Como retirar o volante do Uno antigo? Muitos donos de veículos gostam de realizar pessoalmente um serviço no carro. É obvio que a maioria desses serviços deve ser feitos por profissionais. Até uma troca de pneu requer cuidados especiais, sendo melhor que um borracheiro o faça. Mas alguns serviços – como retirar o volante do uno antigo – pode ser feito com facilidade usando alguns cuidados básicos.

O post é sobre o Uno antigo por ser um carro mais simples, sem Airbag, por exemplo, o que necessita de um profissional para fazer. Por isso: não tente retirar um volante que tenha Airbag nele, não importa o modelo do carro. Pode ser perigoso e gerar prejuízos. Mas esse post também vai ajudar no caso de outro modelo simples, como a linha Palio e Gol.

Continua após a publicidade..

Como retirar o volante do Uno

Mas quais seriam os motivos para se retirar o volante além da troca dele por outro? Temos alguns motivos, principalmente elétricos. A troca do comando de seta seria um. Para trocar o comutador e miolo da chave também precisamos retirar o volante do Uno antigo. Cada carro teria os  seus motivos.

Como retirar o volante do Uno

Continua após a publicidade..

Primeiro procure por uma porca central, no meio do volante, atrás de uma capinha com a logo da Fiat. Normalmente usamos uma chave de 24 milímetros tipo cachimbo para soltar essa porca. Alinhe o volante com as rodas para facilitar a recolocação do volante. Peça alguém para segurar o volante enquanto você gira o cachimbo 24 para a esquerda. Um pouco de força vai se necessário.

Em seguida solte as capas do volante. Assim o acesso aos componentes elétricos que estão por ali será total. Temos dois ou três parafusos tipo Philips (originais) que seguram a capa no lugar. Feito isso, a troca e reparo das peças vai ficar muito mais fácil. Como dito, podemos trocar o comando de seta, o tambor da chave, o comutador de ignição, e até o relé de pisca que fica no meio do comando embaixo dele. Para montar basta seguir os passos ao contrário.

Continua após a publicidade..

Assistam o vídeo abaixo que mostra na prática como fazer.