É a primeira palavra que surge na mente de um motorista quando um problema elétrico acontece: Fusível! De fato. Mas são Fusíveis, pois existem dezenas deles em um automóvel com poucos acessórios. Um fusível é um acessório elétrico de proteção. Ele está instalado no seu carro para interromper um possível curto. Assim ele protege todos os componentes elétricos do seu carro. Isso evita a queima de rádio e outros acessórios delicados e com um custo elevado. Se não existisse fusíveis no seu carro, um curto poderia até iniciar um  incêndio nele.

Continua após a publicidade..

Como dito, os fusíveis são muitos e de diversas potências e formas. Sua invenção é antiga e revolucionou o sistema elétrico automotivo. Uma grande quantidade de acessórios elétricos pôde ser instalada, sem comprometer a integridade elétrica, por causa da proteção de fusíveis. Os carros passaram a ser uma extensão da casa do motorista. E esse avanço tecnológico continua até hoje.

Continua após a publicidade..

Mas apesar do seu tamanho, sua importância merece alguns cuidados especiais para que eles cumpram integralmente sua função protetora. Saber detalhes do uso de fusíveis pode evitar danos e prejuízos. Nesse post veremos 10 dicas sobre os fusíveis de carro, também valendo para outros tipos de veículos.

Continua após a publicidade..

10 dicas sobre fusíveis de carro

  • Os fusíveis têm um código de cores – no caso de veículos – que é uma norma no Brasil, mas também vista pelo mundo. Isso facilita a identificação se houver precisão de  troca, evitando a necessidade de um conhecimento técnico de amperagens, por exemplo. Cada cor significa uma determinada amperagem.
  • Nunca mude o fusível queimado por outro de cor diferente. Isso significa alterar todo o circuito protegido por ele.
  • Se o fusível novo queimar novamente, não insista com outro. Nesse caso existe um curto no acessório que ele protege (pode ser mais de um) e deve ser descoberto e corrigido.
  • Jamais mude a amperagem (cor) do fusível. Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. 
  • Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro.
  • Um fusível não pode ser adaptado. Ou seja: ligar suas pontas com um pedaço de fio – algo bem comum entre leigos – é uma gambiarra inaceitável, mesmo no caso de uma emergência.
  • Alguns acessórios são imprescindíveis para dirigir um carro, como o limpador de para-brisas, por exemplo, em caso de chuva. O conselho é não dirigir o carro com um fusível queimado ou determinado acessório obrigatório que não funcione. Nem todos os defeitos elétricos implicam na simples troca de um fusível. Nesse caso – insistimos –  procure um profissional.
  • Em caso de emergência, muitos veículos possuem informações de forma simples na tampa da caixa desses fusíveis. Vale conferir antes. Dirigir informado é uma grande vantagem.
  • Fusíveis reservas. Isso é essencial. Os carros mais modernos possuem um lugar na caixa de fusíveis para os reservas. O local é bem identificado com a abreviação “RESERV” ou pelo manual do carro. Caso contrário, guarde alguns de várias cores em local visível.
  • Por fim, tenha o costume de ler o manual do seu carro. Nele encontramos todas as explicações sobre qual fusível é o queimado, o que ele protege e sua amperagem, além da cor. Se você não tem o manual em mãos, consulte na internet. Por ali encontramos quase todos os manuais de veículos nacionais. Até de carros antigos, como os que estão postados no nosso site.