Pane súbita na Land Rover

Então sua estupenda (e é mesmo) Land Rover parou subitamente? O Start  fica mudo como se fosse defeito na bateria ou arranque? Pode até ser isso, e um teste simples deve ser feito para confirmar. Mas muitas vezes esse “Stop” tem outras causas que parecem ser um enigma e essa é a pauta desse post. Como não existe sistema elétrico mágico, ou com vida própria e sem controle, pesquisamos essa pane súbita em Land Rover e descobrimos fatos bem interessantes. Usamos como referência um modelo Freelander 2 ano 2010.

Trata-se de uma situação entendida como defeito. Mas não é bem assim e  um diagnóstico rápido tem que ser feito para o carro voltar a funcionar. Com o advento da eletrônica embarcada nos veículos, muitas situações acontecem por simples desconhecimento do consumidor, no caso o motorista ou dono do carro. Não é exclusivo de uma Land Rover, mas algumas consequências são reais enquanto em outros modelos são apenas uma indicação.

Pane súbita na Land Rover

Por exemplo: temos no Uno Vivace uma indicação de painel conhecida como “tempo de manutenção”. Aparece no painel do Fiat uma chave de boca junto de números que indicam claramente quantos dias faltam para uma manutenção programada, como uma troca de óleo. mas o carro não para por isso, apenas incomoda o motorista. No caso da Land Rover e outros, o carro para, simplesmente “trava” tudo como se continuar por falta de manutenção fosse danificar o motor. Teoricamente, a “mente eletrônica” do Land tem razão.

Seria como se ela pensasse com lógica e interpretasse que alguém falhou por não trocar o óleo e assim se desligaria do mundo externo para evitar danos maiores. Em alguns modelos da Rover, como o Discovery, até as travas da porta são ativadas, além da suspensão que “cai” como uma proteção. Seria como se o carro afirmasse: “não mexa em mim… estou doente!”

Como evitar isso?

A solução é simples: manutenção obrigatória. Simples, mas ainda não percebida. No caso da Land Rover, se não temos o costume de obedecer as indicações “esquisitas” do painel, a pane vai acontecer. Segundo técnicos especializados, funciona assim: depois da segunda “furada” na manutenção, o carro vai rodar cerca de 2500 km e parar preventivamente. Não vai pegar. O sistema eletrônico da direção para tudo e somente com aparelhagem especial se consegue religar o carro.

Simples? Sim. Barato? Não. Basta pensar no preço da sua Land Rover e na fama do carro pra imaginar que não vai ser um serviço barato. Segundo informações levantadas, a aparelhagem dita acima é original de fábrica e custa uma nota preta para oficinas menores. Fica óbvio que o serviço vai custar mais do que o de um Uno Vivace. Existe outra possibilidade mais barata ou simples? Temos percebido algumas dicas como desligar o negativo da bateria por alguns minutos. Mas não é sucesso garantido ou um serviço visto pessoalmente por nós. Por enquanto é mito de internet. Como o brasileiro precisa ser investigado pela Nasa devido sua imaginação e aplicação da curiosidade, tudo é possível, embora não recomendável.

Indicação no painel

Como todo carro mais moderno, a Land também avisa sobre esse tempo vencido de manutenção. É o chamado pela fábrica de “Service”, aparecendo no painel com alguns números que servem de alerta para o motorista. Trata-se, como dito acima, de uma revisão que se aproxima. Observe as imagens abaixo.

                     Imagem 1                                                                                             Imagem 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Podemos ter duas possibilidades de aviso no painel. Em todas elas a palavra “Service” vai aparecer. Na imagem 1 temos uma referência em milhas, ou distância percorrida ou a percorrer. A indicação número 1 dessa imagem (1) indica distância máxima que o carro pode rodar até a manutenção. Já a indicação número 2 da mesma imagem está negativa, o que significa a distância que o carro já rodou depois do prazo de revisão não feita ou reprogramação do sistema em aberto.

Na imagem 2, a informação é a mesma, mas envolve tempo, dias , e não uma distância. Na indicação número 1 dessa imagem, faltam 8 dias para a manutenção ser feita. No caso da indicação número 2, já se passaram 26 dias (-26) dessa manutenção obrigatória. Nos dois casos a indicação aparece no painel por 5 segundos depois de ligar a chave e desaparece das vistas do motorista. Mas fica na memória da central. Se o motor não ligar por esse motivo, um advertência aparece imediatamente no painel em inglês:  “Stering column loked” que se refere a paralisação do sistema de direção, bloqueando a partida do carro. Mesmo que a manutenção esteja em dia, se faz necessário uma reprogramação – ou atualização – do sistema eletrônico do seu Land Rover para que não aconteça essa pane súbita. Afinal, é uma prevenção, e não um aviso de defeito já ocorrendo.

É evidente que ter atenção no painel de instrumento é de suma importância. Sempre verifique o que seu carro tenta avisar observando o painel com segurança. Algumas delas aparecem com tempo suficiente para o motorista perceber sem o carro já estar em movimento.

Please follow and like us: