Muitos me perguntam como saber se está na hora de trocar a bateria do carro. E creio que isso deveria ser uma preocupação de todo motorista. Basta imaginarmos a situação quando uma bateria simplesmente para de funcionar: o carro fica imobilizado sempre surpreendendo o motorista. A situação pode ficar mais desagradável se for em local isolado, com chuva, e com passageiros acompanhando – e quase sempre é a família. Também muitos já chegaram atrasados no trabalho surpreendidos por uma bateria arriada.

A grande dificuldade de explicar como saber se uma bateria vai arriar é que simplesmente a grande maioria dos veículos não são equipados com um acessório que avise, como acontece quando queima uma lâmpada de menor potência. E não, a luz de bateria acesa não indica defeito nela e sim no sistema de carga.

Continua após a publicidade..

Um aviso sonoro tipo “está na hora de trocar sua bateria” ainda é algo meio ficção cientifica. Creio que isso vai acontecer quando a bateria mudar completamente, principalmente por dentro.

Sintomas de bateria fraca

Mas existem alguns sinais que podem nos ajudar do mesmo modo que sabemos sobre outros acessórios, como o pneu do carro.

Sintomas de bateria fraca

Continua após a publicidade..

1 – Tempo de uso ou de compra da bateria. Sempre guarde registro disso. O tempo engana e o que parece ter um ano ou dois pode ter três ou quatro. Já vi isso acontecer com alguns motoristas. Uma bateria com mais de dois anos é uma preocupação, um aviso que a hora da troca chegou.

2 – No momento da partida o odômetro zera, o radio apaga (em alguns modelos é norma), ou a luz do teto cai muito na luminosidade. Se o carro tem um uso normal, cotidiano, então temos aí vários sintomas de bateria fraca.

3 – Partida pesada ou arrastada. Nesse caso a partida vai ficando pesada até não funcionar mais. Mas se um tempo depois o arranque volta a funcionar, então a possibilidade de ser defeito no arranque é maior. Uma bateria fraca não volta a “funcionar” sozinha.

Sintomas de bateria fraca

Continua após a publicidade..

4 – Zinabre. É verdade que uma bateria nova também pode apresentar zinabre nos pólos. Isso é sinal de muito uso dos acessórios, como o ar-condicionado. Mas também pode ser sinal de fim de vida da bateria. Nesse caso tem que se levar em conta o tempo de uso, o uso da parte elétrica do carro, e a qualidade da bateria. Com dois ou mais anos, e com zinabre, a troca da bateria tem que ser feita.

5 – Chupeta não funciona. Se todos as tentativas de chupeta não ajudam sua bateria a virar o motor, então ela pode estar “cortada”, ou com defeito nas placas internas.

6 – Teste de bateria. Existem testes em lojas e oficinas que podem apontar um laudo do estado da bateria. Isso deve ser feito quando a bateria é antiga e ainda não apresentou algum dos sintomas acima. Um eletricista de confiança também é necessário nesse caso.

Use sempre o tempo de garantia a seu favor. Quase sempre os defeitos acima são cobertos se a bateria estiver dentro do prazo de garantia. Use e abuse do direito de defeito oculto. Hoje em dia o preço de uma bateria pode valer a pena insistir nos seus direitos. Também procure sempre substituir sua bateria por uma original ou de marca boa, reconhecida no mercado.