Para o que serve a embreagem de um carro? Muitos usam sem saber qual é a sua função, apenas pensando no que é mais evidente: no pedal que tem ser pisado para passar as marchas do carro. Mas prestar mais atenção pode te dar alguns sinais que indicam o estado da embreagem do seu carro

Pois, no exato momento que pisamos na embreagem, ela começa a cumprir seu trabalho. Com a força aplicada no pedal (o mesmo de uma alavanca) temos facilitada a transmissão da rotação do motor (que sempre é variada), para a caixa de marcha e daí para as rodas, que ganham mais tração ou mais velocidade, dependendo da marcha escolhida pelo motorista através do câmbio.

Tudo isso acontece para proteger tanto o motor, como a caixa de marcha contra trancos e equilibrando as forças entre eles, durante as trocas de marchas. Sem a embreagem tudo duraria menos, exigindo habilidades que os motoristas de hoje não tem.

Continua após a publicidade..

Sinais que indicam o estado da embreagem do seu carro

Componentes da embreagem

Basicamente são 4

Disco

Chapa ou platô

Colar

Garfo de acionamento

Os três primeiros compõem o que chamam de kit e que deve ser obrigatoriamente trocado em caso de defeito na embreagem. A troca do cabo é uma sugestão, mas a falta de qualquer dos outros itens do kit seria uma adaptação, ou meia sola de serviço.

Continua após a publicidade..

Durabilidade de uma embreagem

Depende do uso. Depende da rotina de carga que é transportada, da quilometragem rodada diariamente, da pista ou local onde o motorista tem o costume de passar. Além disso, tem o modo de dirigir, ou de usar o pedal de embreagem. Ficar descansado o pé nesse pedal diminui a vida útil da embreagem em alguns modelos. Por isso, é muito difícil calcular a durabilidade de uma embreagem.

Sinais que indicam o estado da embreagem do seu carro

Sintomas de defeitos na embreagem

 Pedal pesado.

 Com o começo do desgaste de disco e chapa, o pedal fica pesado, ou vai ficando mais pesado. Muitos confundem isso com defeito do cabo de embreagem. Pode até ser. Mas muitas vezes a troca não resolve exatamente porque todo o conjunto ficou pesado, impedindo o trabalho do cabo. Confirmado a causa, troque o kit.

Embreagem patinando

Continua após a publicidade..

É aquela situação que o carro está engrenado, você não está pisando na embreagem, e o carro não desenvolve, e o motor fica gritando, não responde ao acelerador e fica acelerado. Subir qualquer morrinho é uma dificuldade. Mas é bom ter em mente que não é um defeito repentino. Ele começa aos poucos, a embreagem patinando hora sim, hora não. Mas é bem evidente.

Trepidação ao passar marchas e dificuldade de engatar as marchas também podem ser sinais de desgaste da embreagem. Mas nesse caso um mecânico pode avaliar outras possibilidades como a necessidade de uma regulagem do cabo ou o suporte da caixa quebrado. O mais importante é ficar atento aos sinais e não adiar uma revisão. Outras peças do carro podem ser afetadas, como o volante do motor e até o eixo piloto do motor. O custo de reparo vai ser bem maior.