Defeito no carregador de celular do seu carro

É cada vez mais comum acontecer um defeito no local – do  nosso carro – onde ligamos o carregador de celular. Hoje em dia é conhecido como tomada 12 V, mas é o antigo – e muito antigo mesmo – acendedor de cigarros.

Quase sempre outros acessórios param de funcionar em conjunto com o acendedor de cigarro e isso pode ser um caminho para descobrir o problema. Em quase todos os modelos nacionais o fusível que protege o acendedor é o mesmo da luz de teto. Se ambos pararam, então é muito provável que seja fusível queimado.

Porém, o mais importante é a constância que isso acontece. Como escrito no início do post, cada vez mais tem acontecido esse defeito. Inclusive com o uso do GPS, que também é ligado no mesmo local. Citamos o GPS e outros porque é no momento que ligamos ou desligamos algum acessório no acendedor de cigarro que ocorre a queima do fusível do sistema.

Por ser um acessório muito antigo, sua tecnologia ainda é grosseira, sem sequer um componente eletrônico. Basicamente temos uma resistência que esquenta por um “quase curto”. Essa é a função inicial do acessório: produzir uma brasa pela resistência e acender um cigarro. Por isso uma corrente positiva fica muito perto do negativo.

Ao plugarmos o carregador de celular, ou do GPS, ou mesmo de um aspirador de pó portátil, um movimento mais brusco basta para fechar um curto e queimar o fusível. Uma dica é plugar ou retirar o acessório do acendedor com a chave do carro desligada.  Quase sempre o acendedor de cigarros recebe energia somente com a chave ligada. Mas é quase sempre. Ainda existem modelos com corrente direta nesse acessório.

 

Please follow and like us:
Defeito no carregador de celular do seu carro Conserte você mesmo!"> Share