Então você trocou um determinado fusível do seu carro e ele queima logo em seguida, ou algum tempo depois? O que pode ser isso? É perigoso? O que devemos fazer? Nesse post vamos analisar as causas e como proceder caso você tenha  um fusível de carro queimando sem parar.

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Caso não queira levar até um eletricista, uma das opções é procurar por um possível curto circuito, pois eles são a maior causa de queima de fusíveis. Se o curto não for reparado, o fusível volta a queimar. O correto é não insistir e jamais colocar um fusível diferente – ou de cor diferente. Isso pode queimar partes importantes da elétrica/eletrônica do seu carro.

Possíveis defeitos

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  • Curto direto. Nesse caso o fusível queima na hora ou quando o acessório em questão é ligado. Algum fio positivo encontrou-se com o negativo do carro a partir de um fio  ou de partes metálicas. Quase sempre ocorre por esmagamento de chicote ou aquecimento, derretendo a capa do fio. Esse é um caso de procura. Mas leia no manual do seu carro o que esse fusível está protegendo. Isso facilita o trabalho de procura.

Um fusível de carro queimando

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  • Aquecimento. Nos fusíveis mais antigos – como os de vidro – qualquer caloria podia queimá-los. Nos fusíveis mais modernos ele pode queimar ou derreter até queimar. O perigo nesse caso é queimar  acessórios que também estão no circuito, mas não são o motivo para o aquecimento. Normalmente são acessórios que consomem muita energia, como a ventoinha do radiador ou do ventilador interno. Antes de trocar o fusível tem que revisar. Pode ser motor de acessório pesado por desgaste. Acessórios não dimensionados eletricamente para o carro, como som muito potente, ou lâmpadas de farol 100/90 watts, também causam danos em fusíveis.

Um fusível de carro queimando

  • Curto no próprio acessório. Esse é muito comum e simples: o acessório protegido pelo fusível está com defeito, em curto. Um rádio com defeito, uma lâmpada que entrou em curto na base, etc.
  • Curto indireto. O que seria isso? Pode ser curto por acidente, como no caso de ligar o GPS ou carregador de celular no acendedor de cigarros (tomada 12 volts), que é muito comum. Também um fio que está começando a encostar em partes metálicas, ainda roçando nelas. Isso acontece com chicotes que ficam debaixo de bancos ou em porta traseiras, como o porta-malas.