Existem tabelas que indicam qual é a bateria do seu carro. Mas muitas vezes ela é acessível apenas ao vendedor, com símbolos que somente quem é do ramo consegue entender. Então, uma maneira de saber se a bateria oferecida é a correta é compreender esse símbolos. Nesse post explico quais sãos e que não é difícil de entender dessa simbologia.

Quem dera se todo carro fosse equipado pela mesma bateria, do mesmo tamanho e das mesmas especificações. Talvez isso seja possível no futuro, com novas tecnologias eletrônicas que estão surgindo no mercado. Um dia elas serão ajuntadas, o que permitirá padronizar mais as baterias. Isso significa que, ao trocarmos a bateria, bastará pedir uma, sem preocupação com a potência dela.

Continua após a publicidade..

Mas como saber qual é a bateria do seu carro? Quais são os símbolos e o que significam? Quase sempre as bateias originais de fábrica vêm com esse símbolos. As de reposição com certeza, pois são obrigadas por lei. O INMETRO passou a exigir nos rótulos até o dia, mês, e ano de fabricação. Tudo isso em local bem visível.

Continua após a publicidade..

Simbologia

  • Ah ou AH – é a capacidade de segurar energia por hora. Normalmente vem um número antes como 40Ah, 60Ah, 70Ah, etc. Essa é a principal referência da sua bateria, que é seguida da indicação do lado através das letras D – se ela for direita – e E – se ela for esquerda. Nesse último caso, o uso é mais raro. Então, procure por esses números no rótulo de cima ou do lado maior da bateria e anote eles e conte ao vendedor.

Qual é a bateria do seu carro?

Continua após a publicidade..
  • Capacidade de partida (CCA). É a potência máxima liberada pela bateria no momento da partida. Por exemplo: CCA 425 A ou um número maior. Quanto maior a bateria em AH, maior vai ser a corrente de partida (CCA). Também é acompanhado de uma temperatura, usada mais em países de clima muito frio.
  • O tamanho da caixa também varia pela potência. Basta lembrar do tamanho de uma bateria de caminhão. No caso dos automóveis a variação é de comprimento, altura, e algumas na largura. No caso da altura pode acontecer com baterias da mesma potência. Normalmente vem com os símbolos: GD, AD, JD

No caso de bateria original, aquela que saiu de fábrica junto com o carro, pode ser que não venha nenhuma referência. Ou talvez venha, mas codificada pela fábrica, o que precisaria de uma tabela para saber suas referências. Mas é bom ter em mente que quase sempre o manual do carro especifica qual é a bateria usando as simbologias citadas acima.