Todo carro tem bomba de combustível. Os mais antigos usam uma bomba mecânica, tocada pelo motor do carro e presas no motor. Com o surgimento da injeção eletrônica as bombas passaram a ser elétricas e são instaladas quase sempre dentro do tanque de combustível. Se o seu carro é moderno ou tem injeção, então a bomba dele é elétrica e está sujeita a alguns defeitos. Esse post é sobre elas, as bombas de combustíveis elétricas. De fato, temos um conjunto de peças onde a bomba de combustível trabalha, imersa na gasolina. Ela foi feita especialmente para trabalhar assim, mesmo sendo uma peça elétrica. Uma troca, ou reparo, deve ser feito por técnico experiente e com o tanque de combustível sempre na reserva.

 

Continua após a publicidade..
Problemas na bomba de combustível do seu carro

Este é o conjunto completo com boia (sensor de nível de combustível) filtro primário e a bomba de combustível que fica do lado de  dentro.

Problemas na bomba de combustível do seu carro

Continua após a publicidade..

Podem ser

  • Bomba simplesmente queimada por uso ou mangueiras dobradas ou esmagadas também causam a queima de uma bomba de combustível. Mesmo sendo nova.
  • Fusível queimado. Isso é um defeito muito comum. Ele pode queimar por vários motivos. No caso do fusível da bomba pode ser fio esmagado debaixo do banco traseiro, relé de bomba em curto, e até mesmo curto na bomba. Isso acontece mais quando costumamos rodar com o tanque vazio.
  • Filtro principal de combustível entupido. Esse filtro fica depois da bomba e filtra a gasolina que sai do tanque. Se ele estiver entupido por sujeira, a bomba trabalha forçada e queima. A troca desse filtro deve ser periódica. Sempre que trocamos um a bomba queimada o filtro também te que ser trocado.
  • Por fim, um defeito interessante que pode enganar na hora de um diagnóstico: a tomada ou plug que energiza o sistema. Ela pode ficar com seus pinos bambos, ou até torrar alguns fios dela. Se for algo muito evidente, fica fácil de descobrir. Mas muitas vezes é algo pequeno. É nesse caso que parecer ser um  defeito que  não ter solução, onde muitas peças são trocadas e ele volta  acontecer logo em seguida. Seria um simples mau contato que com um simples teste se descobre: mexendo na tomada e observando se o carro normaliza. Nesse caso devemos trocar a tomada e averiguar o local onde ela fica ligada.

Esse é um tipo de bomba de combustível

Além de testes elétricos, a bomba elétrica do seu caso tem que ser medida com um teste de pressão final e de retenção de combustível no sistema. Isso é feito um manômetro próprio e deve ser feito antes da troca da bomba e depois do serviço realizado.

Continua após a publicidade..
Problemas na bomba de combustível do seu carro

Manômetro para medir pressão de bomba de combustível