Parece filme de ficção científica: as paredes falam ou um som simplesmente sai delas! É isso que uma empresa está anunciando – uma nova tecnologia para som automotivo. Partes internas do seu carro vão “cantar” sua música preferida, como se o som viesse do nada, literalmente envolvendo a todos dentro do veículo. Seria o fim dos alto-falantes automotivos.

Continua após a publicidade..

A ideia é usar o mesmo princípio de vibração que alguns instrumentos musicais tradicionais usam. Adesivos especiais são instalados em partes internas do carro e estimulados por uma peça única e leve, se comparada com os módulos e caixas de alto-falantes usadas hoje. Essa peça, ou atuador, vibra os painéis e produzem o som. Esses atuadores podem ficar em lugares estratégicos, como as colunas do para-brisa e o próprio teto do carro, produzindo o desempenho desejado. Segundo a empresa, o resultado final é de alta qualidade sonora e ilustrações comparam com instrumentos de uma orquestra sinfônica. Esse sistema está sendo chamado por alguns de som virtual.

Som automotivo: o fim dos alto-falantes!

Em todo tipo de  tecnologia sempre haverá mudanças!

Continua após a publicidade..

Como toda novidade no Brasil é duramente criticada – principalmente no setor automotivo –  elogios devem demorar a acontecer mesmo que seja uma tecnologia que veio para ficar. Afinal o que é tradicional pesa, e tem muita influência na decisão final do consumidor. Mas é bom lembrar que uma tecnologia está sempre aprimorando, removendo com mais facilidades defeitos ocultos dos olhos dos projetista. Vale a pena apostar. (assista o vídeo abaixo).

Continua após a publicidade..

http://https://www.youtube.com/watch?v=cVnx7run-LA