Gerador de carro e seus principais defeitos

Então seu Fusca, Kombi, ou similar acendeu uma luz vermelha no painel? Mesmo acelerando muito, ela não apaga? Pode ser defeito no gerador do seu carro, que é o responsável por manter a bateria do seu carro carregada, Os veículos mais modernos, e alguns painéis de Fusca, costumam ter o desenho de uma bateria nessa luz. Mas não é um sinal de defeito em bateria e sim que ela parou de ser carregada e vai começar a falhar a qualquer momento.

Condenar a bateria em uma situação assim é arriscado. Trocar ela pode ser um gasto desnecessário. Primeiro se aplica uma carga lenta na bateria para depois testar o estado dela e medir a carga do gerador. A luz da bateria pode acender por outro motivo sem ser defeito no gerador? Pode, mas é mais raro. Para acender por outro motivo seria o fio da luz de bateria raspando ou em contato direto com a lataria ou aterramento do carro. A maioria dos eletricistas com experiência em gerador faz um teste dessa luz antes de testar o resto.

Um gerador e suas peças

Quais são os possíveis defeitos em um gerador?

Um gerador de carro possui poucas peças. Esse número é muito parecido com de um alternador. mas quase todos são trocadas retirando o gerador do carro, com ele na bancada. Mas as peças que mais estragam podem ser trocadas sem retirar o gerador do carro, o que é algo trabalhoso. Veja na lista abaixo os possíveis defeitos:

  •  Escovas simplesmente gastas. Esse é um dos defeitos que não precisa retirar o gerador do carro (maioria deles). São duas que se gastam com o tempo e uso do motor. Faz a luz de bateria acender no painel. Basta trocar as escovas. Veja a foto abaixo e na figura acima a referência 1b.

  • Regulador de voltagem. É o responsável pela quantidade de energia que a bateria vai receber. Libera a carga de acordo com o que é usado pelo sistema elétrico do carro (ligam-se os faróis e o regulador repõe a carga gasta naquele momento, por exemplo). Um defeito no regulador pode tanto deixar a luz da bateria acesa como simplesmente não acender ela quando ligamos a chave do carro.

Normalmente o regulador fica debaixo do banco do passageiro (fusca).

  • Induzido e bobinas de campo. São peças internas que apresentam defeito por uso, no caso do induzido, e por excesso de carga, no caso das bobinas. Essas também podem se danificar quando lavamos o motor e não protegemos o gerador. Sem elas o gerador não carrega a bateria e acende a luz de painel (veja na figura mais acima as imagens 1a e 1d).

Fora isso, os rolamentos também devem ser trocados. São dois, um em cada ponta do gerador e são considerados as últimas peças dele. Normalmente um gerador é bem confiável. Mas a manutenção exige peças originais na reposição. Isso possibilita o uso máximo desse belo projeto elétrico/automotivo que é o gerador.

 

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