Muitos modelos modernos, com computador de bordo, podem informar defeitos na parte elétrica do seu carro. Até falta de carga na bateria pode ser avisado por um desses. O problema é que em alguns computadores informam números associados com letras. Ou seja: um código de defeito é informado ao motorista no painel, como o número 16 no painel do Onix.

Alguns modelos possuem a “tradução” desse código descrita no manual do carro. Embora seja uma obrigação – além de ser uma boa ideia – levar o manual quando dirigimos, muitos retiram ele do porta-luvas e o guardam em casa. Na hora que mais precisam, ele não está ao nosso alcance. E muitas oficinas não têm esse código registrado, o que complica mais ainda.

O que significa número 16 no painel do Onix?

A boa notícia é que a informação numérica quase sempre não é séria como de fato é uma luz de óleo acesa ou luz de bateria. Outras também são evidentes, como a luz de injeção ou do AIRBAG. Mas um código numérico pode significar quantos dias faltam para uma manutenção programada, ou quilômetros para isso. Uma troca de óleo programada pode ser indicada no painel e não deve ser negligenciada.

No caso do Onix e o código 16 no painel, é indicação de luz externa queimada. Verifique todas elas, inclusive a luz de placa. Aliás, o Onix é conhecido por queimar lâmpadas muito rapidamente. As reclamações são sobre a luz de freio e farolete (luz de posição). Mas é a mesma lâmpada de um pólo, que serve para as duas funções. É exatamente por isso que ela queima mais rápido que outros modelos (veja aqui).

 

Please follow and like us:
O que significa número 16 no painel do Onix? Código pode ser mais simples do que pensamos"> Share