ligado, quase sempre é um bom sinal. Suas outras funções acontecem exatamente quando ela acende com o motor funcionando. Isso significa que algum componente da lubrificação do motor não está bem. Podem ser: falta de óleo do motor, filtro de óleo de motor, bomba de óleo com defeito, sujeira o Carter, ou até o mais simples: cebolinha de óleo com defeito. De qualquer maneira devemos parar o motor se essa luz acender. Por isso ela é vermelha, indicando algo mais sério acontecendo.