Amortecedor

O amortecedor é um item de segurança do seu carro. São 4, cuja função é atenuar os movimentos da suspensão do veículo. O nome da peça diz tudo: “amortecedor”. De fato ela alivia as “dores” de partes da suspensão, como as molas e borrachas, que possuem baixa capacidade de atenuar impactos do solo ou via onde o carro roda. O veículo sem bons amortecedores fica como se estivesse flutuando, meio mole na suspensão. Isso diminui dramaticamente a vida útil de outras peças da suspensão.

Veja abaixo 4 sintomas de defeitos no amortecedor

Continua após a publicidade..

Amortecedor

Barulhos 
São ruídos bem evidentes de metal raspando em metal que incomodam e preocupam o motorista. O carro parece “socar”, como se estivesse sem uma peça, que pode ser o amortecedor danificado. Solavancos e movimentos bruscos durante uma freada, por exemplo, também podem ser sinais de problemas na suspensão e nos amortecedores. O espaço de frenagem aumenta. Ou seja: seu carro vai demorar mais a parar se seus amortecedores estiverem barulhentos.

Qualquer buraco ou defeito na pista, acusa mais, faz mais barulho que normalmente deveria.

Continua após a publicidade..

Carro fica sem “estrutura”
Esta é a palavra correta: estrutura do carro. Os amortecedores em bom estado mantém o carro firme e alinhado, sua carroceria fica “durinha”, como dizem alguns. Amortecedores com defeito deixam o carro mole, com a suspensão abaixando com mais facilidade. Isso pode comprometer o resto dela (suspensão), como as buchas e leques, além do problema com a dirigibilidade (leia abaixo). Isso acontece porque todo o sistema de suspensão do carro fica comprometido com o defeito de uma das suas peças. No caso dos amortecedores pode ser um com defeito ou todos. 

amortecedor

 Falta de controle da direção
Sim, pode acontecer do estado dos amortecedores afetar a dirigibilidade do veículo. O motivo é bem óbvio: os amortecedores mantém o carro mais preso no chão. Se eles perdem sua força por tempo e desgaste, a aderência do carro na pista vai diminuir. Então imagine isso associado a chuva, pista molhada. Com certeza dificulta a direção e pode causar sérios acidentes. É muito importante o motorista ter pleno controle do carro, e isso começa pelo volante.

Continua após a publicidade..

Pneus
Repare o estado dos pneus do seu carro. Como os amortecedores trabalham em conjunto com o restante da suspensão, um defeito neles afeta diretamente os pneus. Os amortecedores também aliviam o peso, ou o impacto excessivo dos pneus no solo. Sem essa proteção, também dimensionada pela fábrica, os pneus podem gastar a parte do centro e até causar deformação bem visíveis.  

Por fim, existem equipamentos em lojas especializadas que avaliam o estado geral dos amortecedores do seu carro. Normalmente é oferecido ao cliente como parte de um orçamento. Uma quilometragem ideal para testar os amortecedores é a cada 15 mil quilômetros.