Os fusíveis do Peugeot 306 estão distribuídos em duas caixas, um dentro carro, no painel / lado esquerdo do motorista (primeira imagem abaixo) ou dentro do compartimento do motor, ao lado da bateria (segunda imagem abaixo). Em ambos os casos temos tampas que devem ser retiradas para conseguir acesso direto aos fusíveis. O Peugeot 306 vem equipado com fusíveis tipo lâmina, que são considerados os mais  robustos do mercado brasileiro. Possuem um código de cores que é interligado a potência deles para facilitar a troca.

Isso significa que quando um fusível de cor azul queimar, ele deve ser substituído por outro da mesma cor. Mudar isso pode causar danos elétricos no seu carro. Normalmente tudo que está ao alcance do motorista resolver em seu carro está especificado em detalhes no manual. Assim é no caso de fusíveis. As orientações do manual devem ser respeitadas. Afinal, foram eles que projetaram e testaram o carro, inclusive a parte elétrica dele.

Continua após a publicidade..

Nunca insista em trocar um fusível que não para de queimar. Nesse caso temos um curto-circuito que deve ser encontrado e resolvido. Insistir, além de queimar sucessivamente algum fusível, pode queimar também o acessório que é protegido por esse fusível. Nesse caso um profissional capacitado deve ser consultado.

Na tampa da caixa de fusíveis do Peugeot 306 encontramos uma pinça de plástico que serve para retirar e instalar um fusível. Ela é bem útil, mas fácil de perder. Fique atento a ela e guarde no lugar correto. Também temos fusíveis reservas. Eles podem ficar presos na tampa da caixa, ou em lugares já determinados para eles ao lado de fusíveis que são usados.

Testar um fusível pode ser no visual. Mas seria um caso bem evidente de queima, como mostra a figura abaixo. Na dúvida tem que ser feito um teste com ele em seu local e usando uma lâmpada de teste de fusíveis (veja aqui). Veja abaixo o esquema dos fusíveis do Peugeot 306.

Continua após a publicidade..


Fusíveis do Peugeot 306

 Peugeot 306

 

Continua após a publicidade..


 Peugeot 306

 Peugeot 306

Peugeot 306

Imagens do blog: